Artigos

Pergunte ao tricologista: tudo o que você queria saber sobre a perda de cabelo

Pin
Send
Share
Send

Com a perda de cabelo pelo menos uma vez, mas toda garota se deparou. Os motivos são convencionalmente divididos em patológicos (aqueles associados a problemas de saúde) e causas naturais, que incluem a queda de cabelo sazonal. Esse fenômeno é temporário e, em parte, herdamos esse recurso de nossos irmãos menores. Se você perceber que “desbota” todos os anos no mesmo período, isso significa que você se depara com uma queda de cabelo sazonal, e seu cabelo (ou melhor, seu volume) logo se recuperará. Mas, mesmo levando em conta a natureza temporária do problema, algumas medidas devem ser tomadas para evitar a "muda". E isso já depende da época! Vamos descobrir.

Perda sazonal de cabelos na primavera

O que pode causar uma precipitação:

· Falha prematura do arnês

· Coloração e outros procedimentos químicos para o cabelo (quantas vezes escondemos fios sem cor debaixo da tampa, e na primavera nos lembramos da cabeça e a expomos a tudo de uma vez),

· Dieta (sim, você está se preparando para a temporada de praia?),

· Distúrbios metabólicos,

· Exacerbação da primavera de doenças crônicas.

O que fazer?

· Vitaminize! Coma mais legumes e frutas frescas (se possível), verduras, laticínios e peixe. Como opção, consulte o seu médico e beba complexos vitamínicos.

· Para preparar o corpo para o verão, não se sente com fome. É melhor fazer uma dieta correta e equilibrada e praticar esportes.

· Tingir seu cabelo apenas com tintas econômicas que não contenham amônia.

Seguindo estas regras simples, você manterá seu cabelo na primavera.

Perda de cabelo sazonal no verão

O que pode causar uma precipitação:

· Ultravioleta (em grandes doses causa fragilidade e perda de cabelo),

· Água do mar (seca cachos e pele),

Calor, por causa do qual você perde muita umidade.

· Pegue um lindo panamá ou lenço para proteger seu cabelo da luz solar nociva. Escolha um cocar de tecidos naturais,

· No mar, tente não molhar o cabelo, e se você não resistir à tentação - tomar um banho e lavar o sal,

· Use água termal para melhorar a absorção capilar do líquido e fornecer nutrição adicional.

· Faça uma massagem leve na cabeça com óleo quente a cada semana (o coco é a melhor opção).

Curiosamente, apesar da presença de frutas e legumes frescos, o verão é o período mais estressante para o cabelo. Portanto, tente não negligenciar essas recomendações.

Perda sazonal de cabelos no inverno

O que pode causar uma precipitação:

· Abrandar todos os processos no corpo,

· Diminuição da imunidade e resfriados frequentes

· Ignorando a necessidade de usar um chapéu ou touca feita de material sintético,

· Ar interior seco.

O que fazer?

· Assista a sua dieta, tente usar qualquer oportunidade para "saborear" legumes e frutas frescas,

· Concentre-se em alimentos ricos em ferro (peixe, espinafre, legumes),

· Use sempre um chapéu!

· Escolha um headdress apenas de fibras naturais,

· Não tome banhos com água excessivamente quente

· Uma vez por semana, estrague o cabelo com máscaras de limpeza.

O inverno está em segundo lugar no impacto negativo nos cachos, às vezes você não pode nem perceber o quanto! Negligência de bom atendimento no inverno pode voltar para você na primavera.

Perda de cabelo sazonal no outono

O que pode causar uma precipitação:

· Redução natural da produção de estrogênio

O que fazer:

Você não pode estimular o processo de produção de estrogênio, uma vez que este processo é incorporado em nós geneticamente. Mas! Reduza o efeito adverso da perda de cabelo em seu poder. Apenas faça o máximo possível de máscaras capilares. Especialmente útil nesta época do ano envolto em óleo com óleo de gergelim ou bardana.

· Use um chapéu! Sim, o clima no outono é muito variável, mas você pode proteger sua cabeça com um lenço bonito, e seu cabelo vai agradecer por isso.

· Sorria! Não ceda à depressão geral, para que você se proteja dos espasmos dos vasos sangüíneos, o que geralmente leva à perda de cabelo grave.

No outono, nosso corpo continua a absorver as vitaminas obtidas no verão. Mas isso não irá salvá-lo da perda de cabelo sazonal se você ignorar outras recomendações.

Causas da perda de cabelo: óbvia não confiável

A causa mais comum de perda é o enfraquecimento do sistema imunológico devido ao estresse. Muitas vezes, o cabelo começa a cair após o parto ou durante a amamentação. Doenças respiratórias e infecciosas, acompanhadas de febre alta, cirurgia, dietas desequilibradas também podem causar calvície. Falta crônica de sono e estresse constante no trabalho afetam negativamente a condição do cabelo.

A causa da perda pode ser distúrbios hormonais, por exemplo, um excesso de testosterona em mulheres, diabetes, tireoidite auto-imune, disfunção endócrina.

Doenças infecciosas do couro cabeludo - dermatite seborréica e doenças crônicas da pele - levam à alopecia, a psoríase é localizada no couro cabeludo.

Alopecia pode ocorrer durante a medicação. Pílulas para pressão alta, algumas drogas anticoncepcionais, alguns esteróides, antidepressivos, drogas diuréticas levam à alopecia. O impacto mais negativo dos interferons.

Poluição do ar, aumento dos níveis de radiação - esses fatores afetam a saúde não só dos cabelos, mas também de todo o corpo.

Relações causais

Para determinar as causas óbvias de perda de cabelo - desequilíbrio hormonal, estresse, amamentação, dieta, não precisa de um especialista. Nestes casos, a calvície começa em 3-4 meses e é bastante esperado.

Em todas as outras situações, para estabelecer relações de causa e efeito, deve-se passar um teste especial para a composição mineral do cabelo e passar nos testes.

Máscaras caseiras: sim ou não?

Desde que os ingredientes sejam devidamente selecionados, eles podem ser usados ​​no tratamento da alopecia. Alguns componentes estimulam a circulação sanguínea e, assim, melhoram os processos metabólicos nos folículos pilosos.

Se estamos falando de precipitação agressiva, o tratamento com o uso de métodos de injeção e procedimentos fisioterapêuticos é necessário.

Leia o rótulo!

Os ingredientes mais tóxicos na composição de xampus com propriedades cancerígenas: parobens, lauril sulfato de sódio, propilenoglicol, dietanolamina, ftalatos, benzenos, las tensioides, parabenos.

Lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio - base detergente agressivo, irritante do couro cabeludo, que pode causar caspa e coceira.

Perda sazonal de cabelos: norma ou patologia?

Com o início do outono, quase todos têm uma perda de cabelo mais ativa. Para evitar este processo, fortaleça os folículos capilares com antecedência. Para estes fins, loções e soros indeléveis com aminoácidos, extratos naturais, óleos essenciais e células-tronco de plantas são perfeitos.

A alopecia sazonal é a norma absoluta. Pode durar vários meses. Se o processo está atrasado - este é um motivo para procurar o tricologista.

Escolhendo um tricólogo: os melhores tratamentos para a queda de cabelo

Meus favoritos para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo são as técnicas de injeção: uma combinação de elevação de plasma e mesoterapia, o uso de drogas com vitaminas e microelementos, bem como drogas baseadas em extratos de placenta.

Peelings químicos recomendados para limpeza do couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea e melhorando a permeabilidade da pele para preparações tricológicas externas.

Primavera de cabelo

Na primavera, o cabelo é ameaçado por hormônios ativamente liberados. Tradicionalmente, esse período é o tempo de concepção de todas as espécies de seres vivos, portanto as glândulas endócrinas e sexuais começam a trabalhar mais, sentindo o “chamado da natureza”.

Juntamente com o estrogênio em mulheres e testosterona em homens, o hormônio dihidrotestosterona é produzido. No belo sexo, ele é responsável pela formação de estrogênio, no homem - para a ativação de todas as funções sexuais.

Dihydrotestosterone se acumula na área dos folículos pilosos e leva à distrofia dos folículos pilosos e, em seguida, a perda de cabelo sazonal. Além disso, os homens têm pior que as mulheres. Mas se o tempo para tomar medidas de proteção, então este problema pode ser evitado.

O principal regulador de hormônios, nesta situação - a droga minoxidil. Aumenta a circulação sanguínea e impede que os folículos pilosos parem de trabalhar. Na série ALERANA ® existem 2 pulverizações para uso externo de 2% e 5% de minoxidil (REFERÊNCIA a 2% de pulverização). Melhorar o seu efeito pode ser uma refeição rica em cálcio. As mulheres não são tão fortemente afetadas pela diidrotestosterona, e seus cabelos costumam acelerar o crescimento com a chegada da primavera. Manter atividade pode ser nutrir máscaras e alimentos protéicos. Leia mais sobre como acelerar o crescimento do cabelo em outros artigos em nosso site.

Cabelo no verão

No verão e na primavera, o cabelo cresce mais rápido, em média, 15%. Isso acontece porque sob a influência do calor o sangue corre mais rápido, o metabolismo acelera, os folículos pilosos começam a produzir ativamente queratina - o principal material de construção para o cabelo. Se você faz máscaras nutritivas e cuida adequadamente de cachos, então, em três meses de verão, você pode deixar seu cabelo crescer com um recorde de dez centímetros.

No entanto, o verão junto com o inverno é considerado o período mais estressante para a sua cabeça. O calor não só acelera a circulação sanguínea, mas também evapora a umidade do cabelo. O ultravioleta, que entra no couro cabeludo com a luz solar, destrói o pigmento da cor e reduz o volume de cabelo. Água do mar durante o banho também desidrata o corpo e cabelo junto com ele. É por isso que não pode ser bebido: para remover o sal do corpo do líquido requer ainda mais do que entra no esôfago com sal.

Se o cabelo for oleoso, a secagem do verão pode ter um bom efeito na aparência. Mas, infelizmente, a maioria das mulheres de pele clara (pelo menos 70%) são proprietárias de cabelos secos, o que é propenso a perdas sazonais. Umidade e pigmentação neles nem sequer restauram vitaminas, que em excesso entram no corpo no verão, junto com frutas e ar quente fresco.

Portanto, sua principal tarefa na estação quente é restaurar o equilíbrio de umidade e lipídios (gorduras) na pele e, consequentemente, no cabelo. Ao mesmo tempo, é melhor se abster de máscaras com óleos para não tornar o penteado pesado.

Nós compilamos uma lista dos hidratantes mais eficazes em cosméticos que ajudarão você a manter seu cabelo em boas condições. Eles estão em xampus, bálsamos, máscaras de cabelo e sprays.

  • A água termal é a água que vem de fontes minerais. É rico em minerais e oligoelementos, que melhoram a absorção de líquidos no cabelo e nutrem adicionalmente os folículos pilosos.
  • Substâncias que retêm umidade (umectante, agente umectante), que não permitem a evaporação da água, bloqueando artificialmente o cabelo.
  • Fator Hidratante Natural (NUF) - um conjunto de moléculas capazes de extrair umidade do ar. Muitas vezes contém glicerina, sorbitol, ácido lático e outras substâncias. Diferentes fabricantes os organizam de diferentes maneiras, na esperança de obter o melhor efeito. O NAF é vendido em farmácias como uma ferramenta separada ou está disponível em produtos de cuidado.
  • Mais uma regra de cuidados com os cabelos no verão que você conhece desde a infância graças à sua mãe: você deve usar chapéus. O sol impiedosamente nos envia correntes de radiação ultravioleta, das quais é difícil proteger, mesmo com a ajuda de todos os umidificadores do mundo. Mas o Panamá ou o chapéu vencerão facilmente.

Queda de cabelo

O outono é tradicionalmente associado à depressão e ao estresse, que também têm suas próprias pontuações com o cabelo. Mau humor sazonal provoca processos químicos que enfraquecem o cabelo e a longo prazo levam à perda de cabelo.

Durante uma situação estressante, começa a liberação ativa do hormônio do estresse cortisol, que é uma reação protetora do corpo. Este hormônio está concentrado na área dos folículos pilosos e afeta diretamente os músculos que estão ligados a eles. Tendo recebido o "sinal de chamada" do cortisol, os músculos começam a encolher e o cabelo sobe - o efeito é chamado de "cabelo em pé". Da mesma forma, o mecanismo de cães eriçados, gatos, ouriços.

O problema é que quanto mais freqüentemente os músculos dos bulbos se contraem, mais fraco fica o cabelo: os vasos sanguíneos se estreitam, o suprimento de sangue fica mais lento. A deterioração da ingestão de nutrientes primeiro atrasa o crescimento das hastes e, em seguida, leva ao desbaste e quebra. Tudo isso é acompanhado por uma deficiência de vitaminas e mau tempo, o que muitas vezes leva a doenças crônicas e temporárias.

Sua tarefa no outono é garantir uma vida calma para o seu cabelo e se proteger de doenças. Aqui estão as duas principais recomendações para os tricologistas para o cuidado do cabelo no outono:

  • Seu cabelo tem suas próprias situações estressantes. Eles são causados ​​por água muito quente ou muito fria, arranhões cruéis, falta de chapéu ou capuz em climas ventosos e chuvosos. Evite essas situações e experiências emocionais afetarão muito menos o seu cabelo.
  • A pirâmide de necessidades de Maslow também é relevante para o cabelo. Tudo começa com uma fome de vitaminas. No outono, o sistema imunológico inicia um trabalho defensivo ativo e envia todas as reservas internas para combater os vírus. Os folículos capilares recebem pouquíssimo “combustível”.
  • Elimine a falta de vitaminas no cabelo por meios externos: produtos de cuidado adequadamente selecionados, máscaras caseiras, tratamentos de beleza. Tudo isso você pode ler em detalhes na seção "Hair Care" no nosso site.

Cabelo no inverno

No inverno, a principal fonte de perigo é o frio, que retarda a circulação sanguínea na cabeça. Juntamente com a circulação sanguínea, o fluxo de nutrientes para o cabelo é piorado. Os folículos diminuem a produção de queratina e deixam de “construir” bastões. O segundo inverno "inimigo" do cabelo é uma diferença de temperatura que causa estresse físico, que discutimos acima.

Todas as regras de cuidados com os cabelos são relevantes nesta época do ano, mas vários pontos especiais são adicionados a elas:

  • Use um chapéu de malha feito de lã natural. A melhor escolha seria uma boina de lã grátis: ela retém o calor e não aperta o cabelo, garantindo a circulação normal de ar e substâncias ativas.
  • No inverno, você quer entrar na água quente, especialmente depois de uma caminhada no ar gelado. Cuide do seu cabelo e lave apenas em água morna. A transição do ar gelado e seco para as correntes quentes de água é como um golpe com uma marreta na cabeça. O cabelo é muito difícil de lidar com essa carga.
  • Não acredite em marcas de shampoos que prometam proteção confiável e capacidade de andar sem chapéu. Uma longa permanência na rua (mais de uma hora) pode destruir qualquer método de proteção. Além disso, a tampa é importante não só o cabelo, mas também a cabeça. Sem chapéu, você pode pegar um resfriado ou ganhar consequências mais sérias.
  • Em dias frios é até necessário usar produtos de styling. Eles vão manter o calor e não dar ar frio para se aproximar das raízes e hastes de cabelo.

Leia mais sobre como acelerar o crescimento do cabelo em outros artigos em nosso site, por exemplo, aqui.

Como minimizar a perda de cabelo?

Cortar cabelo significa fugir do problema. Mas se você não está pronto para medidas drásticas, então é o suficiente para cortar as pontas. Mas é desejável remover pelo menos um centímetro.

Recuse o retificador, rolos térmicos, ferros de ondulação - tais dispositivos afetam adversamente a vegetação na cabeça. Também vale a pena recusar a coloração no outono, e isso pode agravar a situação. Estresse e má alimentação podem prejudicar não apenas o corpo, mas também contribuir para a perda de volume dos cachos.

Procedimentos de água têm um efeito benéfico no epitélio da pele do couro cabeludo em mulheres. Proteja sua vegetação em sua cabeça do vento e da chuva - tais condições meteorológicas destroem severamente a estrutura do cabelo.

Com a chegada do outono, imediatamente começar a cuidar da vegetação em sua cabeça, não espere sinais de deterioração de sua condição. A massagem da cabeça, embrulha com máscaras médicas, enxaguando com remédios de gente ajudará a não agravar a situação.

É melhor aplicar máscaras nutritivas uma ou duas vezes por semana. Dê preferência àqueles em que apenas ingredientes naturais. Você pode lavar a cabeça com caldos de urtiga ou camomila, tais procedimentos de cuidados capilares regulares ajudam a tornar o cabelo espesso.

Cabelo desbaste no outono pode ser interrompido por lavagem com a adição de aloe vera. Esta ferramenta é adequada para todas as cores e tipos de cabelo.

Para morenas, o enxágüe perfeito é uma decocção de casca de carvalho, para loiras - de camomila ou bardana. É importante enxaguar o cabelo regularmente. Você pode cozinhar qualquer decocção em casa. Para fazer isso, a erva direita (1 colher de sopa) é derramada com água quente (1 litro). A decocção médica deve ser insistida, por isso, em média, levará meia hora. Após cada lavagem, o cabelo é lavado com decocção à base de ervas, que deve ser filtrada através de uma peneira ou gaze.

No outono, você pode fazer seu próprio xampu caseiro. Para fazer isso, você precisa: sabão líquido (60 ml), alecrim (2 colheres de sopa), óleo essencial (50 gotas), água fervida (o volume da bolha do xampu). Este shampoo é armazenado um pouco (cerca de uma semana), mas se você adicionar uma colher de chá de álcool ou vodka, o prazo de validade é estendido para um mês.

Quando deve soar o alarme?

Você não deve se preocupar se o seu cabelo está afinando em pequenas quantidades durante vários meses, mas é recomendável ir a uma visita ao médico se o processo estiver atrasado. Se tudo isso durar seis meses ou mais, o cabelo está afinando, um grande número deles pode ser visto no pente - essa é uma razão para procurar conselhos de um tricologista. Tal situação nas mulheres requer ação rápida e a solução de um problema agudo. Às vezes é o suficiente para tomar vitaminas especiais com teor de iodo, o que irá parar o afinamento dos cachos.

A alopecia difusa crônica pode se tornar um problema permanente dos cabelos nas mulheres. Portanto, às vezes você não deve perder seu tempo, agravar ainda mais a situação, abafando os sintomas da doença. Apenas um médico pode resolver este problema depois de realizar uma série de testes e diagnosticar uma doença.

Não ignore o momento em que o cabelo está ralo, mas o cabelo continua a crescer. Esta pode ser apenas a forma inicial de doença insidiosa. Um especialista irá prescrever um tratamento abrangente e ajudar a lidar com o problema.

Perda regular, independentemente da época - isso é uma consequência da atitude errada em relação à sua própria saúde. Cabelo magnífico para o sexo mais justo - uma decoração importante. Portanto, você não deve adiar a visita ao médico com problemas óbvios! Atividades voltadas para um estilo de vida saudável ajudarão a melhorar a saúde e dar brilho e força aos cabelos.

Você não deve pensar que é suficiente para lavar o cabelo apenas no tempo com shampoo, isso não é verdade. O cuidado capilar adequado é importante em todas as situações. Máscaras nutritivas, vitaminas, cardápio equilibrado, esporte - tudo isto dá força e beleza ao corpo feminino.

Dicas gerais

Resumindo todas as recomendações acima, se você quiser evitar a calvície sazonal, você deve:

  • evitar flutuações de temperatura
  • usar chapéus, se necessário,
  • coma direito, e se necessário, apóie o corpo com a ajuda de complexos vitamínico-minerais,
  • evite situações estressantes
  • use cosméticos profissionais para os cabelos.

Assim, os cabelos se comportam de maneira diferente em diferentes épocas do ano. Para manter os cachos sempre perfeitos, você precisa se familiarizar com as recomendações para os cuidados deles e segui-los. Neste caso, o seu cabelo ficará bem, independentemente do tipo de clima que prevaleça no exterior.

Pin
Send
Share
Send