Problemas

Como se livrar da caspa em casa de forma rápida e eficiente

Pin
Send
Share
Send

O aparecimento de caspa no couro cabeludo é percebido como hostil, independentemente do sexo e da idade. Escusado será dizer, um pouco invejável: o cabelo é coberto com pequenas partículas brancas, que ao menor movimento choveu na roupa. Que tipo de ataque, de onde vem e como determinar por si mesmo o remédio mais eficaz para a caspa, vamos tentar descobrir.

Caspa não é difícil de derrotar, a principal coisa após o tratamento é cuidar bem do cabelo e couro cabeludo

Causas da caspa

A proporção de homens e mulheres que sofrem de seborréia é aproximadamente a mesma, mas as diferenças de idade são evidentes. Nas crianças, a caspa aparece apenas com o início da puberdade, que está associada à reestruturação do corpo. Depois de 50 anos, e sinais de caspa são reduzidos (mais velhice!). As principais causas desta doença desagradável são divididas em internas e externas.

Os médicos dermatologistas concentram-se no fato de que os principais culpados pela seborreia são falhas no trabalho dos órgãos como um todo e, antes de mais nada, precisam de sintomas ocultos, e os preparativos para caspa devem ser usados ​​como medida de saúde.

Um fungo microscópico patogênico, que é a principal causa desse problema, vive e permanece inativo no corpo de quase todas as pessoas. É ativado quando a ocorrência de fatores favoráveis:

  • Violações do trato gastrointestinal.
  • Estresse constante.
  • Desnutrição.
  • Excesso de trabalho
  • Distúrbios metabólicos.

Dica: antes de escolher um xampu de caspa eficaz, é aconselhável consultar um médico e melhorar o seu corpo, tanto quanto possível.

É importante prestar atenção às causas externas da caspa:

  • Cuidados inadequados de cabelo e couro cabeludo.
  • Exposição freqüente ao ar quente ou hipotermia.
  • Usando os pentes ou chapéus de outra pessoa.
  • Xampus selecionados incorretamente.

Como tratar a caspa para homens, mulheres, crianças e adolescentes

Os melhores remédios para a caspa causados ​​por problemas no mau funcionamento do corpo são o sono saudável, um estilo de vida ativo, uma dieta plena e saudável e a resistência a situações estressantes. Caspa remédios são três grupos principais: cosméticos com a adição de drogas que reduzem a quantidade de flocos gordurosos, xampus caspa medicamentosos e populares, não menos eficazes, meios.

Cosméticos para coceira na cabeça

Shampoos comuns, bálsamos, máscaras de cuidados com os cabelos com a inscrição "caspa" contêm ingredientes medicinais e extratos de ervas projetados para reduzir o desconforto. A principal função desses produtos é o cuidado, não o tratamento. Se o problema não foi longe, o shampoo de caspa, mesmo selecionado de forma adequada, restaurará o volume e o brilho dos cabelos, e o couro cabeludo estará calmo. Estes shampoos são selecionados de acordo com o tipo de cabelo e o grau de oleosidade ou secura.

Champôs medicinais especiais da farmácia - eliminação rápida da seborreia

Drogas farmacêuticas anti-caspa são classificadas como drogas. Eles devem ser usados ​​de acordo com as instruções anexas. As farmácias oferecem uma ampla seleção de produtos médicos, mas não acham que o mais caro e o mais anunciado ajudará todos os demais. Antes de comprar, é importante determinar exatamente o seu tipo de cabelo e tipo de caspa, e diretamente na farmácia não tenha preguiça de ler as instruções e anotações. O que você precisa saber ao escolher um medicamento para o tratamento da caspa?

  1. A caspa é o resultado de uma falha no ciclo necessária para a renovação das células da pele na cabeça. Componentes como ictiol e alcatrão são capazes de restaurar este ciclo.
  2. O mesmo alcatrão emparelhado com ácido salicílico ajuda a esfoliar as células mortas.
  3. Lutando com micróbios: escalar, cetoconazol, dissulfato de selênio, piritionato de zinco.
  4. Para cabelos secos e oleosos, remédios completamente diferentes são necessários.
  5. O uso permanente de equipamentos especiais não é recomendado. Eles, como outros medicamentos, são projetados para curar, então eles são consumidos por um certo tempo, até que os sintomas sejam eliminados.

Receitas populares: cozinhar em casa

Especialistas em farmacologia nacional e estrangeira criaram muitas preparações para cabelos saudáveis ​​com base em componentes químicos, sem descuidar os dons da natureza. Muitos medicamentos para a caspa incluem extratos e extratos vegetais, ingredientes naturais. A experiência popular no tratamento de doenças fúngicas da pele, incluindo a caspa, baseia-se no uso dos elementos mais familiares que estão à mão.

Óleos terapêuticos

Extratos de óleo de várias plantas podem ser comprados na farmácia, em lojas especializadas em cosméticos ou departamentos. O uso mais comum é uma máscara, mas 5-6 gotas adicionadas a uma porção do shampoo usual terão um efeito menor.

  • Óleos essenciais com partículas de cedro, hortelã-pimenta, eucalipto, alecrim, ylang-ylang aceleram o processo de metabolismo, produzem um efeito refrescante e calmante.
  • Os óleos de bardana e mamona são indispensáveis ​​no tratamento da caspa, pois contêm insulina, o que elimina as placas seborréicas.
  • Óleos nutritivos e hidratantes de caroços de pêssego, gérmen de trigo e azeitona.

Com base no azeite é fácil preparar em casa uma composição médica para máscaras. Esta é uma ação muito simples: 2-3 colheres de sopa de ervas escolhidas por você, derramar um copo de óleo, colocá-lo em um lugar escuro por alguns dias. Todo mundo A máscara de óleo está pronta. Receita caseira!

Misture uma colher de sopa de óleo de pêssego e tintura de calêndula, adicione 3 gotas de óleo de ylang - ylang e 5 gotas de alecrim. Coloque esta mistura em um frasco, de preferência de vidro escuro e guarde na geladeira. Todas as manhãs, esfregue algumas gotas deste composto com movimentos de massagem no couro cabeludo.

Ervas para seborréia oleosa e coceira na cabeça

A natureza sábia nos recompensou com medicamentos eficazes que crescem sob nossos pés. Decocções e infusões de ervas são uma competição digna para xampus industriais. Sim, e muitos xampus contêm extratos de ervas e flores.

  • Urtiga é um médico insuperável de muitas doenças de pele, incluindo a caspa.
  • Camomila, calêndula, lavanda, hortelã - acalmar a pele irritada, reduzir a coceira.
  • Bardana, brotos de bétula e folhas, alecrim, sálvia - luta contra a gordura e, portanto, são especialmente eficazes para a seborreia oleosa.
  • Mãe e madrasta - ajuda a fortalecer e a crescer o cabelo.

Shampoo caspa de ervas de sua própria produção. Para sua fabricação 8 colheres de sopa. Camomila, 1 colher de sopa. Hortelã, 2 colheres de sopa de alecrim, despeje 600 ml de água. Deixe ferver e cozinhe por 10 minutos. Coe, adicione 5 colheres de sopa à decocção. sabão de bebê ralado, mexa até dissolver. Resta acrescentar 2 colheres de sopa. vodka e 3 gotas de óleo de eucalipto. Despeje em qualquer garrafa com dispensador, guarde em um local escuro, use como de costume xampu.

Colher de alcatrão contra a caspa e queda de cabelo

O alcatrão de bétula é um agente antibacteriano e antifúngico conhecido desde a antiguidade. Com isso, curandeiros curaram as formas mais graves de eczema, furúnculos e furúnculos. O sabonete de alcatrão moderno tem muitas propriedades úteis. No tratamento de sabonetes caspa como alcatrão e uso econômico em casos de pele oleosa.

  • O sabão desengordura e seca perfeitamente o cabelo e o couro cabeludo.
  • Efetivamente lava a sujeira.
  • Alcatrão e sabão em pó - um forte agente antimicrobiano.
  • As substâncias úteis do alcatrão de vidoeiro fortalecem o cabelo e promovem o crescimento rápido. Isso é importante nos casos em que a seborreia é acompanhada de perda de cabelo.

O efeito do uso de sabão não vem imediatamente. O procedimento deve ser repetido durante o mês - dois. Um obstáculo ao uso de sabão para muitos é o cheiro desagradável e pungente. A segunda característica negativa é que o cabelo perde brilho e volume. Para evitar isso, use algumas regras simples:

  1. Mergulhe o sabão em uma pequena quantidade de água e crie uma espuma. Lave sua cabeça com esta espuma, não uma peça inteira.
  2. A água deve estar apenas ligeiramente quente.
  3. Para enxaguar, use condicionador ou água com vinagre.

Sal marinho é um remédio eficaz

Iodo, zinco, fósforo, selénio, potássio - estes e outros oligoelementos, tão necessários para o bom estado do cabelo, contêm completamente sal marinho. O sal faz parte de muitos cosméticos. Para combater a caspa, pode ser usado em sua forma pura e como parte de uma máscara, depois de ler algumas precauções:

  • Você não pode usar uma máscara de sal, se a cabeça é mesmo o menor arranhão.
  • Sal é aplicado no cabelo molhado lavado.
  • O abuso desta ferramenta útil terá um efeito muito oposto. Use uma máscara de sal não mais do que uma vez por semana com a pele seca e dois - com o oleoso. Pare o procedimento depois de um mês.

Mergulhe dois pequenos pedaços de pão de centeio, misture com 1 colher de chá. sal marinho e duas gemas. Esta máscara deve ser esfregada no couro cabeludo e deixada por 40 minutos. Cabeça neste momento para embrulhar. Após o tempo a máscara é lavada com shampoo.

Cebola caspa

Cebolas estão em qualquer casa. É difícil imaginar uma cozinha sem esse vegetal útil em todos os aspectos. A ação antimicrobiana de seus fitonídios também é utilizada na luta contra a caspa. Ao mesmo tempo, as máscaras de cebola ajudam a fortalecer os cabelos, tornando-os macios e sedosos.

A maneira mais fácil de usar é lavar o cabelo com caldo de casca de cebola. Loiras esta ferramenta não se encaixa! Casca é capaz de dar cabelo ruivo.

Outra opção: espremer o suco de cebola ralada ralada em um ralador fino e esfregar no couro cabeludo meia hora antes de lavar.

Limão - os melhores meios da medicina tradicional

Fruta muito útil e acessível tem um efeito sobre o couro cabeludo, semelhante aos xampus caspa especiais. Suco de limão elimina a coceira, normaliza o equilíbrio de PH, remove gordura. Para enxaguar apenas uma colher de chá de suco espremido, diluído com um copo de água. Também exposição efetiva a limão na composição da máscara.

Misture o suco de limão com ovo batido ou óleo medicado (oliva adequada, mamona, coco, bardana). A máscara é aplicada por 15 minutos antes da lavagem.

Para se livrar da droga caspa ácido acetilsalicílico não precisa ser tomado por via oral. Para fins cosméticos, a aspirina é usada apenas externamente. O princípio da aspirina no nosso caso baseia-se na capacidade de suspender a reprodução do fungo Pityrosporum ovale - o principal agente causador da seborreia.

Para o tratamento, basta adicionar dois comprimidos de aspirina a uma única porção de xampu ou decocção à base de ervas para enxaguar.

Um obstáculo à utilização deste método de tratamento pode ser:

  • intolerância individual à droga,
  • cabelos muito secos.

Vinagre de maçã

O produto culinário conhecido é ao mesmo tempo uma droga igualmente bem conhecida. O vinagre de maçã é usado para tratar a caspa sob o disfarce de um auxiliar de enxaguamento e como um componente de máscaras terapêuticas domésticas. Para enxaguar, adicione 3-4 colheres de sopa de vinagre para um copo de água fervida.

Uma máscara à base de vinagre se parece com isso: diluir duas colheres de sopa de vinagre em 0,5 xícaras de água morna fervida. Adicione qualquer óleo medicinal ou decocção de ervas. Aplique esta composição na cabeça, coloque uma tampa de plástico e enrole com uma toalha. Sustentar uma máscara de 30 para 60 minutos, várias vezes aquecendo o secador de cabelo.

Máscaras com aloe: 2 opções simples

Máscara 1. Para cabelos secos. Misture uma colher de sopa de suco de aloe, óleo de mamona e kefir. Adicione uma cápsula da solução de óleo de vitamina E e uma gema de ovo batido. Aplique no cabelo antes de lavar por 30 minutos.

Máscara 2. Para cabelos oleosos. Partes iguais de suco de aloe, mel, óleo de mamona, suco de limão misturado e aplicado no couro cabeludo. Mantenha por 30 a 60 minutos.

Receitas folclóricas eficazes

Hoje, vários remédios populares são usados ​​para eliminar esse defeito. Máscaras caseiras são usadas antes de lavar a cabeça, cerca de 2-3 vezes por semana. Antes de usar, qualquer um dos produtos selecionados deve ser testado para alergias. Para fazer isso, aplique a mistura no pulso ou atrás da orelha. Se depois de algumas horas não aparecer comichão, ardor, erupção cutânea e outros sintomas alérgicos, então a composição é adequada para utilização.

Excelentes resultados na luta contra este problema em casa mostram lavagens de kefir. Flush não precisa de imediato, mas depois de 30 minutos. Para a próxima receita, você precisa de meio copo de óleo de oliva ou de linhaça, bem misturado com suco de limão espremido na hora (2 colheres de sopa). A composição preparada deste modo é aplicada durante 20-30 minutos. Depois disso, envolva sua cabeça com papel celofane e aqueça com um cachecol ou toalha. Depois de meia hora, lave o cabelo com xampu.

Não menos eficazes receitas baseadas em ervas medicinais. Para estes fins, urtiga adequada, raiz de bardana, calêndula e outros. Para preparar, tome uma colher de sopa de um dos produtos acima e preencha com 200 gramas de água fervente, após esfriar, coar. Em seguida, adicione a decocção finalizada em um recipiente com água limpa (1 litro) e lave o cabelo após a lavagem.

Tratamento de caspa popular oferece muitas receitas com base em óleos essenciais (lavanda, eucalipto, alecrim, tea tree, cedro). É o suficiente para adicionar 2-3 gotas de qualquer um deles ao seu xampu e lavar a cabeça com ele, esfregando-o cuidadosamente na pele. Outra solução econômica para o problema é o bicarbonato de sódio regular, uma estrutura fina que prende e remove os flocos presos no cabelo. Em uma única porção de xampu, você precisa adicionar um pouco de refrigerante e lavar o cabelo da maneira tradicional. Além disso, esta ferramenta remove as células mortas da pele, o que acaba por restaurar o equilíbrio de gordura.

Agora você sabe como se livrar da caspa usando receitas populares. Para que o tratamento dê um bom resultado, use-os regularmente até que o efeito desejado seja alcançado.

Nós tratamos a caspa em casa

Com o aparecimento de caspa, não se apresse para comprar medicamentos caros, porque em casa você pode preparar a partir dos componentes "improvisados" não menos eficazes significa que foram testados por mais de uma geração de nossos avós. Além disso, seus produtos naturais e ervas medicinais ajudarão não só a lidar com a caspa, mas também fortalecer o cabelo, dar-lhe maciez, sedosidade e brilho saudável.

Sabonetes e xampus caspa

As propagandas da TV e revistas brilhantes estão cheias de lindas fotos de caros xampus importados que prometem se livrar da “neve” caindo do cabelo aos ombros quase em uma só etapa. Mas não se apresse para pegar a garrafa cobiçada e correr para o caixa. De um xampu doméstico comum (melhor em uma base natural), você pode fazer o produto não pior (ou talvez até melhor). E para isso basta adicionar um pouco de óleo essencial de tea tree, eucalipto, lavanda, gerânio, patchouli ou alecrim ao xampu - a uma taxa de 2-3 gotas por 1 colher de chá do produto principal. Aplique este shampoo enriquecido não mais que 3 vezes por semana.

Em vez de xampu, você pode usar um sabão simples ou sabonete de alcatrão. O procedimento, claro, não é agradável, mas o resultado vale a pena, e o cheiro específico pode ser eliminado com a ajuda de enxaguar o cabelo. No entanto, não abuse do sabão, porquecontém muito refrigerante que não é inofensivo para o couro cabeludo.

Nossas avós com sucesso em vez de xampu e sabão para lavar de uma cabeça aplicaram o ovo chicoteado em uma pouca quantidade de água. Foi aplicado na cabeça e depois de um tempo lavado com água morna. Esta ferramenta não é apenas um bom sabonete, mas também protege de forma confiável contra a caspa.

Lavagens de cabelo caspa

A maneira mais simples de enxaguar o cabelo é a água com a adição de 6% de vinagre de maçã ou suco de limão (à taxa de 1 colher de sopa por 1 l de água).

Lavar o limão também pode ser preparado a partir de casca de limão 4: é esmagado, 1 l de água é adicionado, levado a ferver, e cozidos por 15 minutos. Lavar o cabelo com decocção depois de lavar com sabão ou xampu.

A lavagem de caldos semelhantes pode ser preparada a partir de outros ingredientes, por exemplo:

  • Tomilho (é conhecido por suas propriedades anti-sépticas): 4 colheres de sopa. As ervas são fervidas em 2 xícaras de água por 10 minutos, em seguida, o caldo é filtrado, deixado esfriar e aplicado levemente aos cabelos com um movimento de massagem, tentando umedecê-los completamente - da raiz às pontas. Esta decocção é usada várias vezes seguidas após cada lavagem.
  • De flores de calêndula e raiz de bardana: Tome 2 colheres de sopa. ingredientes, misture-os, 1 colher de sopa. Misture a mistura com um copo de água fervente e cozinhe por 20 minutos. Use a decocção para enxaguar e esfregar no couro cabeludo 2 vezes por semana.
  • Urtiga: 2 colheres de sopa. grama seca, coloque um copo de água fervente, leve para ferver, retire do fogo e deixe descansar por 20 minutos, coar, adicionar água (a um volume de 1 l) e enxaguar o cabelo com infusão.
  • Casca de cebola: 50 g de casca de leite em 1 litro de água a ferver e defina a uma temperatura aceitável para enxaguar o cabelo, coar antes de usar. Esta ferramenta ajudará não só a lidar com a caspa, mas dará ao seu cabelo um belo brilho dourado.

Máscara de caspa

As máscaras são consideradas o remédio mais eficaz para a caspa, e para sua preparação há ingredientes em cada lar:

  • Acético (faça à noite): 2 colheres de chá vinagre + 6 colheres de chá água - misture, penteie o cabelo, cubra com filme alimentar ou use uma touca de banho, embrulhe. Lave seu cabelo pela manhã.
  • Cebola: esfregue algumas lâmpadas em um mingau (conte com o comprimento do cabelo) e aplique nas partes com movimentos leves de massagem, esfregando no couro cabeludo, envolva a cabeça com polietileno, aqueça e deixe por 1,5 a 2 horas. Depois de decorrido o tempo, lave a máscara da forma habitual usando um champô suave. A partir do cheiro vai ajudar a se livrar de uma decocção de ervas com uma gota de óleos essenciais.
  • Cebola com mel: descasque e pique uma cebola, esprema o suco e adicione-o à mistura de duas gemas, 1 colher de sopa. mel, 2 colheres de chá urtiga de caldo, 2 colheres de chá óleo vegetal - misture tudo bem. Coloque uma máscara na cabeça e segure por 1 hora (ou por toda a noite - então o efeito será melhor). Lavar com água morna. É melhor fazer uma máscara em um dia de folga ou aplicar uma lavagem que vai matar o cheiro de cebola.
  • Tintura de calêndula pode ser usado como uma máscara anti-caspa. Para isso, é esfregado no couro cabeludo e deixado por 30 minutos.

Ervas medicinais

Decocções de ervas também ajudam a caspa também:

  • Raiz de bardana: Despeje 500 g de raiz de bardana com 3 litros de água, coloque no fogo e leve para ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo baixo por 5-6 horas. Coe o caldo, esfrie e esfregue no couro cabeludo todos os dias, depois lave-o após 30 minutos com água morna sem xampu e sabão. Este caldo não só ajudará a se livrar da caspa, mas também fortalecerá o cabelo e, ao mesmo tempo, regulará o trabalho das glândulas sebáceas.
  • Suco de aloe: é esfregado nas raízes do cabelo e, após 40 a 50 minutos, é lavado.
  • Decocção de urtiga: 3-4 colheres de sopa folhas esmagadas derramar um copo de água fervente e deixe ferver em banho-maria por 7-10 minutos, retire do fogo, tensão. O caldo resfriado é esfregado no couro cabeludo e cabelo limpo e úmido após cada lavagem.
  • Calda cravos ordinários3 colheres de sopa Despeje 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos, retire do fogo e deixe por mais 4 horas. Esfregue a infusão após lavar as raízes do cabelo. Para evitar que o medicamento seque tão rapidamente, coloque uma touca de banho na cabeça por 30 a 40 minutos. Repita o procedimento 2-3 vezes por semana.

Óleo de caspa

Vários óleos também se dão bem com a caspa:

  • Faça uma mistura: tomar 5 gotas de óleos essenciais de tea tree, alecrim e adicione a 10 ml de óleo de jojoba - misture e esfregue no couro cabeludo após a lavagem.
  • Outra mistura para esfregar no couro cabeludo: 1 colher de chá de óleo de mamona, misture com 2-3 gotas de óleo de rosa, adicione ½ xícara de aguardente de vinho e 2 colheres de chá. casca de cinchona. Esta composição é esfregada no couro cabeludo todos os dias.
  • 1 colher de sopa. mistura de óleo de bardana ou mamona com 10 colheres de sopa. tintura de álcool de farmácia de calêndula - misture e esfregue no couro cabeludo 2 vezes por dia.
  • Os óleos usados ​​não só externamente, mas também bebem. 1 colher de sopa para ajudar a combater a caspa óleo de semente de linho, que deve ser consumido todos os dias.

Fundos da geladeira ou armário de cozinha

Mesmo na cozinha existem ingredientes que podem superar a caspa:

  • Sal de cozinha comum finamente moído (para não ser usado em couro cabeludo sensível ou danificado) também é capaz de lidar com a caspa se esfregou antes de lavar no couro cabeludo. Assim, você irá fornecer desinfecção da pele, bem como realizar peeling de alta qualidade, eliminando as escamas mortas da pele, ativar a circulação sanguínea, que tem um efeito benéfico no crescimento do cabelo.
  • Se a causa da caspa for um fungo, o seguinte remédio ajudará: 1 colher de sopa. Dissolva o sal marinho em 500 ml de água e aplique esta solução no cabelo lavado. Deixe por 5-10 minutos, em seguida, enxaguar e enxaguar com uma solução de 500 ml de água com 1 colher de sopa. suco de limão.

Drogas do kit de primeiros socorros ajudarão contra a caspa

Um comprimido de aspirina não só aliviará uma dor de cabeça causada pela caspa persistente, mas também ajudará a lidar com ela. Um só tem que esmagar um par de comprimidos deste medicamento em um pó, despeje-o no shampoo, misture-o, aplique-o no cabelo úmido e deixe-o por alguns minutos. Então você pode lavar bem o cabelo.

Para se livrar da caspa, você precisa prestar atenção não apenas à manifestação externa desse problema, mas também prestar atenção à dieta de sua comida. Deve ser correto e racional. Sem isso, todos os seus esforços podem ser em vão ou não ter um resultado a longo prazo.

Sintomas e tipos de caspa

Estatística deprimente: cada quinto habitante da Terra sofre de caspa. Todo mundo tem caspa de formas diferentes, mas para algumas pessoas isso se torna muito. Comichão, deterioração dos cabelos, marcas nas roupas, tudo isso estraga a vida de uma pessoa.

Para começar, você deve lidar com os verdadeiros sintomas da caspa e da seborréia, já que esses dois conceitos diferentes são geralmente combinados em um, mas isso é errado. Por exemplo, a caspa é uma consequência da seborreia, mas também pode existir por conta própria, como resultado de um xampu indevidamente selecionado, após o uso do qual o couro cabeludo fica seco e começa a descascar.

A seborréia é uma doença mais grave e requer tratamento a longo prazo e, infelizmente, há casos em que isso é possível, apenas para aliviar seus sintomas.

É importante! Existem algumas doenças que são semelhantes nos sintomas de seborréia, por exemplo, psoríase, por isso antes de tomar qualquer ação, você deve consultar um dermatologista.

A seborreia é dividida em tipos seco, oleoso e misto, e cada um tem seu próprio sintoma.

Os seguintes sinais são característicos de seborréia gorda:

  • coceira
  • couro cabeludo oleoso
  • áreas afetadas da cabeça, tonalidade off-grey.

Os sintomas da seborréia seca são um pouco diferentes:

  • cabelos finos e rachados
  • coceira
  • couro cabeludo seco coberto com escamas brancas.

Tipo misto, respectivamente, tem ambas as categorias de sintomas.

Além do fato de que a caspa é esteticamente desagradável, também é um grande perigo para o cabelo humano. Se a seborreia não for curada a tempo, causará danos aos folículos capilares, e como resultado, os cabelos começarão a cair em tufos significativos, em casos avançados, causando calvície.

Causas da seborréia

A caspa é o resultado de muitas razões, quando ocorre, você precisa eliminar consistentemente cada uma delas. Abaixo estão os principais motivos:

  • Malasseziya Furfur-Pitirosporum Oval - um fungo com um nome tão bonito é uma causa desagradável de caspa,
  • violação da taxa de processos metabólicos no corpo,
  • distúrbios hormonais
  • doenças do sistema digestivo, sistema respiratório, sistema nervoso,
  • a razão que não é passível de ajuste é hereditariedade,
  • couro cabeludo oleoso, glândulas sebáceas excessivas,
  • má nutrição,
  • a temperatura acentuada cai do calor para o frio e vice-versa.

Por isso, não deve esquecer-se de um cocar no inverno e no verão. No inverno, a fim de proteger a cabeça da hipotermia, no verão do sol escaldante. As pessoas sofrem de "neve" pelas seguintes razões:

  • ações agressivas no couro cabeludo, como fricção frequente ou curling com cachos,
  • lavagem rara ou frequente,
  • adolescência, uma vez que durante o período puberal há uma reconfiguração do equilíbrio hormonal, a acne e a seborreia são um companheiro frequente de homens e mulheres jovens
  • tensão nervosa.

Existem muitas razões, mas todas, exceto uma (fator hereditário) são solucionáveis. Em alguns casos, é suficiente equilibrar a dieta, em outros, consultar seu médico sobre rupturas hormonais no corpo.

Fato! Em qualquer caso, este problema não pode ser iniciado, pois a seborreia nos últimos estágios pode levar à completa calvície.

Distúrbio metabólico

Erros na nutrição levam a um mau funcionamento de todos os órgãos internos de uma pessoa, o metabolismo fica mais lento, ou seja, todos os processos metabólicos no corpo funcionam incorretamente. Se você regularmente comer alimentos da lista proibida, você pode esperar em breve para visitar e caspa, em particular, a aparência de caspa é facilitada pelos seguintes alimentos:

Para que o cabelo permaneça bonito e bem cuidado, às vezes basta apenas ajustar a dieta e incluir alguns produtos:

Todos estes produtos irão promover o crescimento de cabelo bonito e saudável sem caspa, bem como um bom bônus de incluí-los na dieta será linda, pele brilhante.

Estresse prolongado e seborréia

Ser uma pessoa em stress afeta negativamente a sua saúde, uma das manifestações negativas é seborréia. E se o estado de estresse persistir por muito tempo, então os hormônios são liberados no corpo, cujo excesso causa uma secreção aumentada de sebo, inclusive no couro cabeludo.

Acontece um círculo vicioso, o estresse é manifestado pela seborréia, a seborréia provoca ainda mais estresse, já que sua principal manifestação é a coceira que interfere no sono e na existência normal. Como resultado, a pessoa entra em um estresse ainda maior, causando um aumento nos sintomas de seborréia.

Fato! Estudos mostraram que em 54% dos casos de seborréia, o gatilho para o desenvolvimento foi exatamente o estresse.

Assim, para se livrar da caspa causada por tensão nervosa, você deve primeiro resolver o problema que causou o estresse e, em seguida, proceder ao tratamento da caspa.

Fatores externos que causam caspa

Coloração frequente com tintas de baixa qualidade, secagem constante e curling com cabelo encaracolado, cuidados capilares de baixa qualidade podem causar caspa seca.

Nesses casos, é óbvio que, para colocar o cabelo em ordem, é preciso cuidar adequadamente deles, ou seja, periodicamente secá-los de maneira natural, escolher com esmero os cosméticos para os cabelos e encontrar um bom cabeleireiro que escolha uma tintura de cabelo de alta qualidade.

Medicina alternativa no tratamento da caspa

Há muitas maneiras de tratar a seborreia com remédios populares, o principal aqui é não exagerar, mas escolher sua própria maneira de lidar com esse flagelo. Às vezes, pode ser necessário um amplo conjunto de medidas.

É importante! Não há maneira rápida de curar a caspa. Portanto, publicidade, prometendo se livrar da caspa em um dia, apenas uma injeção ou vários procedimentos caros, você não deve acreditar.

Todos os tipos de seborreia são bem tratáveis ​​em casa com ervas medicinais e produtos improvisados.

Como se livrar da caspa - 10 receitas

  • Saúde
- 25.02.2016 15.01.2017 0 2341


A maioria de nós, mais cedo ou mais tarde, enfrenta um problema muito desagradável - do nada aparece caspa . As causas de sua ocorrência são muito diversas e muitas vezes estão em quaisquer violações na vida do corpo humano. Assim, eliminando a causa, a doença em si é muito fácil de derrotar.

Anti loção caspa receitas

Ao tratar a caspa, as loções à base de ervas têm um bom efeito, são fáceis de preparar, o que é importante para uma mulher que trabalha:

  1. Quantidade igual de castorca, azeite e suco de limão, misture, aplique a composição para as raízes do cabelo, depois lave o cabelo com xampu.
  2. Bardana de óleo, vodka, suco de cebola misturado em quantidades iguais e esfregar nas raízes do cabelo e, em seguida, lave o cabelo da maneira usual.
  3. Um punhado de nozes, 500 ml de álcool, diluído com água. Pique uma casca de noz, despeje em uma infusão de bebidas espirituosas e mantenha por algumas semanas em um frasco fechado. Esta composição também massageia as raízes.
  4. 1 porção de cenoura, 1 litro de água pura, suco de limão 30 g, 1 porção de menta. Cortar os verdes, misture com folhas de hortelã, despeje água fervente, deixe por 1 hora, em seguida, filtrar, adicione o suco de limão, esfregue nas raízes do cabelo.
  5. Chá dos Cárpatos, preparar com hortelã e enxaguar o cabelo com esta composição.

Tais loções não só ajudarão a se livrar da caspa, mas também melhorarão significativamente a condição do cabelo. Eles também devem ser usados ​​para fins profiláticos.

Receita 1. Use azeite

O azeite é valorizado pelos seus ácidos gordos, que são muito eficazes no couro cabeludo seco, aumentam a sua humidade e evitam a descamação. Ao mesmo tempo, o óleo age como um adesivo, conectando as menores partículas de caspa, o que não lhes permite dormir o suficiente.

Você pode se livrar da caspa em casa, aplicando este método regularmente. À noite, esfregue o azeite ligeiramente aquecido no couro cabeludo, depois do qual ele precisa ser enrolado em algo para não deixar manchas gordurosas na cama. De manhã, lave com um xampu emoliente.

Máscaras Anti Caspa

Para o tratamento da caspa, é melhor aplicar toda uma gama de medidas, portanto, além de loções, caspa e máscaras devem ser tratadas. As máscaras funcionam de forma mais eficaz se, após aplicá-las ao cabelo, cobrir a cabeça com uma bolsa e envolvê-la com uma toalha. Abaixo estão algumas receitas para máscaras:

  1. 50 g de óleo vegetal, gema crua de um ovo, 100 g de decocção de urtiga. Misture o óleo vegetal com a gema, adicione urtiga, coloque uma máscara no cabelo e segure por 1 hora, depois enxágüe bem.
  2. Máscara à base de óleo de mamona: duas vezes por semana devem ser aplicadas às raízes do cabelo uma colher de sopa de óleo de rícino morno misturado com azeitona ou bardana, segure durante a noite e enxágüe. O óleo de mamona é um hidratante forte fortificado que combate a coceira e caspa flocos. Normalmente, após 3-4 máscaras, a condição do couro cabeludo melhora significativamente, após 5-7 a caspa desaparece completamente.
  3. Máscara preventiva anti-caspa. Em quantidades iguais, misture a tintura de calêndula e óleo de rícino. Aplique nas raízes do cabelo e deixe por uma hora.

Aparentemente, os óleos são uma parte de quase todas as máscaras. Porque os óleos essenciais são agentes eficazes no combate ao fungo e possuem propriedades desinfetantes.

Como lavar o óleo do cabelo, uma ferramenta comprovada:

  1. Para cabelos de comprimento médio, você precisa tomar 2-3 colheres de sopa de farinha, diluí-lo com um copo de água morna.
  2. Bata a mistura com um batedor, umedeça o cabelo e lave o cabelo "shampoo" resultante.
  3. Segure-o no cabelo por 5 minutos, em alguns casos 10 minutos. E lave bem os cabelos com água.

Acredita-se que o óleo seca o cabelo e o torna quebradiço e mordido. Esta é uma informação não confiável, que vale a pena ter certeza de sua própria experiência.

As razões podem ser, em primeiro lugar, óleo de má qualidade e, em segundo lugar, o óleo pode muito bem remover os restos de silicone dos cabelos, que fazem parte dos produtos para os cabelos. Daí a conclusão - os óleos não são os culpados, o cuidado capilar competente consertará tudo, e as máscaras de óleo ajudarão muito nisso.

Receita 2. Um pouco de vinagre

O vinagre contém uma grande quantidade de ácido, que tem um efeito prejudicial sobre o fungo e várias bactérias nocivas localizadas na pele humana, devido à atividade de que as condições para a ocorrência de caspa são formadas. Vinagre não só mata essas bactérias, mas também ajuda a reduzir a coceira e retardar o processo de descamação da pele.

O vinagre é usado para resolver o problema, como se livrar da caspa, da seguinte forma. Massagem-lo no couro cabeludo, enrole a cabeça por 30-40 minutos com uma toalha seca, lave-a e depois lave o cabelo com shampoo. Este método de se livrar da caspa é muito econômico devido ao baixo custo do vinagre.

Aditivos Essenciais

Por exemplo, você pode soltar algumas gotas de óleo essencial para 30 ml. base, pode ser a base de óleo de pêssego ou qualquer vegetal e massagear as raízes do cabelo por 5 minutos. Você também deve adicionar 5 gotas de óleo ao xampu; por exemplo, o óleo de louro tem propriedades de limpeza, desodorização e tônico. Óleos essenciais com as mesmas propriedades, um grande número, todos eles podem ser comprados na farmácia:

  • óleo de lavanda,
  • óleo de patchouli,
  • óleo de cedro
  • eucalipto
  • árvore do chá,
  • gerânios
  • hortelã
  • alecrim
  • Mandarim
  • basílica

Você pode, claro, comprar xampu, que já inclui esses óleos. Mas a melhor opção seria preparar as composições desses óleos por conta própria.

Condicionadores anti-caspa

Fácil de preparar infusões e decocções podem se tornar ajudantes adicionais no tratamento da seborréia, e será bom se o seu uso se tornar um hábito. E o cabelo saudável precisa de cuidados extras:

  1. Raspa de quatro limões, despeje com água (1 litro) e mantenha em fogo baixo por 20 minutos. Lave o cabelo após a lavagem.
  2. A mesma quantidade de camomila e sálvia, 15 ml de suco de limão, 500 ml. água. Combine camomila e sálvia, despeje água fervente, deixe por 20 minutos, em seguida, adicione o suco de limão, lave o cabelo com esta infusão após a lavagem principal.
  3. Folhas de bétula, derramar água, insistir e enxaguar o cabelo.

Deve ser lembrado que a lavagem sozinha não cura a caspa, mas funciona muito bem em combinação com máscaras anti-caspa.

Para ver o resultado do tratamento com remédios populares, você deve ser paciente, porque o tratamento tem um efeito cumulativo e a recuperação levará cerca de um mês.

Se você combinar o procedimento com uma dieta e um estilo de vida saudável, o resultado aparecerá mais rápido.

Interessante A seborreia seca é mais rápida de tratar do que oleosa, já que muitas vezes é o resultado de cuidados com o cabelo analfabetos. Seborréia gordurosa exigirá mais paciência e esforço.

O que não fazer ao tratar a seborréia

Existem componentes cuja utilização pode causar grandes danos, por exemplo, misturas com sal e vinagre.

É importante! Na preparação de composições terapêuticas para o cabelo usando vinagre, vinagre de mesa não deve ser usado, pois vai queimar a pele, você só pode maçã.

O fato é que massagear o couro cabeludo irritado com sal causará ainda mais descamação. Massagem com sal, naturalmente, contribuirá para a limpeza, após esse procedimento, a circulação sanguínea irá melhorar.

Mas quando a liberação de gordura no couro cabeludo falha, qualquer efeito mecânico tornará o problema ainda pior. O mesmo pode ser dito sobre o vinagre. É muito bom usar quando glândulas excessivas funcionam. Mas a pele seca ao mesmo tempo se torna mais seca, e isso é inaceitável.

Também das mesmas considerações, você não pode pentear o couro cabeludo, sim, coceira para a seborreia é insuportável, mas se você ferir a pele já irritada, você só pode agravar o problema.

Qualquer um que já tenha seborréia pelo menos uma vez na vida deve lembrar que tem uma tendência à recaída. Portanto, você deve sempre monitorar a condição do cabelo, eles não devem ser muito oleosos ou secos, é importante escolher o xampu certo.

Para isso, você pode entrar em contato com um especialista (tricologista) e, na primeira suspeita de caspa, iniciar imediatamente ações preventivas. Levando em conta todas as recomendações, você não só pode se livrar da caspa sem consequências graves, mas também nunca permitir a sua ocorrência.

Champôs medicinais especiais da farmácia - eliminação rápida da seborreia

Drogas farmacêuticas anti-caspa são classificadas como drogas. Eles devem ser usados ​​de acordo com as instruções anexas. As farmácias oferecem uma ampla seleção de produtos médicos, mas não acham que o mais caro e o mais anunciado ajudará todos os demais. Antes de comprar, é importante determinar exatamente o seu tipo de cabelo e tipo de caspa, e diretamente na farmácia não tenha preguiça de ler as instruções e anotações. O que você precisa saber ao escolher um medicamento para o tratamento da caspa?

  1. A caspa é o resultado de uma falha no ciclo necessária para a renovação das células da pele na cabeça. Componentes como ictiol e alcatrão são capazes de restaurar este ciclo.
  2. O mesmo alcatrão emparelhado com ácido salicílico ajuda a esfoliar as células mortas.
  3. Lutando com micróbios: escalar, cetoconazol, dissulfato de selênio, piritionato de zinco.
  4. Para cabelos secos e oleosos, remédios completamente diferentes são necessários.
  5. O uso permanente de equipamentos especiais não é recomendado. Eles, como outros medicamentos, são projetados para curar, então eles são consumidos por um certo tempo, até que os sintomas sejam eliminados.

Sal marinho é um remédio eficaz

Iodo, zinco, fósforo, selénio, potássio - estes e outros oligoelementos, tão necessários para o bom estado do cabelo, contêm completamente sal marinho. O sal faz parte de muitos cosméticos. Para combater a caspa, pode ser usado em sua forma pura e como parte de uma máscara, depois de ler algumas precauções:

  • Você não pode usar uma máscara de sal, se a cabeça é mesmo o menor arranhão.
  • Sal é aplicado no cabelo molhado lavado.
  • O abuso desta ferramenta útil terá um efeito muito oposto. Use uma máscara de sal não mais do que uma vez por semana com a pele seca e dois - com o oleoso. Pare o procedimento depois de um mês.

Mergulhe dois pequenos pedaços de pão de centeio, misture com 1 colher de chá. sal marinho e duas gemas. Esta máscara deve ser esfregada no couro cabeludo e deixada por 40 minutos. Cabeça neste momento para embrulhar. Após o tempo a máscara é lavada com shampoo.

Prevenção

Medidas preventivas simples também podem ajudar a curar a seborréia ou prevenir sua ocorrência:

  • Uma dieta equilibrada - reduzindo o consumo de alimentos nocivos: doces, gordurosos, salgados, defumados e fritos, bebidas carbonatadas e alcoólicas.
  • Recusa de maus hábitos, em particular de fumar.
  • Volume de fluido suficiente. Beba o máximo de água limpa possível para ajudar a limpar o corpo e normalizar os processos metabólicos.
  • Boa higiene. Não use produtos de higiene, pentes e chapéus de outras pessoas.
  • Cuidado adequado. Escolha os cuidados adequados para você, desista dos produtos de modelagem ou use-os o mais raramente possível, sem esquecer de lavar antes de dormir.
  • Evite situações estressantes, proporcione-se um bom sono, passe mais tempo ao ar livre, pratique meditação e yoga.
  • Tome complexos vitamínicos duas vezes por ano. Estes comprimidos, contendo em sua composição minerais e componentes úteis, ajudarão a preencher a falta de substâncias necessárias no corpo.

Além disso, não seja preguiçoso para realizar uma massagem no couro cabeludo. Melhora o fluxo sanguíneo, otimiza o metabolismo, saturando assim as raízes do cabelo com oxigênio. Todos os dias, antes de ir para a cama ou em qualquer outro momento conveniente, massageie a pele da cabeça com movimentos circulares com as pontas dos dedos. Cerca de 10 a 15 minutos do procedimento é suficiente para alcançar um resultado positivo. A massagem é realizada em cabelos secos ou em combinação com cascas de limpeza.



Receita 3. Uma combinação interessante: iogurte com pimenta

Basicamente, a causa da caspa está na atividade de leveduras e bactérias que vivem no corpo de qualquer um de nós. No estado normal, a sua actividade não nos prejudica de qualquer forma, mas aqui qualquer disfunção causada por, por exemplo, distúrbios metabólicos, falta de vitaminas, etc., causa imediatamente a activação destas micropartículas e o aparecimento de caspa.

Para evitar essa reação, você pode recorrer ao uso das bactérias mais comuns que contêm iogurte, que têm um efeito positivo sobre as pessoas que vivem em nosso corpo. Ao mesmo tempo, com um aumento no número de bactérias benéficas, a atividade do trato digestivo é normalizada e, como resultado, a caspa desaparece.

A receita é muito simples. Para livrar-se da caspa Basta beber diariamente uma pequena quantidade de iogurte natural, ajudando assim o organismo a evitar o desenvolvimento de infecções fúngicas e, consequentemente, a caspa. Iogurte também pode ser usado para esfregar no couro cabeludo e adicionando pimenta para ele, você obtém um hidratante muito eficaz que também ajuda a combater a caspa. Esta mistura é preparada a partir de 2 colheres de sopa de vinagre e 150 gramas de iogurte, esfregada no couro cabeludo e deixada por uma hora, após o que a mistura é lavada com xampu.

Receita 4. Bicarbonato de sódio

Entre os agentes antifúngicos baratos e altamente eficazes está o bicarbonato de sódio, com o qual os flocos de caspa presos no cabelo são facilmente lavados e o equilíbrio de gordura na pele é restaurado. Você pode se livrar da caspa em casa simplesmente adicionando refrigerante em um volume de 1 colher de sopa para a quantidade de xampu usado por vez.

Receita 5. Raiz de gengibre vai ajudar

A raiz de gengibre não tem apenas propriedades anti-inflamatórias, mas ao mesmo tempo estimula o crescimento do cabelo, graças aos óleos essenciais contidos nele, que têm um efeito positivo na circulação sanguínea. Quando esfregada na pele, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, melhora a nutrição do cabelo.

Para preparar a mistura para esfregar, você precisa limpar a raiz de gengibre, pique finamente, esprema o suco, adicione cerca de 100 ml de óleo de gergelim. Esta ferramenta é aplicada no couro cabeludo por meia hora, depois lavada com xampu. O óleo de gergelim é adicionado para reduzir o ressecamento da pele e cabelos.

Receita 6. Suco De Limão

Uma das causas da caspa é o mau funcionamento do equilíbrio ácido do couro cabeludo. Para restaurar a acidez normal, use efetivamente suco de limão com a adição de óleo de coco. Como resultado, é possível não apenas se livrar da caspa, mas também para suavizar a pele. Para a preparação de cosméticos misturados ácido cítrico e óleo na proporção de 1: 5, coloque a ferramenta por meia hora, depois lave a cabeça.

Receita 7. Henna

A hena é muito eficaz na luta contra a caspa nos estágios iniciais de sua manifestação. Sua ação é semelhante à ação do ar condicionado. Para a preparação da composição terapêutica, mistura-se uma colher de chá de hena com a mesma quantidade de pó de chá, depois adiciona-se sumo de limão e óleo de cabelo cosmético. A mistura resultante é aplicada ao couro cabeludo e subsequentemente lavada com xampu. Para evitar a coloração do cabelo, recomenda-se o uso de henna incolor.

Receita 8. Deixa nim

Refere-se ao número de plantas com diversas propriedades medicinais. Tais propriedades como ação antifúngica, antibacteriana e antiinflamatória o ajudam na luta contra a caspa. Ele ajuda a se livrar do prurido, não permite a propagação de bactérias causadoras de doenças. Para usar preparar a infusão de folhas, despejando água fervente sobre eles e deixando por meia hora. Em seguida, as folhas são limpas e a pasta resultante é esfregada no couro cabeludo por 0,5 a 1 hora, depois lavada com água.

Receita 9. Óleo de Tea Tree

A eficácia do óleo da árvore do chá na luta contra a caspa foi comprovada por vários experimentos científicos. Assim, no decorrer de um deles, um grupo de participantes aplicou óleo de melaleuca junto com xampu comum por 4 semanas enquanto lavava a cabeça, enquanto o outro grupo usava apenas xampu. Como resultado, os membros do primeiro grupo conseguiram se livrar da caspa por 41%, o segundo - apenas 11%. O óleo de chá tem um efeito antifúngico especial e também é um excelente antisséptico. Mas o mais importante - é um remédio natural real contra a caspa, que não precisa ser pré-preparada.

Para usar misture algumas gotas de óleo com uma única dose de xampu, deixe no cabelo por 10-15 minutos e depois lave com água.

Receita 10. Manjericão

Manjericão tem sido usado em todo o mundo como uma planta medicinal desde os tempos antigos. Ele tem muitos tipos de propriedades medicinais, incluindo a prevenção da ocorrência de caspa. Basil é atraente porque é fácil de encontrar nas prateleiras das lojas e ao mesmo tempo tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Então, como mencionado anteriormente, a caspa é um problema, mas é um problema solucionável. E com a ajuda de ingredientes simples que estão em cada casa, você pode preparar uma ferramenta eficaz para combater esta doença cosmética.

Misture as folhas de manjericão e amalaki em pó, explique essa mistura à consistência da pasta, aplique o produto na pele da parte superior da cabeça e deixe por meia hora, enxágüe com água corrente.

Estas são as receitas mais simples que irão ajudá-lo a decidir como se livrar da caspa. Mas o mais importante, observe sua saúde, seu estado interior, de modo a não criar condições para seu reaparecimento.

Pin
Send
Share
Send