Alopecia

Psicossomática da perda de cabelo: resolução de problemas

Pin
Send
Share
Send

Quanto à psicossomática da perda de cabelo, na maioria das vezes as razões espirituais para esse fenômeno podem ser uma falta de conexão humana com Deus, a falta de espiritualidade. Nosso Sahasrara chakra (na coroa da cabeça) é responsável pela comunicação com Deus. Se o chakra é coberto devido à falta de espiritualidade, isso afeta diretamente o cabelo, o cabelo cai. Quando a conexão com o Superior é restaurada, o funcionamento normal do cabelo é restaurado. Outra causa espiritual desse flagelo pode ser problemas no relacionamento com a mãe.

As causas psicossomáticas da queda de cabelo podem ser:

No nível da alma, a perda de cabelo acarreta uma violação da sensação de segurança de uma pessoa, problemas de comunicação e uma sensação desconfortável de estar no mundo.

Você esteve ou está em um relacionamento com alguém que não permite que você cometa erros. Isso levou ao fato de que você é muito rigoroso consigo mesmo, até mesmo, talvez, punindo a si mesmo (consciente ou inconscientemente) quando não conseguiu agir de maneira que outras pessoas gostem.

Você pode ter um trauma de rejeição. Autoritários, figuras significativas para você, podem ter rejeitado você agora ou de alguma forma foi afetado pela lesão por rejeição recebida na infância.

Você não sente sua importância e necessidade para as pessoas e a sociedade. Você duvida de sua capacidade de se encaixar no ambiente ou na equipe, enquanto espera pela rejeição. Tudo o que você deseja é se sentir seguro, protegido do mundo cruel.

Você procura controlar tudo, mas não pode satisfazer essa necessidade, pois é subjugado por uma pessoa mais autoritária. Você está muitas vezes estressado e preocupado demais. Muitas vezes você gasta toda a sua energia em ansiedade, não em resolver problemas. Você tem medo do fracasso. A preocupação com o fracasso retém muitas de suas ações e manifestações na vida.

O mecanismo da perda de cabelo psicossomática

A psicossomática é uma área médica separada em que é dada especial atenção à relação entre a ocorrência de doenças e o estado da psique humana. Do ponto de vista da psicossomática, os problemas psicológicos, o estresse crônico, a ansiedade e as experiências podem afetar diretamente o curso das doenças somáticas (corporais), incluindo a queda de cabelo. Por que isso está acontecendo?

  1. O sistema nervoso fornece atividades inter-relacionadas de todos os sistemas regulatórios, endócrino, metabólico, respiratório, cardiovascular.
  2. Tanto o ambiente interno quanto o externo afetam o sistema nervoso.
  3. Sob a influência de situações psicologicamente difíceis no corpo, a secreção de hormônios muda.
  4. Os hormônios do estresse são a adrenalina e a norepinefrina, com a liberação dos músculos dos folículos capilares que se contraem muito, espremer e beliscar o cabelo.
  5. Outro hormônio do estresse é o cortisol, que também é produzido no contexto de forte estresse físico e mental.
  6. Uma resposta traço com um aumento no cortisol é um aumento na testosterona e seu metabólito diidrotestosterona, que é a causa androgênica da perda de cabelo.
  7. Nas mulheres, nos momentos de experiências e fortes choques emocionais, a secreção de prolactina pode aumentar, o que também prejudicará o equilíbrio hormonal.
  8. Mudanças na proporção de hormônios sexuais femininos e uma diminuição no estrogênio se manifestam pela perda de cabelos bonitos.

Psicossomática: o que é

A percepção comum de que a causa de qualquer doença é nervos não está tão longe da verdade. A psicossomática estuda a relação dos problemas psicológicos com a saúde física. De acordo com estudos modernos, 75% das doenças que ocorrem em humanos são psicossomáticas e surgem como resultado de ansiedade e nervos. Não é difícil explicar isso: substâncias produzidas pelo sistema nervoso estão em contato direto com o sistema imunológico, afetando seu estado. A doença mental destrói diretamente as defesas do organismo, causando numerosas enfermidades físicas.

A perda de cabelo ou alopecia é um dos principais sinais de transtorno mental. A razão para esse flagelo pode ser conflitos na família ou no trabalho, fadiga, estresse e quaisquer outras emoções negativas. As conseqüências, juntamente com o aparecimento de caspa e seborréia, podem ser uma perda de cabelo mais intensa e até mesmo fios inteiros. Devido à maior emotividade, esta ameaça é mais frequentemente exposta ao mais fraco que o sexo forte: de acordo com as estatísticas, cada terceira mulher tem cabelos problemáticos.

A perda de cabelo é um dos principais sinais de transtorno mental

Por que o cabelo cai devido ao estresse?

Transtornos psicossomáticos podem se manifestar por uma das três razões:

  1. Genes ruins que, suplementados por causas psicológicas, agravam a condição do cabelo,
  2. Estresses diretamente externos: eventos significativos, que causam um forte choque,
  3. Diálogo interno constante que pode ser desencadeado por sentimentos de culpa, conflitos consigo mesmo, complexos, ofensas antigas e outros. Isso é possível, por exemplo, no medo da rejeição que assombra uma pessoa na sociedade. O medo eterno de "fazer algo errado", a incapacidade de resolver o problema leva ao fato de que a maior parte da energia é gasta em ansiedade e não na resolução de problemas existentes. O medo acumulado também pode ser uma consequência da sexualidade incompleta e da situação desarmoniosa na família.

Existem duas condições do sistema nervoso que podem provocar tais conseqüências:

  1. Estresse crônico. Se um estado emocional instável o acompanha por um longo período, isso leva ao mau funcionamento de todos os sistemas do corpo. Como resultado, o cabelo não recebe a quantidade certa de sangue e oxigênio, o que leva a um enfraquecimento. Com depressão clínica prolongada, é possível cessar completamente o crescimento capilar, pois os folículos pilosos que não recebem os nutrientes necessários morrem com o tempo. Restaurar a aparência antiga do cabelo não tem sucesso.
  2. Choques repentinos. Dizer sobre o cabelo, que ficaram em pé - não tal exagero, realmente acontece com uma onda nervosa aguda. Ao mesmo tempo, a contração muscular, devido à qual o cabelo é mantido na cabeça, leva à sua instabilidade. Tocar as mãos ou um pente na cabeça nesse momento pode resultar em perda de cachos. Na ausência de uma recaída após tal choque, o cabelo recuperará totalmente após 3-4 meses.

O estresse crônico é uma das causas da perda de cabelo.

Além disso, com ansiedade nervosa, esse estado também toma conta do corpo, que está em tensão implacável. Devido à posição não natural das costas, pescoço e membros, a circulação sanguínea e os processos metabólicos são perturbados. Uma situação semelhante pode ocorrer com um estilo de vida "sedentário".

Interessante: A doença mental da tricotilomania é caracterizada pela retirada involuntária do próprio cabelo da cabeça. Tal hábito pode envolver causas externas (falta de ferro e cobre no corpo, lesões cranianas) e internas. A doença geralmente é desencadeada por depressão prolongada, ansiedade aumentada ou até mesmo esquizofrenia. Tricotilomania requer tratamento indispensável de um especialista.

Como determinar que a causa da doença - neurose?

Para entrar em contato com um especialista, você precisa saber a causa da doença. Claro, apenas um exame e diagnóstico podem dar uma resposta precisa, mas vários sintomas ainda podem lhe dar uma dica. Você pode suspeitar com confiança da psicossomática se:

  1. O cabelo cai gradualmente durante um longo período, mas a cada dia seu número aumenta gradualmente. Se a alopecia tem outras causas não psicológicas - por exemplo, idade, doença ou uma predisposição genética - ocorre abruptamente, o cabelo fica fino em um curto período de tempo.
  2. Além da perda de cabelo, a qualidade do cabelo está mudando para pior. A cabeça deve ser lavada mais frequentemente do que o habitual, pois o sebo é secretado em grandes quantidades (normalmente, o cabelo deve ficar limpo por dois a três dias). A aparência dos cachos também deixa muito a desejar: a cor desbota, o volume é perdido. Isto é devido a perturbações hormonais, que inevitavelmente implicam depressão prolongada.
  3. A condição piorou não só o cabelo, mas também a pele em todo o corpo, assim como as unhas. São essas três áreas que afetam primariamente os estados neuróticos progressivos. A pele muda de luz, envelhece, muitas vezes é possível observar a queda de pequenas partículas. As unhas tornam-se quebradiças e em camadas.

Pregos em camadas e queda de cabelo - sinais de perda de cabelo psicossomática

Tendo descoberto todos ou a maioria destes sintomas, consulte o seu neurologista ou psicoterapeuta com o seu problema. Isso ajudará a identificar a causa original da doença e a encontrar uma solução para o problema. Você pode não ser capaz de estabelecer independentemente a relação entre o evento que abalou você e seu estado de saúde. Tendo encontrado a origem da doença, você pode mudar seu curso. Mas você não deve recusar o tratamento de um especialista especializado: para se livrar das causas e manifestações da doença, você precisará de observação paralela.

Interessante: Muitas vezes, depois de encontrar esse problema em si mesmo, o paciente começa a sentir um forte medo de perder outro pêlo. Experiências adicionais apenas exacerbam a situação e a calvície continua. É por isso que, quando confrontado com um sintoma, é importante não entrar em pânico, mas iniciar o tratamento imediatamente.

A relação da psicossomática com a perda de cabelo

O fato é que tentar influenciar a pele da cabeça para restaurar o cabelo, nós não tocamos a causa de sua perda em tudo. E a razão para a perda de cabelo está na psicossomática.

O termo psicossomática (do grego Psique alma e corpo soma) refere-se à seção da psicologia médica, estuda a relação psicossomática do estado mental interno de uma pessoa e certas doenças do corpo humano.

Se parafrasearmos a verdade comum "somos o que comemos", então, para muitas doenças, podemos dizer que "nossas doenças são nossa percepção emocional do mundo, isto é, isso é o que pensamos e sentimos".

Nosso estado interior emocional estabelece uma marca indelével na condição física do nosso corpo. E não importa como somos tratados, para que não nos comprometamos, a doença não vai recuar até nós não vamos mudar a nossa visão de mundo interior. E somente alcançando completa harmonia interior consigo mesmo e com o mundo exterior, seremos capazes de superar muitas doenças, mesmo sem tratamento médico.

A perda de cabelo está diretamente relacionada a esses postulados da ciência psicossomática.

Isso é explicado pelo fato de as mulheres serem mais emocionais e sujeitas ao estresse. Um ritmo louco da vida moderna afeta a psique dos jovens. As pessoas mais velhas levam uma vida muito mais medida e calma, e sua psique é mais estável e não é tão influenciada pelo estresse.

De acordo com hipóteses psicossomáticas, existem várias razões para a queda de cabelo:

  1. Estresse severo. Se uma pessoa experimenta uma forte tensão nervosa, isso necessariamente afetará o estado do nosso cabelo. Esta condição pode até ser explicada com a ajuda da medicina tradicional. O fato é que quando nosso corpo experimenta estresse e um forte choque nervoso, o corpo imediatamente inclui funções protetoras: o sangue flui para os órgãos mais suscetíveis ao estresse e o fluxo de sangue de outros órgãos e sistemas para os quais o estresse não ocorre automaticamente. influência negativa Assim, quando a tensão nervosa ocorre, o sangue flui para o coração e flui para fora da pele. O corpo acumula funções protetoras ao corpo mais exposto ao estresse, para evitar conseqüências negativas como ataque cardíaco e derrame, a pele perde oxigênio automaticamente, a circulação sanguínea na pele diminui e a própria pele começa a sofrer e o primeiro sintoma é apenas a queda de cabelo.
  2. Estado constante de ansiedade, medo, incerteza sobre o amanhã, desconfiança ao redor do mundo e das pessoas. Mesmo que uma pessoa não experimente um choque nervoso agudo, mas esteja constantemente em dissonância com o mundo exterior e as pessoas, ela definitivamente aparecerá no estado do cabelo. A incerteza sobre o amanhã, a desconfiança do mundo e das pessoas, leva ao fato de que a pessoa está em um estado de constante estresse "silencioso", que inevitavelmente provoca a queda de cabelo.
  3. Auto-flagelação, falta de autoconfiança, na própria força, falta de complexos também contribui para a perda de cabelo. O estado interno de insatisfação, reivindicações constantes para si mesmo, para o seu interno, leva a uma série de falhas completas e provoca queda de cabelo.

Como prevenir?

Para preservar a beleza e a densidade do seu cabelo, você precisa seguir rigorosamente as dicas e recomendações:

  1. Mudar atitude. É estritamente proibido o autoflagelamento. Ame a si mesmo, porque cada pessoa é única e individual, não se compare com ninguém. Você tem suas virtudes e talentos exclusivos para você. Sinta-se confiante e você certamente terá sucesso. Ame a si mesmo e os outros vão amar você.
  2. Mude sua atitude para o mundo. Você não pode culpar os outros por seus fracassos. Apenas perceba o mundo e as pessoas de uma forma positiva, concentre sua atenção exclusivamente nos méritos das pessoas e nos momentos positivos dos eventos que estão ocorrendo. Olhe para o mundo não através dos óculos escuros, mas através do arco-íris. E o mundo em resposta irá brilhar com todas as cores do arco-íris. E o problema da perda de cabelo vai se resolver.

Se você está sintonizado com o positivo, o mundo e os outros responderão a você da mesma maneira, e seu cabelo brilhará com beleza e saúde.

Louise Hay - fundadora do movimento de autoajuda

Louise Hay é uma famosa escritora americana, autora de mais de 30 livros de psicologia popular, autora da famosa obra-prima “You Can Heal Your Life”.

O livro de Louise Hay, “Você pode curar sua vida” (tradução literal: “Você pode curar sua vida”) foi publicado em 1984, com 110 reimpressões nos EUA. O livro foi traduzido para 30 idiomas e publicado em 33 países do mundo (a circulação acumulada ultrapassou 50.000.000 (cinquenta milhões) de cópias - dados de 2014).

Esta é uma pessoa que, pelo seu exemplo e experiência de vida pessoal, provou o impacto prático de todos os postulados da psicomimética na vida e na saúde humanas.

Um destino difícil e uma série constante de fracassos a perseguiram até até que ela mudou radicalmente seu mundo interior.

A menina nasceu em uma família disfuncional, ela teve que constantemente implorar e morrer de fome, para suportar o espancamento de seu padrasto. Além disso, em sua juventude, ela sofreu um grave trauma psicológico, que acabou se fazendo sentir e resultou em câncer. Apenas mudando radicalmente sua atitude em relação a si mesmo e aos outros, sintonizando uma onda positiva, ela conseguiu alcançar um verdadeiro milagreEla não só foi curada, mas também se tornou uma pessoa bem sucedida e feliz que viveu uma vida longa e feliz. Louise morreu aos 91 anos.

Uma conhecida escritora e psicóloga deu-lhe uma valiosa experiência e recomendações em seus livros.

Doenças psicossomáticas

Muitas vezes, a perda de cabelo, se não houver outras razões objetivas, é uma doença psicossomática e fala de problemas com o estado psicológico da pessoa. As doenças psicossomáticas são doenças que têm manifestações físicas, mas cujas causas estão enraizadas na psique humana. Existem várias hipóteses sobre o surgimento dessas doenças.

O primeiro sugere que as doenças psicossomáticas podem ser causadas pelo estresse causado por traumas psicológicos insuperáveis.

A idéia principal da segunda hipótese é que o estresse é causado pela presença de indivíduos diferentes na mesma direção, mas com forças semelhantes.

A terceira hipótese sugere que a perda de cabelo psicossomática está na depressão causada por conflitos psicológicos não resolvidos.

O motivo é neurose

Naturalmente, a causa da perda de cabelo pode ser muitos fatores que não estão relacionados à psique. A causa exata da doença só descobrirá a passagem da pesquisa. No entanto, a presença da seguinte série de sintomas dá o direito de assumir a natureza psicossomática da doença:

  • Além da perda de cabelo, há uma deterioração geral da pele e das unhas. O aparecimento de sintomas como unhas quebradiças, a aquisição de coloração dolorosa da pele cinzenta, descamação, indica a presença de uma doença psicossomática.
  • O processo gradual de cair. Se a perda de cabelo tem causas que não estão relacionadas com a psique, isso acontece muito rapidamente, mas se houver uma doença psicossomática, a perda de cabelo ocorrerá gradualmente, com um aumento no número de cabelos que caíram por dia.
  • Os cabelos não só caem, mas também se deterioram. Há uma perda de volume, apatia aparece, as glândulas sebáceas começam a trabalhar de forma mais intensiva, como resultado do que há uma necessidade de aumentar a frequência de lavagem da cabeça.

Causas da perda de cabelo: Psychosomatics

Vários fatores podem levar à perda de cabelo psicossomática, no entanto, há várias razões que ocorrem com mais frequência. Primeiro, a exposição a um pouco de estresse pode levar à perda de cabelo, se a pessoa tiver uma predisposição genética. Em segundo lugar, a psicossomática da perda de cabelo está em qualquer evento significativo, choque, resultando em estresse severo. E em terceiro lugar, muitas vezes um estado de conflito interno pode causar problemas psicossomáticos no cabelo. Cabelo começa a cair, se uma pessoa está constantemente envolvida em "samoedenie" Problemas não resolvidos causados, por exemplo, por complexos, sentimentos de culpa ou ressentimento, fazem com que a pessoa esteja em constante estado de estresse. Além disso, tais problemas podem ser causados ​​por tumultos na vida familiar ou sexual.

Hipóteses de Liz Burbo

Muitos psicólogos foram envolvidos e continuam a lidar com o problema de doenças não causadas por fatores físicos, Liz Burbo obteve sucesso particular neste campo. Em seus livros, isso também afeta a perda de cabelo. Psychosomatics Liz Burbo explica este processo, em geral, não contradizendo as alegações dos efeitos do estresse prolongado e choques em uma pessoa. Também a hipótese de Burbo diz que o cabelo é um tipo de condutor de energia cósmica (ou divina) do Universo para a cabeça humana, que simboliza o "eu" interior. Assim, o psicólogo conclui que, se há problemas com o cabelo, isso sugere que uma pessoa perdeu a capacidade de construir sua própria vida por falta de fé na energia divina.

Pessoas que têm tais problemas, Liz Burbo aconselha a ser elas mesmas e lembrar que o mundo material não deve expulsar o espiritual, e também não esquecer de acreditar em sua própria força e ajuda do Universo.

Hipóteses de Louise Hay

Louise Hay, autora de livros de motivação, cujo foco principal é a autoajuda, também estuda as doenças físicas associadas ao estado psicológico. Claro, um dos assuntos de sua pesquisa é a perda de cabelo. Psychosomatics (Louise Hay está convencido disso) desempenha um papel fundamental neste processo. O autor acredita que a queda de cabelo começa a ocorrer devido ao desejo de uma pessoa de ter total controle sobre a situação, bem como devido a uma atitude desconfiada em relação à vida e a uma tensão constante. Como solução para este problema, ela aconselha o uso de afirmações. Uma pessoa que quer ser curada de sua doença precisa substituir suas visões negativas sobre a idéia de que ele confia no mundo, que ele está completamente seguro, e também lembrar de amar a si mesmo.

A restauração capilar é um processo muito importante, pois os problemas com a aparência, que começaram devido à perda de cabelo, também podem agravar o estado psicológico. A psicossomática da queda de cabelo está diretamente relacionada à autoconsciência de uma pessoa.

Ao tratar cabelos, você deve usar xampus e máscaras especiais, que são vendidos em lojas especializadas. Você também precisa adicionar à dieta alimentos que contenham vitaminas A, grupos B, D, E. Todos os dias, você precisa fazer uma massagem na cabeça e pescoço para melhorar o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos. E, claro, como a doença é de natureza psicossomática, é necessário livrar-se da causa do estresse ou, se o choque for único, evitar novos problemas. Dependendo da situação, vale a pena entrar em contato com um psicólogo. Um corte de cabelo também pode ajudar, muitos especialistas acreditam que se livrar do cabelo velho ajudará a deixar um fardo de experiências no passado. Além disso, este procedimento e o nível físico são úteis para cabelos danificados.

Prevenção

Psicossomática para perda de cabelo é bastante problemática, portanto, para evitar tais problemas, você deve cuidar da prevenção.

O principal evento para a prevenção desta doença é trabalhar em seu estado psicológico. Vários exercícios físicos também podem ajudar. Eles aumentam o fluxo sanguíneo para todos os órgãos e também causam um aumento nas endorfinas, o que tem um bom efeito no estado psicológico. Este é um ponto importante, porque muitas vezes a psicossomática da queda de cabelo está associada à falta de alegria na vida.

A causa da alopecia é estresse

A relação entre psicossomática e calvície é vista nos seguintes pontos:

  • Níveis elevados de cortisol retardam os processos metabólicos do corpo, o sistema imunológico perde sua força e o corpo começa a reabastecer as substâncias necessárias das unhas e dos cabelos.
  • O estresse provoca momentos de falta de oxigênio. Particularmente afetadas são as células dos folículos pilosos. Como resultado, o processo de crescimento de novos cabelos é bloqueado.
  • Depressão e colapsos nervosos ativam o processo de perda de cabelo, retardam o crescimento de novos folículos pilosos. Como resultado, a calvície se desenvolve.
  • Um desequilíbrio hormonal desencadeado por distúrbios nervosos pode causar avitaminose. A falta de vitaminas afeta a condição do cabelo. Perdem nitidamente seu brilho e força, caem rapidamente, crescem lentamente.

Diagnóstico

A resposta exata, se a psicossomática é a causa da perda de cabelo, pode ser dada por um especialista com base nas pesquisas. Mas Há uma série de sintomas, cujo desenvolvimento liga alopecia e distúrbios psicoemocionais:

  • O processo de perda de cabelo se desenvolve gradualmente. Se a calvície provocou não stress ou tensão nervosa, mas doenças, então o cabelo dilui-se muito rapidamente.
  • A estrutura, aparência de cabelo muda. Juntamente com a alopecia, desenvolve-se o processo de secreção excessiva de sebo. O cabelo rapidamente cresce o volume gordo, monótono, perdido e elasticidade. Tais sintomas são causados ​​por perturbações hormonais no corpo, desencadeadas por depressão prolongada.
  • A condição de não só cabelo, mas também tegumentos, prega piora. No contexto de problemas progressivos do sistema nervoso, a pele modifica-se a sua sombra, rapidamente envelhece, as unhas esfoliam-se, quebram-se, o cabelo começa a cair abruptamente.

É importante! Tendo encontrado pelo menos um dos sintomas acima, é necessário consultar um psicoterapeuta (ou neuropatologista) o mais rápido possível, que determinará a verdadeira causa da alopecia e indicará o curso necessário da terapia médica.

Alopecia Treatment

O tratamento da alopecia, desencadeada por distúrbios nervosos, inclui um conjunto de medidas. Seu objetivo principal é estabilizar o fundo emocional do paciente.

De acordo com os resultados dos exames, o paciente é mostrado:

  • tomar sedativos e antidepressivos,
  • tomando complexos vitamínicos
  • fisioterapia, melhorando a circulação sanguínea dos tecidos da cabeça (mesoterapia),
  • uso de xampus e loções medicamentosos
  • aplicar máscaras, preparadas de acordo com receitas populares,
  • massagem na cabeça.

Depois de consultar um psicólogo, o paciente pode ser oferecido várias opções de técnicas que ajudam a restaurar o fundo psico-emocional e eliminar o problema da calvície.

Os métodos mais eficazes são:

  • hipnose
  • Terapia de Geshtald
  • bodynamics,
  • terapia comportamental cognitiva.

No processo de tratamento da alopecia causada por depressão e estresse, atenção especial deve ser dada à dieta. Na hora do tratamento as dietas têm de esquecer-se. Apenas preenchendo a falta de substâncias necessárias e oligoelementos, você pode restaurar rapidamente a espessura do cabelo. A lista de produtos obrigatórios inclui: produtos lácteos, óleo de peixe e frutos do mar, carnes magras, legumes e frutas, saladas, pão integral, cogumelos.

Trabalhar em si mesmo ajudará a interromper o processo de perda de cabelo e evitar a recorrência de alopecia no futuro., a formação de tolerância ao estresse - yoga, exercícios regulares.

Recuperar-se depois de sofrer um choque nervoso ajudará a viajar ou simplesmente caminhar ao ar livre.

Técnica Louise Hay

Figura pública, escritora Louise Hey - autora de literatura motivacional mais vendida. Concentrando-se em sua própria experiência, Louise desenvolveu um método único de tratamento de doenças provocadas por trauma psicológico e distúrbios nervosos.

É na psicossomática, segundo o autor, que reside a raiz de todos os problemas. Auto-ajuda é a regra principal, após a qual você pode eliminar qualquer doença e suspender o processo patológico.

O processo ativo de perda de cabelo em mulheres e homens, Louise também se associa com trauma psicológico. Estresse, ansiedade, medo, um desejo irresistível de controlar todos, a desconfiança de todo o mundo provoca um processo de careca. Para curar a alopecia, de acordo com Louise, você pode deixar de lado a situação, aprender a controlar sua raiva e sentir-se calmo e seguro, confiante no futuro.

Somente substituindo pensamentos negativos por pensamentos positivos, pode-se alcançar a harmonia consigo mesmo e eliminar o problema existente de doença física.

Vídeos úteis

Tricologista sobre as causas da queda de cabelo.

Primeiros socorros para queda de cabelo.

Conseqüências do estresse do cabelo

A sobrecarga do sistema nervoso e o estresse podem ser acompanhados por sentimentos, explosões repentinas de raiva e raiva, sudorese e nervosismo. Tais surtos hormonais afetam diretamente o estado de todo o organismo, o metabolismo.

  • Com um aumento do nível de cortisol, os processos metabólicos diminuem, a síntese de novas células e colágeno é retardada, o sistema imunológico torna-se vulnerável e o corpo tenta obter nutrientes das unhas e cabelos.
  • Situações estressantes provocam momentos periódicos de privação de oxigênio das células de todo o organismo, incluindo os folículos pilosos. Como resultado, o crescimento de novos cabelos de folículos mortos desacelera.
  • O estresse crônico afeta o ciclo de crescimento do cabelo. Como resultado de explosões hormonais, os folículos pilosos “congelam” na fase telógena, quando normalmente, depois que uma raiz cai, um novo cabelo deve ser formado sem um atraso no tempo.
  • Assim, no contexto de stress constante, a perda de cabelo aumenta, enquanto o processo de crescimento é extremamente lento.
  • Quando o desequilíbrio hormonal aparece deficiência de vitamina, que, antes de tudo, afeta a condição do cabelo. Perdem seu brilho e força, tornam-se frágeis, sem brilho, rapidamente se soltam e crescem lentamente.

Efeito da neurose

Na vida moderna, ninguém está imune a momentos estressantes no trabalho, na escola ou na vida familiar. Se tais situações não acontecem com freqüência, os problemas de saúde podem ser evitados, proporcionando ao corpo o descanso necessário. Caso contrário, o risco de distúrbio neurótico é extremamente alto. O que é neurose perigosa?

  • Sobrecargas emocionais e mentais constantes também afetam grandemente a saúde física de uma pessoa.
  • Ansiedade, medo, ataques de pânico - isso é apenas metade do problema. Quando a psiconeurose desenvolve síndrome asthenic - há uma fadiga mental e física forte, esgotamento do corpo.
  • Deficiência de vitamina e falta de minerais, nutrientes refletiram rapidamente sobre a condição do cabelo, sua fragilidade e perda.

  • Alterações hormonais hormonais aumentam consideravelmente a secreção de hormônios do estresse, o que também desencadeia um processo indesejável de perda de cabelo.
  • O distúrbio neurótico tem tendência a um curso crônico, que nem sempre é possível curar sem assistência médica. A este respeito, você pode salvar sua saúde apenas a tempo contatando um especialista, psicoterapeuta, neuropatologista ou psicólogo.

Tipos de transtornos psicossomáticos

Os distúrbios psicossomáticos são muito diversos em suas manifestações. Mas os especialistas conseguiram formar três grupos principais deles:

  1. Conversão Desenvolva-se muitas vezes no contexto da rejeição categórica de si mesmo ou da situação atual da vida. Normalmente, as pessoas que acham difícil tomar decisões responsáveis ​​e estão sujeitas a influências externas caem nessa armadilha. Manifestando sintomas semelhantes a doenças graves, mas em estudos de laboratório, o suposto diagnóstico não encontra confirmação objetiva.
  2. Somatizarona Quando uma lesão mental ou estresse severo realmente "atinge" diretamente por razões de saúde, ofuscando o componente neurológico do problema. A maioria das vezes se manifesta por ataques de pânico, medo da morte, perda súbita de peso, falta completa de apetite, perda de cabelo ativa, desmaios sem causa e distúrbios do ritmo cardíaco.
  3. Psicosomatose. Doenças graves que são provocadas por fatores psicogênicos. Eles já podem ser diagnosticados com precisão, mas muitas vezes até mesmo o tratamento mais avançado falha até que as causas neurológicas sejam removidas. Os mais comuns são hipertensão, oncologia, alopecia difusa, neurodermatite, asma brônquica, artrite reumatóide, diabetes, isquemia do coração ou vasos.

O principal problema é que é quase impossível detectar esses distúrbios sozinhos e menos ainda curar. Mesmo que você consulte um dermatologista e um trichologista - esses médicos também não podem sempre assumir imediatamente a psicopatologia da alopecia. Afinal, muitas vezes em público, tentamos o nosso melhor para fingir que tudo está em ordem.

Geralmente, essa ideia surge apenas quando os métodos tradicionais de tratamento da calvície não dão resultados significativos. Mas nesta fase muitas vezes já se gastou muito dinheiro extra e, mais importante, perdeu-se tempo para o qual o distúrbio psicossomático pode progredir.

Portanto, se lhe parece que sua vida se transformou em uma raça sólida com obstáculos, pelo menos, informe um especialista sobre isso.

Sinais de estresse severo

Mas não importa o quanto uma pessoa se esconda atrás de uma máscara de felicidade e serenidade, em um exame mais detalhado, pode-se encontrar sintomas característicos de estresse e nervosismo. O fato de que na vida de um indivíduo não veio o melhor período, sempre revela seu corpo:

  • a postura muda: os ombros e a cabeça são rebaixados, o olhar é frequentemente direcionado para o chão, e não para o interlocutor,
  • a marcha se torna mais difícil, embaralhada, como um senil,
  • as rugas mímicas se aprofundam e as pequenas se tornam muito mais visíveis,
  • a respiração é freqüente e intermitente, superficial, alternando com suspiros profundos,
  • uma pessoa adota poses "fechadas": braços e pernas cruzados, o corpo todo é como uma mola comprimida,
  • aparecem movimentos nervosos e repetitivos: coçar, contrair-se, balançar, muitas vezes incontrolável.

Muitas vezes as pessoas não percebem essa mudança, até que elas começam a chamar a atenção dos outros. Mas mesmo assim a reação negativa é característica de nós. É mais fácil aceitar a ideia de que as pessoas criaram tudo isso do que aceitar que a situação está ficando fora de controle e que você realmente precisa de ajuda especializada.

Sintomas e Terapia

E durante o tempo em que você tenta convencer a si mesmo e aos seus entes queridos que tudo está em ordem, o transtorno mental progride com confiança e começa a levar a perturbações no corpo físico. As mudanças negativas são imediatamente refletidas na aparência: aparecem hematomas e bolsas sob os olhos, as rugas se aprofundam, a pele piora, o cabelo fica opaco e começa a cair.

Alarmes

Se a cabeça do cabelo começou a se diluir rapidamente devido a um estresse severo ou após um evento traumático, é melhor ir imediatamente a um neurologista. Isso ajudará a parar rapidamente a alopecia e impedirá o desenvolvimento de doenças psicossomáticas graves.

Mas o estresse crônico tornou-se tão familiar a muitos que eles nem percebem, considerando-o a norma diária.

Contudo, os psychosomatics da calvície ainda se manifestam sinais bastante claramente expressos:

  1. Aumento gradual da intensidade da alopecia. Inicialmente, as perdas diárias apenas excedem ligeiramente a norma de 100-150 cabelos por dia. Mas à medida que a situação piora na cabeça, pontos calvos característicos de alopecia difusa começam a se formar, o que pode se transformar em uma careca completa se não for tratada. Se você começar a notar que todos os dias há mais e mais pêlos no pente - controlar o processo e não apertar demais com uma visita ao médico.
  2. Hiperatividade das glândulas sebáceas. Cabelo saudável não precisa de lavagem diária. Eles são cobertos com uma fina camada de gordura produzida pelas glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo. Ele protege o cabelo da perda de umidade e os efeitos nocivos do meio ambiente e dá-lhes um belo brilho natural. O estresse leva a mudanças hormonais dramáticas, resultando em hiperatividade das glândulas sebáceas. As raízes rapidamente engordam, a cabeça parece desarrumada e o cabelo fica pendurado como pingentes de gelo sujos dentro de poucas horas após a lavagem.
  3. Deterioração de cabelos e unhas. Os estados de estresse são freqüentemente acompanhados por espasmos de pequenos vasos e capilares. Isto leva a uma deterioração geral na circulação sanguínea, o que significa que as células localizadas na periferia não recebem nutrição suficiente. Isso afeta imediatamente a condição do cabelo e das unhas: elas perdem sua elasticidade, tornam-se frágeis, as unhas são estratificadas, elas podem se soltar no cabelo nas próprias raízes. O couro cabeludo começa a descascar, caspa, coceira e focos de irritação aparecem, que podem ser infectados quando penteados.

Se pelo menos dois dos três sinais listados acima estiverem presentes ao mesmo tempo, a probabilidade de que a psicossomática tenha provocado a calvície é muito alta, e é melhor não atrasar o tratamento.

Regime de tratamento

Não há e não pode ser um regime de tratamento único para transtornos psicossomáticos. Mas é definitivamente necessário começar com a consulta de um psicólogo ou um neuropatologista. Após o exame, ficará claro por quanto tempo e em que estágio de estresse o paciente está, o que desencadeou o desenvolvimento da neurose e se será possível enfrentá-lo conservadoramente.

Em situações muito negligenciadas, pode ser necessário colocar especialistas sob constante vigilância e tratamento médico sério.

O tratamento de neuroses e desordens psicossomáticas deve ser abrangente e destinado principalmente a melhorar o estado mental dos pacientes. Pode incluir:

  • Electrosleep Método de tratamento de fisioterapia que ajuda a normalizar o sono, alivia o estresse e estimula a circulação cerebral. Durante o resto, os eletrodos são conectados aos pontos biologicamente ativos na cabeça do paciente, aos quais uma corrente fraca é aplicada. O curso do tratamento 10-15 procedimentos realizados a cada dois dias.
  • Hipnose Às vezes, a única maneira de lidar com o transtorno obsessivo-compulsivo é a hipnoterapia. Durante a sessão, o especialista substitui as atitudes mentais destrutivas pelas criativas, e o trabalho de todo o organismo é gradualmente normalizado. Às vezes, 1-2 sessões de hipnose são suficientes para começar a melhorar rapidamente. Mas cerca de 10 a 20% das pessoas não podem mergulhar em um transe hipnótico.
  • Autotreinamento. Pode ser considerado uma das variedades de auto-hipnose. Essa é uma técnica de alívio psicológico, que consiste na auto-sugestão de atitudes positivas e afirmativas à vida para si mesmo. Por repetidas repetições significativas, elas estão embutidas no subconsciente e afastam as negativas.
  • Terapia de Regressão. Às vezes, as raízes de um problema mental estão tão escondidas no subconsciente que uma pessoa nem se lembra de onde tudo começou. Nesse caso, o especialista em regressão a conduz lentamente na escala da vida, do momento presente até o momento em que o problema surgiu. E quando a fonte é encontrada, medidas efetivas são tomadas para eliminá-la.
  • Arteterapia. Esse ramo relativamente novo da psicologia está evoluindo rapidamente e se tornando cada vez mais popular. Ele permite que você mude o estado mental de uma pessoa através de sua imersão em um processo criativo ativo. E a escolha de técnicas e ferramentas é enorme. A cura pode ocorrer através do tipo de criatividade que está mais próxima do paciente: desenhar, tocar música, dançar, brincar com areia ou escrever um conto de fadas.

Útil para melhorar o estado geral e exercício moderado regular. Particularmente afetar positivamente a psique e aliviar rapidamente o estresse de nadar com golfinhos e hipoterapia. A comunicação com os animais contribui para a obtenção de equilíbrio interno e simplesmente traz uma explosão de emoções positivas.

Medicina alternativa

Há muito tempo ele está interessado na questão de como a queda de cabelo provoca a psicossomática e o que pode ser feito a respeito pelos principais especialistas que trabalham principalmente no campo da medicina alternativa.

Os médicos chegaram à conclusão de que uma pessoa é capaz de lidar com o problema de forma independente, alterando as configurações internas e todo o modo de vida.

Aqui estão algumas recomendações e técnicas oferecidas por curandeiros famosos:

  1. Louise Hay Desenvolveu todo um sistema, que reuniu em uma extensa tabela, claramente correlacionando manifestações somáticas com configurações internas negativas. De acordo com sua visão de mundo, as pessoas estão começando a perder o cabelo, tentando ganhar controle total sobre a vida e com desconfiança em relação a si mesmas e ao ambiente. Você pode resolver o problema pronunciando regularmente afirmações que ajudam a acalmar e trazer de volta o amor por si e pelo mundo.
  2. Liz Burbo. Ele não se cansa de repetir que o homem é em primeiro lugar um ser espiritual. E sua conexão com o mundo divino ocorre, inclusive através da captura de energia pelos cabelos. Com a desconfiança do mundo e a negação do começo divino, esta conexão é perdida, e o cabelo da antena começa a cair como inútil. A única maneira de manter a cabeça do cabelo é reconhecer a primazia do começo espiritual e harmonizar seu relacionamento com o mundo através do amor e boas ações.
  3. Sinelnikov. Este famoso médico acredita que o medo é a principal causa da calvície. Não é de admirar que eles dizem que de seus cabelos estão em pé. Micromusculos, levantando os cabelos, são reduzidos, apertar os bulbos e as raízes não recebem nutrição suficiente. Com o tempo, eles enfraquecem e o cabelo cai. Além disso, pode provocar alopecia como um medo súbito muito forte e ansiedade constante. Para combater isso, ele oferece atitudes que afirmam a vida e técnicas de relaxamento.

Perfeitamente ajuda a lidar com os problemas psicológicos das práticas orientais: yoga e meditação. Eles também contribuem para a melhoria da imunidade, a remoção de grampos musculares, retardando o processo de envelhecimento e acelerando a regeneração de células e tecidos.

É melhor começar a praticar sob a supervisão de um especialista, e então você pode fazer os exercícios sozinho em casa.

O Yoga ajuda não apenas a curar completamente da alopecia e outras manifestações da psicossomática, mas também a trazer-se para uma grande forma física. Ela não tem restrições de idade e contra-indicações - até mesmo suas pessoas com doenças crônicas e mulheres grávidas podem se envolver em algumas de suas espécies (claro, sob a supervisão de um instrutor).

Cuidado extra

Mas a psicologia não supera a alopecia sozinha. Ao mesmo tempo, é necessário prestar cuidados cuidadosos aos cabelos, não apenas do lado de fora, mas também do lado de dentro.

Tente aderir às seguintes recomendações de especialistas:

  • Enriquecer a dieta com frutas e legumes frescos, regularmente comer variedades alimentares de carne e peixe, frutos do mar, cereais, produtos lácteos,
  • Todas as noites, faça uma massagem na cabeça, melhor com óleos essenciais de alecrim, canela, cravo, ylang-ylang,
  • estragar o cabelo com máscaras: receitas profissionais ou caseiras com óleos naturais, vitaminas, extratos de ervas,
  • use apenas xampus e bálsamos delicados para cabelos secos, danificados e enfraquecidos,
  • se o cabelo for muito comprido e as raízes enfraquecerem, é melhor cortá-lo - muitas vezes, um corte de cabelo curto evita a calvície total.

As mesmas medidas preventivas ajudam perfeitamente na alopecia androgenética, à qual os homens são mais suscetíveis. Mas no corpo feminino devido à ruptura hormonal pode aumentar os níveis de testosterona. É lógico suspeitar da natureza androgênica da calvície se uma mulher de repente começasse a crescer gavinhas, se tornasse uma voz mais baixa e parecesse irregular durante o ciclo menstrual. Isso também é uma manifestação da psicossomática, mas o tratamento geralmente requer o uso de drogas contendo hormônios, que só podem ser prescritos por um médico.

Efeitos negativos da depressão

A depressão é um transtorno mental em que o pensamento é perturbado, o humor é reduzido e a inibição motora aparece. Muitas vezes, o distúrbio ocorre no contexto de doenças do sistema endócrino, após forte turbulência emocional. Quais são os efeitos da depressão?

  • Fadiga crônica devido a ritmos perturbados de sono e vigília, falta de descanso adequado.
  • Uma superabundância de hormônios do estresse provoca exaustão do sistema imunológico, o corpo se torna suscetível a infecções.
  • Perda de apetite, má nutrição e estresse causam avitaminose, ingestão insuficiente de nutrientes.
  • Perda de cabelo, unhas quebradiças - uma manifestação freqüente de exaustão.
  • O surgimento da tricotilomania no contexto do distúrbio neurótico, em que, em momentos de intensa experiência ou medo, os pacientes puxam os cabelos de maneira independente.

Como entender que cair é psicossomático

As doenças psicossomáticas resultam da interação de fatores psicológicos e fisiológicos. A perda de cabelo pode ser o resultado de muitas doenças, distúrbios metabólicos de hormônios ou vitaminas, o resultado de envenenamento por drogas ou o uso de cosméticos de baixa qualidade.

Como estabelecer a causa de uma doença desagradável?

  1. Consulte o seu médico e descreva detalhadamente toda a situação, sintomas e queixas.
  2. Se os últimos meses da sua vida foram muitas experiências e stress, pode ser a causa da perda de cabelo.
  3. Doenças adiadas, cirurgias, medicamentos também podem trazer mudanças negativas.
  4. Se você tem um período emocionalmente difícil em sua vida, não deve lutar contra o problema sozinho. O psiconeurologista ou psicoterapeuta ajudará a resolver todos os problemas.
  5. Um médico, um dermatologista ou um trichologista ajudarão você a elaborar um plano de exames competente, cujos resultados podem ser usados ​​para determinar a causa do desequilíbrio de hormônios ou outras substâncias.
  6. Uma abordagem integrada ajudará a identificar a verdadeira causa da perda de cabelo e proceder ao tratamento correto.

Terapia depende da causa da doença. A psicossomática deste distúrbio pode ser o resultado de sobrecarga e depleção do sistema nervoso. Lidar com o estresse constante ajudará algumas regras simples:

  • Descanso total, sono noturno de 7 a 8 horas.
  • Nutrição equilibrada, ingestão de vitaminas e tônicos.
  • As principais formas de manter o sistema nervoso: vitaminas do grupo B no complexo, preparações à base de B12, B5, B2, B6, ácido ascórbico, magnésio, zinco.
  • Quando a anemia requer medicamentos de correção com um alto teor de ferro, ácido fólico. Mas apenas como prescrito por um médico.
  • Com problemas de sono ou adormecer, ervas remédios, valeriana, motherwort, complexos com lúpulo, hortelã são mostrados.
  • Preparações especiais para restauração capilar com queratina, aminoácidos.
  • Óleos e cosméticos à base de ervas e extratos vegetais ajudarão a eliminar a fragilidade dos cabelos danificados e fracos.

Se o estresse crônico tiver causado transtorno neurótico ou depressão, não se envolva em automedicação. Medicação, neste caso, deve ser prescrito apenas pelo médico assistente.

Em casos de desequilíbrio hormonal, a correção com drogas e hormônios também deve ser indicada pelo endocrinologista com base em análises.

Uma dieta completa e equilibrada é a base da saúde. Queda de cabelo, fragilidade e fragilidade podem ser uma manifestação da falta de uma ou mais vitaminas, minerais, gorduras benéficas e proteínas no corpo. Você pode preencher a falta de elementos nutricionais e benéficos seguindo uma dieta simples:

  1. As refeições devem ser fracionadas, regulares, pelo menos 3 refeições por dia.
  2. Razão ideal: até 50% de carboidratos, cerca de 30% de proteína e 30% de gordura por dia.
  3. Hidratos de carbono complexos úteis, cereais, cereais. Doces devem ser limitados.
  4. Proteína alimentar deve estar presente na dieta todos os dias, carnes magras, aves, peixes, ovos e laticínios.
  5. As gorduras ômega 3, 6 e 9 mais úteis são encontradas em peixes marinhos, óleos não refinados, nozes e sementes.
  6. Especialmente útil vegetal, azeite, linhaça e milho. Recomenda-se adicionar 1-2 colheres de sopa por dia a refeições prontas.
  7. Todas as frutas e vegetais da estação, saladas e verduras são úteis para cabelos saudáveis.
  8. O balanço hídrico é importante - 1,5 litro de água pura ou mineral por dia.

Métodos psicológicos

Lidar com estresse constante e sobrecarga emocional nem sempre é possível por conta própria. A melhor solução, neste caso, é entrar em contato com um especialista.

  1. Um psicólogo ou psicólogo ajudará na conversa para identificar a causa principal do problema principal, encontrar a melhor abordagem e solução para os problemas da vida.
  2. Não há problemas que não possam ser resolvidos. A medicina moderna tem feito grandes progressos, métodos psicológicos especiais tornam possível identificar fatores traumáticos e encontrar maneiras de resolvê-los.
  3. Além da medicação, distúrbios neuróticos, neurose e depressão podem ser curados pela psicoterapia.
  4. Conversas com o médico em um ambiente descontraído e condições confortáveis ​​ajudarão a encontrar a principal causa de estresse e experiências.
  5. A base da recuperação do sistema nervoso é repouso, relaxamento, recuperação do exercício moderado, correção do trabalho e repouso.

Conclusão

A perda de cabelo contra o pano de fundo de uma forte sobrecarga psico-emocional e estresse não é incomum. Você pode evitar violações desagradáveis ​​observando medidas preventivas. No caso dos primeiros sintomas, você pode parar a perda de cabelo com a ajuda de drogas e métodos psicológicos, com mais detalhes sobre o que o médico assistente - o tricólogo dirá.

Como restaurar o cabelo depois de um choque nervoso?

Além da observação de um especialista e do uso de medicamentos prescritos, não devemos esquecer o autocuidado para o cabelo:

  1. Vitaminas A, grupos B, D, E são extremamente úteis para o cabelo.Use alimentos com seu alto teor, muitas vezes, ou levá-los sob a forma de drogas.

Alimentos ricos em vitaminas E, A, B, D

Um exemplo de remédio fácil de preparar em casa:

O azeite é uma ajuda para a perda de cabelo.

  1. A máscara mais simples é o azeite. Você pode até mesmo fazer sem aditivos: basta aquecer um quarto de xícara em um banho de água e esfregar cuidadosamente no cabelo. O método pode ser usado, inclusive para prevenção. O tempo de espera não é limitado - a melhor opção seria deixar o óleo para a noite.
  2. Esfregue o alho e a cebola e misture o mingau resultante. Aplique a máscara na cabeça e segure por uma hora, depois lave da maneira usual. Se possível, o cabelo é melhor enxaguar com uma decocção de camomila.
  3. Uma excelente ferramenta para fortalecer o cabelo - henna. Se o henna e o basma comuns não forem adequados para você, use incolor. Para o melhor efeito, misture com kefir, a densidade de massa deve se assemelhar a creme azedo. Mantenha esta máscara por meia hora.

É importante! Para a duração de cada máscara, é necessário cobrir a cabeça com um filme (por exemplo, com um saco) e envolvê-lo com uma toalha quente no topo.

Dieta para perda de cabelo psicossomática

Quando a alopecia é melhor esquecer temporariamente sobre dietas destinadas a perder peso. Privando-se de calorias extras, você simultaneamente bloqueia o caminho de muitos nutrientes em seu corpo. Eles são necessários para terminar rapidamente o período de reabilitação. A maior quantidade de vitaminas contém vegetais, frutas, óleos, ovos, peixe gordo, fígado de animais.

Produtos saturados com ácidos graxos ômega-3

Além de vitaminas, ácidos graxos ômega-3, normalizando a condição do couro cabeludo e proteínas, são necessários para combater a calvície. Este é o material de construção em que seu cabelo é baseado e que é indispensável para sua restauração. Com a falta de proteína, o corpo automaticamente deixa de enviá-lo para o cabelo, a fim de acumular reservas para outros órgãos vitais.

É aconselhável cumprir a taxa de consumo diário de cada elemento:

Pin
Send
Share
Send