Alopecia

O cabelo pode cair devido a doenças da tireóide?

Pin
Send
Share
Send

A tireóide e a perda de cabelo estão inter-relacionadas.

Afinal, esse corpo está envolvido na síntese de muitos grupos hormonais responsáveis ​​pela atividade do sistema imunológico.

E o mesmo hormônio da tireóide também afeta a beleza da pele, muitos processos metabólicos no nível intercelular.

Quais doenças da glândula tireoide podem causar alopecia e o que acontece no corpo neste momento?

Tireóide e perda de cabelo: qual é o relacionamento?

Condicionalmente, disfunções na glândula tireóide são classificadas em termos gerais no hipotireoidismo.. Este aumento em seu volume, produzindo hormônios demais ou insuficientes. Os mais importantes em termos do desenvolvimento da alopecia são TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 (tiroxina livre).

Eles são responsáveis ​​pelo trabalho do sistema imunológico. O primeiro é regular os processos metabólicos e o T4 contribui para a produção de energia limpa a partir da gordura. Por conseguinte, em violação da concentração da falha total do corpo. Como mostra a prática, as mulheres terão consequências mais visíveis.

Total, qual é o papel dos hormônios tireoidianos no desenvolvimento da alopecia?

Com seu baixo nível ou com excesso, a assimilação de micronutrientes e o metabolismo no nível celular estão comprometidos..

Folículos pilosos não possuem minerais, a melatonina, que afeta de forma abrangente a atividade de todo o organismo.

A alopecia é apenas uma das consequências.

As seguintes doenças podem levar à perda de cabelo:

  • hipotireoidismo
  • tireotoxicose,
  • doença do bócio
  • processos auto-imunes (por exemplo, lúpus).

Diagnóstico

A opção diagnóstica mais precisa é um teste de concentração hormonal.. É realizado tomando uma amostra de sangue de uma veia e depois estudando-a com marcadores especiais.

Como regra geral, a análise também examina a concentração de hormônios sexuais (nas mulheres ela é regulada pelos ovários, nos homens - pela próstata), a fim de estabelecer exatamente o que é a glândula tireoide.

A análise em si é bastante cara (cerca de 1000 rublos), mas permite determinar com precisão a concentração do hormônio. Qual é a razão pela qual o médico pode indicar suspeita na glândula tireóide?

Por via de regra, com as suas doenças, um aumento ou uma redução aguda no peso corporal, uma redução na função imune, a palidez da pele e a fragilidade do cabelo observam-se. Tudo isso indica problemas no trato digestivo ou um mau funcionamento do sistema endócrino. No futuro, o médico prescreve um ultrassom, e esse estudo já permite identificar inflamação ou aumento da tireoide (em comparação com a norma).

Qual médico entrar em contato? Primeiro - ao dermatologista, e ele enviará ao trichologista. É ele quem trata a alopecia de todos os tipos.

A perda de cabelo em caso de doença da tiróide é curável Se, de acordo com os resultados do diagnóstico, o médico fizer um diagnóstico, então A base do tratamento da calvície é a otimização da funcionalidade da glândula tireóide.

Essas drogas incluem, por exemplo:

  • propitsil. Regula a produção de TSH, mas tem vários efeitos colaterais. Em particular, é a inflamação das articulações e erupções cutâneas. Mas age muito rapidamente, por isso é usado principalmente antes da operação na glândula tireóide (se um tumor foi detectado nele, por exemplo),
  • carbimazole. Reduz a concentração de tirosina, pois impede o processo de assimilação do iodo (sua clivagem e o processo de síntese subseqüente na glândula tireóide). Pode causar náusea, dor de cabeça, erupções cutâneas. Completamente efeitos colaterais desaparecem 8 semanas após o final do curso do tratamento,
  • tiamazol Também inibe a síntese de hormônios da tireóide. Pode provocar um agravamento das reações alérgicas devido à liberação de grandes volumes de histamina. Usado principalmente antes da cirurgia.

E muitas vezes, a única opção de tratamento possível para a doença da tiróide é a cirurgiaque envolve a remoção de tecido crescido demais.

É alopecia que é sempre eliminada com terapia complexa. Ou seja, o médico também recomendará uma visita à sala de fisioterapia (efeito de pulso no couro cabeludo), acupressão, mesoterapia (microinjeções com coquetéis nutritivos).

A maioria desses procedimentos não tem efeitos colaterais e são projetados para melhorar o corpo do paciente, normalizar os processos metabólicos. Além disso, certifique-se de parar de fumar e abusar do álcool. Isso é algo que pode afetar drasticamente a atividade do sistema endócrino.

Curso de tratamento

Com a perda de cabelo devido à glândula tireóide, o curso de tratamento para cada paciente é selecionado individualmente.

Se a cirurgia foi realizada, a reabilitação pode levar vários meses.

Mas se você tomar apenas as drogas que regulam a produção de hormônios, então algumas semanas são suficientes.

No futuro, os médicos recomendam a cada 3-4 meses para retomar os testes (durante o ano) para monitorar o estado de saúde..

Mesmo se a glândula tireóide foi capaz de "trazer de volta ao normal", recomenda-se ainda a reconsiderar radicalmente a sua dieta e incluir alimentos que contenham grandes quantidades de vitaminas A e D, bem como zinco e ferro. Estes são os ingredientes que são importantes para o cabelo e couro cabeludo saudáveis.

O paciente irá notar um resultado positivo do tratamento prescrito em literalmente 1-2 semanas após o início da medicação. Tanto tempo é necessário para normalizar o nível dos hormônios TSH e T4. O efeito máximo será perceptível após vários meses, quando todos os folículos enfraquecidos restauram sua funcionalidade..

No total, a glândula tireoide e a queda de cabelo estão intimamente inter-relacionadas, que é o desenvolvimento da alopecia. Na maioria das vezes, provoca precisamente sua forma focal (nas mulheres). Assim, a nomeação de uma análise de hormônios por um tricologista não é um erro, mas um método diagnóstico real.

Interconexão

A glândula tireóide sintetiza vários hormônios que participam do trabalho de todos os sistemas internos. A disfunção deste órgão causa disfunções graves, incluindo o metabolismo.

A glândula tireóide sintetiza a produção dos seguintes hormônios:

  • Tireóide contendo iodo (tiroxina, triiodotironina). Esses hormônios estão envolvidos no processo responsável pela produção de melanina, através da qual o cabelo obtém sua cor.
  • Calcitonina. Regula o nível de cálcio e fósforo no sangue. A concentração do hormônio calcitonina em mulheres grávidas excede os valores permitidos, enquanto a condição da mulher é avaliada como normal.

Thyroxin estimula a divisão celular, devido a que o cabelo cresce. A triiodotironina está envolvida em processos que retardam o envelhecimento do corpo.

Em caso de patologias da glândula tireóide, o ciclo de renovação de cachos é perturbado. Devido ao desequilíbrio hormonal, a duração do período em que as células se dividem ativamente é reduzida. Como resultado, no contexto de doenças da tireóide, existe uma situação em que o cabelo que cai devido a causas naturais não é substituído por novos.

Atenção! Com o risco de desenvolver patologias que causam calvície, as mulheres têm mais de 35 anos. No entanto, a ocorrência de tais violações em pessoas de qualquer sexo e faixa etária é possível.

As seguintes doenças contribuem para o desenvolvimento da alopecia:

  • Hipotireoidismo, caracterizado por uma diminuição nos níveis dos hormônios tireoidianos.
  • Hipertireoidismo, caracterizado pelo aumento dos níveis de hormônios.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo em aproximadamente 70% é devido à patologia auto-imune., durante o qual é acompanhado por um aumento uniforme da glândula tireóide. Além disso, a disfunção orgânica é causada por infecção ou dano tóxico aos tecidos locais.

Os seguintes sintomas indicam a presença de hipertiroidismo:

  • o aparecimento de um bócio na garganta, que se assemelha a um grande tumor,
  • uma queda acentuada no peso corporal
  • pulsação ativa
  • visão reduzida

O desenvolvimento de alopecia no hipertireoidismo é explicado pelo fato de que o sistema imunológico em resposta a um dano tóxico ou outro começa a atacar as células saudáveis ​​do corpo. Como resultado, isso leva à rejeição dos tecidos pelo corpo e à perda de cachos.

No caso em que a causa do hipertiroidismo se tornou a doença de Basedow, o desenvolvimento da alopecia causa depleção folicular. Os últimos sob a influência da patologia deixam de produzir novos cabelos.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo se desenvolve devido à remoção parcial ou completa da glândula tireoide.e também na tireoidite autoimune, quando a imunidade ataca os tecidos que compõem o parênquima do órgão. O impacto desses fatores leva a consequências irreversíveis.

O grupo de risco para o desenvolvimento de hipotireoidismo inclui pessoas tomando tireostáticos (contra bócio difuso) ou não consomem iodo em quantidade suficiente.

O hipotireoidismo é considerado difícil de diagnosticar patologia. Uma diminuição na concentração de hormônios causa disfunção de um determinado órgão, o que dificulta a detecção da doença.

O quadro clínico torna-se pronunciado com hipotireoidismo prolongado:

  • inchaço do rosto e membros
  • dor muscular
  • fraqueza e rigidez nos braços
  • queimando e ardendo no corpo,
  • discurso inibido
  • sensação de apatia,
  • mudança de voz
  • problemas auditivos

Devido à diminuição do nível de hormônios, a circulação sanguínea é perturbada. Células em tais condições são deficientes em nutrientes, o que leva à morte gradual dos tecidos locais. Inicialmente, no fundo do hipotireoidismo, o cabelo fica seco e cinzento. Posteriormente, devido à morte dos folículos, os cachos caem.

Tenha cuidado! Alopecia causada por hipotireoidismo é difusa. A calvície afeta todas as áreas da cabeça.

Prevenção

Impedir o desenvolvimento de patologias da glândula tireoide é bastante difícil, devido ao fato de que a maioria delas se deve a doenças autoimunes. Eles se desenvolvem no contexto da predisposição genética.

É possível prevenir anormalidades da tireóide consumindo regularmente uma quantidade suficiente de iodo. É importante incluir na dieta de frutos do mar e alimentos vegetais.

É possível prevenir a perda de cabelo se os medicamentos e outros métodos de tratamento forem capazes de restaurar a função da glândula tireóide. Caso contrário, o órgão com problema será removido. No entanto, o cabelo não desaparece completamente, desde que o paciente esteja constantemente tomando medicamentos que restaurem o nível dos hormônios tireoidianos no corpo.

Vídeos úteis

Por que as mulheres têm o cabelo caindo? Três testes para perda de cabelo.

Causas de alopecia (alopecia) em homens e mulheres: hormônios, gravidez, tireóide, estresse.

Como os hormônios afetam a estrutura do cabelo

Hormônios tireoidianos, em particular tiroxina e triiodotironina, estão envolvidos na produção de melanina - este pigmento determina a cor dos cachos.

A tiroxina estimula a divisão celular e promove o crescimento do cabelo, enquanto a triiodteranina retarda o envelhecimento celular.

A violação da função secretora da tiróide leva ao envelhecimento prematuro e à perda de cabelo.

Normalmente, o ciclo celular do crescimento do cabelo ocorre em três etapas:

  1. Divisão celular intensiva, chamada anágena.
  2. Atrofia do folículo e desenvolvimento reverso da raiz, que é chamado de catágena.
  3. Perda de cabelo, a morte do bulbo. Este estágio é chamado de telógeno.

Doenças da glândula tireóide são acompanhadas por uma redução no período anágeno, portanto, um grande número de folículos capilares estão na fase telógena, o crescimento do cabelo não tem tempo para substituir o já caído, pois o penteado perde volume.

Como o cabelo muda quando a deficiência hormonal

O hipotireoidismo é caracterizado por uma função secretora fraca da glândula tireóide e uma diminuição na concentração de hormônios.

  • insuficiência tireoidiana congênita
  • condição após a remoção parcial ou completa da glândula tireóide,
  • deficiência de iodo
  • queimaduras de origem térmica ou química,
  • intoxicação no fundo de medicação,
  • tireoidite, inflamação da glândula,
  • a exposição ao iodo radioativo, especialmente muitas vezes esta causa é encontrada nos territórios afetados pela explosão na usina nuclear de Chernobyl,
  • neoplasmas de natureza infecciosa, abscessos.

Em casos de cirurgia na glândula tireóide, após a remoção de todo o órgão ou de um lobo, os hormônios tireoidianos vêm apenas do lado de fora.

Se os sintomas de hipotireoidismo aparecerem, o ajuste da dose é necessário.

Reduzir o nível de secreção de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) no hipotireoidismo afeta significativamente a beleza e a saúde dos cachos.

A falta de hormônios tireoidianos leva a uma deterioração da circulação sanguínea, o couro cabeludo recebe uma quantidade insuficiente de nutrientes e está passando por falta de oxigênio.

Folículos pilosos em tais condições morrem gradualmente, enquanto novos folículos não são formados.

A redução da produção de melanina no hipotireoidismo leva ao desbaste e aos cabelos quebradiços e é a causa do prematuro cabelo grisalho.

A alopecia é mais perceptível nas regiões temporal e parietal, no entanto, o processo é difuso, isto é, o pêlo está afinando em toda a superfície.

Deve ser enfatizado que a perda de cabelo ocorre em todo o corpo, não apenas na cabeça.

Na literatura profissional, a alopecia é chamada de alopecia. A maioria absoluta das pessoas afetadas pelo hipotireoidismo é confrontada com essa violação.

O que acontece quando os hormônios são excessivamente supridos

A tireotoxicose é caracterizada pela melhora da atividade funcional da glândula tireoide.

  • distúrbios endócrinos, por exemplo, em mulheres durante a gravidez, após a menopausa,
  • deficiência de iodo,
  • condições após lesões mecânicas e lesões no pescoço,
  • processos autoimunes
  • doenças inflamatórias,
  • neoplasias em outros órgãos do sistema endócrino, na hipófise, no hipotálamo,
  • exposição ao estresse.

Aumento da secreção de hormônios também afeta negativamente o crescimento do cabelo.

Nos estágios iniciais da doença há um aumento no crescimento, os cachos se tornam mais grossos e mais densos, no futuro, há um cabelo grisalho e perda de cabelo.

Como lidar com o problema

A alopecia é raramente associada a anormalidades da tireóide, na maioria dos casos, a causa é o beribéri e distúrbios metabólicos.

A maioria das mulheres e homens tenta imediatamente resolver o problema através do uso de xampus e máscaras, mas o efeito depois de tais procedimentos deixa muito a desejar. O que fazer?

Depois de consultar um especialista sobre os antecedentes da terapia medicamentosa, justifica-se o uso de cosméticos.

Independentemente de fazer correção de consultas médicas é estritamente proibido!

Se a causa da disfunção tireoidiana for deficiência de iodo, o tratamento é baseado no uso de drogas contendo iodo.

No hipotireoidismo, as medidas de tratamento começam com a terapia de reposição com os seguintes agentes hormonais:

Se as causas de perda de cabelo estão associadas ao hipertiroidismo, o tratamento envolve a tomada de tireostáticos:

Patologia grave da glândula tireóide é uma indicação para a sua remoção.

No entanto, a cirurgia não exclui problemas com o couro cabeludo, portanto, o tratamento da alopecia terá que continuar após a remoção de toda a glândula tireoide.

Nos casos de remoção de uma pequena área do órgão, a recuperação hormonal é possível sem terapia de reposição.

Após a prescrição de medicamentos, justifica-se o uso de cosméticos, pois o processo de cicatrização é longo, e o defeito estético causa desconforto psicológico nos pacientes, principalmente nas mulheres.

Cuidados cachos e um número de regras podem melhorar a condição do cabelo.

  1. Normalização da nutrição. É necessário aumentar a ingestão protéica de origem animal e vegetal, para incluir na dieta mais vegetais e frutas.
  2. Recepção de vitaminas. Por si só, as vitaminas não levarão a um crescimento acelerado, mas melhorarão a qualidade do novo cabelo. Especialmente importante é a terapia vitamínica para mulheres durante a gravidez. Isso ajudará a evitar disfunção tireoidiana no feto.
  3. Massagem na cabeça. Este procedimento melhora o suprimento de sangue para a pele, mas deve ser feito com cautela, pois há risco de danos e remoção do restante do cabelo.
  4. Shampoos e máscaras hidratantes. Cosméticos baseados em ingredientes naturais para cabelos frágeis e opacos não apenas melhoram sua aparência, mas também contribuem para o processo de regeneração.
  5. Limitando efeitos térmicos em cachos. É proibido o uso de chapinha, pinça, secador de cabelo.
  6. Temporariamente não use produtos para o cabelo, eles podem causar deterioração. A laca e a laminação prejudicam ainda mais os cachos.
  7. Fisioterapia Vários métodos de fisioterapia podem melhorar significativamente a circulação sanguínea local e acelerar os processos de regeneração.


Alopecia devido à glândula tireóide é um problema bastante comum, na maioria das vezes essa queixa leva homens e mulheres ao consultório do endocrinologista.

Parar o processo de perda de cabelo em seu próprio país não vai funcionar - apenas um tratamento abrangente sob a supervisão de um médico irá restaurar os hormônios.

O casaco e as fases do seu crescimento

O cabelo é um tipo de bastão coberto de escamas, estreitamente adjacente entre si. O folículo piloso (extremidade espessa da raiz) é imerso nas camadas mais profundas do epitélio do couro cabeludo. Exatamente o folículo serve como um condutor constante de suprimento de cabelo.

O cabelo saudável tem 3 estágios de crescimento:

  • Anágena - células foliculares crescem e se dividem ativamente,
  • Catágena - folículo piloso começa a atrofiar,
  • Telógena - separando o cabelo da pele.

O corpo forneceu uma perda de 10% do cabelo em uma determinada área da pele. No entanto, falhas na glândula tireóide contribuirão para falhas nos estágios de crescimento capilar, o que acelera o processo de alopecia.

A glândula tireoide e o cabelo estão muito mais conectados do que você pensa: os últimos são 80% proteináceos e a glândula tireóide controla o metabolismo da maioria das proteínas.

Hormônios tireoidianos

Os hormônios tireoidianos estão ativamente envolvidos em vários processos:

  • Participar na síntese de melanina, afetando o crescimento dos cabelos (T3 e T4),
  • Contribui para o aumento da vida do folículo piloso devido à regeneração de suas células (T3),
  • Aumento da proliferação (divisão) de células na raiz do cabelo (T4).

Por que o cabelo cai?

Não deve culpar imediatamente a glândula de tireóide mal funcionar: o alopetion se manifesta não só com uma quantidade insuficiente dos hormônios T3 e T4, mas também com outros desvios da norma, entre os quais os principais são:

  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo,
  • Uso a longo prazo de drogas de ação forte,
  • Uso a longo prazo de contraceptivos orais
  • Operações na glândula tireóide.

Como tratar a alopecia?

Lembre-se sempre de que não basta remover os sintomas da doença - é muito mais importante abordar a causa imediata. É por isso que, com a falta de hormônios da tireóide, certos métodos devem ser seguidos:

  1. Tome medicamentos contendo iodo,
  2. Siga uma dieta especial.

Se você quiser suplementar o tratamento, use as recomendações de cosmetologistas profissionais:

Perda de cabelo em doenças da tireóide

A glândula tireóide e o cabelo estão diretamente relacionados entre si, porque os hormônios produzidos pela glândula afetam a taxa de crescimento do cabelo, sua fragilidade, espessura e aparência geral.

Se o cabelo cai em grandes quantidades, pode ser um sinal de tais doenças:

  • hipotireoidismo
  • hipertireoidismo,
  • tiroidite auto-imune.

Vamos dar uma olhada mais de perto porque o cabelo cai por trás da glândula tireóide e que quadro clínico essas doenças têm:

  1. Hipotireoidismo - Doença em que há diminuição ou perda completa da função tireoidiana. O hipotireoidismo pode ser primário, secundário ou terciário. Esta classificação é causada por suas causas. Os motivos mais comuns incluem:
  • reduzindo a quantidade de tecido glandular após a cirurgia,
  • deficiência de iodo no corpo,
  • disfunções no funcionamento do sistema hipotálamo-hipófise,
  • distúrbios na síntese de hormônios tireoidianos,
  • baixa sensibilidade celular aos hormônios da glândula,

Quando há hipotireoidismo, há uma diminuição na temperatura corporal, uma sensação constante de frio, um ganho de peso agudo - esses sintomas são um sinal de processos metabólicos comprometidos no corpo. As pessoas com hipotireoidismo são sem emoção e parecem uma máscara rígida, edemaciada. Inchaço especialmente pronunciado nas pálpebras inferiores, lábios, bochechas, boca, por causa do inchaço da língua não se encaixa na boca, ele mostra os traços dos dentes.

Pele pálida com uma tonalidade icteric e unhas secas e quebradiças e esfoliar, os cabelos ficam embotados e caem vigorosamente. A memória e o intelecto diminuem, a depressão sem causa e a sonolência surgem.

O trabalho do sistema cardiovascular está comprometido - bradicardia e hipertensão arterial se desenvolvem, além de disfunções no trato gastrintestinal, que se manifestam por constipação, diminuição do apetite e discreto aumento do fígado. As mulheres podem experimentar sangramento uterino, amenorréia, infertilidade.

É importante! O hipotireoidismo pode causar uma complicação, um coma hipotireóideo que requer atenção médica imediata.

  1. Hipertireoidismo - Doença que ocorre como resultado de um aumento nos níveis dos hormônios tireoidianos. O cabelo cai em caso de doença da tireoide devido ao fato de que todos os processos metabólicos são acelerados devido à alta concentração de T3 e T4 no sangue.

Hipertireoidismo pode ocorrer após doenças virais, overdose com hormônios sintéticos, tumores hipofisários e ovarianos, bócio difuso. A predisposição hereditária ao hipertiroidismo também é notada em famílias onde patologias auto-imunes ocorreram. O hipertireoidismo pode ser:

  • primária - desencadeada por anormalidades da tireóide,
  • secundário - causado por mau funcionamento da glândula pituitária,
  • terciário - devido a problemas no funcionamento do hipotálamo.

O hipertireoidismo primário pode ocorrer de forma subclínica e não se manifesta, revelando-se apenas durante a doação de sangue para testes. O hipertireoidismo manifesta ou manifesta manifestado nervosismo e aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, medos e ansiedade irracionais.

Os processos mentais aumentam, a fala se torna mais rápida, é difícil concentrar pensamentos. A doença é acompanhada por tremores, oftalmopatia de Graves (sintomas oftalmológicos característicos no hipertiroidismo - protrusão dos globos oculares, rara piscadela, edema palpebral e outros), taquicardia, aumento da pressão arterial.

Além disso, o adelgaçamento e perda de cabelo durante o hipertireoidismo é característico, a pele é fina, úmida e quente ao toque, a sudorese aumenta, o peso diminui acentuadamente, embora o apetite não mude. Pacientes com hipertireoidismo têm temperatura corporal elevada, mas não toleram bem o calor, o edema ocorre, devido a que a falta de ar aparece e a capacidade pulmonar diminui. Os distúrbios gástricos manifestam-se por diarreia frequente e dor abdominal, um aumento no tamanho do fígado, até ao desenvolvimento de icterícia.

O hipertireoidismo afeta o sistema muscular - eles são hipotróficos, rapidamente cansados, preocupados com fraqueza e distúrbios da atividade física, a osteoporose se desenvolve. Por causa dos distúrbios metabólicos, os pacientes são atormentados por sede constante e, nesse sentido, ocorre poliúria.

A doença afeta a esfera sexual - homens sofrem de ginecomastia e problemas com a potência, e mulheres com distúrbios menstruais, dores de cabeça e desmaios durante a menstruação.

  1. Tireoidite autoimuneÉ uma doença inflamatória crônica da glândula tireóide de origem auto-imune. Com esta doença, há uma destruição gradual das células da glândula. A tireoidite autoimune pode ser desencadeada pelos seguintes fatores:
  • predisposição hereditária
  • infecções virais,
  • a presença de focos crônicos de infecção
  • condições ambientais desfavoráveis
  • radiação,
  • longa permanência na luz solar direta
  • psicotrauma.

As doenças auto-imunes são causadas pela falha do sistema imunológico do corpo. Os linfócitos B, que atacam agentes estrangeiros que entram no corpo, produzem anticorpos em resposta ao estímulo.

Anticorpos ligam-se apenas a proteínas estranhas e formam uma resposta imune. Mas nas doenças auto-imunes, o corpo pega as células da tireóide por alienígenas e as ataca, produzindo anticorpos para elas. A perda de cabelo durante a tireoidite auto-imune também ocorre porque a energia que deveria ser destinada a manter o cabelo saudável é gasto em atacar as células da tireóide.

A doença é bastante tempo sem manifestações clínicas e, em seguida, manifesta-se uma ligeira sensação de desconforto na área da glândula, um caroço na garganta e apertando da garganta, com a palpação de ferro pode ser doloroso. Na primeira fase, a doença é acompanhada de hipertireoidismo, em cujo caso a tireoidite autoimune se manifesta dessa forma - o cabelo cai, torna-se mais frágil e, mais cedo, torna-se cinza, diminui o peso corporal, sudorese, febre e tremor das mãos. Esta condição dura vários anos, após o que a função da glândula tireóide é normalizada.

Após a normalização dos níveis hormonais, geralmente após 5-10 anos, verifica-se que a tg é elevada - o cabelo cai, lasca e quebra as unhas, a pele desbota-se, ocorre um salto acentuado no peso. Isso sugere que a doença entrou em uma fase de hipotireoidismo.

Além desses sinais, aparecem edema, depressão, distúrbios do sono e choro. Há violações no trato gastrointestinal - constipação, flatulência, náusea. Há falta de ar, dor no coração, bradicardia. Às vezes há rouquidão, a audição é reduzida devido ao inchaço das membranas mucosas.

Ajuda com a perda de cabelo

A fim de descobrir se o cabelo pode cair por causa da tireóide, e não por qualquer outro motivo, é necessário fazer um diagnóstico. Para fazer isso, consulte o endocrinologista para mais recomendações.

Normalmente, instruções para identificar doenças da glândula tireóide implicam o uso de tais métodos:

  1. Exame geral, palpação da glândula tireóide.
  2. Ultra-som da glândula tireóide.
  3. Exames de sangue para hormônios da tireóide e pituitária.
  4. Cintilografia da tireóide, radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento para perda de cabelo em nenhum caso, não pode ser feito com suas próprias mãos. O uso de qualquer droga deve ocorrer somente após determinar o diagnóstico exato e avaliar a extensão da doença. Um papel importante é desempenhado pela forma em que a doença procede (aguda, subaguda ou crônica), e também por qual estágio ela é acompanhada (por hipertireoidismo, eutireoidismo ou hipotireoidismo).

O preço do tratamento capilar pode ser bastante variado, pois, além dos preparados hormonais utilizados nas doenças da glândula, é preciso utilizar ferramentas especializadas que visam restaurar o cabelo e estimular o crescimento. A partir das fotos e vídeos deste artigo, aprendemos que o cabelo pode cair quando há distúrbios na produção dos hormônios da tireoide e quais sintomas, além da calvície, são acompanhados por essas doenças.

A relação de hormônios com perda

Com uma quantidade insuficiente de produção hormonal no corpo, as seguintes alterações são observadas na condição do cabelo:

  • desbaste e quebra
  • aparência de cabelos grisalhos
  • calvície gradual.

Contra o pano de fundo do trabalho excessivo da tireóide, um crescimento intensivo é observado pela primeira vez, após o qual o cabelo pode cair em feixes.

Terapia Necessária

Se a perda de cabelo devido à glândula tireoide estiver associada à deficiência de hormônios, a terapia pode ser prescrita com o uso de tais preparações hormonais contendo componentes terapêuticos como L-tiroxina, eutirox e triiodotironina.

Se o cabelo cair devido à hiperatividade da tireóide, então podem ser prescritos medicamentos como Trozol, Propitsin, Mercazolil, etc.

Tratamento adicional

Perda de cabelo da tiróide - o fenômeno está indissoluvelmente ligado uns aos outros. Portanto, se você não eliminar o processo patológico do organismo responsável pela produção de hormônios, então a calvície simplesmente não pode ser evitada. Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, a terapia hormonal é indicada, nos estágios mais avançados, a remoção parcial da glândula tireóide, no caso de sua hiperatividade.

Durante este período, é muito importante manter a saúde das eclusas, que continuam a cair intensamente. Como terapia de manutenção são prescritos:

  • tomando complexos vitamínicos
  • uso de drogas locais
  • fisioterapia.

Uma doença da glândula tireóide, acompanhada por uma intensa perda de cachos, também deve ser tratada com a ajuda de complexos vitamínicos, cuja ação visa manter as funções de proteção do corpo e fortalecer os cachos.

As drogas mais populares incluem os seguintes complexos multivitamínicos:

"Revalid" permite-lhe encher o corpo com uma falta de oligoelementos essenciais, eliminar o ressecamento e a quebra dos fios, bem como eliminar a descamação do couro cabeludo. Além disso, o medicamento previne a ocorrência de envelhecimento prematuro. Além de vitaminas e microelementos, contém extratos de milheto e germe de trigo, que são ricos em aminoácidos. No período de perda de cabelo no fundo da tireóide, eles são especialmente necessários.

"Pantovigar" também é frequentemente prescrito durante o processo intensivo de prolapso, quando não se observa um único lobo. O complexo incorpora todas as substâncias necessárias para nutrir os fios e fortalecer as raízes. O uso a longo prazo da droga permite restaurar o crescimento do cabelo.

"Vita Sharm" é considerado um dos melhores complexos vitamínicos, que é atribuído com perda difusa. A entrada regular da droga leva à retomada do crescimento de ondas e o seu fortalecimento. O medicamento é recomendado não levar mais de um mês.

"Perfectil" fornece nutrição completa para cabelos danificados e enfraquecidos devido aos componentes ativos incluídos em sua composição. A única contra-indicação ao seu uso é a intolerância individual dos elementos constituintes.

Antes de usar vitaminas, não deixe de consultar um endocrinologista. Algumas das preparações multivitamínicas são contraindicadas em patologias da tireóide.

Soro reafirmante

Como medidas adicionais para fortalecer os cachos podem ser usados ​​shampoos medicados, bálsamos, soros e loções. O mais eficaz mostra as duas últimas formas de liberação do medicamento para uso externo. Os mais populares são considerados "Rinfoltil", "Fitoval", "Derkos", "Lipoxytil".

“Rinfoltil” é representado por toda uma série de agentes terapêuticos para o cuidado de cabelos enfraquecidos. Ele vem na forma de xampu, ampolas e loção.O uso de xampu é possível todos os dias, assim como ampolas ou loções médicas. Para obter bons resultados, o tratamento é recomendado por vários meses.

"Fitoval" também é representado por toda uma linha médica, que o fabricante recomenda usar em combinação para o melhor efeito. A composição de todos os fundos inclui apenas biocomponentes naturais, o que determina a completa segurança de drogas desse tipo.

Derkos, da empresa Vichy, produz ampolas, bálsamos e xampus médicos. Para obter um bom efeito, os preparativos dessa linha são usados ​​por um longo período.

"Lipoxidil" é produzido na forma de ampolas, que incluem lipossomas e extratos de óleo. O uso regular da droga também permite que você obtenha um bom resultado na restauração de cachos após o tratamento da doença da tireóide.

Fisioterapia

Terapia adicional também é realizada usando fisioterapia na forma de darsonvalização, eletroforese, terapia a laser, etc. As sessões de cura podem melhorar os processos metabólicos locais e iniciar o processo de restauração dos folículos latentes. Depois de completar um curso completo, que pode ter até quinze procedimentos, após algum tempo, a condição do cabelo melhora visivelmente e seu crescimento é retomado.

Funções e doenças

Uma glândula tireóide muito pequena é um dos órgãos vitais. Produz apenas dois hormônios T3 e T4, mas eles têm um efeito direto sobre o fluxo de processos metabólicos por todo o corpo. Mesmo com uma ligeira deficiência ou excesso no corpo, o verdadeiro caos começa: mudanças de apetite, saltos de pressão sanguínea, suor pegajoso aparece, batimentos cardíacos aceleram.

Para regular a quantidade de T3 e T4 no organismo, há outro hormônio, o TSH (tirotrópico). Está subordinado ao sistema nervoso central. Quando o cérebro envia um sinal correspondente, o TSH age na glândula tireoide, estimulando sua atividade.

Quando qualquer fase da interação ou funcionamento normal do cérebro e / ou da glândula tireóide é interrompida, surgem doenças que levam a distúrbios hormonais graves.

Inquérito

É possível suspeitar de um mau funcionamento da glândula tireoide durante o exame inicial, especialmente se seu tamanho estiver visivelmente aumentado (em condições normais é de 18 cc para mulheres e de 25 cc para homens). Mas apenas um endocrinologista qualificado pode fazer um diagnóstico preciso com base em exames laboratoriais:

  1. Ultra-som. Exame ultrassonográfico, que determina com precisão o tamanho e a condição da glândula tireoide, bem como a presença de neoplasias e (previamente) seu caráter.
  2. Exame de sangue geral. Mostra o nível de glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. Isso ajudará a entender se existe um processo inflamatório ativo no corpo.
  3. Testes para hormônios. Pode haver vários: TSH, T3, tireoglobulina, a capacidade de absorver o iodo, a presença de anticorpos.
  4. CT A tomografia computadorizada é prescrita se um nó incomum ou outras neoplasias forem detectadas no ultrassom. Ajuda a estabelecer seu caráter, tamanho e grau de dano à glândula tireóide.
  5. Biópsia Análise celular de uma amostra de tecido retirado da glândula tireóide. É prescrito para suspeita de malignidade dos tumores detectados.

Se necessário, estudos adicionais podem ser prescritos pelo seu médico. Mas geralmente listado acima é suficiente para fazer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento.

Terapia medicamentosa

O tratamento medicamentoso é selecionado individualmente de acordo com os resultados dos testes. Quando o hipotireoidismo é mais frequentemente realizado o ajuste dos níveis hormonais, tomando L-tiroxina. A dose deve ser rigorosamente observada, caso contrário você pode ir de um extremo ao outro e obter tireotoxicose. Durante todo o curso do tratamento, um endocrinologista deve ser observado.

Se o trabalho da glândula tireóide é insignificantemente perturbado, mas há uma quantidade insuficiente de iodo no corpo, a ingestão de preparações contendo iodo ajuda muito. Eles não afetam os hormônios, mas permitem suavizá-lo naturalmente.

Após o término do tratamento, a adesão constante às medidas preventivas é necessária para que a doença não retorne.

O tratamento do hipertiroidismo é mais difícil. Com um forte aumento da glândula tireóide ou vários nós, a cirurgia pode ser necessária. Bem ajuda "Propranolol", que reduz a concentração do hormônio T3. À medida que a condição do paciente melhora, a dosagem é gradualmente reduzida. Cancelamento abrupto não é permitido.

Betabloqueadores são prescritos para reduzir a taquicardia forte. Mas só eles são completamente insuficientes - eles removem o sintoma, mas não a causa da doença.

Correção de energia

É muito importante ajustar a dieta diária dependendo do diagnóstico. No hipotireoidismo, o aumento de peso devido à doença, portanto, a fome é insignificante e prejudicial.

No hipertireoidismo, muitas vezes a pessoa sente fome, come muito, mas não se recupera. Neste caso, é necessário limitar a ingestão de calorias, mas mudar para uma dieta fracionada até 6-7 vezes ao dia.

Alguns alimentos podem afetar a absorção de drogas ou desencadear um aumento da glândula tireóide:

  • Café Bêbado antes de uma hora antes de tomar pílulas de hormônio, reduz significativamente a sua eficácia.
  • Sucos naturais são ricos em ferro e cálcio. Você pode beber não antes de 3-4 horas depois de tomar os comprimidos, caso contrário, os medicamentos não são absorvidos.
  • Celulose Estimula as entranhas, ajudando a se livrar da constipação. Bem remove toxinas e produtos de decaimento de drogas. Deve ser incluído na dieta.
  • Produtos biogênicos: soja, espinafre, repolho (qualquer), nabo. Promover o crescimento da glândula tireóide e com o seu aumento deve ser excluído. Ocasionalmente, você pode usá-los, mas somente após o tratamento térmico.
  • Iodo O corpo assimila-o perfeitamente das algas e frutos do mar. Você também pode substituir o sal habitual do mar purificado ou iodado. Mas o abuso de sal leva ao edema e problemas renais.

Para o resto, você só precisa seguir as regras de ouro da alimentação saudável: muitos vegetais e frutas frescas, menos gordura, açúcar e alimentos de conveniência, água suficiente, dieta de moderada caloria.

Procedimentos cosméticos

Até mesmo aqueles que duvidaram se o cabelo poderia cair por causa da glândula de tireóide convenceram-se disto quando, depois de um curso de efetivo em outros casos, procedimentos cosméticos, a sua calvície não parou. A única maneira de manter o cabelo, neste caso, é curar a doença subjacente.

Sim, até certo ponto, os procedimentos de hardware ajudam a impedir a queda de cabelo. Mas devido ao fato de que os folículos pilosos não recebem nutrição normal, eles não podem executar corretamente suas funções.

Portanto, para tornar o procedimento é significativo apenas com pequenas violações no trabalho da glândula tireóide ou após o seu tratamento.

  • Darsonvalização. Melhora a circulação sanguínea, estimula a atividade dos folículos capilares, tem efeito anti-inflamatório e antifúngico. Na presença do aparelho pode ser facilmente realizado em casa. O curso do tratamento é de 10 a 15 procedimentos, em dias alternados.
  • Crioterapia O efeito de baixa temperatura a curto prazo desperta os folículos pilosos dormentes e faz com que eles produzam novas células, fortalece os capilares, estimula a regeneração.
  • Mesoterapia Só executa-se com a permissão do médico assistente. A administração subcutânea de preparações vitamínicas é muito útil para os bulbos, mas pode afetar a absorção do fármaco. Na ausência de contra-indicações efetivamente combate a calvície.
  • Ultra-som e laser. Aumentar a atividade dos folículos capilares, acelerar a regeneração de células e tecidos, contribuir para o fortalecimento e rápido crescimento dos cabelos. Na presença de tumores na glândula tireóide é estritamente contra-indicado.

É importante! Se você for ao esteticista para um procedimento para fortalecer o cabelo, certifique-se de informá-lo sobre a presença de doenças da tireoide e sua natureza!

Segredos simples

Aqui estão algumas dicas eficazes de profissionais:

  1. Não escove com demasiada frequência - irrita a pele e solta o cabelo já enfraquecido.
  2. Mude a escova de massagem para um pente raro - danifica e retira menos o cabelo.
  3. Use xampus e bálsamos de alta qualidade para cabelos fracos, de preferência sem sulfatos e parabenos.
  4. Tente depilar os cabelos naturalmente e desista de pentear com estilo.
  5. Não aperte o cabelo em cachos e tranças apertados - eles já não recebem nutrição normal devido à circulação capilar prejudicada.
  6. Pelo menos duas vezes por semana, faça as máscaras de fortalecimento - prontas ou caseiras.
  7. A massagem à noite deve ser um ritual obrigatório - irá melhorar a condição da pele, aliviar o stress e fortalecer o cabelo.

Se o cabelo for muito longo e a doença for grave, é melhor encurtá-lo. Cabelos longos caem mais rápido devido ao seu próprio peso e em um penteado com maior probabilidade de manter a densidade.

Máscaras e compressas

Métodos de restauração de cabelo popular para problemas graves de tireóide não ajudam pela mesma razão que o hardware. Portanto, faz sentido fazer apenas uma máscara que fortaleça e estimule o crescimento.

Para cabelos muito secos, as compressas de óleo são úteis - elas amaciam a pele e protegem o cabelo de danos adicionais:

  • Compressa de óleo. Aqueça 100 ml de óleo base (damasco, pêssego, semente de uva, azeitona) em banho-maria. Adicione uma colher de chá de canela em pó, 5-6 gotas de óleo de cravo e mexa bem. Aplique nas raízes, massageie suavemente, distribua por todo o comprimento e cubra a cabeça com cuidado. Mantenha por 30-60 minutos, depois enxaguar com shampoo.
  • Máscara nutritiva. Ovo e máscara de mel é bom para todos. Torna o cabelo mais forte, devolve o brilho e a elasticidade perdidos. Separe a gema do branco e misture bem com uma colher de sopa de mel de alta qualidade. Se não houver nódulos ou tumores na glândula tireóide, adicione 2 ampolas de suco de aloe. Se eles são - uma colher de sopa de conhaque ou vodka. Todo o mix, distribuir uniformemente sobre a cabeça, embrulhe e segure até duas horas. Enxaguar sem xampu.
  • Enxaguar com ervas. Não vai dar muito efeito com a perda de cabelo forte. Mas se a calvície está apenas começando, em seguida, encharcando a cabeça após a lavagem com caldos de Hypericum, camomila, casca de carvalho, brotos de bétula, raiz de bardana é capaz de suspendê-lo. Molhe o cabelo para que a decocção fique nas raízes e na pele. E depois de remover o excesso de umidade com uma toalha, massageie suavemente o couro cabeludo.

Caldos de ervas medicinais tomados por via oral podem ser úteis para o tratamento da própria glândula tireóide. Mas é desejável fazer isso somente depois de estabelecer um diagnóstico preciso e em consulta com seu médico, caso contrário, você pode obter o resultado oposto.

Contra-indicações

Há coisas que são estritamente contra-indicadas em qualquer doença da glândula tireóide. A ignorância e o descumprimento dessas restrições reduzem significativamente a eficácia do tratamento:

  • luz solar direta, espreguiçadeiras e praias de 11 a 17 não são para você, você deve esconder o cabelo com o sol ativo, senão ele vai cair mais rápido,
  • o auto-tratamento é o pior, pois a medicação hormonal descontrolada pode desequilibrar o corpo inteiro,
  • queima especiarias e especiarias - provoca batimento cardíaco rápido, o que acontece frequentemente,
  • uma grande quantidade de sal - aumenta o inchaço, cria uma carga adicional nos rins,
  • tabagismo - provoca espasmo dos capilares, prejudicando ainda mais a circulação sanguínea,
  • esforço físico sério - devido à fraqueza e fadiga excessiva, eles se tornam muito estresse para o corpo.

Sobre as restrições nutricionais, já falamos. Também é desejável excluir bebidas gaseificadas e muito doces, álcool, fast food, alimentos embalados e enlatados da dieta.

Cabelo e fases do seu crescimento

O cabelo é composto por hastes de escamas que se encaixam perfeitamente. A raiz do cabelo está profundamente imersa no couro cabeludo, o espessamento no final da raiz é chamado de folículo.

Através do folículo é o processo de haste de energia constante. Em média, o cabelo vive no corpo humano por cerca de três anos, a cada quatro semanas, estendendo 1,5 cm.

Estima-se que a cada três meses, o cabelo cai em uma quantidade de 10%.

Mas com um prematuro empurrando para fora do eixo do cabelo, ocorre um processo chamado calvície.

Cada cabelo passa por um certo número de fases do seu crescimento.
Existem três deles:

  1. Fase Anágena - Divisão intensiva das células foliculares e seu crescimento.
  2. A fase catágena é o processo de atrofia do bulbo capilar.
  3. A fase telógena é um estado de repouso, durante o qual o cabelo é retirado da pele e outro aparece em seu lugar.

Fisiologicamente, uma perda de 1/10 de bloqueio em uma determinada área da pele é fornecida.

Mas desde que a glândula tireóide em patologia afeta o fracasso da alternância das fases do ciclo, o processo de calvície acelerada ocorre.

O grau de alopecia depende da natureza da doença da tireóide.

Como os hormônios da tireóide afetam a condição da linha fina?

A tireóide e perda de cabelo estão intimamente relacionados, porque os hormônios da tireóide estão envolvidos nos seguintes processos:

  1. Eles estão incluídos na síntese de melanina, que afeta o crescimento do cabelo.
  2. T3 previne a morte das células do folículo piloso.
  3. T4 é importante para dividir as células da raiz do cabelo, prolonga a vida delas.

Em violação da secreção de hormônios da glândula endócrina, há uma violação no nível celular, que afeta a perda de cabelo prematura.

Causas da perda de cabelo

A calvície causa não apenas uma quantidade insuficiente de hormônios da tireóide, mas também quaisquer outros distúrbios hormonais.

As causas mais comuns são as seguintes:

  • hipotireoidismo
  • hipertireoidismo
  • tomando remédios fortes, antidepressivos,
  • tomando contraceptivos,
  • remoção da glândula tireóide.

Sabe-se que não apenas a diminuição da secreção dos hormônios tireoidianos afeta o ciclo de recuperação da haste capilar, mas também o seu excedente, o que acelera o processo metabólico no organismo.

Tratamentos para perda de cabelo com hipotireoidismo

Para eliminar os sintomas de qualquer doença da tireóide, é necessário aplicar métodos para tratar as causas da doença.

Portanto, na luta contra a perda de cabelo no hipotireoidismo, eles começam a terapia, principalmente com a eliminação de fatores que levam à patologia:

  • o uso de drogas contendo iodo
  • Levotiroxina,
  • nutrição em uma dieta especial.

Se um médico prescrever certos medicamentos hormonais para o tratamento, você deve notificá-lo de seu desejo de melhorar a condição do couro cabeludo com a ajuda de medicamentos adicionais.

O especialista ajudará o paciente a escolher os melhores meios para resolver o problema tricológico.

Métodos adicionais para resolver problemas de calvície

Não apenas suplementos dietéticos e medicamentos são usados ​​para tratar a perda de cabelo.

Você pode usar as recomendações gerais de cosmetologistas para melhorar a nutrição do couro cabeludo:

  1. Massagem para aumentar o fluxo de sangue para os folículos pilosos.
  2. Semanalmente, faça máscaras nutritivas e firmes, dependendo do tipo de couro cabeludo.
  3. Use diariamente cosméticos especiais para fortalecer as hastes de cabelo e raízes.
  4. Para reduzir o efeito térmico no cabelo ao mínimo ou simplesmente pará-lo completamente.

A perda de cabelo no hipotireoidismo em mulheres ocorre não apenas por causa da insuficiência da glândula endócrina, mas também por outras, agravando esse processo, ações: coloração ou tratamento térmico diário.

Isto é especialmente verdadeiro para mulheres e homens que sofrem de hipotireoidismo.

O que é um efeito positivo na condição do cabelo?

Além disso, os médicos aconselham o uso dos seguintes meios para restaurar o crescimento de cachos:

  1. Aceitação de aminoácidos, como cisteína, lisina e arginina, é o método mais eficaz para a regeneração do cabelo no couro cabeludo.
  2. Revisar a dieta sobre o aumento das vitaminas C, E, B6, que são responsáveis ​​pelo processo de alimentação dos folículos.
  3. As máscaras de óleo de prímula ajudam de maneira natural a compensar as deficiências de hormônios tireóideos na cápsula do cabelo.
  4. Substitua o café e o chá preto por uma bebida verde ou herbácea rica em antioxidantes.

O menu, que inclui um grande número de frutas e legumes, bem como frutos do mar, será de grande ajuda para alcançar a restauração da saúde dos cachos.

Métodos de tratamento de cabelo após a remoção da tireóide

Após tireoidectomia, as fases do ciclo de vida da mudança de cabelo: as antigas morrem mais rápido do que as novas nascem. O processo difuso de calvície uniforme começa.

Os seguintes processos ocorrem:

  1. Áreas mais vulneráveis ​​são definidas: frontal, parietal. Às vezes, o terceiro pelo número de pontos calvos pode se tornar a parte temporal da cobertura da cabeça.
  2. Mudanças na estrutura do eixo do cabelo, eles são desbaste e fragilidade prematura.
  3. Aceleração da perda de cabelo ocorre em todo o corpo, especialmente no exemplo do encurtamento da sobrancelha.
  4. Encaracolado na natureza dos cachos pode ser em linha reta.
  5. Cor, sua saturação e brilho mudam.

Após a remoção da glândula tireóide, quando esses sintomas ocorrem, você deve se inscrever não apenas para a nomeação do tratamento hormonal para o endocrinologista, mas também para o trichologista, que irá aconselhar os métodos mais eficazes de recuperação.

Recomendações do médico

Para as mulheres, as seguintes dicas de cosmetologistas serão relevantes para ajudar a lidar com manifestações locais de anormalidades da tireóide:

  1. Recomenda-se lavar o cabelo com água morna, até 45 ° C.
  2. Pare de usar mousses, vernizes e espumas para penteados.
  3. Aplique shampoos e bálsamos hidratantes para o hipotireoidismo e produtos para o couro cabeludo oleoso para o hipertireoidismo.
  4. Massagear, pentear constantemente os cabelos.
  5. Recorrer à ajuda da fisioterapia, que efetivamente trata a doença subjacente e seus sintomas.
  6. Faça máscaras regulares de produtos naturais por um longo tempo.

Além dessas recomendações para o tratamento, você pode começar a tomar vitaminas especiais que seu médico irá escrever, além de estar alerta para as causas comuns de distúrbios da tireoide:

  • pare de ficar nervoso
  • vá para a cama até as 22:00,
  • fazer esportes
  • ande no ar fresco
  • aplicar os alimentos certos para nutrição,
  • pare de fumar e abuso de álcool.

Assim, você pode acelerar o processo de recuperação e restauração do equilíbrio endócrino, o que implicará a restauração do processo normal de crescimento de cabelos saudáveis.

Pin
Send
Share
Send