Pediculose

O aparecimento de piolhos no sistema nervoso: mito ou realidade?

Pin
Send
Share
Send

Pediculose ou infestação por piolhos é uma doença muito desagradável.

Ele sempre aparece inesperadamente e é acompanhado de desconforto e irritação.

Às vezes as pessoas nem conseguem supor de onde veio esse ataque.

Uma suposição popular é que os piolhos apareceram nos nervos.

Esta é uma explicação decente para os outros, mas pode ser verdade?

O que faz uma pessoa piolho?

Os piolhos são insetos parasitas que se alimentam exclusivamente de sangue humano e, portanto, só podem viver no corpo humano.

Os piolhos não sabem pular como pulgas, voam e correm rápido. Esses insetos só podem rastrear em qualquer superfície. Eles têm três pares de patas, nas extremidades das patas têm a forma de um gancho, graças ao qual os parasitas agarram o cabelo muito bem e podem segurá-lo. Depois disso, procedimentos como pentear e lavar a cabeça não são terríveis.

Em que circunstâncias a infestação por piolhos pode ocorrer:

Use pente alienígena, goma, grampos de cabelo. Nesses objetos pode haver indivíduos vivos e lêndeas. Obtendo em uma pessoa saudável, ocorre a infecção por piolhos.

  • Através da toalha, roupas e roupas de cama. Um indivíduo vivo pode viver até dois dias sem um corpo humano.
  • Depois de experimentar ou usar o capacete de outra pessoa (peruca, coque e assim por diante). Na maioria das vezes, os piolhos são encontrados em chapéus de pele, já que inicialmente levam pêlos para o cabelo de uma pessoa.
  • Nadando em um lago aberto com grandes multidões. Piolho, caindo na água, pode segurar a superfície por até duas horas. Durante este tempo, ela precisa encontrar uma nova vítima ou ela vai se afogar.
  • Lugares públicos (piscina, clube desportivo, salão de beleza, transporte, sanatório, jardim de infância, escola). Com uma grande multidão de pessoas, a pediculose se espalha muito rapidamente, atingindo a escala epidêmica.
  • Pediculose nervosa - mito ou realidade?

    Os piolhos podem aparecer nos nervos? Mito ou realidade? A resposta é simples - um mito!

    Se uma pessoa não esteve em contato com uma pessoa infectada ou com seus itens pessoais, ela não tem piolho.

    Suposições populares e absurdas sobre por que os piolhos podem começar depois de muito estresse:

    1. Em uma pessoa quieta, os insetos estão em repouso, mas depois da liberação de adrenalina no sangue (choque nervoso ou estresse severo), os parasitas começam a se multiplicar rapidamente e se alimentam com mais frequência. Nos seres humanos, existem inúmeras mordidas no couro cabeludo, coceira intensa e lêndeas vivas no cabelo.
    2. Os piolhos podem pegar bio-pulsos ou a energia de uma pessoa em um estado de estresse crônico. E se o inseto for dado uma escolha: instalar-se na cabeça de uma pessoa sã e calma, ou nervoso e deprimido, então o piolho certamente escolherá nervoso.
    3. Esses parasitas, como os piolhos, vivem sob a pele até certo ponto, assim que uma pessoa sofre um estresse severo, eles são imediatamente ativados, vão para a superfície do couro cabeludo e começam a se multiplicar.
    4. Durante um período de estresse severo, o corpo libera mais suor e gordura subcutânea, o que faz com que o cabelo fique rapidamente sujo, tornando-se desleixado e atraente para os piolhos.

    Todas essas suposições absurdas não têm base científica.

    Os adultos não vivem sob a pele humana, eles só podem estar na superfície. Esses parasitas não capturam o estado de ânimo e energia de uma pessoa, não importa: o novo dono experimentou ou não estresse, para eles a única coisa importante é a presença de sangue (este é o alimento deles) e cabelo (um lugar onde você pode colocar as lêndeas para a continuação do gênero).

    Que tipo de doenças podem coçar o couro cabeludo?

    O fenômeno mais comum na psicossomática associada aos nervos é a coceira do couro cabeludo ou a perda de cabelo (calvície parcial). Mas a coceira, na maioria das vezes, não está associada ao aparecimento de insetos parasitas, é apenas uma reação psicossomática a um choque nervoso.

    Além disso, o couro cabeludo coceira pode indicar outras doenças, tais como:

    Psoríase. Para esta doença é caracterizada por uma sensação ondulada de coceira. Durante o período de estresse ou imediatamente após, a coceira torna-se mais intensa do que em repouso. Assim, pode parecer a uma pessoa que ele tenha piolhos e, de fato, esta doença de pele ocorre no contexto de um choque nervoso.

  • Sarna. Coceira ácaro vive sob a pele. Os movimentos deste inseto causam coceira insuportável. Na maioria das vezes, um ácaro da sarna vive em áreas do corpo onde não há pêlos, mas às vezes ocorre no couro cabeludo. Pode ser identificado por um especialista em movimentos característicos que permanecem na pele.
  • Couro cabeludo seco. A falta de umidade e nutrientes no couro cabeludo faz com que ele seque. Uma pessoa sente uma ligeira coceira, a caspa seca aparece, o cabelo fica sem brilho e quebradiço.
  • Quem está em maior risco de infecção?

    A maioria das pessoas assume que os piolhos sofrem de pessoas desfavorecidas que levam um estilo de vida imoral. Mas isso nem sempre é o caso, existem várias categorias de pessoas que estão em risco de infecção com mais freqüência do que o resto da população. Então, para essas categorias incluem:

    1. Crianças que freqüentam jardim de infância, escola e indo a um sanatório durante o período de verão. As crianças são muito ativas e inquisitivas, muitas vezes ficam em contato próximo com seus pares, portanto, surtos de pediculose em grupos de crianças não são incomuns.
    2. Refugiados, prisioneiros, soldados. Todas as pessoas que são forçadas, devido a circunstâncias de vida, a ficar em quartos fechados ao mesmo tempo com um grande número de outras pessoas.
    3. Assistentes sociais. Em virtude da profissão, os assistentes sociais têm que estar constantemente em contacto com cidadãos desfavorecidos, sofrendo frequentemente de pediculose.

    A pediculose nos estágios iniciais é impossível de detectar. Afinal, encontrar dois ou três indivíduos vivos é extremamente difícil. Após 10 a 14 dias, quando a população de parasitas aumenta várias dezenas de vezes, os sintomas se tornarão mais pronunciados, será possível fazer o diagnóstico por conta própria sem consultar um especialista.

    Talvez seja precisamente porque a pediculose sempre aparece inesperadamente com tantos mitos e suposições. Mas não acredite em tudo. Está cientificamente provado que os piolhos só podem ser transmitidos de uma pessoa para outra e nada mais. Até mesmo animais como cães, gatos, ratos, camundongos não são portadores de piolhos. Mesmo como resultado de um forte choque nervoso, nenhum piolho ou lêndea pode aparecer no corpo de uma pessoa.

    Os caminhos principais de infecção

    Os piolhos podem aparecer nos nervos do solo - é um mito ou realidade? Os cientistas há muito anunciaram que as pessoas podem ser infectadas com piolhos apenas pelas seguintes razões.

    Feche o contato físico com a transportadora. Particularmente, os parasitas aparecem em crianças em idade escolar primária, já que os bebês brincam juntos e estão em contato próximo. A probabilidade de os piolhos do estresse na presença de fatores favoráveis ​​aparecerem em uma criança aumenta várias vezes à medida que o corpo das crianças fica mais vulnerável.

    Use um pente. Piolhos e lêndeas adultos podem ser transmitidos através de um pente de massagem, portanto, pentear o cabelo com a ajuda do pente de outra pessoa é fortemente desencorajado. Os parasitas também podem ocorrer quando se usam travesseiros e chapéus comuns (os produtos de peles são especialmente perigosos).

    Relações sexuais com um portador.

    Jogos esportivos ativos.

    Os piolhos dos nervos não podem aparecer e os insetos são transmitidos aos seres humanos apenas de outra pessoa infectada.

    Psicossomática

    Os piolhos podem aparecer nos nervos? Somente por causa das experiências, a pediculose não ocorre. Se durante o estresse uma pessoa sofre de coceira intensa e penteia a epiderme da cabeça, isso não afeta o aparecimento de parasitas da pele.

    Se não houver piolhos inicialmente, a única coisa que complicará a vida de uma pessoa é o aparecimento de feridas na cabeça devido à sarna. Essa reação é psicossomática e é considerada natural. Há suposições errôneas de que os piolhos podem aparecer nos nervos do solo devido a fatores concomitantes.

    Na ausência de experiência, os ovos dos piolhos e os próprios parasitas dormem. É impossível aprender sobre o aparecimento de parasitas hipodérmicos do sono até que eles acordem e comecem a mexer. Após a ativação, o paciente começa a apresentar coceira intensa e outros sintomas de pediculose.

    Com fortes experiências, o corpo começa a excretar suor, contribuindo para o despertar dos piolhos reais. Após o despertar, os parasitas começam a se multiplicar e morder ativamente.

    Nit vem do fato de que uma pessoa ignora as regras de higiene pessoal e raramente é lavada. A sujeira é uma das principais fontes de piolhos emergentes.

    Um piolho é um derivado da célula cancerosa que é despertado pelo estresse. Mesmo os medicamentos modernos são impotentes contra esses parasitas. Esta opinião é compartilhada por 10% das pessoas pesquisadas.

    Nenhuma dessas suposições sobre o aparecimento de piolhos não tem evidência científica e é uma ilusão, acreditando que a teoria não faz sentido.

    Quem está em risco?

    Quem pode pegar piolhos? Existem várias populações propensas a ataques de parasitas.

    Parceiros sexuais indulgentes e parceiros em constante mudança. Negligenciar a saúde levará não só à pediculose, mas também a doenças infecciosas mais perigosas (HIV, hepatite).

    Crianças - as crianças estão em contato íntimo umas com as outras, se uma criança for portadora, os parasitas serão passados ​​para outras crianças.

    Pessoas que ficam em pequenos quartos (celas de prisão, salas comuns, abrigos).

    Os piolhos não tendem a voar, eles levam um estilo de vida sedentário. A única coisa que pode causar parasitas durante o estresse é outra portadora.

    O que é um piolho da cabeça?

    Piolhos (lat. Pediculus humanus capitis) habita o cabelo na cabeça humana, no cabelo, no bigode e na barba. Além disso, eles podem viver por até dois dias (mas não mais) em itens pessoais (pente, toalha, chapelaria) sem energia.

    Eles não morrem na água ao lavar a cabeça. Ficou provado que os piolhos preferem cabelos limpos e saudáveis ​​para semear com seus ovos (lêndeas).

    O comprimento de um macho adulto é de 2-3 mm, as fêmeas atingem um comprimento de 4 mm. Depois que o sangue fresco é absorvido, o cinza do corpo dos piolhos muda para vermelho ou roxo. Durante o dia, o parasita bebe até 1,2 ml de sangue em 2-3 doses.

    A - masculino, B - feminino

    Ao contrário dos piolhos do corpo, a dor de cabeça é menos perigosa para os seres humanos, não é portadora de doenças como o tifo. No entanto, a coceira que ocorre como resultado da entrada de saliva nas feridas leva à irritação e aumenta a probabilidade de infecção através das partes danificadas do couro cabeludo.

    A raça dos piolhos sob condições favoráveis ​​de temperatura durante todo o ano. Uma fêmea adulta põe até 100 ovos por uma curta vida de 27-46 dias. Todo o ciclo de desenvolvimento de um ectoparasita de um ovo (lêndeas) a um inseto adulto ocorre no hospedeiro e dura cerca de 20 dias.

    Os piolhos são insetos sem asas que só distinguem a luz da escuridão. Portanto, o principal órgão dos sentidos é o sentido do olfato. Os piolhos não podem voar nem pular, mas se movem rapidamente: a uma velocidade de até 23 cm / min. Portanto, eles são capazes de mudar rapidamente o proprietário, movendo-se da cabeça do paciente com piolhos para a cabeça ou roupas do não infectado.

    Piolhos: Mito ou Realidade

    Muitos acreditam que os piolhos podem aparecer nos nervos do solo: supostamente eles estão na forma de larvas ou em um estado dormente por enquanto, e quando uma pessoa está muito nervosa, eles acordam e se multiplicam.

    Tudo isso não é nada mais que um mito. Está cientificamente provado que os piolhos aparecem apenas através de contato direto ou indireto com um paciente com pediculose. Por contato direto entende-se o contato do cabelo de uma pessoa saudável e doente ou a obtenção de piolhos em roupas saudáveis, de onde eles rapidamente encontram o caminho para a cabeça. Mas também há contato indireto:

    • Uso de pertences pessoais de uma pessoa infectada (pente / escova de cabelo, toalha, touca, ganchos de cabelo, etc.):
    • O uso de roupa de cama, em particular, travesseiros após um paciente com pediculose,
    • Encostos de cabeça em transportes públicos e outras superfícies em que piolhos ou lêndeas podem acabar.

    O mito da aparência dos piolhos nos nervos é mais provável devido ao fato de que situações estressantes causam várias doenças, e quando uma pessoa não consegue entender de onde seus piolhos vieram, ele assume que eles foram afetados negativamente. Além disso, os sintomas de coceira nervosa e pediculose são muito semelhantes.

    A transmissão de parasitas contribui para permanecer em grandes grupos, concentrações em massa de pessoas.

    Infecções com pediculose são mais fáceis no metrô, banho, hospital, piscina, cabeleireiro, até mesmo no elevador. O principal método de movimento dos piolhos está em execução, razão pela qual a pediculose é tão facilmente transmitida.

    É o suficiente para tocar o cabelo limpo para uma cabeça infectada.

    Muitas vezes, a fonte de infecção de toda a família com pediculose são as crianças, que, devido à estreita comunicação na equipe das crianças, são especialmente suscetíveis a essa doença.

    No entanto, curiosamente, há um grão de verdade na conexão entre o "solo nervoso" e a aparência dos piolhos, e a coisa toda está no cheiro.

    Por observações de longo prazo do comportamento do parasita e experimentos científicos, descobriu-se que pessoas diferentes não são igualmente atraentes para os piolhos.

    Dos muitos candidatos próximos para o papel de mestre, eles escolhem aqueles cujo cheiro mais os atrai, e essas são pessoas que estão sob estresse.

    E não se trata de experiências comuns, mas de situações acompanhadas de um grave colapso nervoso. De fato, durante um período de estresse severo, a imunidade cai drasticamente e certos hormônios são produzidos. Há uma teoria de que é um cheiro especial, cuja aparência contribui para a liberação de "hormônios do estresse" - adrenalina, norepinefrina - e atrai os piolhos.

    No entanto, o aparecimento espontâneo de piolhos na ausência de um transportador é impossível. A exposição à infecção por piolhos é apenas mais vulnerável a pessoas em estado de estresse quando são transferidas de uma transportadora existente.

    Pode haver piolhos com base na criança nervosa

    Segundo as estatísticas, cada quinta criança do mundo estava doente ou pediculose. As crianças são consideradas um grupo de risco para pediculose, porque seus corpos são muito mais fracos do que os adultos, e eles também são menos exigentes quanto aos contatos. No entanto, a infecção por pediculose em crianças é exatamente a mesma que em adultos.

    O organismo das crianças também não é adaptado para piolhos escondidos, como um adulto, então esse problema não pode aparecer apenas por causa do estresse. Independentemente da idade do paciente, a resposta para a questão de saber se há piolhos dos nervos é inequívoca - isso não pode ser.

    Ovos na cabeça de uma criança

    Como tratar a pediculose em humanos

    A pediculose pode ser administrada de forma rápida e eficiente com o uso adequado de agentes antiparasitários, portanto, leia atentamente as instruções de cada medicamento.

    Mas começamos com remédios populares que estão longe de serem inofensivos para o corpo, especialmente para crianças.

    Desde os tempos antigos, os piolhos foram removidos com querosene e vinagre, mas muitas vezes causam queimaduras químicas no couro cabeludo, especialmente se as proporções não forem calculadas corretamente.

    Se a substância entrar na membrana mucosa do olho, boca ou nariz, o paciente tem sérios problemas com esses órgãos.

    Vapores de querosene e vinagre são muito tóxicos, especialmente para crianças e mulheres grávidas. Esses remédios populares também têm um efeito prejudicial no próprio cabelo: eles mudam sua estrutura e cor.

    Nesta lista, você pode observar separadamente o antigo remédio para o tratamento de piolhos - chemerichnoe água. Esta tintura de álcool das raízes e rizomas heliobits Lobel.

    Os alcalóides contidos nesta solução têm um efeito neurotóxico em piolhos e lêndeas. A água Chemerica também tem um efeito antimicrobiano e anti-inflamatório. No entanto, é estritamente contra-indicado em crianças até aos 2.5 anos, mulheres grávidas e lactantes, uma vez que tem um efeito teratogénico.

    A maneira mais fácil de se livrar da pediculose é cortar o cabelo. Este método é perfeito para crianças pequenas, o uso de medicamentos inseticidas que são contra-indicados.

    Hoje em dia, há uma série de modernos medicamentos anti-pedicúricos na forma de xampus, aerossóis, emulsões, cremes. Cada um desses produtos vendidos em farmácias é acompanhado por instruções detalhadas que devem ser rigorosamente seguidas, especialmente dadas as restrições relativas a crianças, mulheres grávidas e lactantes.

    No entanto, ao usar essas ferramentas mais de três vezes, os parasitas se tornam resistentes a elas. Em tais casos, os piolhos só podem ser removidos por pentear:

    • O cabelo é bem lavado, ligeiramente seco.
    • Aplique o condicionador a um pêlo ligeiramente úmido.
    • Penteia-se primeiro com um pente com grandes dentes, logo com um pente com pequenos dentes (para a confiança vale a pena enrolar com o algodão). Lave o pincel periodicamente.
    • Seque o cabelo e repita o procedimento de pentear.

    No tratamento da pediculose é uma abordagem integrada. É necessário não só destruir o adulto, mas também os seus ovos - lêndeas. Todos os membros da família, mesmo que não sejam encontrados piolhos, são tratados no mesmo dia.

    Os fundos de Protivopedikuleznye dividem-se em várias subespécies:

    • Drogas contendo permetrina - o mais famoso inseticida,
    • Medicamentos baseados em outras drogas antiparasitárias (fenotrin, fenthion, etc.),
    • Meios, parasitas envolventes e sufocantes (com óleos essenciais e dimeticone).

    Meios Baseados em Permetrina

    • Veda, Veda-2 - xampu, vendido em frascos de 100 ml.

    • Nittifor - preparação com uma ação de desinfecção, está disponível na forma de uma loção (60 ml) e nata (115 g),

    • Medyfox –5 é a porcentagem de concentrado a partir da qual você precisa fazer uma emulsão. Volume - 2 ml e 24 ml. A ferramenta é preparada imediatamente antes da aplicação: 8 ml de Medifox diluídos em 200 ml de água fervida morna,

    • Pair Plus - uma preparação combinada, na qual, além da permetrina, há malatião (inseticida organofosforado) e butóxido de piperonila (aumenta o efeito dos anteriores). Disponível como aerossol (116 g).

    Produtos contendo substâncias antiparasitárias

    • Medilis-SUPER - Disponível sob a forma de uma emulsão aquosa em garrafas de 50 e 500 ml. 1 ml de produto diluído em 83 ml de água

    • Parasidose - baseado em fenotrina. Forma de liberação - loção,

    • Pedilina - xampu, que incluía malathion.

    Meios que actuam mecanicamente em piolhos

    • Aqui - pulverização bifásica à base de dimeticona,

    • Paranit - outro agente não tóxico sob a forma de spray, champô, loção,

    • Paranit Sensitiv - para crianças até um ano de idade, grávidas e lactantes,

    • Marcas Completas - uma solução para aplicação tópica à base de ciclometicona e miristato de isopropilo, completa com um pente para pentear.

    Derrotar os parasitas é possível!

    Dicas dos nossos leitores

    Eu me livrei de parasitas em apenas uma semana! Fui ajudada por um remédio que aprendi em uma entrevista com um parasitologista.

    Unitox® - remédio parasita para crianças e adultos!

    • Libertado sem receita médica,
    • Pode ser usado em casa
    • Limpa parasitas por 1 curso,
    • Devido aos taninos, cura e protege o fígado, coração, pulmões, estômago, pele de parasitas,
    • Elimina o apodrecimento nos intestinos, neutraliza os ovos do parasita devido ao molusco F.

    Certificado, recomendado por helminthologists significa se livrar de parasitas em casa. Tem um sabor agradável que vai agradar às crianças. Consiste exclusivamente de plantas medicinais coletadas em locais ecologicamente limpos.

    Agora há um desconto. A droga pode ser comprada por 196 rublos.

    Aparecimento de complicações

    Se aparecer piolhos, é necessário consultar imediatamente um médico, a falta de tratamento atempado é a causa da doença se tornar mais grave.

    O autotratamento, sem o uso de medidas competentes, acarretará complicações e também causará lesões cutâneas, principalmente se agentes agressivos forem utilizados para terapia.

    Sabendo a resposta para a pergunta, os piolhos podem aparecer devido aos nervos, você não deve imediatamente adquirir preparações inseticidas, porque a coceira é freqüentemente causada por outros fatores.

    Nervos arranhando a epiderme da cabeça

    As sensações da doença são quase as mesmas que as dos piolhos. A instabilidade emocional causa sensações semelhantes, mas é tratada de forma diferente.

    Para eliminar os sintomas, é necessário usar sedativos prescritos por um médico experiente. Os efeitos do estresse são fáceis de eliminar com aulas de ioga.

    As pessoas podem sofrer de prurido constante devido à presença de ácaros subcutâneos. Identificá-los é impossível, para isso você precisa fazer raspagem. Remoção de parasitas é realizada por tomar medicamentos acaricidas, esfregou na epiderme da cabeça. Um efeito positivo terá e medicações, fortalece o sistema imunológico.

    O prurido na cabeça geralmente ocorre devido ao uso de produtos capilares de baixa qualidade. Se a fonte original é a escolha errada de shampoos, eles devem ser substituídos por hipoalergênico. Para uma recuperação rápida, recomenda-se a utilização de medicamentos anti-histamínicos.

    Doenças fúngicas

    Eles são frequentemente causados ​​por um sistema imunológico enfraquecido, que pode ocorrer devido ao estresse. A principal característica da doença - o aparecimento de caspa e aumento do teor de gordura das raízes do cabelo. As pessoas podem se livrar do infortúnio apenas com a ajuda de cosméticos e pílulas médicas.

    Os piolhos podem aparecer do estresse? Definitivamente não. Para evitar a ocorrência da doença, é necessário monitorar a higiene pessoal e evitar contato físico com pessoas desconhecidas.

    Condições de infecção e reprodução

    Os piolhos são sanguessugas, cuja nutrição é completamente dependente do hospedeiro em cujo corpo habitam. Assim, a fonte de alimento e o dono de condições confortáveis ​​para sua atividade vital é o homem. Se não há nada para comer, os indivíduos morrem no segundo ou terceiro dia.

    Sob condições favoráveis, o parasita vive de trinta e oito a cinquenta dias. Um indivíduo adulto põe ovos no final de uma muda. Ele se move ao longo do cabelo a partir das raízes e prende as lêndeas com a ajuda de uma substância pegajosa.

    O período de desenvolvimento das larvas é pequeno e máximo de oito dias. O ambiente externo deve ser propício para o processo, a temperatura ideal é de trinta e um graus. Quando a temperatura diminui em larvas, o metabolismo diminui. Quando abaixando abaixo de vinte graus, o processo pára completamente. A alta temperatura, com um ponto crítico de quarenta e cinco graus, também é desastrosa para as lêndeas.

    A larva sai do casulo, engolindo intensamente o ar, o que provoca a formação de gás em seu corpo, contribuindo para o movimento para a frente dos solavancos e a saída bem sucedida para o exterior. Um casulo vazio permanece na cabeça humana. Todos os itens acima sugerem que a doença é trazida de fora, e sua nucleação na pele é impossível, porque neles o regime de temperatura é maior que o necessário, e não há ar para o desenvolvimento e ejeção da larva. O parasita não é capaz de desaparecer. O ciclo de vida deve prosseguir continuamente, caso contrário, a morte das larvas é inevitável.

    Processo de infecção

    A única maneira é a infecção quando os piolhos são expostos do lado de fora. Apenas adultos podem infectar. Os insetos se entregam ao homem:

    • em contato próximo com um indivíduo infectado,
    • com uso geral de itens de higiene,
    • ao nadar perto no mesmo ambiente aquático.

    O primeiro método é o mais provável e leva a uma garantia absoluta de infecção. Os outros dois são menos eficazes, já que o inseto não vive muito sem um hospedeiro.

    Estresse e parasitas

    Por que a visão de que os piolhos dos nervos receberam o direito à vida? Do ponto de vista científico, uma pessoa durante o estresse torna-se especialmente atraente para os insetos. A hiperexcitação nervosa é acompanhada por um odor específico, um olfato humano indescritível, mas facilmente reconhecido pelos piolhos.

    As glândulas sudoríparas ativam o trabalho, dando sabor ao espaço circundante e tornando a pessoa um objeto desejável para os parasitas, baseado exclusivamente no olfato. Mas a falta de asas e oportunidades anatômicas para um salto tornam a infecção improvável.

    O movimento lento através do cabelo para se mudar para um novo dono requer contato próximo e prolongado com o portador de piolhos. Por exemplo, se uma criança coça a cabeça, isso não significa que ele ficou doente devido à exaustão nervosa na escola, mas simplesmente conversou com um companheiro infectado.

    Precauções de segurança

    Se a sua crença na possibilidade de infecção "pelos nervos" for forte e de preocupação particular, aumentando o estado de tensão, observe as seguintes precauções:

    • mudança frequente de roupa de cama
    • modo de alta temperatura ao lavar,
    • use apenas itens de higiene pessoal
    • exclusão de contatos com pessoas da categoria de risco,
    • prevenção de drogas contra piolhos,
    • medicação anti-stress.

    O que pode confundir pediculose?

    A prevalência do mito entre vários estratos da população, incluindo seus representantes instruídos, depende da similaridade dos sintomas com outras doenças. O que faz a cabeça coçar, se não houver piolhos? De reações alérgicas ou dermatite no solo de nervos. É fácil levar para os piolhos os sinais de uma doença de pele, como a psoríase, com coceira ondulante característica. A intensidade das manifestações coincide com os momentos de excitação emocional.

    Quando o sistema nervoso é instável, uma criança pode desenvolver dermatite, que também é semelhante nos sintomas à presença de piolhos no cabelo.

    A sarna, cujo agente causador é um carrapato, apesar da localização habitual na pele do corpo, é possível manifestação de coceira na cabeça. É fácil diagnosticar devido à ausência de lêndeas.

    Para fazer um diagnóstico preciso, você deve visitar um dermatologista. E não depois de remover os piolhos que existem na imaginação, mas antes da implementação de um procedimento desnecessário.

    Poderia ocorrer contaminação nervosa?

    Sabe-se que algumas pragas (por exemplo, ácaros subcutâneos, certos tipos de parasitas protozoários), uma vez no corpo humano, permanecem lá sempre em quantidades suficientes para manter a saúde. Eles não são completamente removidos, mas não causam nenhum dano até que a exacerbação ocorra. Com base nesse fato, surgiu uma teoria de que a pediculose nervosa se desenvolve da mesma maneira: quando a imunidade é enfraquecida, o piolho é ativado e indivíduos jovens começam a aparecer nas lêndeas. Sobre como insetos chegaram ao corpo humano, em tais casos, ninguém fala.

    A única maneira de obter piolhos na cabeça ou no corpo de uma pessoa é transportá-la diretamente de outra pessoa.

    De fato, a resposta para a pergunta se os piolhos podem aparecer dos nervos será negativa. Esta suposição não se justifica. Os insetos sugadores de sangue não são capazes de aparecer de repente, mesmo com um enfraquecimento do corpo, como é o caso de alguns parasitas, se não houver razão para isso (por exemplo, contato direto com o paciente). Nem uma criança nem um adulto nesta situação podem surgir.

    Ao pensar se os piolhos podem surgir do estresse, deve-se ter em mente que, em situações difíceis, quando os problemas globais precisam ser resolvidos ou a pessoa enfrenta grande tristeza, experimenta tensões diárias, ocorrem mudanças no corpo. Em particular, as glândulas (gordurosas, suor) começam a trabalhar mais, produzindo um cheiro específico e pesado de suor. Ao mesmo tempo, uma pessoa em solo nervoso torna-se um objeto mais atraente para os insetos e, ocasionalmente, coloniza o corpo de um novo hospedeiro.

    Portanto, a resposta para a questão de saber se os piolhos podem aparecer por si só será negativa. Eles vêm de algum lugar, do dono anterior.

    Caminhos de infecção

    Piolho em uma criança, bem como em um adulto, pode aparecer de várias maneiras:

    • Em primeiro lugar, isso acontece por contato direto com o paciente. Sem tocar na área infectada (cabeça, virilha, etc.), os parasitas não serão capazes de se mover para um novo hospedeiro, mesmo que esteja passando por um estresse nervoso. O contato direto é fornecido durante os jogos infantis, abraços, beijos, enquanto pratica esportes, tem relações sexuais.
    • Piolho é capaz de permanecer na água por até 2 dias, então às vezes a infecção ocorre durante a natação nos reservatórios.
    • Se usar acessórios de um paciente com pediculose, grampos de cabelo, escovas de cabelo, primeiro um piolho aparecerá na cabeça, e logo uma ninhada inteira.
    • Ao usar uma toalha, você pode se infectar com parasitas púbicos. A mesma doença desenvolve-se se passar a noite em uma cama infetada (por exemplo, em um hotel).
    • Ao usar o capacete de outra pessoa, desde que o dono da coisa esteja infectado com parasitas.

    Como você pode ver, os piolhos de uma pessoa não aparecem nos nervos. Para que uma infecção ocorra, é necessário prever essa oportunidade, ou seja, o contato direto com os doentes ou com as coisas dele.

    Sinais do aparecimento de piolhos sob estresse: são piolhos?

    Em parte, essa teoria tem uma base, embora fantasmagórica, mas uma base. Parasitas realmente atraem pessoas que experimentam um choque nervoso devido aos processos que ocorrem em seu corpo. No entanto, no caso em que a questão de saber se os piolhos podem atingir os nervos do solo, é necessário levar em conta outro ponto - a aparência de sinais semelhantes aos sintomas dos piolhos. Quando isso ocorre, coceira, vermelhidão na pele, torna-se seco, flocos.

    Muitas vezes outro parasita - ácaros subcutâneos são confundidos com piolhos subcutâneos.

    Ao decidir se os piolhos podem surgir do estresse, dos nervos, às vezes essas manifestações são confundidas com pediculose real. No entanto, na ausência de fatores que levam à infecção, em tais casos, uma alergia comum é diagnosticada.

    Além disso, os sintomas descritos dão qualquer doença de pele: dermatite, psoríase ou seborreia. Se informações não confirmadas estão sendo ouvidas de várias fontes de que os parasitas estão infestados em situações estressantes, ao longo do tempo a pessoa começará a se perguntar, e realmente, as piolhos podem aparecer dos nervos.

    Dermatite também pode aparecer nos nervos do solo, e os piolhos não têm nada a ver com eles.

    O perigo desta suposição é que você pode perder o tempo para o tratamento de alergias ou doenças de pele. Como resultado, os sintomas aparecerão mais fortes e levará mais tempo e esforço para se recuperar.

    By the way, dermatite e outras doenças de pele (por exemplo, sarna) realmente começam a se desenvolver em situações estressantes, o que é causado por uma diminuição da imunidade.

    Pensando se os piolhos dos nervos podem aparecer, deve ser levado em conta que muitas vezes a atividade do carrapato subcutâneo provoca o aparecimento de sintomas semelhantes, como no caso da pediculose: prurido grave, feridas na pele, mudanças em suas propriedades (secura, descamação).

    Vídeo interessante: Piolhos em humanos - causas, sintomas e tratamento

    Quais são os mitos sobre piolhos?

    Existem muitas ideias falsas sobre pragas. O mais comum deles inclui o mito de que os piolhos e as lêndeas são insetos diferentes, não relacionados uns aos outros. Na verdade, eles são representantes da mesma espécie, apenas em diferentes estágios de desenvolvimento. Um piolho é um adulto, e um ovo de inseto, que é preso ao cabelo, é chamado nit. Ao responder a pergunta se os piolhos podem aparecer nos nervos do solo, deve-se saber que as lêndeas são o resultado da atividade vital dos insetos sexualmente maduros e não ocorrem no pêlo por si mesmos.

    Considera-se que as pragas podem aparecer apenas em condições insalubres, quando uma pessoa ignora as regras de higiene. No entanto, este não é o caso. Os piolhos também podem aparecer em pessoas limpas, que por acaso estavam perto de uma fonte de doença parasitária. Daí outro mito: as pragas podem aparecer exclusivamente na lama. Ele não tem lógica.

    Além da questão de saber se os piolhos podem aparecer nos nervos, existem outros equívocos. Por exemplo, há uma opinião de que as lêndeas podem aparecer apenas no câncer, já que esses tumores consistem em células cancerígenas e são destruídas somente após a morte de uma pessoa.

    Mitos são diferentes, no entanto, você precisa ser guiado pela lógica e pensar de forma sensata, com base em fatos comprovados, e não especulação. Você deve saber que os piolhos tendem a aparecer apenas nos casos em que as condições são criadas para isso - ao tocar o paciente. Essas pragas não podem se materializar do ar, mesmo que a pessoa tenha estresse nervoso.

    Causas da infecção da pediculose

    Como mosquitos, moscas, piolhos são insetos. Eles são incapazes de habitar o corpo humano. Mesmo no estágio de postura dos ovos, a maturação da larva ocorre exclusivamente na superfície do corpo (cabelo do usuário). Portanto, não há fases adicionais no desenvolvimento de piolhos com atraso no desenvolvimento de insetos.

    A transmissão de parasitas de um paciente para uma pediculose saudável ocorre pelo método de contato. Uma pessoa cujo portador de parasitas é confirmado, fazendo uma interação próxima com outros membros da sociedade, inevitavelmente "transmite" insetos. Piolhos rastejam de um cabelo para outro. O contato próximo é um pré-requisito para a transmissão, desde o salto, os insetos são incapazes de voar. Piolho não pode liderar de outras maneiras.

    Métodos sem contato de transmissão de inseto reconhecem o uso de coisas do paciente. Esse é um empréstimo aleatório e focado das coisas de outras pessoas. A pediculose está infectada em qualquer lugar: creches, cabeleireiros, hotéis e eventos esportivos.

    O método sem contato de espalhar a doença é chamado de transmissão de piolhos através da água (nadando em fontes de pé). Parasitas toleram perfeitamente um ambiente úmido, mantendo a viabilidade. O medo deve banhos, piscinas, lagoas abertas com água sem movimento ativo. É aí que a infecção é possível.

    A infecção mais comum com pediculose ocorre nos seguintes casos:

    • contato com o cabelo (abraços, proximidade em lugares públicos, jogos ao ar livre),
    • o uso de coisas de outras pessoas, utensílios domésticos, higiene pessoal, jóias, roupas (roupas de cama, pentes, chicletes, chapéus).

    A aparência dos piolhos nem sempre pode ser claramente controlada. O atrito no transporte público (especialmente nas horas de ponta), a interação durante as competições esportivas e o contato ativo das crianças não é fácil de visualizar. Mais detalhes sobre onde os piolhos vêm de uma pessoa, você encontrará em nosso site.

    Dados os métodos de infecção acima, A pediculose nervosa parece uma suposição delirante. No entanto, existe opinião. Versão do aparecimento de piolhos de stress é difundida entre as massas. Levar a sério não vale a pena. Há um grão de verdade aqui, mesmo considerando o absurdo da especulação.

    Justificativa científica para a aparência "stress" dos piolhos

    A pediculose é uma doença bem estudada. Está provado que entre os modos de transmissão, o aparecimento de piolhos dos nervos não existe. Todos os mitos, especulação - uma relíquia de crenças populares.

    A falta de contato próximo com os doentes, o uso de seus pertences, banhar-se depois deles em água parada não é observada. Então, para se tornar o dono dos piolhos é impossível.

    Os defensores da existência de uma infecção "estressante" apóiam a ciência apenas em que, durante um período de estado mental instável, os processos internos do corpo contribuem para uma mudança no cheiro natural. O corpo segrega mais intensamente o suor, saturado com compostos voláteis especiais.

    Os cientistas sugerem que o sabor forte é atraente para os insetos. Deixe os piolhos hospedeiros "chocados" causarem o cheiro sedutor de uma nova vítima. Consequentemente, a probabilidade de “recuperar” os parasitas aumenta. Outras versões populares da aparência de piolhos dos nervos são absurdas de acordo com julgamentos científicos.

    Os cientistas dizem que, durante o estresse, a pessoa fica tensa, as defesas do corpo enfraquecem e a suscetibilidade a várias doenças aumenta. A sobrecarga nervosa provoca concentração em um problema específico. A vigilância é reduzida. Muitas vezes, neste momento, há uma negligência de importantes regras de higiene pessoal. Como resultado de qualquer um dos fatores propostos, o risco de infecção por piolhos torna-se maior.

    Pessoas duvidosas tendem a eliminar todos os problemas do estresse. Medo de infecção é tão grande que coceira, mexendo no cabelo é sentida pela respiração do vento. A psicossomática da doença, a psique instável dos indivíduos é a culpada. A tendência à suspeita se torna outra fonte de "contos" sobre o surgimento de piolhos.

    Nas massas, a tendência a discutir, exagera (fofoca) grande. Tendo recebido informação, um motivo para reflexão, os indivíduos podem inventar versões completamente inesperadas. Daí uma grande quantidade de suposições questionáveis.

    Alegando piolhos para aparecer de nervos é estúpido. Tais versões não têm base científica.

    Piolhos do estresse ou outras doenças

    Muitas vezes uma suspeita de piolhos expressa apenas pela presença de coceira. Como mencionado acima, o sintoma é característico de muitas doenças além dos piolhos (incluindo a conseqüência do estresse). Se é impossível lidar com um problema psicossomático por conta própria, você deve procurar ajuda de especialistas.

    Os médicos ajudarão a revelar as verdadeiras causas do fenômeno incomum. Para lidar com o estresse, cure outras doenças.

    Muitos associam as manifestações características na pele (mordidas, erupções, feridas) com a presença de piolhos. Você não deve entrar em pânico sem uma base. A maioria dos casos é acompanhada por sintomas de doenças completamente diferentes.

    Conselho Vale a pena examinar com mais cuidado o couro cabeludo, pele adjacente (pescoço, orelhas, ombros) para insetos. A presença de piolhos definitivamente se apresentará (adultos, lêndeas, larvas)

    Área de risco de pediculose

    A distribuição de piolhos é extensa, mas não podemos falar de um surto de morbidade e ampla distribuição. Nem todo mundo se depara com pediculose. Em risco são pessoas:

    • com condições de vida desfavoráveis ​​(pessoas sem-abrigo, anti-sociais),
    • com um estilo de vida ativo em relação aos cidadãos desfavorecidos (funcionários de instituições médicas, receptores, abrigos),
    • em habitat apertado (prisão, quartel, campo de refugiados),
    • com uma propensão para relações próximas erráticas (sexuais ou sociais).

    Além dos grupos de cidadãos acima, As crianças estão na zona de risco particular de pediculose. A falta de vigilância, a espontaneidade, a predisposição para fechar os contatos (jogos ativos) criam um ambiente favorável para uma infecção rápida.

    Na maioria dos casos, os piolhos ocorrem inesperadamente. Não entre em pânico, atribuindo propriedades místicas de estresse. A doença não é conhecida por 1 mil anos, pode ser tratada. O principal é identificar o problema na fase inicial da infecção, começar a agir imediatamente. Isso ajudará a evitar o agravamento do problema, o reassentamento de parasitas. A transmissão de contato é o principal modo de propagação de insetos. Piolhos de stress - um mito, não confirmado pela ciência.

    Vídeos úteis

    O que causa piolhos?

    Piolhos: causas, sintomas, estágios.

    Mito ou Realidade

    Então, na realidade, os piolhos dos nervos - o mito ou a realidade, interessam a muitas pessoas. Afinal de contas, muitas vezes uma pessoa nervosa com estresse sofre de coceira intolerável e prolongada.

    A opinião de que os nervos dos nervos aparecem existe desde a época de nossas avós. Você pode ouvir uma teoria semelhante hoje. Alguém nega completamente, mas há pessoas que acreditam que está certo. Existem várias versões desta natureza:

    • Os piolhos na cabeça estão constantemente presentes nos seres humanos, enquanto no modo de hibernação. Eles se tornam mais ativos quando uma pessoa está muito nervosa.
    • Em situações estressantes, o corpo humano produz um suor especial, cujo cheiro é muito atraente para os piolhos. Estar no corpo humano, eles se alimentam de seu sangue, resultando em coceira insuportável.
    • Pediculose pode ser transmitida no nível genético - a pessoa tem piolhos na pessoa desde o nascimento, mas eles vêm à tona depois de fortes choques nervosos.
    • Emoções excitantes negativas causam a formação de tubérculos dolorosos elásticos, que são o habitat dos parasitas. O aparecimento de insetos contribui para o estado de depressão prolongada e fadiga nervosa.
    • Os piolhos nervosos aparecem como células cancerígenas. Durante a excitação pesada, eles se desenvolvem rapidamente, transformando-se em insetos.

    Essas suposições não são baseadas cientificamente, pois a plena existência dos parasitas precisa se alimentar regularmente de sangue humano. Portanto, a piolhos nervosa não é mais do que uma invenção das pessoas. Surpreendente é o fato de que isso é reivindicado por moradores bem educados da metrópole.

    Piolhos de ovos em humanos não vivem. Insetos também não são transmitidos de animais e não partem da sujeira. E comichão insuportável nada mais é do que o desenvolvimento de uma doença de pele. Psoríase, dermatite - doenças que podem causar uma sensação semelhante de coceira. No entanto, eles não têm nada a ver com sanguessugas.

    Caminhos de infecção

    No entanto, os piolhos não podem aparecer sozinhos. As principais causas de infecção humana por piolhos são:

    • contato físico com o portador de parasitas - durante um jogo, luta, comunicação íntima, beijo ou contato sexual, porque insetos simplesmente não podem saltar e voar,
    • a troca de coisas que são a fonte da infecção com piolhos e cabeça parasita,
    • usando escovas de cabelo de outras pessoas, grampos de cabelo e outros produtos para o cabelo, bem como chapéus,
    • visitar locais públicos com baixos padrões sanitários e higiênicos,
    • nadar em águas estagnadas pode causar piolho púbico - o piolho é suficientemente resistente à hipóxia, portanto pode existir na água por dois dias.

    É necessário levar em conta o fato que durante as desordens nervosas uma pessoa realmente modifica a composição e o cheiro do suor. Que ele atrai parasitas. Uma pessoa que está em um estado calmo é menos atraente para sanguessugas.

    Nos nervos da criança também não pode ser piolhos. Apesar do fato de que as crianças são infectadas com piolhos mais frequentemente do que os adultos. Coletivo infantil, famílias diferentes e seu nível social são as principais causas da propagação da doença. Além disso, os piolhos em uma criança aparecem devido ao fato de que muitas vezes as crianças trocam os arnês e as escovas de cabelo, sem dar especial importância a isso.

    Os piolhos não podem desaparecer, mas as pragas se multiplicam com rapidez suficiente. Portanto, é necessário iniciar imediatamente o tratamento dos piolhos. O processo de remoção de piolhos é bastante problemático. Nos velhos tempos usava querosene para combater piolhos. Eles foram tratados com a cabeça de uma pessoa infectada, após o que por algum tempo eles embrulharam o pacote. Esse “banho” era destrutivo para os parasitas. O cabelo foi lavado com detergente e penteado com um pente especial.

    Hoje, existem muitos produtos para piolhos que contêm componentes que são venenosos para os insetos. Para os humanos, eles são praticamente inofensivos.

    Os xampus pediculicidas são muito procurados pelos consumidores. A ferramenta é aplicada aos movimentos de massagem dos cabelos. Após 3-5 minutos, o cabelo é lavado com água corrente usando um shampoo diário. Depois disso, parasitas são penteados usando um pente especial, que tem dentes finos e freqüentes. No entanto, para conseguir um efeito completo após o primeiro tratamento nem sempre é possível. Entre os shampoos de piolhos, destacam-se:

    Mais eficaz na luta contra os sprays de parasitas. Um deles é o Pair Plus. A composição dos meios de aerossol inclui permetrina - uma substância tóxica, prejudicial aos insetos. Spray pulverizado sobre todo o comprimento do cabelo e deixou na cabeça por 10 minutos. Depois disso, o produto é lavado com água usando xampu comum. Livrar-se de insetos mortos ajudará a pentear com piolhos. As seguintes formulações também são usadas:

    Remédios populares

    Muitas pessoas lutam com pediculose com a ajuda de remédios populares. Um exemplo disso é esfregar cranberry ou suco de hortelã no couro cabeludo.

    O absinto tem excelentes propriedades de dissuasão. A partir dele prepare uma decocção (1 litro de água 1 colher de sopa. L. Grass), que lava a cabeça. Triple Cologne tem propriedades semelhantes. É aplicado no cabelo e na pele da cabeça, depois coberto com um filme. Esta “máscara” é mantida por não mais que uma hora, após o que o cabelo é completamente lavado e penteado para fora dos piolhos e lêndeas mortos.

    Sabonete Dustov - outro remédio popular para piolhos, que as pessoas usam por muitos anos. No entanto, encontrá-lo à venda nem sempre é fácil.

    Também populares são tais remédios populares como:

    Os piolhos de estresse são apenas um mito. Parasitas não estão nos nervos do solo, eles só podem começar quando em contato com uma pessoa infectada. A auto-extinção de pragas também é impossível - elas não desaparecerão se uma pessoa já infectada com piolhos restringir a comunicação com outras pessoas. Somente a adoção de medidas reais e oportunas ajudará a eliminar as pragas.

    Mas, a fim de evitar a ocorrência de pragas, você deve seguir as regras de higiene, use apenas seus próprios pentes, chapéus e coisas. Os especialistas também recomendam trançar cabelos longos em lugares lotados e evitar sexo casual.

    Pin
    Send
    Share
    Send

    Assista ao vídeo: Piolho Pediculose - Aula - Parasitologia. Biologia com Samuel Cunha (Pode 2024).