Tratamento caspa

Como curar a dermatite seborréica em uma criança

Pin
Send
Share
Send

Zonas dependentes de andrógeno - áreas na pele com um grande acúmulo de glândulas sebáceas (couro cabeludo, aurículas, face: sobrancelhas, sulco nasolabial, terço superior do tórax e costas, parte interna das coxas)

Agentes queratolíticos - estes são medicamentos externos utilizados para suavizar e rejeitar o estrato córneo da epiderme, cabelo, unhas para várias doenças de pele.

Autorreguladores - Estas são preparações medicinais e cosméticas tópicas que normalizam a função das glândulas sebáceas.

Ação oclusal ajuda a reduzir a perda de umidade transepidérmica e se desenvolve como resultado da aplicação de algumas formas de agentes externos.

1.2 Etiologia e patogênese

A alta incidência de diabetes em recém-nascidos deve-se à presença de grandes glândulas sebáceas e aumento do nível de secreção sebácea, comparável à dos adultos. Essas características podem estar associadas a um alto conteúdo de hormônios maternos circulantes ou ao aumento da produção de adrenocorticosteróides no início da infância, bem como a mudanças na composição bioquímica dos lipídios na superfície da pele. Vários estudos modernos não confirmaram o significado etiopatogênico da colonização de Malassezia furfur em crianças com dermatite seborréica 5,6,7,8.

O surgimento de diabetes na puberdade e na velhice deve-se à alta atividade secretória das glândulas sebáceas, anormalidades na composição de lipídios com predomínio de colesterol, triglicérides, etc., assim como o papel significativo do fungo lipofílico Malassezia 6,7.

A forma adolescente de dermatite seborreica é frequentemente associada a doenças neurológicas, além disso, a tendência de exacerbação de diabetes após a exposição a fatores de estresse tem sido rastreada. Recorrências freqüentes de diabetes em adultos podem ser um marcador da síndrome da imunodeficiência humana adquirida.

Flutuações sazonais de temperatura e umidade afetam o curso da doença, de modo que as exacerbações do diabetes ocorrem mais freqüentemente na estação fria.

1.3 Epidemiologia

O diabetes infantil e o diabetes na adolescência são causados ​​por vários fatores etiopatogenéticos.

Em crianças, a doença se desenvolve nos primeiros meses de vida, mais freqüentemente durante as primeiras dez semanas 5,6. A prevalência de dermatite seborréica em recém-nascidos nos primeiros 3 meses. a vida chega a 70% 6.7.

As manifestações clínicas do diabetes mellitus na adolescência ocorrem na adolescência e na idade avançada, mais freqüentemente no sexo masculino.

1.5 Exemplos de diagnósticos

    • Dermatite seborréica do couro cabeludo.
    • Dermatite facial seborréica.
    • Dermatite seborréica do couro cabeludo e face.
    • Blefarite seborréica.
    • Dermatite seborréica do rosto e tronco.
    • Dermatite seborréica, forma generalizada.

1.6 Classificação

Distinguir o diabetes infantil e o diabetes na adolescência.

CD infantil:

  • Couro cabeludo couro cabeludo ("recém-nascido cap"),
  • Torso SD,
  • Doença de Leiner-Moussa (eritrodermia descamativa).

BDs adolescentes:

  • Couro cabeludo do couro cabeludo,
  • Cd facial
  • Torso SD,
  • Forma generalizada de diabetes.

2.1 Reclamações e história

  • Ao coletar a história e as queixas de suspeita de diabetes na infância, recomenda-se prestar atenção em:
  • o tempo dos primeiros sintomas da doença,
  • padrão de alimentação (mama / artificial),
  • a presença de lesões na pele do couro cabeludo, face, áreas intertriginosas,
  • a presença ou ausência de coceira.
  • Se você suspeitar de diabetes em adolescentes, recomenda-se prestar atenção em:
  • tempo de aparecimento de erupção cutânea (pré puberal / puberdade),
  • presença de lesões na pele ricas em glândulas sebáceas (couro cabeludo, face, peito, terço superior das costas, parte interna das coxas),
  • história familiar (a presença dos sintomas acima em parentes próximos).

2.2. Exame físico

  • Durante um exame clínico em casos de suspeita de dermatite seborreica na infância, recomenda-se avaliar a harmonia do desenvolvimento físico da criança, bem como a presença dos principais sintomas clínicos da diabetes na infância:
  • crostas amareladas (crusta lactea - crosta do leite) no couro cabeludo, principalmente na região frontal,
  • hiperemia, descascando atrás da linha do cabelo e atrás das aurículas,
  • focos eritematosos, maceração na pele das pregas cervicais, axilares, inguinais,
  • comichão (de leve a intensa), ansiedade.

Comentários:O diabetes infantil ocorre, na maioria dos casos, na primeira metade da vida e é caracterizado por uma lesão predominante do couro cabeludo e pregas intertriginosas.

Na diabetes do couro cabeludo, o processo afeta mais frequentemente a região frontal, o cabelo não cai, há pouca inflamação e a coceira está ausente.

Na diabete do tronco, dobras cutâneas estão envolvidas no processo: região cervical, axilar, inguinal, fralda com possível dano à pele do tronco. A forma da erupção pode ser em forma de anel, mono e policíclica. A localização dos elementos de caráter fragmentado ou confluente 5,6,11.

  • Se suspeitar que o eritroderma Leinera Mousse é recomendado para avaliar a presença de:
  • hiperemia sub ou total da pele,
  • peeling,
  • anemia,
  • diarréia,
  • febre
  • perda de peso
  • linfadenopatia.

A combinação destes sintomas causa uma condição geral séria.

Comentários:em raros casos com diabetes, há uma súbita fusão de focos com o desenvolvimento da eritrodermia Leer-Mousse sub ou total. Esta condição patológica desenvolve-se, por via de regra, durante 3 primeiros meses. vida e é considerada uma complicação da dermatite seborréica. O fator etiológico que provoca a complicação é desconhecido, mas o efeito sensibilizador de uma infecção oportunista e distúrbios metabólicos pode contribuir para o desenvolvimento da doença.

  • Se você suspeitar de dermatite seborréica em adolescentes, recomenda-se avaliar o grau de oleosidade da pele e as zonas dependentes de andrógeno, assim como a presença de:
  • peeling escamoso no couro cabeludo,
  • focos eritematosos infiltrados, camadas de crostas oleosas amarelas em áreas da pele ricas em glândulas sebáceas.

Comentários:O diabetes na adolescência pode ocorrer no contexto do início da puberdade, assim como em uma idade mais avançada. Diabetes é caracterizado por curso recorrente recidivante, sazonalidade das exacerbações. Com esta forma de diabetes, o processo patológico é localizado em áreas ricas em glândulas sebáceas (região fronto-parietal da cabeça, sobrancelhas, área da sobrancelha, pregas nasolabiais, tórax, região interescapular). Há danos combinados freqüentes na pele do rosto e da cabeça.

  • Se houver suspeita de diabetes generalizado, recomenda-se avaliar a presença de placas amareladas rosa com limites claros e descamação da pele do corpo, danos às dobras, infiltração e ligação de infecção secundária, o que contribui para um aumento da área afetada.

Comentários:As formas especiais de uma versão limitada da dermatite seborreica são lesões do canal auditivo externo e das pálpebras.

Todas as variantes da dermatite seborréica podem ser acompanhadas por prurido que varia de leve a intenso.

O algoritmo para diagnosticar diabetes é apresentado no Apêndice G1.

2.5 Diagnóstico Diferencial

O diagnóstico de diabetes em crianças é baseado em dados do quadro clínico. É realizado com outras doenças da pele do primeiro ano de vida, que se caracterizam pela presença de focos eritematosos com sintomas de descamação.

  1. A dermatite atópica tem um início mais tardio (8 a 12 semanas), na maioria dos casos há uma anamnese familiar alérgica, erupções cutâneas estão mais presentes na pele do rosto, a área da fralda é raramente afetada, em todos os casos há coceira.
  2. A psoríase na maioria dos casos não é típica para esse grupo etário. As placas são intensamente hiperêmicas, têm limites claros, peeling prateado na superfície. A área da fralda pode ser afetada. Em uma série de supervisão, a história da família é traçada. O exame histológico é necessário em casos duvidosos.
  3. Dermatofitose da pele lisa é caracterizada pela presença de focos eritematosos claramente limitados com um rolo periférico. Uma história de contato com animais. A análise microscópica com KOH confirmará a presença de uma infecção fúngica.
  4. A histiocitose de células de Langerhans é acompanhada por uma erupção cutânea no couro cabeludo, corpo, dobras, onde os elementos patológicos podem ser representados por pápulas eritematosas, pequenas placas irregulares com descamação, cobertas com crostas amareladas. Se você suspeitar de uma doença requer exame histológico.

O algoritmo diferencial do diabetes na adolescência é realizado levando-se em consideração a localização das lesões da pele:

  1. Para as lesões psoriásicas do couro cabeludo, as orelhas são caracterizadas por hiperemia e infiltração de elementos mais intensas, camadas de crostas prateadas, fenômenos psoriásicos positivos. Possível dano à placa ungueal, a presença de erupção de outras localizações.
  2. Na dermatite atópica, uma história alérgica é traçada, erupções cutâneas em outras áreas características do corpo são determinadas, há coceira mais intensa.
  3. Dermatite de contato é caracterizada por limites claros de focos, que correspondem à área de exposição a um irritante, a ausência de peeling característico, crostas.
  4. Na presença de lesões na pele do tronco, o diagnóstico diferencial é realizado com o líquen rosa de Ziber, que se caracteriza por encenar o aparecimento de lesões, a presença de peeling na parte central das placas.

Na presença de focos na área do conduto auditivo externo, um diagnóstico diferencial é realizado com lesões cutâneas de etiologia fúngica.

Na maioria dos casos, o diabetes infantil é resolvido de forma independente e não requer tratamento hospitalar. A escolha das táticas de tratamento para diabetes depende do grau e gravidade das manifestações clínicas, da duração da doença, do tratamento anterior.

3.1 Tratamento conservador

Objetivos do tratamento de diabete sem complicação:

  • afrouxando e removendo escamas e crostas,
  • redução de eritema,
  • controle da infecção secundária.
  • Com diabetes do couro cabeludo, foi recomendado o uso de medicamentos queratolíticos 1,5,7.

(A força das recomendações - III, a confiabilidade da evidência - D)

Comentários:- creme com ácido salicílico a 1-2% w (código ATH D01AE12,

- compressas mornas com óleos (azeitona, pêssego, amêndoa), que são aplicados às lesões por 40-60 minutos antes de lavar a cabeça.

  • Após a remoção de escamas e crostas como agentes anti-inflamatórios, recomenda-se a indicação de corticosteróides tópicos fracos 1,3,10.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C)

Comentários:- pomada com 1% de hidrocortisona g, VC (código ATX D07AA02), a partir dos 2 anos de idade,

creme 0,1% prednisolona aceponate g, VC (código ATC D07AC14), use a partir de 4 meses de idade,

creme de 0,1% de 17-butirato de hidrocortisona (código ATX D07AB02), utilizado a partir dos 6 meses de idade,

A aplicação de drogas executa-se 2 vezes por dia durante 5-7 dias.

  • Como keratoreguliruyuschih fundos, desde o período neonatal, recomenda-se nomear um creme contendo ésteres de ácido málico, manteiga de karité, karité, glicerina 11,12.

(A força das recomendações - IV, a confiabilidade das provas - D)

  • Com a derrota das zonas intertriginosas, as táticas de tratamento visam reduzir a hiperemia, prevenindo a infecção secundária, para este fim recomenda-se prescrever agentes tópicos combinados 5,6,7.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C)

Comentários:creme com hidrocortisona / natamicina / neomicina (código ATX D07CA01), use desde o nascimento, até 1 ano - com cautela 9,12.

As aplicações são realizadas 2 vezes ao dia por 5-7 dias.

  • Na presença de impregnação, recomenda-se adicionar soluções de corantes de anilina e pastas contendo zinco como agentes anti-sépticos e adsorventes ao tratamento, aplicando-os antes de usar esteróides tópicos.

(A força das recomendações - V, a confiabilidade da evidência - D)

Comentários:extinguir com soluções aquosas de violeta de genciana ou azul de metileno 2 vezes ao dia durante 5 dias,

-aplicação de pasta com zinco por 3-5 dias.

  • No diabetes do tronco, a terapia também tem como objetivo eliminar os efeitos da inflamação, evitando infecções secundárias, para esse fim recomenda-se prescrever esteróides tópicos combinados 7,8.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C)

Comentários:creme com hidrocortisona / natamicina / neomicina (código ATX D07CA01) com uma frequência de aplicações 2 vezes ao dia durante 5-7 dias.

  • Se comichão, recomenda-se prescrever medicamentos anti-histamínicos 5,6.

(Força das recomendações - III, credibilidade das provas - C)

Comentários:Dimetinden (código ATX R06AB03) 3-5 gotas 3 vezes ao dia,

Cetirizina, VC (código ATH R06AE07), 5 gotas, 1 vez por dia a partir dos 6 meses de idade.

O uso de anti-histamínicos é realizado antes da eliminação da coceira.

  • Em casos de diabete complicado com o desenvolvimento de eritrodermia sub ou total, recomenda-se a realização de tratamento em um hospital com o uso de minicompressores de drogas hormonais e antibacterianas 6,7.

(Força das recomendações - III, credibilidade das provas - C)

Comentários:Objetivos para o tratamento de diabetes adolescente incluem:

  • remoção de peeling e eritema nas áreas afetadas,
  • redução da coceira
  • controle da infecção secundária.
  • Com a localização de focos de diabetes no couro cabeludo como agentes queratolíticos, antiinflamatórios e antipruriginosos, recomenda-se prescrever medicamentos contendo ácido salicílico e glicocorticosteróides 4,5.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C)

Comentários:loção com dipropionato de betametasona / ácido salicílico (código ATX D07XC01) com uma frequência de utilização 2 vezes por dia durante 7-10 dias, permitida a partir dos 6 meses de idade.

  • Para suprimir a possível disseminação de cogumelos Malassezia na pele do couro cabeludo e na pele do corpo, recomenda-se a utilização de xampus contendo componentes antifúngicos 11,12,14.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade das provas - A)

Comentários:Shampoo 2% de cetoconazol (código ATH D01AC08), use 2 vezes por semana durante 3-4 semanas, depois 2 vezes por mês para a prevenção de recidiva 8,9,12,14.

- shampoo com ciclopirox (código ATH G01AX12), use 2 vezes por semana durante 3-4 semanas, depois 2 vezes por mês para evitar recaída, use a partir dos 10 anos de idade.

  • Como um meio de seborréia, anti-inflamatórios, efeitos antifúngicos, recomenda-se prescrever medicamentos com piritiona-zinco.

(A força das recomendações - III, a confiabilidade da evidência - D)

Comentários:-1% de champô, 0,2% de aerossol de piritiona-zinco (código ATH D11AX12), permitido a partir da idade de 1 ano, usar 2 vezes por semana durante 2-3 semanas com retirada gradual da droga.

  • Com a derrota da pele da face, do conduto auditivo externo, do corpo durante o período de inflamação aguda, recomenda-se prescrever medicamentos contendo corticosteroides em formas que não causem efeito oclusivo 5,8,11.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C):

Comentários:-cream 0.1% furoato de mometasona g, VC (código ATX D07AC13) com uma multiplicidade de aplicação 1 vez por dia durante 5-10 dias, permitido a partir da idade de 2 anos,

creme de dipropionato de betametasona 0,05% g, VC (código ATX D07AC01) é utilizado com precaução a partir dos 6 meses de idade, a frequência de utilização 1 vez por dia durante um período não superior a 5 dias.

  • Ao aderir a uma infecção secundária, recomenda-se prescrever um meio combinado 5,7,8.

(A força das recomendações - II, a confiabilidade da evidência - C)

Comentários:- creme com betametasona / gentamicina / clotrimazol (código ATX D07XC01) é permitido a partir da idade de 2 anos, a frequência de uso 2 vezes ao dia por 5-10 dias,

- creme com hidrocortisona / natamicina / neomicina (código ATX CA01) use desde o nascimento, até 1 ano - com cautela, a frequência de aplicação 2 vezes ao dia por 5-10 dias,

  • Após o alívio da inflamação aguda, recomenda-se que a terapia de suporte inclua:

- creme com 0,2% de piritiona-zinco (código ATC D11AX12) é permitido a partir da idade de 1 ano, use 2 vezes ao dia por 10-14 dias com o cancelamento gradual da droga.

- creme com pimecrolimus (código ATH D11AH02) é permitido a partir dos 3 meses de idade Use 1-2 vezes ao dia por 10-14 dias com retirada gradual da droga

(Força das recomendações -III, confiabilidade das evidências - C)

  • Na presença de prurido, recomenda-se prescrever anti-histamínicos de segunda geração 1,5,7.

(Força das recomendações -III, confiabilidade das evidências - C)

Comentários:

- cetirizina, VC (código ATC P06AE07) 10 mg uma vez por dia, durante 7 a 10 dias,

- levocetirizina (código ATH R06AE09) 5 mg 1 vez por dia durante 7 a 10 dias,

-loratadina g, VK (código ATC R06AX13) 10 mg 1 vez por dia durante 7-10 dias,

-desloratadina (código ATC R06AX27) 5 mg 1 vez por dia durante 7-10 dias.

  • Na diabetes mellitus grave, caracterizada por um curso generalizado ou torpedo do processo, recomenda-se a administração de preparações antifúngicas para administração oral 8,11.

(Força das recomendações -II, credibilidade das provas - B)

Comentários:- cetoconazol, mesa. (Código ATH J02AB02), admitidos a partir dos 2 anos de idade, crianças com um peso corporal de 15-30 kg 100 mg 1 vez por dia, mais de 30 kg - 200 mg por dia durante 4 semanas 11.14,

- nitraconazol, caps. (Código ATH J02AC02) 200 mg uma vez por dia durante uma semana, depois 200 mg de 2 em 2 semanas,

-terbinafin, Tabela. (Código ATH D01BA02), permitido a partir dos 2 anos de idade, com peso corporal superior a 40 kg 250 mg 1 vez por dia durante 4-6 semanas,

- fluconazol, caps. W, VK (código ATH J02AC01), 50 mg 1 vez por dia durante 2 semanas ou 300 mg 1 vez por semana durante 2 semanas.

3.3 Outros tratamentos

  • Recomenda-se que os doentes com eritrodermia Leinera Mousse, em conjunto com um gastroenterologista e um nutricionista, realizem uma terapia nutritiva para corrigir os distúrbios gastrointestinais.

(A força das recomendações -V, a confiabilidade das evidências - D)

  • Recomendações gerais para crianças com áreas locais de diabetes incluem uma dieta racional da criança e da mãe. Na diabetes do adolescente, recomenda-se observar uma dieta racional com a restrição de substâncias ativas extras, para excluir o uso de detergentes agressivos, usando roupas sintéticas.

(A força das recomendações -V, a confiabilidade das evidências - D)

  • Recomenda-se manter um fundo psico-emocional favorável com a exclusão de fatores desencadeantes estressantes.

(A força das recomendações -V, a confiabilidade das evidências - D)

  • Quando a pele do tronco e as zonas intertriginosas são afetadas, recomendam-se banhos de ar, banhando-se em água morna com o uso de óleos cosméticos.

(A força das recomendações -V, a confiabilidade das evidências - D)

5. Prevenção e acompanhamento

A maioria dos pacientes com diabetes pediátrico e adolescente recebe terapia em ambientes ambulatoriais. No caso de generalização do processo de pele, condição grave em crianças do primeiro ano de vida, o desenvolvimento de Leyner erythroderma, tratamento hospitalar é indicado.

A duração da internação hospitalar pode ser em média de 10 a 14 dias.

Critérios para avaliar a qualidade do atendimento

Tabela 1 - Condições organizacionais e técnicas de atendimento médico.

Tipo de assistência médica

Atendimento médico especializado

Termos de cuidados

Internamento / creche

Forma de cuidados médicos

Tabela 2 - Critérios para a qualidade do atendimento

Causas da dermatite seborréica

As principais razões para o desenvolvimento da dermatite seborreica em crianças ainda não são totalmente compreendidas, mas hoje o fato comprovado é a presença do agente causador dessa condição patológica - os fungos Malassezia furfur. São considerados microrganismos condicionalmente patogênicos, que são ativados na presença de condições favoráveis ​​à sua reprodução.

Os principais fatores precipitantes da seborreia em lactentes e crianças jovens são divididos em dois grupos: interno e externo.

  • desequilíbrio hormonal, um excesso de hormônios no sangue do bebê, patologias endócrinas,
  • estresse ou doença do sistema nervoso,
  • imunidade reduzida
  • falta de biotina (grupo da vitamina B) que regula o metabolismo e processos metabólicos no corpo.

  • predisposição familiar
  • violação das glândulas sudoríparas e sebáceas, alterando sua formação no período pré-natal,
  • situação ambiental desfavorável
  • shampoos de shampoo contendo alcalino.

Manifestações clínicas da seborreia em crianças

Os primeiros sintomas da dermatite seborreica em crianças aparecem entre 2 e 3 semanas após o nascimento.. Eles estão associados a um excesso de hormônios no sangue de um recém-nascido que entra no corpo através do leite materno, bem como com o início do funcionamento ativo das glândulas sebáceas.

Primeiro, elementos da erupção cutânea são observados no couro cabeludo na forma de pequenos retalhos de vermelhidão, cobertos com escamas oleosas brancas ou amareladas. Então a erupção se transforma em gnaisse. É formado a partir do descascamento de células epiteliais e sebo e cobre certas áreas do couro cabeludo e sobrancelhas na forma de crostas de camadas irregulares de várias espessuras. Além disso, lesões seborréicas podem aparecer nas dobras naturais, nas asas do nariz, nas axilas.

Quando os primeiros sinais de dermatite seborréica aparecem em crianças, você deve contatar imediatamente um especialista - pediatra ou dermatologista pediátrico.

Princípios de tratamento de patologia por vários meios

adrotate banner = ”4 ″ A dermatite seborréica na infância é uma doença complexa, mas não perigosa, que, com os devidos cuidados e higiene, passa sozinha dentro de algumas semanas. Neste caso, é impossível se automedicar - as manifestações da seborreia em crianças podem ser confundidas com outras doenças, portanto é necessário esclarecer o diagnóstico, e o tratamento deve ser realizado somente sob a supervisão de um médico.

A terapia para dermatite seborréica é baseada em uma abordagem integrada e inclui:

  • lavar a cabeça do bebé com champôs hipoalergénicos especiais (Skin-Cap, Champô Mustel Bebe, Ionel), que reduzem a actividade dos fungos e reduzem a inflamação da pele,
  • remoção suave de gnaisse com uma escova macia ou pente especial,
  • dieta hipoalergênica para nutrizes, correta introdução ponderada de alimentos complementares,
  • o uso de drogas (agentes antifúngicos, pomadas hormonais locais e antibióticos quando se anexa uma infecção bacteriana),
  • remédios populares para o tratamento de várias formas de dermatite seborréica (decocção de ervas para esfregar no couro cabeludo, aplicações de soda, sal marinho e outras composições curativas, óleos essenciais e pomadas).

Terapêutica da dermatite seborréica em crianças remédios populares

Para o tratamento da dermatite seborréica em crianças, os remédios populares usam óleos essenciais e plantas medicinais com efeitos antiinflamatórios, de secagem, calmantes e desinfetantes:

  • flores de camomila e calêndula,
  • folhas de sálvia, urtiga, milefólio e banana,
  • casca de carvalho,
  • flores do tansy,
  • misturas especiais de ervas e óleos essenciais (tea tree, eucalipto e lavanda).

O uso de remédios populares em bebês

A pele do couro cabeludo de recém-nascidos e crianças pequenas tem certas características anatômicas e funcionais:

  • vulnerabilidade
  • estrutura especial da epiderme,
  • suprimento de sangue ativo.

Portanto, nem toda a medicina tradicional pode ser usada em bebês. Para o tratamento da dermatite seborreica em crianças com menos de um ano de uso:

  • decocção de camomila (duas colheres de sopa de flores devem ser colocadas com um litro de água fervente, deixada por meia hora) - usada para enxaguar a cabeça do bebê após a lavagem com um xampu especial ou aplicada como loções depois de pentear as crostas seborreicas,
  • uma infusão de flores de tansy: cem gramas de flores devem ser derramadas com um litro de água fervente e deixar fermentar por 30-40 minutos - usado para enxaguar o couro cabeludo após a lavagem,
  • decocção de urtiga ou salva (100 gramas de matérias-primas secas despeje 1,5 litros de água fervida, ferver em banho-maria por 10 minutos, insistem por 20 minutos) - usado para lavar ou enxaguar a cabeça.

Óleos essenciais nesta idade são usados ​​com extrema cautela, apenas conforme indicado por um médico.

Antes de pentear o gnaisse, a cabeça do bebê está suja com creme de leite gordo, amêndoa ou azeite de oliva ou vaselina. Eles colocam um chapéu e depois de 20 a 30 minutos eles pentearam as áreas do gnaisse com uma escova especial. Após o procedimento, loções da casca do carvalho ou coleta de ervas (sálvia, camomila, calêndula e urtiga) são eficazes..

As principais formas de seborréia e sintomas da doença

A dermatite seborréica é uma doença de pele causada por bactérias fúngicas do gênero Malassezia. A seborréia em crianças pode ocorrer em qualquer uma das formas: leve, moderada ou grave.

  1. A forma leve é ​​caracterizada por vermelhidão do couro cabeludo e, às vezes, pelo aparecimento de escamas.
  2. A forma média manifesta a propagação de peeling e vermelhidão no corpo e nos membros do bebê. Erupções cutâneas podem aparecer
  3. A forma grave está associada à disseminação de áreas escamosas na face, ombros, tronco e orelhas.

No início da doença, vermelhidão aparece na cabeça da criança, que pode descolar gradualmente.

Com o tempo, o bebê fica inquieto, há problemas nos intestinos.

Na seborreia infantil grave em recém-nascidos, os seguintes sintomas ocorrem:

  • piora do sono
  • ansiedade
  • vômito
  • falta de apetite
  • letargia

O tratamento dos sintomas deve começar com a remoção da causa raiz.

Os remédios populares para o tratamento da dermatite seborréica em adolescentes

A principal razão para a ocorrência de sintomas de seborréia em adolescentes é a alteração hormonal do corpo e a interrupção do funcionamento normal das glândulas sebáceas e sudoríparas. Portanto, a terapia visa melhorar os processos metabólicos no corpo e reduzir a inflamação da pele.

Preparações à base de plantas são amplamente utilizadas para o tratamento desta forma da doença, em particular, ervas para uso local (lavar, enxaguar o couro cabeludo, loções, fricção, máscaras):

  • suco de bigode dourado,
  • decocção de bardana, salva e casca de carvalho,
  • infusão de Hypericum,
  • decocção de flores de tansy.

Certifique-se de enriquecer a dieta da criança com alimentos que contenham vitaminas e minerais:

Recomenda-se usar composições curativas especiais para esfregar na pele do couro cabeludo:

  • álcool de cânfora, vinagre e suco de aloe,
  • sal marinho dissolvido em uma pequena quantidade de água
  • infusão de cogumelos de chá,
  • óleos essenciais de tea tree, lavanda e eucalipto com atividade antifúngica,
  • uma pomada especial de suco de whisker de ouro (1 colher de sopa. colher), tinturas de valeriana (1 colher de sopa. colher) e creme de bebê com azeite, 1 colher de sopa. colher esfregou no couro cabeludo todos os dias durante 3 horas, o tratamento é de 2-3 semanas.

Para normalizar o metabolismo tomar uma decocção de casca de groselha, extrato de hypericum e yarrow.

É importante lembrar que todas essas ferramentas fazem parte de um tratamento abrangente da dermatite seborréica e são prescritas por um médico.

Causas da dermatite seborréica em crianças

Naturalmente, nem toda criança sofre de dermatite seborréica. A doença ocorre pelas seguintes razões:

  1. Se o bebê ainda tem hormônios da mãe no corpo, que ele acumulou durante a sua estada no estômago. Um grande número de hormônios provoca a atividade das glândulas sebáceas. A pele suave começa a cobrir-se de crostas e vermelhidão.
  2. Predisposição hereditária, caracterizada por reações alérgicas a infecções, mau funcionamento do trato digestivo, disbacteriose. Por que as glândulas sebáceas funcionam mais ativamente?
  3. Infecção pelo fungo Malasseriafurfur. Com imunidade reduzida, os fungos se multiplicam rapidamente. Livrar-se deles pode ser extremamente difícil.

Se a doença é leve e não há complicações, ela pode desaparecer sozinha. No entanto, há casos em que a dermatite seborreica nas crianças progride e dura até vários anos. Este formulário precisa de tratamento.

Quanto à dermatite em crianças mais velhas, é importante determinar a causa da doença. Afinal, um curso terapêutico visa eliminar um fator específico. Causas da inflamação da pele na cabeça podem ser:

  • falta de cuidados infantis adequados,
  • vivendo perto de um empreendimento industrial ou metalúrgico, uma fábrica poluindo o meio ambiente com resíduos químicos, um grande acúmulo de gases de exaustão,
  • medicamentos previamente incorretamente selecionados para o tratamento da dermatite em uma criança,
  • bateu na matéria de coloração do couro cabeludo.

Sintomas de dermatite seborréica

Os sintomas da doença em crianças são determinados por tais pontos:

  • crostas na cabeça causam coceira, fazendo com que o bebê fique mal-humorado e muitas vezes chore,
  • quando o fungo se une, a pele é coberta de manchas avermelhadas com placas (placas diferem em bordas pares, formações são formadas pela combinação em um todo dos nódulos cobertos com escamas),
  • se a doença se desenvolve, as placas se transformam em uma estrutura semelhante a uma guirlanda que circunda a cabeça da criança,
  • atrás das orelhas, a dermatite seborréica assume a forma de escamas pegajosas e fissuras de choro,
  • flocos de pele, no início do cabelo um monte de manchas amarelas parecidas com caspa.

Se você não tratar a pele neste caso, o bebê pode perder todo o cabelo na cabeça. As áreas afetadas incham, há um risco de infecção com uma infecção secundária. A supuração é possível. A criança fica lenta, perde o apetite, preocupa-se, o peso corporal diminui gradualmente.

Formas clínicas

De acordo com a natureza dos processos inflamatórios, 4 formas de dermatite seborreica são distinguidas.

  1. Oleosa. Acompanhado pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas, a formação no couro cabeludo de grandes escamas lamelares, que, fundindo-se, formam focos extensos. O segredo oleoso torna-se um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias, portanto a inflamação pode ser complicada pela infecção.
  2. Seco É caracterizada pela redução da secreção de sebo, a formação de escamas acinzentadas ou amarelo-esbranquiçadas cobrindo toda a superfície da cabeça (facilmente removível quando pentear). Ao mesmo tempo, o cabelo está afinando, eles se tornam frágeis, começam a cair. É a forma seca da seborreia que ocorre mais freqüentemente em bebês.
  3. Misto Forma combinada de patologia em que seborréia seca pode se desenvolver na cabeça, e dermatite seborréica oleosa na pele do rosto.
  4. Fisiológico. Na maioria das vezes desenvolve-se na adolescência devido ao ajuste hormonal. Neste caso, a consequência da disfunção das glândulas sebáceas é a acne.

Muitas vezes, a dermatite seborreica na cabeça de uma criança desenvolve-se durante 2-3 semanas depois do nascimento. Focos de seborréia afetam a cabeça, também podem aparecer nas dobras cutâneas. De acordo com a gravidade dos sintomas clínicos, há três graus de seborreia em uma criança.

  1. Leve - focos de inflamação são localizados na cabeça, raramente afetam a pele na testa, bochechas, atrás das orelhas. Ao mesmo tempo, a condição geral da criança não se deteriora.
  2. Lesões de média inflamação se espalham para a pele do tronco e extremidades. Os sinais dermatológicos são complementados por sintomas comuns: distúrbios digestivos (diarréia, regurgitação frequente), excitação emocional.
  3. Pesado - em processos patológicos envolvidos ⅔ da área total da pele. As áreas afetadas ficam vermelhas, incham e são complicadas por infecção secundária. A umidade e a supuração dos focos inflamados se desenvolvem.O apetite da criança está se deteriorando, o peso corporal está diminuindo, a diarréia está constantemente presente. Ele fica lento, inquieto, não dorme bem.

A infecção secundária da pele pode levar ao desenvolvimento de blefarite, otite, pioderma e outras complicações bacterianas.

Para o tratamento de crianças, por via de regra, é suficiente usar shampoos especiais e pentear suavemente as crostas com a ajuda de um pente de bebê. Se a dermatite seborreica for detectada em uma criança mais velha, então diagnósticos adicionais (exames de sangue, ultra-sonografia do sistema digestivo e da glândula tireóide, estudos bacteriológicos) são necessários para identificar a causa exata da doença. Se necessário, o médico envia a criança para consultar um gastroenterologista, endocrinologista, psicoterapeuta.

Depois de determinar as causas e fazer um diagnóstico preciso, o tratamento apropriado é prescrito: dermatite seborréica do couro cabeludo em crianças presta-se bem à terapia medicamentosa, sujeita às recomendações do médico, tomando medidas preventivas para cuidar do couro cabeludo e organizando a nutrição da criança.

O tratamento medicamentoso da dermatite seborréica em crianças começa com o uso de xampus farmacológicos especiais:

  1. Nizoral - cetoconazol baseado em shampoo tem efeito antifúngico, é ativo contra microorganismos que causam o desenvolvimento de dermatite seborréica. A droga efetivamente elimina o peeling e coceira, não tem restrições de idade. Pode ser usado para lavagem com o propósito de tratamento (duas vezes por semana durante 15-30 dias) ou prevenção de recaída (uma vez por semana durante um mês).
  2. Ionel - um análogo estrutural de Nizoral baseado em cetoconazol apresenta propriedades antifúngicas, reduz a queimação e coceira do couro cabeludo, vermelhidão e descamação. É aplicado duas vezes por semana. O curso completo de tratamento é de 2 a 4 semanas.
  3. Skin Cap - xampu à base de piritionato de zinco apresenta atividade antifúngica e antibacteriana, inibe os processos de divisão celular excessivamente ativa. O remédio reduz a inflamação e os sintomas da dermatite seborréica. Usado para lavar o cabelo 2-3 vezes por semana durante 14 dias. Nomeado para crianças com mais de um ano.
  4. Tsinovit - o xampu combinado à base de piritionato de zinco, dexpantenol e escalazole possui efeitos antiinflamatórios, antibacterianos e antifúngicos, sebiostáticos e regeneradores. Aplica-se 2-3 vezes por semana durante o mês. Nomeado para crianças do 1o ano de vida.

Além de shampoos, para o tratamento da seborréia pode prescrever pomada de enxofre. O enxofre depositado, que faz parte do produto, possui efeito anti-séptico, desinfetante, antimicrobiano e antiparasitário. No entanto, a pomada é muito irritante para a pele, por isso, é contra-indicada em crianças menores de 3 anos de idade.

Se, após um tratamento com champôs e unguentos, não for possível curar a dermatite seborreica em crianças, o médico pode receitar agentes externos hormonais. Se a seborreia é complicada por pioderma, pomada com antibióticos também é prescrita. As preparações são selecionadas em cada caso individualmente, levando em consideração a gravidade da patologia e a idade do bebê.

Simultaneamente ao tratamento das manifestações dermatológicas da seborreia, a terapia é realizada com o objetivo de eliminar a causa subjacente da patologia. Atribuir:

  • sedativos (à base de valeriana, erva-cidreira, motherwort e outras ervas calmantes),
  • preparações para a restauração da flora intestinal (Acilact, Hilak Forte),
  • drogas imunoestimulantes (Viferon, Derinat),
  • complexos vitamínicos (Pikovit, Alfabeto, Aevit).

Remédios populares

Para o tratamento da dermatite seborréica em uma criança, juntamente com a terapia medicamentosa, você pode usar os remédios tradicionais:

  • infusão de casca de carvalho (ajuda a reduzir o aparecimento de forma oleosa de seborréia, esfregada na pele a cada dois dias),
  • infusão de coleta de banana, calêndula, camomila (esfregada todas as manhãs em focos inflamados),
  • azeite ou óleo de amêndoa (aplicado nas lesões 20 minutos antes de lavar a cabeça, amolece as crostas, facilita a sua remoção),
  • sabão em pó (usado para lavagem de xampus em crianças com mais de 5 anos),
  • infusão de sálvia ou camomila (usada como loção).

É importante entender que o uso de remédios populares é um método auxiliar de tratamento e não cancela a principal terapia medicamentosa.

Junto com a prescrição de medicamentos e recomendações de cuidados de higiene, os pediatras desenvolvem uma dieta para pacientes jovens, com base no consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, B, zinco e selênio por uma criança ou mãe que amamenta. É importante prevenir a sobredosagem destes compostos, caso contrário os processos inflamatórios podem ser agravados.

Durante e após o término da terapia, os médicos, incluindo o famoso pediatra EO Komarovsky, recomendam que se organize uma dieta adequada para a criança e a mãe que amamenta: elimine alimentos alergênicos da dieta (morangos, frutas cítricas, mel, nozes, cogumelos, frutos do mar), farinha, doce, gorduroso, conservado e conservado.

Com a dermatite seborréica, a base da dieta diária de uma criança ou mãe que amamenta deve ser:

  • produtos lácteos,
  • variedades de peixe com baixo teor de gordura, carne,
  • vegetais, frutos e bagas (excepto alergénicos),
  • cereais,
  • ovos de galinha
  • pratos à base de gelatina (geleia, gelatina),
  • pão de centeio
  • óleos vegetais (oliva, girassol, linhaça).

Todos os pratos são recomendados para cozer, assar ou cozinhar a vapor. Frito da dieta também é completamente excluído.

Causas da doença

A dermatite seborréica pode ocorrer em crianças por várias razões, muitas vezes a doença contribui para:

  • predisposição genética
  • insuficiência hormonal,
  • doenças infecciosas e crônicas,
  • atividade gastrointestinal prejudicada,
  • falta de higiene, maus cuidados,
  • tomar drogas que afetam negativamente o sistema imunológico
  • stress,
  • cosméticos mal selecionados.

O principal "culpado" da dermatite seborreica é o fungo Malassezia furfur. Os fungos leveduriformes vivem em quase todos os corpos humanos, mas sua ativação ocorre sob condições favoráveis ​​para eles, como imunidade reduzida ou mudanças na acidez da pele.

Tipos e sintomas clínicos da doença

A seborréia na cabeça de uma criança é de vários tipos: oleosa, seca e mista. O desenvolvimento de um certo tipo de seborreia depende de vários fatores e também se manifesta em cada caso de diferentes maneiras:

  1. Forma oleosa. Ocorre devido ao aumento da funcionalidade das glândulas sebáceas na criança. Esta forma é caracterizada pelo aparecimento de grandes escalas, que tendem a se fundir em um ponto contínuo. Devido à grande quantidade de gordura na cabeça, vários processos infecciosos podem ocorrer. Com a manifestação de seborréia oleosa na adolescência, ao mesmo tempo, a acne pode ocorrer. Leia mais sobre o tratamento deste tipo de seborréia neste artigo.
  2. Seborreia seca. No caso do funcionamento lento das glândulas sebáceas, uma forma seca de seborreia pode ocorrer na cabeça das crianças. Este tipo aparece principalmente em crianças pequenas. Neste caso, as escalas têm uma cor cinza-branco ou amarelo-branco. Dermatite seca ameaça com queda de cabelo fina e quebradiça, pequena linha fina também pode aparecer. Mais sobre esse tipo aqui.
  3. Olhar misturado. A forma mista da doença é caracterizada pela presença de escamas oleosas e secas. Muitas vezes, o ressecamento é observado na cabeça, e áreas gordurosas aparecem na pele do rosto.

Tratamento da seborreia em crianças

Primeiro de tudo, é necessário diagnosticar com precisão e descobrir a causa das manifestações da pele. Nem sempre é necessário usar vários meios, em alguns casos, a seborréia passa por conta própria.

É importante! Às vezes os pais recorrem a remédios populares para o tratamento da seborréia. Eles nem sempre têm um efeito positivo e podem até doer. Não vale a pena arriscar a saúde da criança.

Para o tratamento da dermatite seborréica do couro cabeludo em crianças usadas meios externos. Na presença de crostas amareladas em crianças pequenas, em casos leves, basta usar xampus especiais para banho e depois pentear suavemente as crostas com um pente de bebê.

Em outros casos, recomenda-se terapia complexa com:

  • preparações medicinais sob a forma de pomadas e cremes,
  • fisioterapia,
  • champôs especializados e outros cosméticos,
  • dieta especial.

Um fenômeno como a dermatite em crianças não deve ser ignorado e esperar que passe, caso contrário você pode iniciar a condição. Também não se recomenda escolher independentemente uma solução e, especialmente, recorrer à medicina tradicional sem a consulta prévia com um especialista.

O tratamento não será correto sem uma dieta especial. É imperativo excluir da dieta: alimentos gordurosos, farinha e condimentados, doces, fast food, alimentos enlatados, carnes defumadas, marinadas, salgadinhos, molhos e água doce com gás.

Além disso, em alguns casos, é necessário abandonar produtos que podem causar uma reação alérgica: mel, nozes, cogumelos, frutas cítricas, frutos do mar e assim por diante.

Tanto um adulto quanto uma criança com dermatite devem incluir os seguintes alimentos em sua dieta:

  • carne magra: frango, peru, coelho, vitela,
  • vegetais, frutas e bagas que não são um alérgeno em potencial,
  • crupe: trigo sarraceno, aveia, cevada,
  • pão de centeio
  • óleos: oliva, girassol, linhaça e outros,
  • peixe magro, se a criança não reagir,
  • Leite: kefir, creme azedo e iogurte,
  • ovos de galinha.

As vitaminas também podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de dermatite seborréica. O óleo de peixe, vitaminas A, E e B são particularmente úteis na proteção contra a seborréia.

Os complexos vitamínicos são perfeitos: Pikovit, VitaMishki, Alphabet, Aevit e outros. Antes de usar, não deixe de consultar seu médico.

Pomadas e cremes

Em caso de dermatite em criança, na maioria dos casos, são prescritos agentes não hormonais, que são sorventes, antialérgicos, estéticos, imunoestimulantes, etc. A única terapia negativa não hormonal geralmente dura mais tempo do que no caso do uso de drogas hormonais.

Os pais usam principalmente produtos à base de zinco, bem como pomada de ictiol. Além disso, nas farmácias, vale a pena observar o seguinte:

  • La Cree pomada - vai ajudar a se livrar da vermelhidão, descamação e coceira, aplicada desde o nascimento,
  • pomada de sintomicina - agente antimicrobiano e anti-inflamatório contendo um antibiótico, autorizado a usar após 1 ano,
  • Bepantin - um meio seguro de promover o rápido reparo celular, é usado até mesmo em recém-nascidos.

Em uma situação em que o uso de produtos contendo hormônios não é evitado, também haverá muito por onde escolher. Em casos particularmente avançados, são esses medicamentos que ajudarão a se livrar rapidamente dos sintomas e a aliviar a condição da criança. É importante escolher o medicamento certo e usá-lo apenas por um curto período de tempo.

No caso da terapia hormonal, deve-se notar que, até 7 anos, o remédio é prescrito exclusivamente por um médico! Para recém-nascidos e lactentes, as pomadas e cremes hormonais não são utilizados.

Entre os medicamentos eficazes dignos de nota:

  • A hidrocortisona é uma pomada popular amplamente utilizada na terapia pediátrica,
  • Advantan - contém metilprednisolona na composição e é usado em qualquer parte da pele em crianças após seis meses,
  • Flutsinar - o ingrediente ativo é acetonido flutionol, até dois anos é contra-indicado.

É importante selecionar cuidadosamente uma pomada ou creme com hormônios, uma vez que todos eles têm uma série de contra-indicações e possíveis efeitos colaterais. A este respeito, o auto-tratamento não é recomendado!

Produtos cosméticos

Xampus comuns podem causar irritação ainda maior na criança, por isso, recomenda-se usar produtos especiais para lavar o cabelo e couro cabeludo com uma composição suave:

  • Shampoo Froderm,
  • Psoryl,
  • Mustela Bebe.

Para bebês com menos de dois anos, empresas bem conhecidas produzem uma linha separada de xampus. Normalmente, a composição não é muito diferente da versão para adultos, a diferença é apenas na concentração de ingredientes ativos.

O que é seborreia do couro cabeludo em uma criança

Em crianças, a seborreia do couro cabeludo se manifesta na forma de descamação e coceira desagradável. Esta condição é causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas. Se pouco sebo é secretado, a caspa é branca.

Em caso de secreção excessiva, as partículas de tesão grudam e adquirem uma tonalidade amarela.

Escaldar no couro cabeludo é chamado de dermatite seborréica (seborréia em grego significa "fluxo"). Acredita-se que seu agente causador é um fungo, que começa a se multiplicar ativamente em caso de violação do equilíbrio lipídico da pele.

A foto a seguir da criança mostra como a dermatite seborréica ou "crostas leitosas" se parecem em bebês.

Tipos e sintomas da seborréia

Existem várias formas da doença:

  1. Seco Associado ao mau desempenho das glândulas sebáceas. Por via de regra, tal seborréia ocorre em recém-nascidos. Manifestada na forma de escamas cinzentas amarelas ou claras.
  2. Oleosa. Pelo contrário, está associada a secreção excessiva de sebo. A cabeça assume um olhar brilhante e negligenciado. As escalas começam a unir-se entre eles, enchendo a parte crescente de uma superfície de uma pele.
  3. Misto Algumas áreas têm um sinal de pele seca, enquanto outras aparecem como flocos volumosos. Ocorre em qualquer idade.

A fim de implementar adequadamente o tratamento, as mães devem ser orientadas pelos sintomas da manifestação da doença.

Sinais de dermatite em uma criança são:

  • a formação de escamas de cor amarela, branca ou acinzentada, principalmente na parte parietal da cabeça e na coroa,
  • a presença de crostas seborreicas em outras áreas da pele das crianças, por exemplo, nas sobrancelhas, pescoço, atrás das orelhas (em bebês, a transição de seborréia para as axilas, virilha, nádegas é possível)
  • não há inflamação muito pronunciada (quando você remove as crostas, a pele terá uma cor saudável, possivelmente levemente rosada),
  • o peeling não traz muito desconforto para a criança, especialmente se for crosta leitosa em bebês,
  • perda de cabelo grave
  • em alguns casos - transpiração excessiva das mãos, pés e nas axilas.

Às vezes, a superfície da pele começa a adquirir alívio, ficando coberta de tubérculos. Essas áreas são chamadas de elementos ou zonas seborreicas. Muitas vezes, eles estão localizados no rosto, sobrancelhas, couro cabeludo.

Acontece que alguns elementos seborreicos estão localizados nas costas - na sua metade superior.

A dermatite atópica, ao contrário da seborreia, manifesta-se por um quadro clínico mais pronunciado, com inflamação grave, prurido e até pequenas bolhas. É uma reação alérgica a alimentos ou acessórios individuais, itens de guarda-roupa. Durante alergias graves, a febre pode ocorrer.

Um ponto importante! Você quer verificar a pele oleosa? Pegue um absorvente higiênico e limpe o rosto com ele, especialmente os vincos do nariz. Certifique-se de que a criança não usou cosméticos - loções, gel de pele, etc. Se houver traços no guardanapo, a criança terá uma secreção de sebo aumentada.

Seborréia em bebês na cabeça

Crostas desagradáveis ​​em bebês recém-nascidos da mãe podem ser vistos já na segunda semana da vida do bebê. As escalas são especialmente ativas nos primeiros 3 meses, quando ocorre a formação de todos os sistemas corporais do corpo. Por via de regra, desaparecem mais perto do ano, mas podem permanecer até 2-4 anos.

No couro cabeludo e pele de 50% dos bebês dermatite é encontrada. Com o tempo, ela passa, mas a balança deve ser removida mecanicamente.

Se falamos sobre as causas desse fenômeno, elas não foram completamente estudadas. Os médicos acreditam que a seborréia em recém-nascidos aparece devido a:

  • reestruturação hormonal (como é sabido, após o nascimento, os bebês eclodem, que ele pegou da mãe durante o desenvolvimento fetal - o fundo hormonal, caracterizado por disfunções nas glândulas sebáceas, está se estabelecendo)
  • fatores externos (permanência freqüente em um chapéu, tomar banho em xampus, alimentação de uma mãe que amamenta, misturas artificiais e introdução precoce de alimentos complementares),
  • reprodução do fungo Malassezia furfur, que habita o couro cabeludo e leva à formação de caspa,
  • imunidade enfraquecida (infecções, baixo peso, predisposição genética podem ser as causas da doença),
  • violações dos processos de termorregulação, o que é típico para crianças menores de um ano (devido a freqüente baby wraps, há uma falha na termorregulação, que afeta as glândulas sebáceas).

Dermatite infantil em adolescentes

A adolescência é uma página inesquecível e impressionante da vida de cada pessoa. Neste momento, as crianças estão tentando se destacar da multidão, porque há uma formação de seu próprio "eu". Eles realmente se apaixonam pela primeira vez e querem ser o mais atraente possível. Mas aqui, devido a certas circunstâncias, erupções cutâneas, descamação da pele e caspa malograda estragam significativamente a imagem.

Se a dermatite seborréica antes dos 1 anos de idade afeta o couro cabeludo independentemente do sexo, então nos adolescentes as meninas sofrem principalmente da doença.

Na adolescência, como você sabe, ocorrem alterações hormonais no corpo. É por isso que na pele você pode ver manchas pretas (enguias, comedões), descamação e caspa no cabelo.

Outras causas de dermatite:

  • patologias do trato gastrointestinal (a disbiose leva à interrupção dos processos metabólicos, que, por sua vez, afetam a produção de um segredo - ocorre em crianças de 5 a 12 anos, pode estar em adolescentes devido a dieta inadequada),
  • estresses frequentes (estado psicoemocional “frágil” acarreta violações nas glândulas sebáceas, pois percebe-se que as crianças na adolescência tentam se destacar em um círculo de pares, mas nem sempre com sucesso, ou experimentam amor não dividido - por causa dessa desordem frequente),
  • Malassezia furfur fungos, que geralmente se desenvolvem no couro cabeludo, causando caspa (13-16 anos),
  • nutrição desequilibrada (se doces e farinha são hóspedes frequentes na ração do bebê, então os fungos na pele, alimentados por esses produtos, começam a se sentir bem, e a falta de vitamina A e E contribui diretamente para a disfunção das glândulas sebáceas),
  • uso freqüente de cosméticos à base de álcool (como você sabe, adolescentes ativamente esfregam a pele com loções, não pensando em sua composição),
  • seleção errada de shampoo (se você não levar em conta o tipo de couro cabeludo, então você só pode piorar a sua condição),
  • A exposição frequente ao sol ou a hipotermia no inverno afeta negativamente a condição da pele (as meninas e os meninos adolescentes muitas vezes se recusam a usar chapéus e sofrem manifestações desagradáveis ​​na pele).

Um ponto importante! Às vezes as adolescentes usam corretivo para esconder as manifestações desagradáveis ​​da seborréia. É estritamente proibido fazer isso porque, devido ao fechamento dos poros, o problema só piora.

Características do tratamento

Dermatite seborréica do couro cabeludo em uma criança não é fatal. Mas devido à confluência de certas circunstâncias possíveis complicações da doença, que se manifesta na forma:

  • a coceira mais forte, provocando o desejo do bebê de pentear a pele para o sangue,
  • balanças de espalhamento projetando o couro cabeludo,
  • vermelhidão grave da derme no local do peeling,
  • infecção por estreptococos e estafilococos, que aparecem devido à disseminação de processos inflamatórios.

Portanto, para evitar tais complicações, você precisa iniciar o tratamento certo o mais cedo possível.

Antes de se envolver no tratamento da seborréia, recomenda-se visitar um dermatologista. O médico de um foco estreito irá realizar um diagnóstico visual da doença, bem como prescrever testes cutâneos para a presença de testes de sangue de fungos e bioquímicos para hormônios. Em casos raros, ultra-sonografia da glândula tireóide e cavidade abdominal. Somente depois de diagnosticada corretamente, você pode rapidamente e facilmente se livrar da dermatite.

Em nenhum caso, não pode ser aplicado nas áreas seborreicas do sabonete, pois ainda seca a pele. Para os bebês, é proibido o uso de xampus para adultos - somente xampus infantis especiais são adequados para a pele.

A dermatite seborréica pode ser confundida com psoríase atópica, eczema e até raquitismo. Portanto, a única decisão certa - uma viagem a um dermatologista.

Tratamento de farmácia

Outra opção de tratamento é uma ida a uma farmácia, onde um farmacêutico selecionará um remédio para remover o peeling e tratar a dermatite.

Entre drogas de farmácia usam:

  • óleos de limpeza de jojoba, azeitona, pêssego, amêndoa, que amolecem as escamas com a finalidade de remoção mecânica adicional,
  • cremes, géis, espumas, loções, também são projetados para combater a eliminação de flocos e limpeza dos poros (eles são aplicados durante a noite e simplesmente lavados pela manhã, cosméticos contra a seborreia, regulam localmente a secreção de glândulas sebáceas, o meio mais eficaz das marcas francesas DS Uriage, Mustela Stelaker),
  • Cremes medicinais (aplicados várias vezes ao dia e não lavados, destinados a combater micróbios e a estabilizar as glândulas sebáceas, o meio mais popular de Bioderma Sensibio DS +, o Saforel, que pode ser utilizado na pele dos bebés),
  • Shampoos anti-seborreicos (visam combater o fungo e restaurar o equilíbrio lipídico - por exemplo, Friderm, Nizoral, Sebosol, Sulsen) e sabão alcalino,
  • preparações tópicas de zinco que secarão o couro cabeludo, ácido salicílico e pomada sulfúrica,
  • meios para uso interno (bifonazol, cetoconazol), cuja aquisição é recomendada em caso de detecção do fungo.

Todas essas drogas não têm um efeito relâmpago. Deve demorar 1-2 meses para você notar uma melhora.

É importante! Se seu filho tiver dermatite atópica, você não poderá dispensar pomadas antifúngicas especiais. Como regra geral, prescrever pomadas, que incluem betametasona, clobetasol e hidrocortisona.

Tratamento de remédios populares

Muito bem na luta contra a caspa vai ajudar decoctions com base em ervas curativas:

Ao banhar um bebê, não se esqueça de adicionar um barbante para a banheira, cones de lúpulo e casca de carvalho.

Para eliminar a caspa, preparar decocção com base em hypericum, raízes de bardana e nove-força. Misture os ingredientes esmagados em proporções iguais e deixe ferver no fogo por 20 minutos. Após a infusão ser infundida, passar por uma peneira e começar a esfregar no couro cabeludo. Feche o cabelo com um chapéu de plástico e enrole com uma toalha.

Para uma criança de 5 anos, recomenda-se esfregar óleo de mamona, suco de aloe fresco e gema de ovo no couro cabeludo.

Os adolescentes podem tentar uma ferramenta bastante poderosa na luta contra o peeling: combinar em proporções iguais o suco de cebola, vodka e óleo de mamona. Uma hora antes dos procedimentos com água, esfregue no couro cabeludo e no rosto.

Se você quiser suavizar significativamente as crostas, Você pode fazer uma pomada especial. Ohpropriedades de cozimento:

  • combinar folhas esmagadas de banana, flores de Hypericum e calêndula,
  • fervê-los sobre o fogo para que a mistura é reduzida para metade
  • adicione um pouco de vaselina ou manteiga sem sal,
  • esfregue no couro cabeludo regularmente até que os sintomas sejam completamente eliminados.

Use salsa fresca para eliminar a seborréia. Pique cerca de 3 colheres de sopa. l verdes e encha-o com um copo de água a ferver. Deixe repousar por meia hora e você pode começar a enxaguar o couro cabeludo. O curso do tratamento é pelo menos um mês.

Tratamento alternativo

O tratamento alternativo é reduzido à remoção mecânica de crostas, que são pré-impregnadas com óleos para amolecer.

Para remover as "crostas de leite" do bebê, siga estas diretrizes:

  1. Lave bem as mãos antes do procedimento.
  2. Uma hora antes do banho, esfregue o óleo normal do bebê no couro cabeludo - ele deve estar quente.
  3. Agora amarre um boné quente e você pode brincar com o bebê.
  4. Imediatamente antes do banho, a tampa é removida e o peeling é removido com um pente de plástico com dentes finos. Tente pentear o pente de escamas, mantendo-o a um ângulo de 30 a 40 graus.
  5. Agora você pode começar a nadar.
  6. Após o tratamento da água, mais uma vez ande a cordilheira, porque a cabeça das migalhas está bem cozida.

Atenção! É proibida a realização de tais manipulações para arrancar a pele com unhas ou cascas secas, porque você pode ferir significativamente a pele delicada do bebê e causar uma infecção.

Infelizmente, a remoção mecânica de crostas nem sempre leva aos resultados desejados. Deve passar por pelo menos 2-3 procedimentos para eliminar as escalas. Além disso, muitas vezes uma nova crosta reaparece na cabeça do cabelo, porque a causa raiz não foi eliminada.

Também Você pode tentar sal marinho. Prepare a partir dele uma solução para lavar os cachos após a lavagem principal.

Em vez de shampoo, recomenda-se usar 2 vezes por mês. pó de mostarda diluída (apenas para crianças a partir dos 13 anos).

Para remover o fungo que vive no couro cabeludo, lave-o com o habitual água com vinagre ou ácido salicílico.

Se o jovem costumava lavar o cabelo com sabão, é melhor substituí-lo por remédio alcatrão.

Para aliviar a coceira, você pode usar suco de limão diluído com água.

Prevenção de doenças

Por via de regra, a dermatite seborreica com o período pubertal vai embora. Mas para que ele não apareça novamente, você precisa seguir estas recomendações:

  • observe o regime diário (exclua o esforço físico excessivo, observe a duração da noite de sono - pelo menos 8 horas e, para crianças pequenas, mais algumas horas durante o dia);
  • restaure a dieta (doces e muffins precisam ser limitados; em vez disso, coloque frutas e vegetais frescos, não deixe de consumir 40 gramas de proteína (carne ou queijo, você pode usar feijão) para cada refeição)
  • faça uma regra para tomar complexos multivitamínicos (na farmácia você encontrará muita vitamina A para crianças, certifique-se de que elas contenham vitamina B, que normaliza o trabalho das glândulas sebáceas),
  • rever cosméticos para bebês (excluir loções à base de álcool, cremes e shampoos dependendo do tipo de pele),
  • Certifique-se de curar todas as patologias que podem levar ao desequilíbrio lipídico da pele,
  • em caso de colapso nervoso grave e frustração, registre a criança na recepção para um neuropatologista ou psicólogo,
  • fortalecer o sistema imunológico (nutrição adequada, sono saudável, passeios ao ar livre, exercícios moderados, banhos de sol),
  • Cuide regularmente da pele (é aconselhável escolher cosméticos depois de consultar um dermatologista).

Se você vai se livrar da dermatite seborréica por um longo tempo, é proibido lavar o cabelo frequentemente - pelo menos 1 vez em 3 dias.

Mães recém-nascidos nota: Pare de embrulhar o bebê se ele estiver quente o suficiente em uma sala ou fora dela. Banhe o recém-nascido regularmente e na estação quente dê um passeio fora várias vezes ao dia. As mães que amamentam não devem esquecer sua dieta, para que não haja dermatite, exclua alimentos gordurosos.

Complicações

Como já mencionado, a forma muito negligenciada de seborréia leva à sua disseminação para outras áreas. Se você não prestar assistência médica a tempo, o bebê pode ter diarréia e mal-estar geral. - letargia, sonolência ou insônia, perda de apetite e até anemia.

Com uma imunidade fraca e a falta de tratamento atempado para a infecção usual por dermatite pode ser adicionada. Sua presença requer intervenção médica (pílulas, injeções).

Assim, a seborreia em uma criança pode ocorrer devido a várias circunstâncias. Se houver escamas amarelas na cabeça da criança, elas devem ser simplesmente eliminadas mecanicamente. Com o desenvolvimento do sistema digestivo e peeling hormonal desaparecerá por si mesmos. No caso Quando você suspeitar de dermatite em crianças mais velhas, procure ajuda de um dermatologista, que prescreverá o tratamento correto, definindo a causa raiz.

Causas da dermatite em crianças

As principais causas de seborréia em crianças são:

  1. A acumulação no corpo da criança dos hormônios da mãe durante o período da gravidez. Por causa de sua presença, as glândulas sebáceas funcionam mais ativamente, o que leva ao aparecimento de crostas e manchas.
  2. Hereditariedade genética.
  3. Reprodução do fungo da levedura Malassezia furfur, causada por vários distúrbios no corpo da criança. Isto leva a manifestações sérias da doença e complica significativamente o tratamento.
  4. Doenças infecciosas.
  5. Disbacteriose.
  6. Violações do trato gastrointestinal.

Outras causas de uma violação são os seguintes fatores:

  • cuidado defeituoso do bebê,
  • permanência prolongada na zona de poluição com produtos químicos, gases de exaustão e emissões de empresas industriais,
  • seleção analfabeta de tratamento
  • exposição a corantes.

Às vezes, as causas da doença podem ser vários fatores no agregado. Neste caso, o tratamento será complexo.

Diagnóstico e tratamento da doença

Muitas doenças são muito semelhantes nos sintomas, a seborreia pediátrica não é exceção. Portanto, para determinar o diagnóstico exato de um especialista em exame primário pode não ser suficiente. É necessário fazer uma série de análises:

  • exame micológico da pele,
  • biópsia da pele
  • microscopia de escala,
  • definição dos níveis hormonais.

Eles ajudarão a identificar a causa da seborréia em uma criança e a prescrever o tratamento de acordo com os sintomas da doença.

Os métodos de tratamento dependem da condição do bebê e da causa da doença.

Se a seborreia em uma criança aparece em bebês e é causada pela reestruturação do background hormonal, o tratamento pode não ser necessário: mais perto de 6 meses eles desaparecerão por conta própria. Mas deve-se ter em mente que, se a dermatite estiver localizada no couro cabeludo, a crosta seborreica em crianças pode interferir nos processos metabólicos e no suprimento normal de oxigênio para o couro cabeludo. Para melhorar a situação, você pode tomar algumas medidas:

  1. Reconsiderar a dieta da mãe, a fim de eliminar possíveis alérgenos.
  2. Para alimentar a criança é melhor escolher misturas hipoalergênicas.
  3. Para o cuidado, você deve usar xampus e cremes medicamentosos que regulam a salinização.
  4. Após os procedimentos de higiene, você deve usar os meios de secagem:
  • Bioderma,
  • Friderm,
  • Sulsena.

Você pode usar óleos vegetais. Para fazer isso, uma hora antes de lavar a cabeça, azeite ou óleo de bebê especial é aplicado à pele afetada. Uma cartola de algodão é usada por cima. Depois de lavar a crosta de cabelo precisa pentear o pente com dentes finos. O procedimento deve ser repetido antes de cada mergulho.

Se a causa do aparecimento de crostas se tornar um fungo, você pode usar xampus especiais:

Se todos os tratamentos falharem em produzir o resultado desejado, pomadas com ingredientes hormonais podem ser dadas.

A infecção bacteriana deve ser tratada com agentes antimicrobianos e drogas para fortalecer o sistema imunológico.

Para o tratamento de seborréia em uma criança de 5 anos ou mais, o uso de pomadas será adequado:

Se o processo se espalhou para as dobras da pele, recomenda-se o uso de fluido Castellani.

O uso de remédios populares para o tratamento da dermatite

Para aqueles que têm medo de tratar a criança com medicamentos, você pode usar as receitas populares. Dermatite seborréica em uma criança é tratada com decocções e infusões de ervas medicinais:

  1. Recomenda-se limpar as áreas afetadas com uma decocção de camomila ou sálvia.
  2. Bons resultados também são dados por loções de decocção de casca de carvalho, preparadas na seguinte proporção: uma colher de sopa para um copo de água
  3. Você pode fazer uma infusão de sálvia, combinada com mel. Pode substituir pomadas e agentes cicatrizantes.

Esses remédios eliminam a caspa, aliviam a coceira e ressecam a pele.

Regras de cuidados

Para que a terapia da dermatite seborréica na criança seja eficaz, é importante:

  • lave o cabelo do seu bebê regularmente
  • não use sabão para xampus destinados a adultos,
  • não use toalhas de outra pessoa,
  • Remova suavemente a pele da pele, mas não penteie a inflamação (você pode carregar a infecção),
  • trocar lençóis semanalmente
  • fornecer passeios regulares ao ar livre e sono adequado,
  • eliminar o aumento de cargas de treinamento e estresses.

Decocção de casca de carvalho

Muito bom para lidar com a decocção da cabeça da doença de casca de carvalho.

Para fazer isso você precisa tomar uma colherada de casca, despeje água fervente sobre ela. Em seguida, segure em uma garrafa térmica ou protomit em um banho de água. Em seguida, adicione aqui uma colher de mel. O produto é esfregado no couro cabeludo. Em seguida, lave com água morna. Isso é feito em um dia.

Como tratar a dermatite seborréica em crianças

Se a criança não sofre de crostas na cabeça, a dermatite não precisa ser tratada. Os pais são aconselhados a seguir a higiene básica e isso é suficiente. Mas às vezes o curso da doença é complicado. Então um dermatologista é levado para tratamento. Para recém-nascidos criar as melhores condições - o bebê escolhe roupas feitas de tecidos naturais que não irritarão a pele, têm que abandonar chapéus com costuras ásperas.

Terapia anti-helmíntica prescrita e curso antimicótico usando drogas comprovadas. Recomenda-se ir em uma dieta antialérgica:

  • o chocolate é excluído da dieta da criança,
  • temporariamente tem que desistir de nozes,
  • o mel pode ser perigoso
  • substâncias alérgicas encontradas em ovos e frutas, legumes, vermelho.

Se o bebê é amamentado, a mãe passa a comer alimentos ricos em zinco, selênio, vitaminas A, C, grupo B. Overdose também não pode ser permitido, caso contrário, a inflamação da pele no bebê só vai aumentar.

Medicamentos

Medicamentos que são prescritos por um dermatologista, são projetados para ajustar o trabalho das glândulas sebáceas da criança. Graças a eles, crostas e escamas se afastam da pele mais rapidamente. Se dermatite é diagnosticada de forma leve, shampoo, espuma, gel vai ajudar. Como medicamentos eficazes, os médicos prescrevem Friderm, Saforel, Sensibio Bioderma, Mustel Bebe.

Sabonete para limpeza de crostas ineficazes. Além disso, seca fortemente a derme. Quando as crostas amolecem, elas são tratadas com óleo. Para estes fins, use óleo estéril estéril para crianças ou azeite cozido e resfriado. Depois de lubrificar a cabeça do bebê, a mãe acaricia suavemente as crostas com um pente e pequenos dentes.

Para dermatite oleosa, são usados ​​medicamentos de zinco. Eles secam ligeiramente a pele, aliviam a inflamação, inchaço. Se este tratamento acabou por ser ineficaz, tente antifúngico, com a ajuda de Miconazol, Nizoral. Boas críticas coletaram aplicações com pomada ceratolítica. Em casos extremos, recorra à terapia hormonal.

O que você pensa sobre dermatite seborreica Komarovsky, você vai aprender assistindo o vídeo:

Prevenção da dermatite seborréica em bebês

A prevenção é a melhor maneira de evitar o tratamento a longo prazo. Para reduzir a probabilidade de dermatite, as seguintes medidas são recomendadas:

  • durante a gravidez, as mulheres precisam monitorar cuidadosamente a nutrição,
  • o recém-nascido deve receber cuidados de acordo com todas as regras
  • com a introdução de alimentos complementares deve consultar um pediatra e seguir suas recomendações,
  • Para cuidar do seu bebê (especialmente até um ano), você precisa usar cosméticos hipoalergênicos para prevenir o aparecimento de dermatite seborréica em uma criança,
  • quando cuidar de uma criança deve usar produtos feitos de tecidos naturais.

Medidas elementares podem afetar significativamente a saúde da criança e excluir o aparecimento de certas doenças da pele.

Pin
Send
Share
Send