Alopecia

Alopecia focal em crianças: causas e métodos de tratamento

Pin
Send
Share
Send

A alopecia areata em crianças é uma doença bastante comum, que na maioria das vezes desaparece à medida que a criança cresce.

Mas há casos em que os pais recorrem a cuidados médicos, dependendo das causas e sintomas da doença. Portanto, é importante determinar se a doença é congênita ou adquirida em uma criança, para que o médico possa selecionar o tratamento mais eficaz.

Este artigo contém informações sobre como tratar a alopecia focal em uma criança.

Alopecia focal em crianças: características e causas

A doença é caracterizada por suas próprias características, que têm diferenças dependendo da idade da criança.

  • Em bebês da idade de caixa torácica na maioria das vezes o problema surge quando se suspeita de raquitismo. Além disso, a perda de cabelo pode estar associada ao contato constante com o travesseiro. A criança esfrega contra a sua superfície com uma cabeça, com o resultado que a alopecia aparece. Este problema é resolvido de forma independente à medida que a criança cresce.
  • Toddlers muitas vezes eles gostam de puxar os cabelos, tocá-los ou torcê-los nos dedos. Se este hábito for ignorado, então é possível uma pequena perda do fio de um efeito mecânico. Este é um problema psicológico que não precisa ser tratado. A tarefa dos pais é afastar o bebê desse hábito e consultar um psicólogo.
  • Em crianças com mais de 3 anos a causa da calvície pode ser uma doença fúngica devido ao contato com crianças ou animais doentes. Estes podem ser infecção micose ou microsporia. Também a calvície pode aparecer devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Apesar do tratamento, algumas crianças têm o cabelo restaurado por conta própria, e algumas, mesmo após o tratamento, não têm a oportunidade de atingir a mesma espessura.
  • Crianças de 6 a 7 anos e mais velhas experimentando stress mental, como eles vão para o jardim ou escola. Estresse, ansiedade, fadiga também podem causar calvície. Portanto, é muito importante que os pais monitorem o estado emocional de seus filhos e, se necessário, visitem especialistas para restaurar a saúde mental e o sistema nervoso.

Neste vídeo, um especialista falará sobre as causas e o tratamento da lopetia em crianças:

Diagnóstico da forma do ninho da doença

Se os pais encontraram cabeças calvas em seus filhos, uma visita a um dermatologista ou tricologista é obrigatória. Alopecia areata em crianças é bastante difícil de ser tratada. E um componente importante é o acesso oportuno a um médico e a realização de todas as medidas diagnósticas necessárias.

Primeiro de tudo, você precisa visitar um pediatra. De acordo com suas recomendações, se necessário, o pediatra prescreve uma consulta com um psicólogo, um dermatologista ou um tricologista. Os especialistas realizarão um exame médico e indicarão as seguintes atividades:

  1. É necessário passar uma análise de fezes para excluir a presença de parasitas no corpo.
  2. Realizar análise para identificar disbiose.
  3. Realize um ultra-som da cavidade abdominal e da glândula tireóide.
  4. Para eliminar as violações no sistema endócrino, é necessário passar uma análise de hormônios.
  5. O tricograma é prescrito para a criança.
  6. Se houver aumento da calvície, faça uma biópsia no tecido do couro cabeludo.

Além disso, os pais devem saber que quando uma doença é detectada é proibida:

  • Corte o bebê careca.
  • Para o crescimento do cabelo não use máscaras ou óleos essenciais.
  • Não use no tratamento de drogas para adultos.

Estágios da doença

  1. Ativo, em que nos locais onde a perda ocorre, vermelhidão da pele e seu pequeno inchaço são visíveis. Criança preocupada com a queima. A pele é escamosa, cabelos danificados visíveis nas bordas do local. Quando você puxa o cabelo, ele sai facilmente da pele.
  2. On estágio estacionário O lugar da calvície é branco. A lesão não é tão pronunciada.
  3. recurso em vez de pêlos saudáveis, os mais fofos são perceptíveis, que têm uma cor mais pálida do que os outros fios.

Independentemente da área de calvície, o tratamento é realizado de forma abrangente, uma vez que a doença é bastante difícil de tratar. Com tratamento oportuno para o médico, existe uma alta probabilidade de que as crianças parem com a queda de cabelo. Para cada paciente, o médico seleciona um método individual de se livrar da alopecia.

Um componente importante é eliminar não os sintomas, mas as causas da calvície.. Além disso, é importante melhorar a microcirculação do sangue no couro cabeludo, restaurar a estrutura do núcleo do cabelo, pegar drogas que estimulem a proliferação celular na epiderme.

O tratamento pode ser dividido em várias etapas:

  • o uso de drogas irritantes da pele
  • uso de drogas imunossupressoras
  • o uso de estimulantes que afetarão os folículos pilosos,
  • o uso de fisioterapia.

Na fase inicial da doença, os irritantes cutâneos são mais comumente usados. Estas são tinturas espirituais de pimenta, eucalipto, rabanete, cebola, alho, capim-limão. Você pode usar a droga Ditranol, que é um irritante sintético.

Um dos fundos aplicados no couro cabeludo da criança e deixá-lo por 20 minutos. O curso do tratamento é de cerca de um mês.mas pode flutuar dependendo da área da calvície.

Independentemente do estágio da doença, as crianças recebem um curso de vitaminas.. O mais eficaz é Volvit, que inclui todos os oligoelementos necessários para o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Também incluído na preparação é a biotina, que é uma fonte de enxofre. Contribui para a produção qualitativa de colágeno. Além disso, é aconselhável beber um curso de drogas como:

  • Retinol
  • Ácido ascórbico.
  • Tocoferol
  • Ácido pantotênico.

Esteróides

Se o estágio é ativo ou estacionário, as preparações de esteróides são adicionadas às drogas irritantes.. As injeções não são aconselháveis, pois são bastante dolorosas. Prednisalon estabeleceu-se bem, o que é tomado estritamente de acordo com o esquema (deve ser escrito pelo médico). Você pode usar pomada de betametasona ou Minoxidil.

Pomadas, soluções e géis são aplicados aos carecas. O esquema de tratamento é mais frequentemente o seguinte:

  1. uma das preparações que tem uma propriedade irritante é aplicada às áreas calvas,
  2. O Florocort é então aplicado em pequena quantidade.

Se a doença estiver no estágio de regressão, o Minoxidol é adicionado às preparações acima. Tem um efeito benéfico sobre os folículos pilosos, aumenta a espessura do cabelo e prolonga o seu ciclo de vida. Para um melhor resultado, é aconselhável combinar o medicamento com Ditranol.

Fisioterapia

Dado tipo de tratamento destina-se a fortalecer os folículos pilosos, para melhorar a circulação sanguínea, para que o cabelo receba o fluxo necessário de sangue com nutrientes. Os procedimentos mais comumente prescritos são:

  1. darsonvalização, em que a corrente elétrica de alta frequência regenera o crescimento de folículos jovens,
  2. laser terapia, que promove a restauração de células danificadas e o crescimento de novos cabelos saudáveis,
  3. crioterapia, em que as áreas afetadas são afetadas pelo nitrogênio líquido,
  4. eletroforese, que permitirá que microelementos penetrem no couro cabeludo, fornecendo todos os componentes necessários para os folículos pilosos.

Medicina folclórica

Com a ajuda da medicina tradicional, a alopecia pode ser curada se estiver em seu estágio inicial. Existem receitas seguras que podem ser usadas no tratamento de crianças. Os mais eficazes são:

  • Máscara de mingau de cebola, que é esfregada no couro cabeludo de uma criança.
  • Você pode usar uma decocção de coltsfoot, que é esfregada no couro cabeludo duas vezes por dia durante um mês.
  • Tintura de álcool, que inclui pimenta vermelha. Para a sua preparação, você precisa de 300 g de vodka e 2-3 vagens de pimenta vermelha. As vagens são esmagadas, derramadas com vodca e insistem em 10 dias em um local escuro.

Criança de transplante de cabelo

Se uma criança não tiver mais de 100 cabelos por dia, você pode usar os métodos de tratamento mencionados acima. Se o desenvolvimento da alopecia não pode ser interrompido, recorre-se ao transplante capilar..

  • É possível realizar um método de patchwork, no qual cabelos saudáveis ​​com bulbos são retirados do doador e transplantados para a criança. Este método é bastante longo e nem sempre dá um resultado positivo. Apenas em 45-50% dos casos o material sobrevive, uma vez que o corpo pode rejeitar um implante estranho.
  • Ao usar o método punch, apenas uma sessão pode implantar até 5 mil fios. A duração de tal operação é de 3 horas, e o efeito na maioria dos casos traz resultados positivos. Em qualquer caso, a criança não terá calvície, mas nem sempre será possível cultivar cabelos longos.

Apesar do fato de que a alopecia requer tratamento a longo prazo, o acesso oportuno a um médico é importante. Se os pais perceberem que a criança tem o cabelo caído, não se auto-medicar ou esperar que tudo se normalize. Apenas um médico pode determinar a causa da calvície e prescrever o tratamento adequado.

Por que o cabelo cai

As causas da alopecia areata em crianças são diversas. Muitos pais começam a entrar em pânico se o filho está ficando calvo. E isso é compreensível, porque a calvície acompanha doenças oncológicas. Não se auto-diagnostique e se automedique. Isso pode realmente levar a sérios problemas na eliminação da alopecia no futuro.

Calvície em si não indica oncologia. O cabelo bastante começa a cair não abaixo da influência da doença, mas por causa do uso de drogas agressivas. Quanto às principais causas da calvície infantil, são as seguintes:

  • desequilíbrio hormonal - pode ocorrer durante a puberdade. Os meninos são mais propensos a experimentar a perda de cabelo, e é difícil chamar o processo de alopecia real. Por via de regra, o cabelo cai-se abundantemente, enquanto a linha do cabelo permanece uniforme,
  • predisposição genética - também é mais freqüentemente manifestada em meninos, e em uma idade posterior. Se há parentes carecas na família, você precisa cuidar da prevenção da calvície com antecedência,
  • violação da integridade da pele e danos à cabeça - como resultado da morte dos folículos pilosos, manchas carecas são formadas nos locais da lesão,
  • doenças auto-imunes - alopecia focal em crianças pode ser devido a doenças fúngicas e bacterianas,
  • medicação - o crescimento do cabelo pára devido a antibióticos, hormônios, drogas citotóxicas. Os antidepressivos podem causar reações semelhantes
  • problemas com o sistema nervoso - grupo em risco inclui pessoas com excitabilidade aumentada, crianças emocionalmente instáveis ​​e hiperativas que sofrem de insônia, etc.

Na maioria dos casos, a alopecia areata em crianças ocorre com a presença simultânea de vários fatores. A situação é exacerbada por problemas com o sistema endócrino, cabelos apertados e cuidados capilares inadequados, doenças sistêmicas, erros nutricionais, deficiência de vitaminas. Na primeira infância, a perda de cabelo pode ser uma resposta ao estresse. O divórcio dos pais, os escândalos na família, a saída da mãe para o trabalho e as experiências negativas no jardim de infância podem levar a tais manifestações.

Doenças como diabetes, lúpus eritematoso, anemia por deficiência de ferro têm um efeito negativo na condição do cabelo. Uma das causas da perda de cabelo em crianças é uma alta concentração de vitamina A no organismo.

Quadro clínico

As causas e tratamento da doença irão variar, dependendo da sua forma. Quando a calvície focal é caracterizada por sintomas específicos: a perda de cabelo tem bordas bem definidas - ninhos. Pequenas manchas calvas redondas não combinam entre si, e o couro cabeludo parece saudável.

A doença é diferente. Em um caso, várias lesões aparecem na superfície da cabeça. Com o desenvolvimento da calvície, um foco é formado primeiro, novos são gradualmente adicionados. O processo, neste caso, pode levar de 3 a 6 meses.

A boca dos folículos pilosos se expande marcadamente. Em alguns casos, as sobrancelhas podem afinar. O quadro clínico é expandido pela adição de doenças associadas. Esta é geralmente dermatite atópica, vitiligo, manifestações alérgicas.

Se a alopecia não progride, logo as áreas calvas ficarão cobertas de pêlos esbranquiçados e depois se fundirão com a maior parte do cabelo. Se a área de calvície aumenta, um estudo abrangente é necessário. A perda de cabelo neste caso observa-se não só na cabeça, mas também em todo o corpo.

Sintomas adicionais incluem a destruição da placa ungueal. Mais da metade dos casos com alopecia focal, distrofia das unhas ou sua deformação é observada.

Fazendo um diagnóstico

Nos primeiros sintomas da alopecia, consulte um pediatra. O médico irá examiná-lo e encaminhá-lo para uma consulta com especialistas especializados: um endocrinologista, um neurologista, um dermatologista, um tricologista. Certifique-se de nomear um exame do trato gastrointestinal. Uma análise de fezes recomendou a ultrassonografia abdominal. É aconselhável realizar um ultra-som da glândula tireóide e determinar o nível de cortisol.

Trichologist prescreve um estudo espectral do cabelo. O diagnóstico diferencial exclui doenças do cabelo da natureza fungosa, infecções de herpes, estreptococos. Avaliar a condição dos folículos pilosos e do couro cabeludo permitir:

  • Trichogramma - implica o exame microscópico do cabelo removido de várias áreas do couro cabeludo. O estudo determina o número de cabelos que estão em vários estágios de crescimento,
  • diagnósticos de computador - um método de pesquisa usando um trichoscope. Identifica mudanças na estrutura dos folículos, glândulas sebáceas e bolsas de cabelo,
  • biópsia do couro cabeludo - é realizado em casos excepcionais, envolve a tomada da pele para exame. O procedimento é realizado sob anestesia local.
  • fototricograma - envolve a execução de imagens individuais com processamento subseqüente do computador. Este método permite estimar a taxa de crescimento do cabelo e a taxa percentual de cabelo telógeno e anágeno.

Terapia para Alopecia Infantil

O tratamento da alopecia focal em crianças é baseado na base do quadro clínico. A terapia é complexa e é determinada com base nas causas da calvície. Para vários tipos de alopecia na infância, métodos fortificantes são prescritos: tomar imunomoduladores, usando vitaminas complexas, principalmente o grupo B, usando bioestimulantes.

Tratamento de alopecia areata em crianças será o mais eficaz quanto mais cedo for feito um diagnóstico. Em alguns casos, exigem medicamentos hormonais. As drogas são selecionadas com base na idade e no grau de calvície do paciente.

Use externamente alérgenos de contato, drogas com efeito fotossensibilizante, hormônios glicocorticosteróides. Além disso prescritos métodos de fisioterapia de tratamento:

  • A terapia UV é caracterizada por um efeito imunoestimulador e anti-inflamatório. Refere-se aos métodos mais eficazes de fototerapia de ação superficial. OVNI promove a dessensibilização e aumenta as defesas do corpo
  • darsonvalization - estimula processos metabólicos, melhora a circulação sanguínea, ativa folículos pilosos, previne a perda de cabelo.O procedimento é realizado usando um eletrodo tipo pente, e sua duração não é superior a 7 minutos,
  • Crioterapia - é um resfriamento do couro cabeludo. Previne mais perda de cabelo e ativa os folículos pilosos,
  • galvanização - estimula a circulação sanguínea capilar, elimina a coceira da pele, se presente, melhora a imunidade. Para estimular o crescimento do cabelo usando preparações de magnésio, sulfato de zinco, ácido nicotínico,
  • Laserterapia - demonstra bons resultados no tratamento da calvície de diversas etiologias. Previne a perda de cabelo, bloqueia a atividade de microorganismos patogênicos, ativa a circulação sanguínea, acalma a pele inflamada. O curso do tratamento implica 10-12 procedimentos.

Durante o período de tratamento deve ser especialmente cuidadoso para escolher drogas para o cuidado do couro cabeludo. Não use shampoos adultos enquanto estiver nadando. É desejável que os meios para lavar o cabelo contenham menos fragrâncias e corantes. Ao mesmo tempo, deve monitorar a dieta da criança. A ênfase na dieta é em alimentos ricos em proteínas, frutas e legumes frescos, alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais.

Métodos da medicina tradicional

O tratamento não convencional da alopecia focal em crianças envolve o uso de métodos tradicionais de medicina. Devemos entender que eles não são fundamentais. Além disso, drogas com eficácia não comprovada podem agravar o curso da doença e causar reações alérgicas. Antes de usar métodos tradicionais de tratamento em crianças, deve obter o consentimento do doutor.

As seguintes receitas provaram-se bem:

  • Misture 1 gema de ovo, uma colher de sopa de suco de aloe, uma colher de chá de suco de alho e uma colher de sopa de mel líquido. Todos os ingredientes são bem misturados, aplicados no couro cabeludo, cobertos com polietileno. Máscara mantenha por 20 minutos, depois lavado com água,
  • misture em proporção igual a raiz de bardana e folha de urtiga, tome dois ½ litros de água fervente por duas colheres de sopa da coleção, deixe enxaguar o couro cabeludo e o cabelo após cada lavagem,
  • misture em proporções iguais de óleo de mamona e bardana, aqueça em banho-maria à temperatura do corpo, esfregue no couro cabeludo, deixe por meia hora, depois enxágue com um xampu suave. O procedimento pode ser repetido duas vezes por semana.
  • lave a cabeça com o caldo da cápsula, preparado na proporção de 20 g de grama por meio litro de cerveja. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, use para enxaguar a cabeça uma vez por semana durante um mês.

Se o tratamento clássico de alopecia focal em crianças é ineficaz, você deve esclarecer a causa da perda de cabelo. Com estresse psicoemocional e estresse frequente, medicamentos fitoterápicos com efeito calmante e sedativo são mostrados à criança. Com tendência a reações alérgicas, os enterossorventes são prescritos, em caso de problemas com o trato gastrointestinal, recomendam-se fitoproteases, normalizando o trabalho do estômago, do pâncreas, limpando o fígado e estimulando o fluxo da bile.

Atenção separada merece correção imune usando bioestimulantes. É aconselhável tomar preparações de equinácea, eucalipto, suco de aloe, mel. Esses agentes são considerados alergênicos; portanto, antes do tratamento, você deve garantir que não haja intolerância individual. É necessário ajustar a comida e entrar nos alimentos de dieta enriquecidos com retinol, tocoferol, vitaminas do grupo B.

1 Alopecia focal em uma criança - por que aparece e quais sintomas

Na maioria das vezes, as crianças têm - alopecia areata. Os sinais de calvície são muito específicos, são difíceis de confundir com alguma coisa. Por que a perda de cabelo ocorre, que sinais de alopecia focal dirão ao nosso artigo.

2 sinais de alopecia areata

Alopecia areata em uma criança tem as mesmas manifestações que os adultos. Esta doença não tem diferenças de sexo e idade. Alopecia aparece rapidamente, às vezes dentro de um dia.

O principal sintoma da alopecia é o fato de que pequenas manchas calvas são formadas na cabeça da criança, ou seja, o destino da pele sem cabelo.

O número desses focos varia conforme a alopecia focal progride, podendo aumentar em número e tamanho. A pele no local do cabelo perdido parece saudável, não tem vermelhidão ou descamação.

As bordas das lesões são claramente expressas, tem uma forma redonda ou oval. Também em crianças há uma perda parcial de pestanas e sobrancelhas.

Com o desenvolvimento da alopecia alopécica, outro sintoma é formado, a saber, a deformação das placas ungueais, recortes atípicos e tiras esbranquiçadas são formadas neles, este sintoma é característico apenas para as crianças.

A alopecia focal em crianças tem um prognóstico positivo, e na esmagadora maioria dos cabelos é restaurada completamente, nem mesmo deixando memórias da doença.

No início, o cabelo no ponto de perda parece um pouco mais claro que o resto da cabeça, mas com o passar do tempo o cabelo fica saturado com pigmentos e não é diferente dos que o rodeiam.

Não é incomum que um xale cresça sozinho no local das lesões sem qualquer tratamento. No entanto, não confie de forma aleatória. É melhor procurar ajuda de um especialista para evitar a calvície completa, o que será impossível de reverter.

3 causas de alopecia

Apesar do fato de que a alopecia areata é bastante comum, não há um único estudo que possa dar uma resposta sobre as causas do desenvolvimento desta doença.

É por isso que a teoria de origem mais comum se tornou auto-imune. Segundo ela, falhas no trabalho do sistema imunológico provocam as células protetoras do corpo a perceber os folículos pilosos como um agente alienígena e, consequentemente, atacá-los, o que leva à perda de cabelo.

Apesar do fato de que as causas da alopecia são pouco compreendidas, os especialistas identificaram uma série de fatores que podem desenvolver sinais de perda de cabelo em crianças:

  • Predisposição genética

Uma das principais razões para o desenvolvimento da calvície. Os genes herdados provocam a formação de folículos enfraquecidos, que são muito suscetíveis a fatores exo ou endógenos, levando à alopecia na criança.
  • Estresse

As crianças, assim como os adultos, estão sujeitas ao estresse. A primeira viagem ao jardim de infância, a escola afeta o estado psicológico da criança, como resultado do qual o corpo inicia mecanismos de proteção que causam o desenvolvimento de alopecia em crianças.

  • Desequilíbrio hormonal

A puberdade é frequentemente a causa da alopecia. Isso é especialmente perceptível na adolescência. No entanto, esse processo de queda na maioria das vezes termina sozinho e não requer nenhum tratamento.
  • Ingestão de medicação

O abuso de antibióticos e hormônios geralmente leva à calvície, e a perda de cabelo pode ser observada tanto em pequenas áreas quanto na superfície de toda a cabeça.

  • Lesões

Alopecia focal em crianças geralmente ocorre como resultado de acidente vascular cerebral. A violação da integridade da pele e a cicatrização subseqüente dos tecidos causam a morte dos folículos pilosos. Como resultado, os cachos deixam de crescer, formando pequenos carecas.

Nutrição inadequada da criança também pode causar alopecia, o aumento do teor de vitamina A na dieta provoca queda de cabelo e formação de carecas.

Alopecia em crianças na maioria das vezes ocorre com uma combinação de fatores, problemas de tireóide, doenças infecciosas e cuidados com o cabelo inadequado pode agravar a situação.

6 Prevenção de alopecia focal

Como em qualquer outro caso, é muito mais fácil prevenir a doença do que tratá-la. Para evitar a perda de cabelo em uma criança, você deve seguir uma série de regras:

  • Cuidado adequado para cabelos e couro cabeludo.

Na infância, o uso de produtos para adultos é inaceitável. O champô deve ser feito com uma quantidade mínima de corantes e perfumes, embora não deva ser feito mais do que uma vez por semana.

Nos restantes dias, é útil enxaguar o cabelo com decocções de ervas medicinais. Em nenhum caso você deve pentear os cachos molhados, isso os machuca e os torna mais frágeis. E você também deve evitar penteados apertados para as meninas.

  • Nutrição adequada

Uma dieta pobre pode causar cabelos fracos e sua perda subsequente. Vitaminas, minerais e proteínas devem estar presentes na dieta do bebê. É necessário consumir carne, peixe, legumes frescos e frutas. Complexos vitamínicos e óleo de peixe em cápsulas serão uma excelente ferramenta.

  • Evite mudanças de temperatura.

Frio no inverno e sol quente no verão tornam o cabelo vulnerável. Portanto, é melhor que as crianças coloquem chapéus e não exponham os cachos a fatores climáticos.

Ao seguir estas regras simples, você pode proteger a saúde das crianças e evitar a queda de cabelo indesejada.

Sintomas de alopecia

Os sintomas de alopecia residem principalmente em sinais externos e apresentam as seguintes manifestações:

  1. Os cabelos ficam embotados, perdem brilho, sua estrutura é perturbada. Elas se tornam frágeis e caem quando penteamos, lavamos, colocamos e tiramos a touca e apenas quando acariciávamos, como resultado da formação de manchas carecas.
  2. A pele em áreas de calvície pode ser lisa, avermelhada ou ter áreas ásperas com escamas de pele. Tudo depende das causas da alopecia.
  3. As unhas tornam-se quebradiças. As placas são deformadas e seu brilho natural desaparece.
  4. Os cílios caem, as sobrancelhas estão diminuindo.

Tipos de doença: difusa, congênita, auto-imune, universal e seborreica

  1. Fisiológico. Mais freqüentemente observado em mamadas. Alopecia em crianças ocorre devido à posição deitada sistemática. Muitas vezes acontece: o bebê nasceu com o cabelo grosso, mas com a idade de seis meses ele ficou completamente careca. A perda neste caso é provocada pelo fato de a criança estar em uma posição, respectivamente, com o cabelo “enrolado” na parte de trás da cabeça.

Aninhamento Na prática médica, essa calvície é chamada ochakov. Causas da aparência - uma violação do funcionamento normal do sistema imunológico do bebê. Alopecia oftálmica em crianças é manifestada na forma de calvície, que tem uma forma arredondada. Em outras palavras, tal alopecia em uma criança se manifesta na forma de círculos calvos na cabeça, que estão em contato uns com os outros.

Tração Aparece quando folículos pilosos danificados. Muitas vezes, a causa do aparecimento desta doença são penteados apertados que "puxam" os folículos pilosos, danificando-os.

Causas

Quando ocorrer uma perda, você deve entrar em contato com um especialista. As causas e o tratamento da alopecia em crianças só podem ser determinados por um dermatologista qualificado. Não se auto-medicar. Isso só pode danificar, provocar a transição da doença de um dos estágios para a calvície universal. É impossível identificar uma causa única da doença.

Muitas vezes as razões são:

Aumento da temperatura corporal.

Quando a alopecia ocorre em um bebê, não é necessário “soar imediatamente o alarme e começar a tratar o bebê”. É provável que ele tenha alopecia fisiológica e logo passará. Sim, a consulta pediátrica não irá interferir. Mas se é alopecia fisiológica, então não há necessidade de tratá-la.

Com o aparecimento de perda de cabelo no peito deve visitar o médico. Muitas vezes, o raquitismo se torna a causa da calvície.

Em crianças com idades entre um ano e três anos, a perda de cabelo periódica é bastante observada. O mais provável é que isso se deva ao efeito da criança no cabelo: enrolamento, lacrimejamento, etc. Se os sinais de “jogos com cabelo” não tiverem passado antes de quatro anos, uma saída sensata será uma visita a um psicólogo infantil.

Em crianças com mais de três anos de idade, a calvície ocorre frequentemente devido a falhas no sistema imunológico e doenças fúngicas. As crianças nessa idade muitas vezes entram em contato com colegas e animais de rua, que são "portadores" de várias infecções.

Alopecia alopecia: tratamento

Muitas vezes há uma alopecia fisiológica e reprodutiva em crianças. Mas se o fisiológico se passar, o tratamento da alopecia areata em crianças é simplesmente necessário. O tratamento da alopecia focal em crianças deve começar nos casos em que a alopecia se torne "de grande escala". Trichologistas recomendam nos primeiros sinais, apenas para observar a doença.

Causas e sintomas radiculares

Nesse caso, os folículos pilosos são percebidos pela imunidade da criança como corpos estranhos. Como resultado disso, certas substâncias são liberadas no corpo que destroem o folículo piloso, respectivamente, o cabelo fica mais fraco e cai, há bolsos de calvície. Para o número de outros razões para o desenvolvimento da patologia incluem:

  1. Predisposição hereditária. Acredita-se que a causa da perda de cabelo, neste caso, é um certo gene que é herdado por uma criança,
  2. Estresse freqüente (por exemplo, na admissão ao jardim de infância, escola). Esse motivo é considerado indireto. Uma criança em certos momentos experimenta um forte estresse emocional, que afeta negativamente o estado de seu corpo como um todo e, consequentemente, afeta a condição do cabelo,
  3. Distúrbios no sistema nervoso periférico. Tais rupturas levam à circulação sanguínea prejudicada no couro cabeludo. Como resultado, o processo de alimentação dos folículos pilosos é interrompido, perdendo-se sua funcionalidade. Este processo desenvolve-se gradualmente, isto é, durante um certo período de tempo, o crescimento do cabelo é mantido, embora a qualidade da haste capilar esteja notavelmente deteriorada. Então o crescimento do cabelo pára completamente,
  4. Doenças endócrinas. As violações do fundo hormonal (em particular, um aumento no nível do hormônio sexual masculino testosterona), levam a um enfraquecimento dos folículos capilares e, consequentemente, à perda de cabelo. Como resultado de certos processos químicos que ocorrem no corpo humano, é formada uma substância derivada da testosterona, a dihidrotestosterona, que contribui para a destruição dos folículos pilosos.

Estágio da doença

Doença infantil pode ocorrer de várias formas, tem certos estágios de desenvolvimento. Dependendo disso, o quadro clínico da patologia também se manifesta. Então, de acordo com o grau de dano distinguir os seguintes formulários:

  1. Local Existem centros separados e bem definidos de calvície, tendo uma forma arredondada,
  2. Ribbon A perda de cabelo ocorre nas regiões temporais e occipitais. Os centros de alopecia têm uma forma alongada (na forma de uma fita). A patologia é caracterizada por um curso desfavorável, é relativamente raro em crianças,
  3. Subtotal Ocorre quando um paciente tem uma confluência de pequenas lesões entre eles. Como resultado desses processos, maiores focos se formam no couro cabeludo,
  4. Total. Com o tempo, os focos de alopecia crescem, o que leva a uma perda completa de cabelo no couro cabeludo e depois no rosto (sobrancelhas, cílios).
  5. Universal Cabelo cai todo. Neste caso, a patologia tem um curso de onda (períodos de exacerbação e remissão são anotados),
  6. Aninhamento de calvíciequando não só a pele é afetada, mas também as unhas. Esta forma de calvície focal em crianças é considerada a mais grave, difícil de tratar.

Patologia se desenvolve gradualmente, tem várias etapas.

Variedade de Alopecia

Durante o estudo da alopecia pediátrica, especialistas identificaram muitas de suas variedades:

  • cluster ou focal,
  • total
  • fisiológico
  • genético (congênito),
  • atrofia,
  • tracional
  • seborreica

Cada tipo de patologia tem seu nome dependendo das condições da aparência da doença. Algumas espécies são extremamente raras em crianças, outras são normais na vida de qualquer criança. Considere as principais causas de cada tipo de alopecia, para determinar em quais casos é a norma, e em qual - o desvio.

Causas da doença

Existem muitos fatores que levam à calvície na infância. Para fazer um diagnóstico corretamente, você precisa examinar cada um deles em detalhes:

  • A alopecia fisiológica é característica de recém-nascidos e lactentes. Isso ocorre por causa da constante mentira, com o resultado de que os cabelos fracos do bebê se projetam, formando um careca.
  • A genética está associada à predisposição hereditária de crianças cujos pais têm essa patologia.
  • Alopecia focal (epitelial) é caracterizada por perda de cabelo parcial. Ao mesmo tempo, são formados emplastros calvos ovais ou redondos. As causas da patologia reside no enfraquecimento da imunidade causada por várias doenças (micose, deficiência de vitamina, sarna, hipotireoidismo, diabetes mellitus) (recomendamos a leitura: o tratamento tem micose em crianças?). A perda focal pode estar associada a estresse ou tricotilomania - uma condição estressante em que a criança puxa o cabelo.
Alopecia Alopecia
  • Alopecia total em crianças manifesta-se em perda de cabelo rápida anormal na cabeça e face (cílios, sobrancelhas) por 2-3 meses. Os principais fatores são o subdesenvolvimento congênito dos folículos pilosos, situações de estresse constante, o uso de produtos com aditivos químicos, doenças infecciosas e doenças do trato gastrointestinal, afetando a digestibilidade dos produtos.
  • Atrofiando. Em crianças, esta doença é extremamente rara. As áreas calvas têm uma forma irregular, com a pele e o cabelo parecendo saudáveis. O principal sintoma da patologia é o aparecimento de dois pêlos de um folículo de uma só vez. As causas deste tipo de alopecia são desconhecidas.
  • Tração Aparece em garotas que fazem cabelos apertados. O cabelo está em tensão, portanto cai fora.

Além das razões acima, o ninho, o total e alguns outros tipos de alopecia se desenvolvem devido a cuidados inadequados com o cabelo, ajuste hormonal, uso de drogas potentes, com raquitismo, doenças fúngicas e bacterianas e falta de vitaminas e microelementos. Em bebês, os pais raspam os cabelos com folículos pilosos, motivando-os com bons objetivos.

Diagnóstico de Alopecia

Nos primeiros sinais e suspeitas de calvície de um bebê, uma necessidade urgente de mostrar o pediatra. Ele agendará um exame e orientará os especialistas. O diagnóstico é um exame completo do corpo da criança, a fim de identificar possíveis fatores para a ocorrência da patologia:

  1. Exame do trato gastrointestinal. Uma criança leva análises de fezes para dysbacteriosis e ovos de vermes. Faça fibrogastroduodenoscopia e ultrassonografia da cavidade abdominal. Usando imunoensaio enzimático e reação em cadeia da polimerase para determinar a presença de microrganismos e bactérias.
  2. Exame do sistema endócrino. Implica a ultra-sonografia da glândula tireóide, um exame de sangue para determinar os níveis de cortisol e cálcio ionizado.
  3. Os exames de sangue estão na análise de anticorpos para estreptococos, helmintos, herpes, fungos, Giardia.
  4. O diagnóstico tricológico geral consiste na realização de fototricogramas, tricogramas, biópsia para histologia, análise espectral de cabelo para microelementos, raspagem de escamas focais da pele, reencefalografia e diagnósticos por computador.
Exame ultra-sonográfico da glândula tireóide

Tratamento de patologia em crianças

Se a causa da alopecia em uma criança é menor, o médico pode escolher uma tática de espera. Neste caso, a doença deve passar em alguns meses. Assim, com a alopecia fisiológica, nenhuma tentativa de tratamento deve ser feita. Os cabelos começam a crescer rapidamente após um ano, quando o bebê se torna mais ativo e aprende a andar.

Se, na adolescência, a perda de cabelo for causada por cuidados inadequados, os pais são aconselhados a retirar xampus, bálsamos e outros produtos de higiene de acordo com as características individuais da criança. Meninas que fazem o cabelo apertado, elas são recomendadas para mudar, a melhor solução seria um corte de cabelo curto.

Se houver muitas causas de alopecia e for necessária uma intervenção urgente, a medicação complexa deve ser prescrita individualmente:

  • complexos multivitamínicos com oligoelementos,
  • imunomoduladores
  • injeções da placenta e extrato de aloe,
  • irradiação ultravioleta com drogas fotossensibilizantes que são aplicadas às lesões,
  • com neuroses, sedativos sedativos são prescritos,
  • cremes esteróides,
  • drogas hormonais
  • soluções de óleo fortificado para esfregar.

Uma vez por mês é necessário aparar as pontas do cabelo para estimular o crescimento e fortalecimento. A criança deve ter seu próprio pente e produtos capilares sem sabão e produtos químicos.

Muitos pais usam remédios populares para fortalecer o cabelo:

  1. Casca de carvalho caldo. É cozido em fogo baixo por 15-20 minutos. Caldo enxaguar o cabelo após a lavagem. A casca de carvalho fortalece-os e devolve o brilho.
  2. Para aumentar o crescimento do cabelo usando cebolas, que são esmagadas em um moedor de carne, derramou brandy e esfregou no couro cabeludo da criança diariamente. Depois disso, a cabeça é lavada em água corrente.
  3. Quando a calvície vai ajudar o óleo de bardana, que é esfregado no couro cabeludo 2-3 vezes por semana, em seguida, colocar em polietileno e embrulhe por 20-30 minutos com uma toalha. Para estimular o crescimento, pode-se adicionar pimenta vermelha ou mostarda ao óleo de bardana (30 mg).
  4. Máscara capilar do ovo. O ovo cru é batido até ficar homogêneo e aplicado no couro cabeludo e no cabelo, que é então escondido sob uma touca e uma toalha de plástico. Depois de meia hora, o cabelo é lavado com vinagre diluído em água 1: 1. Esta máscara é usada 2 vezes por semana e ajuda a fortalecer o cabelo e a saturá-lo com vitaminas.
  5. Máscara nutritiva. A maionese caseira é esfregada no couro cabeludo e no cabelo, que é coberto com polietileno e removido por 30 minutos sob uma toalha. Depois disso, lave a cabeça com água morna e lave com xampu.
  6. Para fortalecer e nutrir o cabelo esfregando o kefir, enxaguando o pão kvass.
Máscaras de ovo efetivamente resolvem problemas de calvície e queda de cabelos.

O que não fazer?

O problema de crianças calvas deve ser abordado com muita seriedade e não se automedicar. Todos os medicamentos são selecionados individualmente, dependendo das causas da alopecia.

  1. Não é necessário incluir medicamentos destinados a adultos em terapia infantil, uma vez que a dosagem dos componentes de entrada não é projetada para crianças. Além disso, muitos ingredientes são proibidos para uso na prática médica em crianças.
  2. Ao prescrever remédios para alopecia, o médico leva em conta as características individuais de cada criança, inclusive excluindo a presença de alergias. Se o uso de xampu ou creme terapêutico em uma criança causa uma melhora, então a outra pode resultar em crises de sufocação e choque anafilático. Para medicamentos que causam alergias, inclua óleos essenciais e vegetais, para que eles também não sejam recomendados a prescrever de forma independente.
  3. Máscaras de óleo que entopem as glândulas sebáceas não devem ser aplicadas no couro cabeludo - isso leva a uma violação de sua função.
  4. Você não pode raspar bem a cabeça e logo cortar a criança, porque os folículos capilares são danificados por isso e alopecia ocorre.
  5. Não puxe o cabelo das meninas, retire os pêlos emaranhados que não penteiam. O cabelo das crianças é muito fraco, por isso as ações ásperas prejudicam os folículos pilosos, interrompendo o seu crescimento (ver também: xampu para cabelo de crianças boas).

Como a doença se manifesta?

A perda capilar focal pode começar a se manifestar a partir dos três anos sem restrições de gênero. A doença pode se desenvolver tanto em meninos quanto em meninas e se manifesta nas seguintes formas:

  • calvície local na cabeça é formada na forma de lesões individuais, principalmente
  • serpentina - manchas calvas começam a aparecer no pescoço na forma de uma fita e gradualmente passam para a região temporal,
  • subtotal - centros de calvície estão interconectados,
  • total - a completa ausência de cabelo.

Nas crianças, assim como nos adultos, no estágio avançado, há deformação e desbotamento das placas ungueais. Com esse sintoma, o prognóstico de recuperação se agrava.

A perda de cabelo pode passar por três etapas:

  • progressivo, quando todas as zonas de cabelo são formadas em crianças com um pouco de esforço pronto para cair,
  • estacionária, em que tais zonas não são detectadas,
  • estágio de regressão, quando no local manchas calvas começam a penetrar no cabelo fofo, que gradualmente engrossar, keranitized e pigmentado.

Em crianças, com um curso de doença leve, o cabelo pode se recuperar espontaneamente. Mas há, é claro, casos incuráveis ​​nos quais a alopecia permanece resistente ao tratamento.

O que causa a doença?

Definindo as causas da alopecia areata em crianças, os médicos encontram a relação do problema com os seguintes defeitos do corpo:

  • distúrbio endócrino,
  • mudança na função do córtex adrenal,
  • distúrbios neurológicos
  • situações estressantes
  • distúrbios vegetovasculares
  • falha imune,
  • lesões
  • doenças virais
  • quimioterapia para câncer.

As razões pelas quais a criança começa a perder o cabelo também estão enraizadas em fatores hereditários, já que um quarto das crianças com esse problema tem ancestrais na família com essa doença. Um grande número de dermatologistas ainda vê as causas da alopecia na ação da resposta auto-imune do corpo, quando os folículos pilosos começam a ser percebidos como corpos estranhos, e um grande número de células imunológicas começam a se formar nos locais de sua aparência.

Princípios da terapia

Nos primeiros sinais de perda inicial, você deve contatar imediatamente um dermatologista para estabelecer a causa e o tipo de calvície. O diagnóstico diferencial é obrigatório para excluir um distúrbio tão comum na infância quanto a tricotilomania, quando a criança puxa o cabelo para fora da cabeça. Com alopecia focal, o médico durante a inspeção observa a presença de vermelhidão, inchaço, descoloração da pele, áreas de cabelo quebrado e solto são encontrados. Realizou microscopia da haste, que no local de quebra se assemelha a um fio rasgado.

No entanto, existem diretrizes gerais que devem ser aplicadas em qualquer regime de tratamento:

  • Para a nidificação a calvície é caracterizada pelo aparecimento de áreas separadas sem cabelo, mas toda a superfície da cabeça e, se necessário, a placa ungueal deve ser tratada.
  • Tanto uma criança doente como os pais devem estar preparados para o fato de que o tratamento será longo, e os primeiros resultados serão notados não antes de três meses após o início.
  • É importante para o período de tratamento minimizar situações estressantes e garantir a calma psicológica da criança.
  • Terapia de qualquer tipo de calvície é acompanhada pela ingestão de complexos multivitamínicos.

Meios e métodos de tratamento

Dermatologistas são da opinião de que, independentemente da causa da doença, a terapia deve ser abrangente e baseada em uma abordagem estritamente individual. Em primeiro lugar, deve ser destinado a eliminar antecedentes e doenças associadas. Em seguida, os meios são usados ​​para melhorar os processos de nutrição celular e microcirculação da pele, e são prescritas preparações que contêm silício para restaurar a estrutura central, bem como substâncias que estimulam a reprodução de células epidérmicas.

Atualmente, o tratamento da alopecia focal em crianças é realizado por vários tipos de ferramentas e métodos:

  • substâncias irritantes
  • alérgenos de contato,
  • medicamentos imunossupressores não específicos e específicos,
  • estimulantes de crescimento que afetam os bulbos,
  • métodos fisioterapêuticos.

Substâncias irritantes

Entre os remédios irritantes, a medicina ainda não rejeita a tintura de pimenta, o suco de tais plantas como alho, raiz-forte, cebolas, erva-cidreira e tintura de espírito de eucalipto.

Mas o mais eficaz irritante à base de antracina sintética, comercializado sob o nome "Dithranol". Na infância, seu uso só é possível sob a supervisão de um médico.

O tratamento com essa droga é interrompido com um aumento gradual no tempo de sua exposição de 20 minutos nas primeiras duas semanas de terapia para uma hora após um mês de uso.

Os primeiros resultados, desde que os focos de calvície sejam pequenos, tornam-se perceptíveis após três meses de uso.

Imunossupressores

O uso de drogas esteróides, tanto locais quanto sistêmicas, dá bons resultados quando a alopecia aninhada é tratada. Mas injeções de glicocorticosteróides na área afetada não são recomendadas na infância por causa de sua dor. Não se aplica a crianças e esteróides sistêmicos, que está associado a um grande número de efeitos colaterais.

Dermatologistas no regime de tratamento de crianças, em primeiro lugar, incluem pomadas e géis para uso externo.

Popular na infância é um desses esquemas:

  • Aplicando uma pequena quantidade de hortelã-pimenta ou outro irritante alcoólico para excitar a atividade amortecida dos folículos pilosos.

  • O uso de unguento hormonal "Ftorokort" uma vez por dia em uma pequena quantidade e desde que outros métodos não ajudam.

Na prática geral, o unguento de corticosteróide recomenda-se a usar só a partir de 14 anos de idade.

Estimulantes do crescimento

A solução “Minoxidil”, que é tão amplamente usada para o tratamento de alopecia focal em adultos, é proibida de ser tomada na infância. Mas se outras drogas são ineficazes, os médicos usam Minoxidil em sua prática. Ajuda a aumentar o diâmetro do cabelo e o comprimento do folículo, normaliza seu ciclo de vida. Na maioria das vezes, Minoxidil é usado em combinação com drogas que têm um efeito irritante, por exemplo, com Ditranol.

Remédios vitaminados

Como drogas terapêuticas e profiláticas, são usados ​​complexos vitamínicos como “Volvit”. Inclui um conjunto de vitaminas e microelementos, entre os quais o mais importante para o cabelo é a biotina - uma vitamina do grupo B. A biotina é uma fonte de enxofre, cuja falta afeta rapidamente a estrutura da haste, pois é o material de construção para a produção de colágeno.

Conceito e descrição

O que é alopecia?

Alopecia em uma criança é caracterizada grau patológico de queda de cabeloquando seu ciclo de vida é violado.

O processo de crescimento dos pêlos ocorre em 3 etapas:

  1. Anágeno - fase de crescimento (dura cerca de 2-5 anos).
  2. Catagen - estágio intermediário (dura 2-4 semanas).
  3. Telógena - estágio de definhamento.

Com a alopecia, a duração dessas fases de crescimento do cabelo é violada de tal forma que a duração do estágio de crescimento é reduzida, portanto a quantidade de cabelo caindo começa a exceder o número de novos aparecimentos.

Isto leva a queda de cabelo, a formação de vários focos de calvície (dependendo do tipo de alopecia).

Perda de cabelo - processo natural para qualquer pessoa, enquanto no estado normal os cabelos que foram descartados são sempre substituídos por novos.

Se este processo é quebrado, e durante o dia uma pessoa perde uma grande quantidade de cabelo, podemos falar sobre a presença de patologia causada por uma ou por outras razões.

Classificação de doença

Existem os seguintes tipos de alopecia em crianças:

  • alopecia congênita. Esse problema é bastante raro. Aparece como resultado de qualquer distúrbio congênito (por exemplo, doenças do sistema endócrino, patologia da pele do couro cabeludo). Como resultado destas razões, a criança não possui alguns dos folículos pilosos, ou eles não estão suficientemente desenvolvidos. Portanto, cabelos nesta área podem estar ausentes,
  • alopecia fisiológica. Observa-se em crianças do primeiro ano de vida, quando o bebê tem uma forte perda de cabelo na testa, na parte de trás da cabeça. Esta condição não é uma patologia, não requer nenhum tratamento, porque depois de algum tempo o crescimento do cabelo recomeça no modo normal,
  • alopecia focal (aninhamento). Na presença desta patologia na cabeça da criança, você pode notar focos específicos de calvície (áreas onde não há cabelo). Esta doença ocorre como resultado de distúrbios no sistema imunológico, causados ​​por vários tipos de doenças auto-imunes,
  • alopecia seborreica. A causa do desenvolvimento da doença são doenças do couro cabeludo (seborréia de vários tipos). Esta patologia ocorre mais frequentemente em adolescentes durante a puberdade,
  • atrofia da calvície. Esta patologia afeta principalmente as mulheres mais velhas, no entanto, os sinais da doença podem ser vistos em crianças. Quando a calvície desta espécie é observada desbaste da linha do cabelo na testa e coroa.

Recomendações de especialistas sobre a prevenção da aclimatação em crianças podem ser encontradas em nosso site.

Conselho Editorial

Há várias conclusões sobre os perigos dos cosméticos para detergentes. Infelizmente, nem todas as mães recém-criadas as ouvem. Em 97% dos xampus infantis, utiliza-se a substância perigosa Lauril Sulfato de Sódio (SLS) ou seus análogos. Muitos artigos foram escritos sobre os efeitos dessa química na saúde de crianças e adultos. A pedido de nossos leitores, testamos as marcas mais populares. Os resultados foram decepcionantes - as empresas mais divulgadas mostraram a presença desses componentes mais perigosos. Para não violar os direitos legais dos fabricantes, não podemos nomear marcas específicas. A empresa Mulsan Cosmetic, a única que passou em todos os testes, recebeu com sucesso 10 pontos em 10. Cada produto é feito de ingredientes naturais, completamente seguros e hipoalergênicos. Certamente recomendo a loja online oficial mulsan.ru. Se você duvida da naturalidade de seus cosméticos, verifique a data de validade, não deve exceder 10 meses. Venha com cuidado para a escolha de cosméticos, é importante para você e seu filho.

Causas da perda de cabelo

Entre as causas que causam violações do ciclo de vida do cabelo incluem:

  1. Patologias adquiridas no período pré-natal de desenvolvimento, bem como predisposição hereditária.
  2. Violações no trabalho sistema imunológico (diminuição da imunidade, a presença de doenças auto-imunes).
  3. Diferente métodos de tratamento outras patologias no corpo (por exemplo, cirurgia, uso de quimioterapia).
  4. Nutrição deficienteingestão insuficiente de vitaminas e oligoelementos essenciais (em particular, vitaminas do grupo B, ácido fólico, selénio, zinco, etc.).
  5. Doenças acompanhadas pelo contador hipertermia, intoxicação organismo.
  6. Dano mecânico couro cabeludo (por exemplo, quando usar penteados muito apertados).

Há um número adicional de fatores negativoso que pode levar à perda de cabelo:

  1. Violações do sistema nervoso (estresse, excesso de trabalho).
  2. Doenças da glândula tireóide.
  3. Maus hábitos (por exemplo, o hábito de tocar constantemente o cabelo, torcendo-o no dedo).
  4. Queimaduras do couro cabeludo, violação da integridade da pele.
  5. Doenças acompanhadas pelo desenvolvimento de processos inflamatórios no organismo.
  6. Tomar certos grupos de medicamentos (por exemplo, antibióticos).
  7. Infecção estafilocócica.
  8. Avitaminose, hipervitaminose.
  9. Outras patologias
para o conteúdo

Grupos de risco

Alopecia em recém-nascidos pode ocorrer devido a razões como raquitismo (neste caso, o médico prescreve um número de estudos para confirmar ou negar a presença desta patologia), bem como razões fisiológicas, quando os pêlos da criança estão ralos de esfregar a cabeça contra o travesseiro.

Neste caso, nenhum tratamento especial é necessário, pois o processo de crescimento do cabelo se normaliza com o tempo.

Crianças com idade entre 1 e 3 anos A principal causa de perda de cabelo, além das doenças mencionadas acima, é considerada o hábito do bebê de puxar constantemente o cabelopuxando fios. Como regra geral, com a idade de 3 a 4 anos, isso passa, caso contrário, o bebê precisará da consulta de um psicólogo.

Na idade de 3-7 anos, quando uma criança começa a explorar ativamente o mundo ao seu redor, para se comunicar com seus pares, ele se levanta risco de infecção fúngicaque pode causar alopecia.

Além disso, as crianças nesta idade têm um risco aumentado de desenvolver condições auto-imunes, o que também afeta negativamente a densidade do cabelo.

As crianças aos 7 anos começam a freqüentar a escola, mudam sua rotina diária. Neste momento aumenta o estresse emocional e físico em uma criança, que, sem dúvida, causa fadiga e estresse - condições que podem levar à perda de cabelo.

As crianças mais velhas estão sujeitas a flutuações hormonais (por exemplo, durante a puberdade). Tais picos hormonais afetar a condição do cabelo não é o melhor caminho.

Como isso se manifesta?

O quadro clínico da alopecia em crianças depende principalmente do tipo de doença.

Então alopecia focal (aninhamento) caracterizada pelo aparecimento de áreas específicas no couro cabeludo onde não há pêlos (centros de calvície).

Estes focos têm um diâmetro diferente (1-15 cm), limites claros, formato redondo ou oval. Por via de regra, estas áreas aparecem na região do pescoço ou coroa. Com o tempo, as lesões crescem, fundem-se entre si e formar calvície total.

Alopecia areata é caracterizada por uma mudança no eixo do cabelo. O cabelo torna-se frágil, espessado nas raízes e diluído nas pontas. Expansão da boca dos folículos pilosos.

Com atrofia alopecia manchas de calvície têm uma forma irregular. A pele não muda, não há descamação, inflamação, a boca dos folículos tem uma aparência normal.

É impossível curar completamente a patologia, no entanto, a terapia correta permite suspender o desenvolvimento da doença.

Com alopecia seborreica uma mudança no estado do pêlo é notada, o pêlo fica mais gordo, escamas e crostas específicas aparecem no couro cabeludo. Neste caso, a criança sente coceira, queimando. A criança muitas vezes coça a cabeça, ferindo a pele.

Como resultado, os folículos capilares também são danificados, resultando no aumento da perda de cabelo. Com o tempo, áreas de calvície (na testa, coroa) são formadas na cabeça.

Medicamentoso

O paciente é prescrito os seguintes grupos de medicamentos (dependendo da causa da alopecia):

  • nootrópicossedativos são recomendados para estresses freqüentes, fadiga emocional,
  • imunomoduladores permitir que você fortaleça as defesas do corpo
  • preparações vitamínicas à base de óleo são utilizados para uso local, pode fortalecer os folículos pilosos, normalizar a nutrição do couro cabeludo. Não recomendado para alopecia seborreica,
  • medicamentos destinados ao tratamento doença subjacenteque causou alopecia.
para o conteúdo

Remédios populares

Uso de medicina tradicional só pode ser prescrito pelo médico assistente.

Neste caso, você deve escolher apenas os métodos mais suaves e seguros de tratamento. Então, as crianças são bem adaptadas enxaguar o cabelo com decocção de ervas (camomila, urtiga).

Este procedimento ajuda a fortalecer o eixo do cabelo, a normalização dos processos sebáceos no couro cabeludo.

A pele afetada pode ser tratada óleo de bardana.

Esta ferramenta não causa alergias, é adequada para todos os tipos de pele, promove o crescimento do cabelo melhorado.

O prognóstico do tratamento depende não só da rapidez com que o tratamento foi iniciado, mas também do tipo de alopecia. Então atrofia alopecia não é tratável, Tudo o que pode ser feito é parar o desenvolvimento da patologia.

É importante lembrar que ao longo do tempo, os processos patológicos, independentemente do tipo de calvície, tornam-se irreversíveis, portanto, não são passíveis de terapia.

Se as medidas necessárias não forem tomadas a tempo, a alopecia pode levar a perda significativa ou completa de cabelo.

Pin
Send
Share
Send