Cuidado

Se a coloração do cabelo é prejudicial: a opinião de um profissional. Parte 1

Pin
Send
Share
Send

Coloração de cabelo: use mais do que mal.

Durante oito meses, liderei uma coluna semanal sobre questões de coloração de cabelo no Sunday Times, em Londres. Durante este tempo, eu consultei trinta e três mulheres e três homens. A idéia de discutir o tópico de coloração de cabelo no jornal veio a mim por causa do grande número de perguntas que eu fazia há muitos anos.
A maioria dos receios deve-se ao facto de a coloração contribuir para a perda de cabelo, ou para a sua secagem, ou para lhes conferir fragilidade ou um efeito negativo no couro cabeludo. Em geral, há uma visão geralmente aceita de que a coloração prolongada causa efeitos negativos no cabelo e no couro cabeludo. Isso não é bem verdade.
Posso afirmar que a coloração do cabelo tem uma má reputação imerecida. Eu pessoalmente encontrei com cada cliente antes e depois do tingimento e posso dizer que ninguém aumentou a queda de cabelo. Ninguém se queixou de secura ou fragilidade que apareceu (eu insisti que todos eles seguem as instruções do fabricante exatamente e usar o condicionador de ar incluído). Na maioria dos casos, houve melhora na condição do cabelo.
O que realmente me surpreendeu foi que a condição do couro cabeludo de quem tinha caspa e / ou coceira melhorou. Naturalmente, isto foi possível devido às propriedades anti-sépticas das composições corantes, pelo efeito queratolítico suave (amolecimento e remoção da caspa) e pela lavagem completa da pele que acompanha a coloração. Mas eu certamente não encorajo você a usar corante para limpar sua pele ou ajudar seu cabelo. Tingir o cabelo com os meios modernos (especialmente no caso de pintar cabelos grisalhos) ajudará a ganhar confiança psicológica, sentir a renovação e seu próprio significado. Quase 70% das mulheres e 12% dos homens tingiram os cabelos em qualquer momento de suas vidas. Para os homens, a figura pode até ser mais alta, já que muitos fazem isso em segredo e nunca admitem isso.
Coloração só pode ser prejudicial se você não seguir as instruções de uso do medicamento. Por exemplo, certifique-se de fazer testes preliminares para portabilidade e realizar atividades preparatórias recomendadas pelo fabricante.

Métodos de coloração
Eu não rejeito qualquer método de coloração. De fato, o oposto é verdadeiro: o efeito psicológico de uma mudança na cor do cabelo supera qualquer dano possível. Há muitas maneiras de tingir seu cabelo, e a escolha de cores é muito grande. Fórmulas de formulação melhoradas permitem obter tons maravilhosos, e a segurança das tintas é constantemente monitorada. Eu gostaria especialmente de observar que o melhor resultado é alcançado se você usar a ajuda de um especialista em coloração (ou, como dizem agora, um colorista).

Corantes naturais
Hena, camomila, índigo e outras ervas conhecidas pela humanidade há milhares de anos. Quando os faraós foram enterrados, seus cabelos foram tingidos de escuro, de modo que pareciam mais jovens. Os romanos usavam massas feitas de pós e várias substâncias semelhantes a sabão de origem vegetal. Nozes cozidas e moídas, fuligem, ovos de formiga carbonizados, vários frutos silvestres e restos de animais em decomposição - todos usados ​​para esconder cabelos grisalhos ou para acompanhar a moda. Se falamos de modernidade, há alguns anos houve uma mania de hena - não apenas como corante, mas também como agente terapêutico. Isso certamente não é uma panacéia e, como tinta, é apenas um dos muitos. A hena dá um tom não natural de vermelho, e a distribuição de cor das raízes até as pontas do cabelo é desigual. A cor desaparece rapidamente e, portanto, a coloração requer repetições repetidas. Além disso, a sombra do sol pode tornar-se laranja, e quando curling - gengibre. A camomila também confere uma distribuição de cor não uniforme, mas devido ao teor de azuleno, pode reduzir o prurido e suavizar a pele.

Shampoos de tonalidade (tingimento temporário)
Este tipo de coloração afeta apenas a superfície do cabelo. A tinta é aplicada após cada lavagem e é mantida até a próxima lavagem. A principal desvantagem dessas tintas é a necessidade de aplicá-las após cada lavagem, o que desencoraja o desejo de lavar os cabelos com frequência.

Está mortotintas duráveis
Essas tintas são mais duráveis ​​- seu efeito dura até seis meses. Eles penetram a cutícula do cabelo, o que os protege da lavagem. A cor desses corantes está mais próxima das tonalidades naturais do que a cor dos corantes, e eles são mais simples de usar. Ao contrário dos corantes duráveis ​​(permanentes), eles são aplicados ao cabelo molhado e lavado, e o excesso é então lavado. Sua desvantagem é que eles desaparecem quando você lava o cabelo e até mesmo no ar e, portanto, exigem aplicação freqüente. As pontas do cabelo são geralmente mais escuras do que as raízes, porque ficam mais coradas nelas, e a aparência natural do cabelo exige o oposto: as pontas devem ser mais claras que as raízes devido à constante exposição ao ar e ao sol. Como resultado, o resultado pode estar muito longe de ser natural.
Alguns componentes dos corantes podem apresentar maior sensibilidade, por isso são sempre aconselhados a fazer um teste preliminar de "patchwork" de acordo com as instruções anexas. Este tipo de coloração é usado principalmente em casa. O teste deve ser realizado antes de cada aplicação de tinta (embora muitas pessoas pensem que, se tiverem realizado este teste de uma só vez, podem continuar a usá-lo sem repeti-lo). Infelizmente, sem motivo aparente, as alergias podem ocorrer entre a coloração. Estresse, mudanças na nutrição, o uso de drogas, o meio ambiente - todos esses fatores aumentam o risco de sensibilidade.

Tintas permanentes
Estas tintas são conhecidas como oxidantes, porque antes de tingir é necessário misturar a solução de oxidante e amoníaco com o corante real. A composição de corantes permanentes é muito complexa, e os fabricantes fazem um grande esforço para obter um efeito rápido e minimizar a ruptura na força e elasticidade do cabelo. Uma das principais regras ao criar tinta - a segurança de sua aplicação.
Além disso, corantes deste tipo é que eles são usados ​​relativamente raramente e, portanto, danificam menos o cabelo. Quanto aos efeitos nocivos de tintas deste tipo no corpo, nenhum dos muitos estudos não provou tal dano. Além disso, é impossível não levar em conta o enorme efeito psicológico positivo que uma nova cor de seu cabelo tem sobre uma pessoa.

Branqueamento e clareamento de cabelo
Os efeitos oxidativos desses procedimentos descoloram o pigmento na haste capilar, o que torna o cabelo mais leve. Na maioria das vezes, como antes, o peróxido de hidrogênio é um agente clareador. Tanto este como outros agentes branqueadores têm um efeito destrutivo nas proteínas capilares, tornando o cabelo seco, quebradiço e inelástico. O cabelo também se torna mais poroso, vulnerável à ação do sol, da água, do vento e de outros processos químicos (por exemplo, ao enrolar ou alisar o cabelo). A descoloração suaviza a pele, enfraquece as ligações entre os queratinócitos, por isso é importante não esfregar o couro cabeludo muito intensamente ao lavar o agente clareador, caso contrário a pele ficará quimicamente danificada.
Se você não usar estabilizadores, os oxidantes se decompõem rapidamente. Além disso, a descoloração ocorre lentamente e, para acelerar o processo, os agentes oxidantes devem ser misturados com soluções alcalinas imediatamente antes do uso. Na maioria das vezes, a amônia é usada como tal solução. Separadamente, o peróxido de hidrogênio e amônia são voláteis, por isso é difícil manter o controle de cada um deles não entrar na área já descolorida. É por isso que os agentes de branqueamento são usados ​​como cremes de emulsão com óleos e ceras, e a amônia é adicionada antes da aplicação do corante ao cabelo.
Como regra geral, um teste de sensibilidade preliminar não é necessário para agentes de branqueamento. Eles raramente são usados ​​por si mesmos, pois não permitem tons naturais. Quando usado, o cabelo fica em forma de palha e requer a adição de uma variedade de agentes corantes para que o cabelo assuma a tonalidade desejada.
De todos os métodos conhecidos de tingimento, a descoloração é potencialmente a mais perigosa em termos de danos ao cabelo, por isso deve ser confiada a profissionais. Se você fizer isso sozinho, tenha muito cuidado e leia atentamente as instruções.

Clareamento dos fios de cabelo, destacando e prateando
Esses procedimentos são semelhantes: pequenas áreas ficam descoloridas usando uma tampa com pequenos orifícios, onde pequenos tufos de cabelo são puxados, ou separando cuidadosamente os fios e aplicando tinta sobre eles com papel alumínio. Esta é uma maneira muito eficaz de sombrear cabelos grisalhos ou criar o efeito de cabelos clareados pelo sol. Ao mesmo tempo, apenas parte do cabelo fica sem cor e, devido à mistura, a cor dura mais tempo. Isso permite que você repita esse processo com menos frequência, o que o torna um dos métodos de coloração mais seguros. No entanto, a aplicação da composição a fios anteriormente descoloridos cria problemas devido a danos adicionais à cutícula do cabelo.

Cuidado para cabelos tingidos
O processo de tingir o cabelo no salão inclui o uso de composições redutoras. Se você tingir seu cabelo em casa, também encontrará um agente redutor eficaz na embalagem. Este componente é sempre necessário.
Qualquer cabelo que tenha sido tingido fica vulnerável. O grau de dano depende de quantas vezes você muda de cor. A transição mais perigosa do escuro para a luz, porque o agente de coloração (branqueamento) deve ser mais forte. Qualquer processo químico reduz a elasticidade do cabelo e aumenta a sua fragilidade. Além do agente redutor que você usa imediatamente após o tingimento, use um condicionador hidratante alguns dias antes e depois do tingimento. O mesmo procedimento deve ser realizado quando o branqueamento.
É muito importante o uso de condicionadores após cada lavagem da cabeça, pois isso ajuda a desvendar os cabelos e a nutrir as cutículas danificadas por soluções alcalinas. Os hidratantes devem ser escolhidos (por exemplo, com óleos naturais) para que o cabelo fino não fique muito mole e indisciplinado. Os cabelos de qualquer tipo podem ser penteados e penteados com estilo.
Você também deve evitar pentear o cabelo, limpeza áspera de toalha, secar muito tempo com um secador de cabelo - especialmente quente, puxão afiado de cabelo, etc.

Endireitando
Este é um procedimento simples no qual o cabelo ondulado é endireitado em vez de ondular o cabelo liso: a solução é aplicada nas próprias raízes, o cabelo é gradualmente retirado com um pente especial e quando o grau desejado de retidão é alcançado, use um fixador. Na maioria das vezes, este procedimento é usado para cabelos escuros, e se você não fizer isso com muito cuidado e cuidado, poderá danificar seriamente o cabelo. O alisamento do cabelo é necessário com mais frequência do que o curling - após cerca de seis a oito semanas. Assim, há um risco significativo de impor o efeito de um novo tratamento em um antigo.
É melhor arrumar o cabelo no salão, onde o processo será controlado por profissionais.
Lembre-se que fatores menores podem aumentar a velocidade de uma reação química: por exemplo, um aumento de temperatura em uma sala devido ao clima quente ou a sistemas de aquecimento. É por isso que o controle cuidadoso do processo é muito importante. Esta é outra razão para fazer isso com especialistas.

Assim, os profissionais não nos desencorajam de tingir e enrolar o cabelo, o que pode ser um enorme suporte para o nosso moral. Eles apenas indicam momentos perigosos e tentam nos alertar contra lesões traumáticas graves associadas à descoloração e aos penteados em geral.

Se você não lavar o cabelo por dois ou três dias com o aumento do cabelo oleoso, o sebo se decompõe sob a influência da luz e do ar e forma produtos tóxicos, cujo efeito sobre os folículos pilosos é extremamente desfavorável. Portanto, cada pessoa deve desenvolver para si o modo ideal de cuidado higiênico, levando em consideração os parâmetros individuais da cabeça e a textura do cabelo.

A primeira onda raramente leva a problemas sérios. No entanto, repetido pode causar danos graves. As pontas do cabelo podem ser melhor protegidas, manchando-as com gordura, por exemplo, com manteiga sem sal antes de aplicar a composição para o curling.
Através do método de perm de raiz, apenas as raízes ou partes não invisíveis do cabelo são enroladas. No entanto, trata-se de um procedimento bastante traumático, pois é difícil evitar a exposição ao cabelo e couro cabeludo previamente enrolados.

É necessário cuidar do cabelo com a ajuda de condicionadores. É muito importante tratar intensamente o cabelo com o condicionador duas vezes por semana durante duas semanas antes de aplicar qualquer procedimento.

Nunca enrole ou alise o cabelo no dia do tingimento. É melhor esperar uma semana e primeiro fazer o perm e depois tingir. Para melhores resultados entre o curling e o tingimento, condicione o cabelo.

Evite curling se o seu couro cabeludo está inflamado ou danificado. Se a pele ficar inflamada ou irritada após o curling, aplique uma solução de leite frio e água em proporções iguais. Esta solução ajuda a suavizar e acalmar a pele. Se isso não ajudar, consulte um dermatologista.

Penteado e alisamento
Denis Ognev, estilista

Hoje, perm não é tão popular quanto antes. Cabelos cacheados, elegantes no final dos anos 1970, agora são considerados o "século passado". Aparentemente, a razão é a aparição no mercado de novas ferramentas eficazes para o estilo e estilo de cabelo. Nos últimos 10-15 anos, tornou-se possível criar novas composições que fortalecem a base do cabelo e o engrossam. Um dos principais objetivos que as mulheres com mais de quarenta anos perseguem ao curvar é mascarar as mudanças inerentes à idade, tornando o cabelo ondulado e encaracolado, para aumentar a espessura do cabelo de modo que o cabelo pareça volumoso.
O princípio fundamental usado na ondulação do cabelo é a elasticidade. Quando o cabelo está molhado, ele estica e incha, de modo que sua deformação ocorre - ligações dissulfeto são destruídas. Quando o cabelo seca, eles retornam à sua forma original. Se o cabelo for torcido antes de secar, ele adquirirá a forma que lhe é oferecida, isto é, ficará ondulado ou encaracolado. O calor acelera esse processo. A forma que o cabelo fica permanecerá assim até que esteja úmido ou molhado. Ao curling com a ajuda de uma permanente, produtos químicos são usados ​​em vez de água. Isto foi feito primeiramente aquecendo reagentes alcalinos, então nos anos 1940 foi proposto um enrolamento “frio”, no qual o cabelo era umedecido com uma solução especial, enrolado (o tamanho do cacho dependia do tamanho dos rolos), mantido por algum tempo e depois “fixado” com a ajuda de um composto neutralizante. .
Uma característica deste método tornou-se a disponibilidade e facilidade de uso.Atingiu o pico de popularidade quando surgiu a “permanente para uso doméstico” no mercado, o que permitia a qualquer pessoa que quisesse conduzir todo o processo em casa.
O mercado de imóveis caseiros é muito menor, pois ainda é dada preferência a profissionais de salões. Devido ao uso de soluções altamente alcalinas, existe a possibilidade de sérios danos ao cabelo, se não for feito com muito cuidado. Normalmente, o tioglicolato de amônio é usado como uma solução alcalina para “soltar” ligações dissulfeto, e o peróxido de hidrogênio é usado como um agente oxidante para fixar o penteado.
O couro cabeludo reage aos efeitos de reagentes químicos de maneira semelhante, de modo que pode tornar-se sensível e dar efeitos dolorosos após a lavagem da composição de cachos.
Com o uso adequado de danos permanentes ao cabelo pode ser reduzido ao mínimo. Enquanto isso, se você deixar a solução no cabelo por muito tempo, você pode usar soluções neutralizantes com muita força ou não muito habilmente para usar soluções neutralizantes, podem surgir problemas.

Pin
Send
Share
Send