Pediculose

Quais doenças causam diferentes tipos de piolhos?

Pin
Send
Share
Send

A razão para o aparecimento de piolhos é o ingresso de insetos ou seus ovos (lêndeas) nas áreas cabeludas de uma pessoa saudável de um paciente com piolho (do latim “pediculose” - piolhos). Insetos sugadores de sangue causam desconforto, reações alérgicas, lesões na pele. Os piolhos são portadores de doenças perigosas. A pediculose é um satélite de guerras e catástrofes.

O que são piolhos perigosos para crianças

A doença geralmente ocorre em crianças. Isso acontece no jardim de infância, na escola, em outros lugares onde as crianças estão lotadas. Uma mãe infectada, irmãs mais velhas e irmãos da família podem transmitir parasitas sugadores de sangue até mesmo para um bebê recém-nascido. A pediculose causa reações negativas no corpo da criança, incluindo:

  • distúrbio do sono
  • concentração reduzida
  • ansiedade excessiva
  • violação da integridade da pele e do aparecimento de feridas purulentas.

Crianças em idade escolar são impedidas de aprender. Eles se tornam dispersos, caprichosos, queixando-se de coceiras e tonturas graves. Sintomas desagradáveis ​​persistem por cerca de 3 dias, mesmo após a destruição completa dos piolhos. Em crianças sensíveis, a pediculose provoca o desenvolvimento de medos patológicos:

  • entomofobia - medo do inseto,
  • parasitofobia - medo de parasitas.

Os bebês que foram tratados para piolhos desenvolvem ataques de pânico. Eles têm a sensação de que os insetos estão rastejando em sua pele. O corpo de pré-escolares mais jovens reage à presença de sanguessugas por febre, náusea e inflamação dos gânglios linfáticos. Os produtos residuais dos piolhos causam reações alérgicas graves que aparecem na pele.

O perigo da pediculose para adultos

A pediculose não passa sem deixar vestígios em adultos, embora seja menos comum. Picadas de piolhos causam coceira intensa, levando a coçar a pele e a aparência de feridas abertas. Este é o portão de entrada para infecções, este é o perigo da doença. Nits furar o cabelo. Em alguns casos, você tem que cortar o cabelo curto para se livrar dos ovos de insetos. Os efeitos da pediculose em adultos são os seguintes:

  • Amassamento da pele. Os piolhos injetam uma substância que impede a coagulação do sangue. Numerosas mordidas no mesmo local causam acúmulo excessivo de pigmento derma melanina. A área da pele afetada muda de cor, grosseira, em flocos. Na ferida começa um processo inflamatório forte, supuração. Ao pentear e romper a crosta, a descarga de líquido envolve o cabelo, e as lesões da derme no local da picada se tornam chorosas.
  • Alergia, dermatite, eczema, inflamação purulenta, foliculite (danos nos folículos pilosos). Os resíduos de piolhos atingem a pele e causam coceira intensa. Na ausência de tratamento da infecção de pediculose da coçar na pele ocorre.
  • Conjuntivite. Inflamação da membrana mucosa do olho provoca um piolho pubiano que pode se instalar nas sobrancelhas. Outros tipos de parasitas sugadores de sangue não causam tal complicação.

Uma pessoa infectada com piolhos não pode levar uma vida normal, ele deve ser isolado durante o tratamento. Insetos vivem até em cabelos limpos, ninguém está imune à infecção. Um piolho de roupa provoca coceira intensa à noite, devido a que uma pessoa não pode adormecer. Insetos, parasitas na cabeça, causam desconforto depois de lavar o cabelo. A infecção ocorre durante longas viagens no trem de ônibus, em locais lotados (mercados, piscinas, saunas, shows, comícios).

Quais doenças transmitem piolhos

Até meados do século XX, epidemias de doenças infecciosas mortais causadas por piolhos matavam milhões de pessoas. Isso se deveu a condições de vida precárias, arsenal insuficiente de antibióticos, guerras em grande escala e crises econômicas. Os piolhos são portadores das seguintes doenças perigosas:

  • tifo (sinfônico e reverso),
  • tularemia
  • Febre volyn.

Estas doenças são agora extremamente raras. As epidemias são fixadas principalmente nos países em desenvolvimento. É necessário distinguir entre doenças que causam piolhos para causar patógenos e picadas de insetos. Por exemplo, a infecção estreptocócica com piolhos se desenvolve devido a coçar as feridas com mãos sujas. Doenças como hepatite viral ou AIDS, os piolhos não podem tolerar.

Grupos de risco

Parasitas correm maior risco daqueles que estão em contato próximo com muitas outras pessoas ou seus pertences pessoais. Entre eles estão militares em quartéis, refugiados, regiões inteiras com conflitos armados, cabeleireiros, trabalhadores da lavanderia e casas de banho.

A zona de risco também inclui moradores de rua, pessoas que fazem sexo promíscuo ou estão cumprindo pena na prisão.

Piolhos

Piolho de cabeça é facilmente transmitido em qualquer contato, nem mesmo perto e em condições sanitárias normais. Argumentou que eles vivem apenas em pessoas sem escrúpulos, por exemplo, os sem-teto, mas não é. Os piolhos só não gostam de cabelo sujo desarrumado, dão apenas limpos.

A chance de pegar parasitas ruins é, sem exceção. Você pode se infectar lugares lotados: em transportes, hospitais, escolas e jardins. Pequenos insetos correm rapidamente de um corpo para outro, especialmente através de contato próximo. Existe um alto risco de infecção para quem usa escovas de cabelo e toalhas de outras pessoas. Uma vez na cabeça, os insetos parasitas começam a se multiplicar muito rapidamente.

Se os ectoparasitas não estiverem infectados com patógenos, a pediculose em si não é uma ameaça à vida, mas causa desconforto ao hospedeiro. Feridas e espinhas vermelhas aparecem nos locais das picadas, porque a praga introduz o segredo das glândulas salivares, que causam ardor e prurido e, às vezes, aumento da temperatura.

Quando há um alto grau de infecção, a pele começa a ser arranhada, o que pode levar à dermatite, a infecção pode entrar na corrente sanguínea, causando inflamação pustular.

Os piolhos se alimentam de sangue, causando múltiplas mordidas. Em um dia, um inseto pode fazer 4-5 mordidas, e se houver várias dúzias delas na cabeça, então você pode obtê-lo todos os dias. até cem mordidas e mais. A pediculose em si é apenas parte do problema. Doenças graves disseminadas por piolhos podem até ser mortais. Insetos carregam patógenos que anteriormente poderiam levar a grandes epidemias em massa.

Phyriasis (pediculose pubiana)

As picadas dos piolhos pubianos causam coceira intensa e também podem ser portadoras de infecções genitais com relações sexuais promíscuas. A infecção pode ser obtida através de cama alienígena suja ou outros itens pessoais. No contato diário, os piolhos entram nas axilas, sobrancelhas, cílios e, em seguida, se espalham rapidamente para outras áreas do corpo.

Devido a picadas de pragas e coçar, complicações como doenças de pele pustulosas podem ocorrer, e então a infecção começa a viajar para os linfonodos, tecido adiposo, furúnculos, abscessos. Se o corpo estiver enfraquecido, o vírus entra na corrente sanguínea e a infecção começa. Neste caso, nenhuma intervenção cirúrgica séria não pode fazer.

Formas de infecção com a doença:

  • visitando lugares públicos, banhos, saunas,
  • o uso de roupas estrangeiras, toalhas, roupa de cama,
  • contato com a pele do paciente,
  • relações sexuais com um parceiro infectado.
O principal sintoma da infecção com a presença da ftiríase é a persistente e intensa comichão da pele e pequenas manchas azuladas das picadas.

O microdiagnóstico da pele serve como porta de entrada para infecções pelas quais os vírus da clamídia, sífilis e gonorréia podem penetrar. Se tais sinais aparecerem, procure orientação médica imediatamente. Diagnóstico em um estágio inicial, adesão às regras de higiene, tratamento de si e do parceiro sexual garantem a libertação de insetos parasitas e impedem seu reaparecimento.

Para eliminar a doença e resolver o problema, existem vários meios eficazes que podem destruir os corpos de adultos e seus ovos. Antes de iniciar o procedimento, você deve barbear com cuidado a área pubiana. Depois disso, aplique a pomada com benzoato de benzila. O efeito antiparasitário tem pomada sulfúrica ou cinza-mercúrio. A ferramenta é esfregada nas áreas afetadas diariamente durante 14 dias. Você pode usar drogas em formas de spray, por exemplo, aerossol Spray-Pax, bem como solução Nittifor ou emulsão Medifox.

Desinfecção completa deve ser submetida a camas, cadeiras, tapetes. Roupa de cama e roupas devem ser colocadas em um recipiente com solução de soda, fervidas, secas e passadas com ferro quente. Se as coisas não puderem ser lavadas, elas podem ser deixadas por duas semanas sem acesso ao ar, colocando-as em sacos plásticos. Observando os procedimentos higiênicos regulares e trocando as roupas limpas com o engomar completo de todas as costuras, o desenvolvimento da ftiríase pode ser evitado.

Mitos populares sobre doenças causadas por piolhos

Entre as pessoas há uma percepção que os sanguessugas de inseto podem ser portadores de patógenos da hepatite e a Aids. É um mito, ectoparasitas não transmitem doenças tão graves para as pessoas. Eles são causados ​​por vírus que danificam as células do sistema imunológico ou do fígado. Com o sangue de uma pessoa infectada no trato gastrointestinal da sucção sanguínea, as partículas do vírus são rapidamente destruídas pelas enzimas dos parasitas.

Na boca dos piolhos, os vírus também não persistem por muito tempo e são lavados pela saliva dos insetos. Se rastejar no corpo de outra pessoa saudável, não será portador do vírus. Quaisquer patógenos desses vírus não estão associados a insetos da pele e não são disseminados por eles. Eles só podem transmitir as doenças associadas aos próprios piolhos e sofrer de doenças tifoides e similares.

Uma boa garantia de segurança contra infecções transmitidas por parasitas é a prevenção da aparência dos próprios piolhos. Você deve evitar lugares com condições insalubres, grandes multidões de pessoas, relacionamentos casuais com estranhos, não use as coisas de outras pessoas. Não dando a um inseto parasita a chance de cair na sua cabeça, você pode evitar infecções por infecções.

Piolhos perigosos: onde está o problema

Piolho, como um inseto, não é considerado perigoso. Não é venenoso, não faz extenso prokus. Deste ponto de vista, o ectoparasito é uma ameaça de massa. Reprodução de piolhos ocorre rapidamente, a transferência de estranhos é fácil. Para infectar um contato de cabelo próximo o suficiente (qualquer local público).

Tendo se estabelecido em uma nova "vítima", o piolho rapidamente domina o território. Os processos de nutrição e procriação começam. A picada de inseto é reconhecida como indolor. Um pequeno piolho faz uma punção compacta com agulhas na boca, sugando suavemente o sangue da ferida de acordo com o princípio da bomba.

O principal problema está precisamente no processo de alimentação. A punção da pele é acompanhada pela liberação de uma enzima com propriedades alergênicas. A substância causa coceira, inflamação. O aumento no número de procuses provoca um aumento na ansiedade. Locais com coceira são arranhados, feridas aparecem, que são a “porta de entrada para a infecção”.

Gradualmente penteando fundir, formando crostas, supuração. Há dermatite, eczema, engrossamento da pele, deterioração da qualidade do cabelo. Pessoas com risco aumentado de reações alérgicas graves. A detecção de parasitas freqüentemente leva a vários distúrbios nervosos.

Além dos efeitos "banais" picada de piolhos é repleta de doenças graves:

  • febre recidivante,
  • tifo
  • Febre volyn,
  • tularemia.

A infecção transporta ectoparasita. A infecção ocorre através de uma mordida (através de uma ferida aberta, o perigo cai com os produtos dos piolhos). A espécie púbica é capaz de transmitir doenças infecciosas da esfera genital.

Atenção! É uma crença equivocada que os piolhos são distribuidores de AIDS. O vírus pode ser transmitido através de feridas abertas entre as pessoas. Os piolhos só criam condições favoráveis ​​para distribuição.

Além da transmissão direta da doença, parasitas podem provocar todos os tipos de transtornos psicossomáticos (ansiedade, distúrbio do sono, deterioração da concentração). Isto é devido à manifestação de sintomas tangíveis, consciência da presença de "outsiders".

Na prevenção da pediculose, você pode ler em nosso site.

Febre tifoide

Doença causada pela introdução de espiroquetas no sangue. Os piolhos da cabeça e do corpo são portadores de febre tifoide recorrente epidêmica, conhecida por apresentar febre intensa com períodos de remissão.

A capacidade de espalhar a doença no inseto aparece depois de viver no corpo infectado com a doença. O transporte é preservado durante toda a vida de um ectoparasita.

Borrelia se reproduz bem na hemolinfa do ectoparasito. A infecção humana ocorre quando feridas abertas são penteadas e um inseto é esmagado. Os produtos residuais de piolhos com microorganismos entram no corpo (sangue). Borrelia se acalma, causando doença.

Microorganismos são introduzidos na linfa, multiplicam-se fortemente. Então, Borrelia retorna à corrente sanguínea. Aqui está uma luta interna com o "alien", formando endotoxina. A substância perturba os sistemas circulatório e nervoso. Aparecer:

  • febre com febre, dor de cabeça, náusea, vômito,
  • rompimento do fígado, baço (manifestado externamente por erupções na pele, amarelecimento),
  • distúrbios do coração, pulmões,
  • ataques cardíacos hemorrágicos.

O sistema imunológico do corpo produz anticorpos para microorganismos, destruindo-os gradualmente. Portanto o curso da doença é caracterizado pela alternância de clarões brilhantes de sintomas com remissão. A doença transferida não forma uma imunidade estável.

Os surtos da doença são agora raros. O maior risco de ocorrência é no território da África, na Ásia. Existem vacinas contra o tifo. A prevenção da doença será o alívio da disseminação de parasitas.

Tifo

Este tipo de febre tifóide ocorre quando a rickettsia é introduzida. Portadores de vetores são, pelo menos, os piolhos. A infecção penetra através de lesões cutâneas, a própria mordida sugadora de sangue não é considerada perigosa.

A fonte da infecção são as fezes de insetos, que são um abrigo temporário de bactérias. Piolhos, infectados, se tornam portadores de Rickettsia.

O padrão de infecção, o curso da doença é semelhante ao inerente à febre recorrente. Penetrando na corrente sanguínea, as rickettsias infectam as células endoteliais, causando endocardite verruguosa. O vaso afetado é parcialmente ou completamente fechado por um trombo.

As alterações mais comuns nos vasos do sistema nervoso central (meningoencefalite). Lesão de pele (erupção cutânea), mucosas ocorre.

A doença é caracterizada por um longo período de incubação (10 a 14 dias). Os sintomas são repentinos. Manifestações típicas:

  • arrepios
  • febre
  • dor de cabeça obsessiva
  • turvação da consciência.

O perigo da doença está em uma ampla gama de complicações. A base deles constitui uma violação sustentável dos vasos. A manifestação geralmente ocorre após a recuperação.

A doença transferida forma imunidade, mas as rickettsias permanecem no corpo. Com o enfraquecimento excessivo do sistema imunológico, a doença recomeça com manifestações menos pronunciadas. Quando ocorre o lumpiness, até mesmo um “portador lento” da bactéria transmite facilmente a doença.

Febre volyn

A febre transportadora do vetor reconhece o sanguessuga do olhar da divisão. Os patógenos são transmitidos através da saliva, fezes de insetos. A doença ocorre quando as bactérias entram no sangue. O curso da doença é um padrão recorrente (onda-like: agravamento, remissão).

O período de incubação é de 7-17 dias. Febre, calafrios severos, dor nos olhos, articulações, fraqueza começam de repente. No corpo, membros, uma erupção de natureza papular é perceptível. As disfunções do coração, os vasos sanguíneos são notados, o fígado e o baço são aumentados.

A recuperação ocorre tão inesperadamente quanto o início dos sintomas. Resultados letais não são registrados.

Preste atenção! Agora, a doença não tem uma propagação maciça, ocorre entre os cidadãos desfavorecidos: mendigos, viciados em drogas. Na maioria das vezes, casos registrados na África.

Animais (pequenos roedores) são reconhecidos como o principal portador da doença. Insetos sugadores de sangue também são capazes de espalhar a infecção.

O curso da doença é acompanhado por alterações nos gânglios linfáticos, intoxicação, erupção cutânea, febre, tontura. Em manifestações externas, a doença é semelhante à peste.

Surtos ocorrem em áreas favoráveis ​​porque as bactérias são resistentes a várias condições externas e persistem por muito tempo no solo e na água. A doença é facilmente tratável, mas requer muita atenção.

Perigo prolongado: piolhos crônicos

O aumento do risco de piolhos está oculto no curso crônico da doença. Com ausência prolongada de tratamento, a pele fica grossa, coberta de sarna. Numerosas mordidas de um grande número de parasitas são unidas, adquirindo uma sombra marrom sólida.

O curso crônico implica a presença de diferentes tipos de sugadores de sangue no hospedeiro. O corpo se adapta às manifestações, deixa de responder à coceira. A pediculose crônica é característica de pessoas que vivem em condições adversas.

Falta de tratamento adequado (tratamento de má qualidade), infecções repetidas exacerbaram o problema. Aumenta significativamente o risco de doenças graves. A pediculose crônica continua até que a população de insetos (incluindo as lêndeas secas) seja completamente eliminada, a ameaça de uma nova infecção e as manifestações sejam interrompidas.

A melhor prevenção da pediculose, doenças associadas é chamada de higiene, restrição de contatos próximos com pessoas de fora, diagnóstico oportuno. Só neste caso não é necessário pensar em doenças mais sérias. Então, entender se os piolhos são perigosos não terá sentido.

Métodos eficazes e meios contra piolhos e lêndeas:

Vídeos úteis

Pediculose. Como se livrar dos piolhos.

Piolhos Causas e tratamento

Quais doenças transmitem piolhos humanos e como elas são perigosas para a saúde?

Piolhos - um dos parasitas mais comuns e prejudiciais do corpo humano. Não só a vizinhança forçada de uma pessoa com esses insetos traz desconforto grave, como também existe um risco para a saúde: o piolho se alimenta de sangue e pode causar patógenos ou causar outras reações negativas. Neste artigo vamos dizer-lhe o que a saúde da população de sugadores de sangue ameaça, que tipo de doenças você pode obter com os piolhos.

Breve informação sobre piolhos humanos

Em humanos, apenas algumas espécies de piolho podem parasitar, capazes de se alimentar de sangue humano, obter energia para a vida e a reprodução. Entre eles destacam-se:

Cada uma dessas espécies possui características próprias em biologia, formas, tamanho. A principal diferença no ambiente, localização do habitat: os piolhos vivem apenas no cabelo, barba, bigode ou costeletas, roupas de proteção vivem em roupas que as pessoas costumam usar, púbicos - perto de lugares íntimos, axilas.

Para qualquer variedade de artrópodes, é importante ter cabelo ou (para piolhos) fibras do tecido - eles só podem se mover neste tipo de superfície, aqui eles deixam ovos (lêndeas). Além disso, os parasitas precisam de uma fonte constante de alimento - eles freqüentemente bebem sangue, retornando à pele do doador várias vezes ao dia. Sem isso, eles morrem rapidamente.

Mais informações sobre os tipos existentes de piolhos, perigosos para os seres humanos, podem ser encontradas no artigo: "Human parasitas-piolhos: tipos de insetos, suas características e aparência".

Cada pessoa que atualmente vive em aglomerações urbanas e áreas rurais corre o risco de contrair esses artrópodes. Muitas pessoas acreditam que esse problema já passou há muito tempo, mas pesquisas feitas por cientistas e estatísticos de instituições médicas sugerem o contrário: os parasitas sentem-se à vontade mesmo em países com bom nível de remédios e condições sanitárias e epidemiológicas.

Existem várias condições sob as quais o risco de infecção com sanguessugas é aumentado. Cada pessoa precisa estar ciente disso, a fim de minimizar a chance de piolhos aparecer em seus cabelos. Informações detalhadas sobre isso estão contidas no material: “Desenvolvimento de pediculose: quando ocorre a infestação por piolhos, o que deve ser considerado e como se proteger?”

Algumas pessoas são frívolas sobre esta questão, referindo-se ao fato de que no momento existem muitos medicamentos eficazes para esses insetos, e se eles aparecerem, você pode usar rapidamente uma droga adequada ou um remédio popular.

No entanto, é necessário levar em conta que é difícil determinar a presença de parasitas devido ao seu pequeno tamanho e sigilo, e eles desenvolvem uma atividade séria quando aumentam a população nos cabelos e desencadeiam muitas lêndeas. Durante esse período, os piolhos podem tornar a vida insuportável, enfraquecer a imunidade, a saúde e infectar doenças perigosas. Portanto, a melhor maneira de se proteger é impedi-los de aparecer em seu corpo, conhecendo os possíveis perigos.

Os principais efeitos da pediculose

Pediculose (piolhos) é manifestada por uma série de sintomas que são desagradáveis ​​e perigosos por si mesmos, em alguns casos, podem causar complicações. Essas manifestações são especialmente perigosas para as crianças que estão no principal grupo de risco diante desses seres sanguinolentos: o organismo das crianças não tem forte proteção imunológica.

Os piolhos se alimentam de sangue, o aparelho bucal parece um mosquito: os insetos perfuram a camada superior da pele, chegam ao capilar e sugam o fluido nutriente. Neste momento, o piolho injeta uma enzima especial que impede a coagulação do sangue - ele irrita a pele.

  1. As mordidas levam a áreas irritadas, vermelhidão. Além disso, esses lugares coçam e coçar só pioram a situação.
  2. De múltiplas mordidas, a pele começa a descascar, forma de úlceras, especialmente quando pentear, caspa aparece no cabelo.
  3. Manchas azuladas feias podem aparecer (na maioria das vezes no abdômen), a dermatite se desenvolve.
  4. Infecções que causam inflamação podem entrar nas feridas - é assim que as pústulas são formadas.
  5. Microorganismos mal-intencionados, entrando no corpo, levam à inflamação dos gânglios linfáticos, ao aparecimento de inchaço visível e doloroso no corpo.
  6. Se não for tratada, ferve, abscessos ocorrem na pele. Em alguns casos, isso leva ao pioderma - a derrota da pele por pus, incluindo as camadas profundas.
  7. O parasitismo dos piolhos leva ao nervosismo, irritabilidade, mau humor e até perda de apetite. Mordidas constantes, coceira, dor não permitem concentrar-se e interferir na vida normal.
  8. Imunidade e saúde são enfraquecidas, com uma complicação da temperatura corporal aumenta.
  9. A qualidade, a aparência do cabelo piora, tornam-se enfadonhas e enfraquecem-se.

Estas são as consequências que se manifestam em todos os portadores de parasitas em diferentes fases do desenvolvimento dos piolhos, mas em alguns casos os piolhos se tornam as causas de doenças perigosas.

Quais portadores de doença são piolhos?

Imediatamente é necessário enfatizar: os sanguessugas descritos abaixo só podem transmitir as doenças descritas abaixo se inicialmente morderem um verdadeiro portador da doença. Bactérias patogênicas independentes em organismos artrópodes não podem surgir.

Assim, as doenças descritas abaixo são bastante raras na sociedade moderna, o risco de infecção é alto quando se permanece nos países subdesenvolvidos do mundo (estados africanos, Índia, etc.).

Os piolhos podem transmitir AIDS (HIV)?

Devido ao fato de que os parasitas se alimentam de sangue, as pessoas acreditam que podem disseminar o vírus da imunodeficiência e causar a AIDS. Isso é uma falácia: mesmo que o inseto se alimente do sangue de uma pessoa infectada e então se mude para uma pessoa saudável, ele não será capaz de transmitir o HIV e causar infecção pela “praga dos séculos XX e XXI”.

Isso se deve à peculiaridade da atividade dos piolhos: quando ingerido por um artrópode, o sangue é processado no trato gastrointestinal, o vírus é digerido pelas enzimas do TGI. O sangue restante no aparelho bucal do inseto é limpo com um muco especial (análogo à saliva).

Assim, sanguessugas conseguem se livrar do vírus patogênico para as pessoas, e na hora da próxima mordida não existe mais um patógeno. Isto também se aplica à hepatite - os piolhos não podem ser portadores desta doença. Nem um único caso de transmissão para seres humanos ou do vírus da hepatite por artrópodes foi ainda relatado.

No entanto, os parasitas são portadores de outras doenças genitais. Em particular, os piolhos podem transmitir:

Portanto, você deve escolher com cuidado seu parceiro sexual. Idealmente, em lugares íntimos não cresce o cabelo - os parasitas não podem viver na pele nua.

Como dito acima, a melhor maneira de proteger insetos maliciosos é prevenir a infecção. Mais informações sobre medidas preventivas contra piolhos podem ser encontradas no artigo: "Prevenção de piolhos: como se proteger da aparência de piolhos e lêndeas?"

Na questão dos piolhos, toda pessoa deve ser cuidadosa: é importante entender que os sugadores de sangue representam um perigo real para a saúde. Com este artigo, o leitor saberá o que esperar desses insetos.

Infecção por piolhos: é perigoso para humanos?

Dado o pequeno tamanho do inseto, para sua nutrição, uma pequena quantidade de alimento (sangue) é necessária, então a perda de sangue não é significativa.

Mordidas permanentes são mais prejudiciais. Na cabeça de uma pessoa pode haver uma grande população de insetos, o que significa que o couro cabeludo é exposto todos os dias a várias dezenas, ou mesmo centenas de mordidas. Cada mordida provoca coceira severa, a pessoa que reage ao estímulo começa a coçar a cabeça intensamente.

O que leva a arranhões, microtraumas e danos mecânicos no couro cabeludo.

Consequências de danos mecânicos na pele da cabeça

Com o coçar constante dos arranhões do couro cabeludo, formam-se feridas abertas que podem entrar em qualquer infecção trazida pelas mãos e unhas sujas:

  • estreptococo
  • supurações únicas
  • pioderma (supurações múltiplas),
  • impetigo (erupção cutânea purulenta).

Para o tratamento de tais efeitos, será necessário um complexo de procedimentos médicos e um longo período de tempo.

Após extensas supurações, cicatrizes e cicatrizes podem se formar no couro cabeludo. Nestes locais, os folículos pilosos são destruídos e os pêlos não crescem no local da cicatriz. Além disso, múltiplas supurações podem desencadear a calvície parcial.

Se forem detectados piolhos ou suas larvas (lêndeas), o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

A principal tarefa no tratamento da pediculose não é apenas destruir indivíduos vivos, mas também livrar-se de lêndeas. Afinal, se pelo menos um nit sobrevive, a re-infecção ou recorrência da doença irá ocorrer.

Os piolhos recorrentes são perigosos porque podem provocar consequências mais complexas do que os piolhos primários. Após os piolhos, o couro cabeludo é muito fraco, há lesões e arranhões, a re-infecção pode levar à formação de pústulas extensas em uma forma complexa.

Quais doenças são esses vetores de parasitas?

Não só os piolhos trazem muitos problemas e irritações, eles também são portadores de várias doenças. Um grande número de epidemias, há muitos anos, estava associado precisamente a esses insetos.

Por causa das guerras, das condições insalubres de vida da população e da falta de drogas modernas, as pessoas não apenas se infectaram, mas também morreram de doenças como:

    tifo Provoca a bactéria Rickettsia.

O piolho, beber o sangue do portador da infecção (uma pessoa que já está doente com tifo), carrega a bactéria em si por 6-7 dias.

Juntamente com as fezes, a Rickettsia deixa o inseto na superfície do couro cabeludo humano. No próximo arranhão do couro cabeludo, essa bactéria pode entrar na ferida, daí para o sangue humano, e assim a infecção ocorre.

O período de incubação do tifo é de 10 a 14 dias.

Sintomas:

  • um aumento acentuado da temperatura para 38-39 graus,
  • pele seca é observada,
  • conjuntivite aparece nos olhos,
  • vasos tornam-se frágeis e fracos, aparecem hemorragias internas,
  • no sexto dia há uma erupção severa em todo o corpo,
  • a percepção do mundo circundante é perturbada: a memória deteriora-se, a fala é incoerente, surgem alucinações.

O período de incubação da doença dura de 7 a 14 dias.

Sintomas:

  • alta temperatura
  • insônia
  • fraqueza
  • fragilidade dos navios,
  • amarelo da pele,
  • fezes moles (diarréia) com muco.

A doença se manifesta em períodos: a deterioração ocorre imediatamente, após algum período há uma melhora temporária, após o que a doença retorna. Por causa de tal característica, essa febre tifóide é chamada de retornável. Pode ser diagnosticado com a maior brevidade possível, com a ajuda de exames de sangue e urina. Febre volyn. Provoca bactérias do gênero Rickettsia.

Os sintomas e o curso da doença são muito semelhantes aos do tifo, mas a doença é mais branda, não é fatal, mas o processo de cura leva um período muito longo.

Para uma recuperação completa da saúde, uma pessoa pode precisar de vários anos. A febre volyn é diagnosticada pela análise de sangue e urina.

O tratamento de todas as três doenças causadas por piolhos ocorre com um antibiótico. Atualmente, essas doenças são muito raras, mas o risco de infecção ainda existe.

Eles sofrem de AIDS e hepatite?

Como a AIDS e a hepatite podem ser infectadas pelo sangue, as pessoas tratam os insetos sugadores de sangue com muito cuidado.

Mas você não deve se preocupar, nem piolhos, nem mosquitos, nem pulgas, nem carrapatos podem suportar tais doenças.

AIDS e hepatite é provocada por vírus. O vírus da Aids é introduzido nas células do sistema imunológico humano e no vírus da hepatite - nas células do fígado.

No sangue de uma pessoa doente, esses vírus estão presentes, mas os parasitas não podem ser portadores dessas doenças.

Assim que os virions (partículas ativas do vírus) se juntam com o sangue infectado no canal alimentar do inseto, eles são imediatamente separados por enzimas e deixam de existir.

Na boca do parasita, o vírus também não pode durar muito tempo. Os piolhos periodicamente secretam muco, semelhante à saliva e à boca, a cada 20 a 30 minutos lavados por esse muco.

E como o intervalo entre as picadas de insetos é de 4 a 5 horas, o risco de infecção é reduzido a zero.

Como não pegar piolhos ou tifo: medidas preventivas

A fim de proteger-se e aos entes queridos dos efeitos da pediculose, é necessário tomar uma série de medidas preventivas:

  • Após o curso do tratamento, é necessário examinar o couro cabeludo diariamente para piolhos e lêndeas por 10-14 dias.
  • Trate o espaço vital com produtos especiais.
  • Lave as roupas e roupas de cama, bem como certifique-se de passar tudo de ferro em ambos os lados.
  • Durante o tratamento, não penteie o couro cabeludo.
  • Lavar o couro cabeludo diariamente com a cura de decocções de ervas (camomila, explosão, urtiga, etc.).
  • Lembre-se sempre de que a re-infecção com piolhos pode ocorrer a qualquer momento, por isso não use pentes de outras pessoas, laços de cabelo, chapéus, toalhas e roupa de cama. E também em locais de grandes concentrações de pessoas para coletar cabelos longos em seus cabelos.

Assim que os piolhos e as lêndeas forem detectados, o tratamento deve começar imediatamente e, quando os sintomas descritos acima (temperatura, fraqueza, etc.) aparecerem, você deve fazer o teste da infecção o mais rápido possível.

Pediculose: o que é

Pediculose refere-se a doenças de pele. O piolho é o agente causador - pequeno inseto, parasita na pele e roupas. Piolhos alimentar-se de sangue. Raça insetos ovos por anexos sua para o cabelo. Adultos piolhos não pule tão bem rastejando.

Tão logo eles chegam à linha do cabelo vítima em potencial está começando rapidamente multiplicaradiando as lêndeas. Eles são prenda-os ao cabelo hospedar usando quitina. Por dia talvez adiadaaté uma dúzia de ovos. Ao vivo piolhos não mais de 1 mês.Pediculose sempre acompanhado por forte coceira, coçando em lugares de mordidas com a formação de feridas e crostas.

Dado diagnóstico é feito com base na inspeção paciente: couro cabeludo, área pubiana, roupas.Tratamento doenças fornece para raspar o cabelo segurando tratamento de áreas afetadas corpo e cabeça com meios especiais desinfecção cueca linho e roupas. Segundo os números oficiais cerca de 3% da população sofre de pediculose na Rússia. Mas a porcentagem real de dano é dez vezes maior, porque nem todos os casos infecção são passíveis de publicidade.

De infecção ninguém é segurado apesar do fato de que na maioria das vezes a doença afetaestilo de vida associal contingente.O bebê pode ficar infectado pediculose ao visitar o jardim de infância ou instituição de ensino. Neste caso o tratamento deve começar imediatamente e relatar surto na equipe de professores das crianças.

Tipos de pediculose

Existem os seguintes tipos de pediculose.

    Cabeça. Patógenos - piolhos. Representantes desta espécie perceptível a olho nu. Deve passar minimo 15 diaspara que nit transformou-se em um piolho. Para esses parasitas chupar sangue cada 2-3 diasmas podejejue até 10 dias. Coceira selos no site da mordida devido ao fato de que o inseto deixa saliva na ferida. Esse tipo de doença é transmitido mais frequentemente através de itens pessoaisdurante o contato com o travesseiro no qual a pessoa infectada estava dormindo.

Piolhos de guarda-roupa. Patógenos - piolho do corpochegando em tamanho 5 mm. Esses insetos põem suas lêndeas em roupas íntimas e roupas humano nas costuras e áreas de encaixe apertado na pele. Neste caso, existe lesão do pescoço, costas, ombros - onde as roupas entram em contato com o corpo. No campo das mordidas piolhos de longa duração a pele é de cor azul.

  • Pediculose púbica (ftiriaz). Patógenos - carpintaria pequeno em algo semelhante aos caranguejos. Esses parasitas raça na área genital e ao redor do ânus . Pontos de mordida são formados manchas azul-acinzentadas com facilmente portável coceira.
  • Todos os listados espécies são caracterizadas extremamente sintomas desagradáveis. Independentemente da fonte de infecção É importante começar o tratamento a tempo.

    Quais portadores de doenças são os piolhos

    Piolhos são portadores tal doenças, como tifo e tifo recorrente, bem como Volyn febre. Eles mesmos picadas de insetos não são perigosas:infecçãoé possível a pressão sobre o parasita, obtendo uma infecção na pele danificada. Nitka não representa nenhum perigo.

    Para de tudo tipos de febre tifóide é característico doença agudacom possível fatal e resposta imune fraca do corpo. A febre, embora não seja uma doença fatal, é muito desagradável. Na maioria dos casos portadores infecções perigosas são exatamente piolho do corpo. Doenças como AIDS e hepatite, os piolhos não toleram contrária à opinião prevalecente.

    É possível morrer de pediculose?

    A pediculose é uma doença extremamente desagradável, mas não fatal. Criação de piolhos na pele não leva à morte.Você pode morrer de infecçõestransportados por esses insetos.
    Então pelo menos forma aguda tifo dura não mais do que uma semanatalvez ocorrênciacomplicações graves:

    • distúrbios nervosos
    • trombose,
    • patologia do sistema circulatório.

    A morte está chegando como resultado bloqueio da artéria pulmonar. Contra o tifo desenvolvido porvacinaqual protege uma pessoa por alguns anos. Por ela vacinar todas as crianças e adultos em risco.

    O que o médico trata

    Na maioria das vezes pediculose é auto-tratamentousando especialmente pretendido para isso fundos. Mas uma situação pode surgir quando é necessário consultar um médico. Isso dermatolo trata a doençag, especializada em patologias da pele.

    Se você não pode consultar um dermatologista, vale a pena consulte um terapeutaEle selecionará corretamente as drogas. Quando piolhos são encontrados em uma criançaapropriado visite pediatra receber o tratamento adequado. Para que o atendimento médico tenha um resultado mais rápido, o médico deve ser contatado imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas alarmantes.

    Médicotratando pediculose em sua prática usa preparações especiais para a destruição de parasitas. A farmácia pode ser comprada diferente produtos de piolhos, permitindo que você se livre com segurança da doença. No caso de lesões da região pubiana, axilas ou barbas, os médicos recomendam remover cabelo dessas zonas. Prevenção pediculose é a detecção e o tratamento oportunos infectado também respeito normas pessoais higiene.

    Consequências, complicações

    Porque pediculoserefere-se a doenças perigosasDeve ser tratado o mais rapidamente possível, minimizando o risco de novos surtos. Piolhos não é fácil causar muita inconveniência suas mordidas: eles foram e permanecem portadores de doenças perigosasdifícil de tratar e fatal.

    Muitos doente doente tolerar coceira de morder penteando-os e causando-se microtrauma.Como resultado de bater partículas poeira e excremento inseto esmagado ferida pode ficar infectado e no rescaldofester. Depois de resolver o problema com pediculose terá que ser tratado ainda inflamação da pele.

    Com isso acontece negativo impacto sobre funcionamento CNS com tal as conseqüências como psicose aguda. Mesmo que uma infecção por pediculose tenha ocorrido em uma área onde a febre tifóide não esteja registrada, o perigo de infecção ainda está presente: piolhos constantemente migrar em busca de comida. Piolhos infectados é febre tifóide ok persiste por muito tempoentão comece lutar com parasitas detectados precisa imediatamente.

    Conclusão

    Patógenos pediculoses agem insetos - piolhos. Para começar lutar com necessidade de parasitas assim que são detectadosporque entrou parasita uma infecção pode ser fatal.

    Pediculose, seu perigo para os seres humanos

    Acredita-se amplamente que o piolho da cabeça é uma doença de pessoas desordenadas que seguem regras de higiene precárias. A opinião de várias décadas já é errônea. Todos podem adoecer: isso acontece na natureza, nos transportes públicos, em outros lugares.

    O risco de infestação por piolhos é mais provável no outono. As crianças que retornam à escola, uma doença que se espalha de um para outro em questão de dias, irrompe.

    A infecção mais comum é o piolho. Isso acontece devido ao não cumprimento das regras de higiene ou ao nadar nas piscinas. Ficar em apuros é fácil quando se usa roupa de cama emitida em trens, hotéis.

    Independentemente do modo de aparência, você precisa saber que os piolhos são um risco à saúde.

    Insetos, se alimentando de sangue, fazem feridas, provocando assim o aparecimento de infecções. Se eles não estiverem infectados, então o próprio paciente freqüentemente vasculha os locais da picada, fazendo com que os patógenos fiquem feridos. Nestes lugares, várias dermatites desenvolvem-se, pústulas formam-se.

    Através deles através dos gânglios linfáticos, tecido adiposo, micróbios penetram no interior. Abcessos são formados, furúnculos aparecem. Há casos em que é impossível evitar a intervenção cirúrgica.

    O cabelo de uma pessoa infectada se torna opaco, mal penteado. Se a pediculose e inflamações purulentas na cabeça não forem curadas em tempo hábil, a pioderma se desenvolverá - uma lesão cutânea geral purulenta.

    Phyriasis ou piolhos púbicos

    Os piolhos pubianos nunca vivem na cabeça. Seu habitat é uma linha capilar triangular e pêlos pubianos, a mesma estrutura axilar no peito.

    Coceira grave causada por eles não é o último problema. Piolho púbico é uma espécie perigosa que pode sobreviver em condições extremas: na água por quase 2 dias, na areia a uma profundidade de 30 cm - 4 dias.

    Esses insetos, sexualmente transmissíveis, são portadores de doenças dos órgãos genitais. Sabe-se que doenças são transmitidas através de feridas abertas formadas por picadas de piolhos. Isto é:

    Agora, os piolhos pubianos são encontrados em quantidades muito menores, porque a higiene sexual das pessoas modernas melhorou.

    Piolhos do corpo e seus riscos para a saúde

    Eles preferem viver em tecidos de lã e algodão.

    Este tipo de piolho é o mais perigoso porque espalha patógenos que causam diferentes tipos de febre tifóide, bem como trincheiras e febre de Volyn. Atualmente, a probabilidade de ocorrência dessas doenças é insignificante, mas é impossível excluir sua ocorrência.

    Quando infectadas, inflamações purulentas podem aparecer, elas deixam cicatrizes feias na pele sem tratamento imediato.

    Tais doenças muitas vezes aparecem:

    • piolhos crônicos. O tratamento tardio leva ao fato de que a doença se torna crônica,
    • doenças infecciosas transmitidas por insetos através do desperdício de sua vida,
    • inflamação, alergias - em casos avançados, os piolhos são os agentes causadores de doenças infecciosas do olho, furunculose, reações alérgicas,
    • mudança na pigmentação, o aparecimento de crescimentos grosseiros na pele.

    Sintomas de Pediculose

    Os efeitos da pediculose são desagradáveis ​​e perigosos para qualquer pessoa, mas a maior ameaça existe para crianças cuja imunidade ainda não foi totalmente formada. Portanto, é importante ser capaz de identificar os sintomas da doença.

    A presença de piolhos pode ser determinada pelas seguintes características:

    • nódulos com comichão, manchas aparecem, são fáceis de ver com um simples exame,
    • manchas de coloração azulada no estômago, formadas pela hemoglobina do sangue sob a influência de uma enzima secretada pelos piolhos quando mordidas,
    • pequenas manchas vermelhas na cueca (excrementos excretados pelos piolhos),
    • o aparecimento de úlceras, descamação da pele, o aparecimento de caspa,
    • pequenas pústulas - uma consequência da infecção, insetos com mordidas, pentear, transmiti-lo,
    • coceira do abdômen, nádegas, ombros, o aparecimento de acne com um diâmetro de até 4 mm fala sobre o desenvolvimento de piolhos do corpo,
    • o paciente com pediculose fica irritado, o apetite desaparece,
    • temperatura corporal, por vezes, sobe para 37,5 graus, há inchaço dos gânglios linfáticos, causada por infecção, entrou nos lugares penteados.

    Como se livrar da pediculose?

    • desinsetização por meios especiais,
    • lavar em água quente, secar na roupa de sol e roupa de cama,
    • coloração de cabelo pode destruir piolhos, lêndeas, devido à composição química da tinta,
    • maneira mecânica.

    Diariamente, várias vezes ao dia, penteie piolhos e lêndeas usando um pente ou pente freqüente. Para facilitar o procedimento com shampoos especiais, eles não lutam com parasitas, mas contribuem para o seu descolamento dos cabelos.

    Medidas preventivas

    Apesar do fato de que as drogas modernas lidam com sucesso com todos os tipos de insetos sugadores de sangue, o perigo de re-infecção não pode ser excluído. Portanto, é necessário tomar medidas preventivas para prevenir a recorrência da doença. Estes incluem:

    • inspeção diária da cabeça, verificando a presença de piolhos, lêndeas,
    • engomadoria obrigatória de roupa limpa, a sua mudança frequente,
    • lavar a alta temperatura
    • tratamento de instalações residenciais com inseticidas que destroem insetos e suas larvas,
    • após a lavagem, lave o cabelo com uma solução de vinagre,
    • secar o cabelo após a lavagem com ar quente (secador de cabelo), mata lêndeas,
    • em lugares onde há muita gente, desde cabelos compridos até pegar uma cauda ou trançar uma trança,
    • aplicar óleo de lavanda ou tea tree nas orelhas, na parte de trás da cabeça (para evitar que os piolhos peguem o cabelo),
    • para conseguir o efeito deve consultar um dermatologista, ele dará o conselho certo.

    Observando medidas preventivas e regras de higiene, todos poderão evitar a infestação de piolhos e, portanto, proteger-se dos efeitos desagradáveis ​​e perigosos da pediculose. O piolho é um portador de doença.

    Complicações

    O que são piolhos perigosos para uma pessoa em sua cabeça? Os piolhos se alimentam de sangue humano até quatro vezes por dia, enquanto na cabeça podem viver dezenas de insetos.

    Para mais informações sobre os tipos de piolhos, como se reproduzir, bem como o período de incubação, leia em nosso site.

    De acordo com esses dados, é fácil calcular que durante o dia a cabeça é exposta a dezenas e centenas de mordidas, cada uma delas, embora microscópicas, mas juntas elas têm um efeito significativo sobre a pele e a irritam.

    Durante uma mordida, os piolhos injetam uma enzima na ferida que impede a coagulação do sangue.subsequentemente, causa um tal sintoma da doença como prurido grave, que não pode ser extinguido pelo coçar constante da cabeça.

    Com arranhões freqüentes, há uma grande chance de que sujeira e bactérias nocivas das mãos e unhas possam ser colocadas nas feridas, após o que penetrará na pele e causará supuração. Um grande número dessas úlceras pode causar reações sistêmicas negativas do corpo, como febre e inflamação dos gânglios linfáticos.

    O que é pediculose perigosa? Se não tratada supuração única, mais cedo ou mais tarde eles se desenvolverão em pioderma - lesão cutânea geral purulenta. Pioderma, eventualmente, flui em impetigo, que é caracterizada pelo aparecimento de uma erupção purulenta purulenta, indicando que o estreptococo afeta a pele.

    São doenças extremamente desagradáveis, seu tratamento requer uma intervenção médica séria e a adoção de medicamentos fortes. Para evitar a ocorrência de tais patologias, você precisa remover os piolhos de forma rápida e decisiva: apenas neste caso, a coceira não irá incomodá-lo e, portanto, a probabilidade de infecção será mínima.

    O tratamento superficial da pediculose não dará resultados adequados. Se as lêndeas permanecerem na cabeça, elas se desenvolverão como piolhos e os parasitas continuarão a irritar a pele. As recorrências da pediculose são prejudiciais porque o couro cabeludo, que ainda não se recuperou após a primeira infecção, volta a enfrentar esse flagelo e fica ainda mais danificado.

    Se entre as recaídas da doença, as costas não tiverem tempo para curar, então a chance de sua supuração aumenta.

    Doenças toleradas

    Quais doenças os piolhos sofrem? Até meados do século passado muitas infecções notórias foram espalhadas por piolhosisso estava associado à falta de higiene da população, falta de antibióticos no arsenal da medicina, más condições de vida e constantes choques militares e econômicos.

    Hoje, os casos de piolhos portadores dessas doenças são muito raros e são registrados apenas em países em desenvolvimento, mas eles não estarão cientes da lista.

    Considere cada infecção em mais detalhes.

    Prevenção

    Para evitar complicações da pediculose, evite a pediculose em si: observe a higiene pessoal, troque e lave regularmente as roupas, cubra a cabeça com um chapéu ao visitar locais públicos.

    Mas e se os piolhos já estiverem assentados na cabeça? Então você precisa tomar medidas que não permitam que a pediculose se desenvolva em formas mais graves.

    Em primeiro lugar lave seu cabelo regularmentede modo que a sujeira do cabelo e da pele não contribua para a supuração de feridas. Em segundo lugar, tente coçar a pele o mínimo possível e, se for impossível tolerar a coceira, tome um medicamento anti-histamínico.

    Em terceiro lugar observe atentamente a sua saúdeSe os piolhos os atingirem em áreas de maior risco de febre tifóide (áreas do sul), faça exames de sangue e urina que possam detectar a sua infecção. Em quarto lugar, tente obter os fundos necessários e remover os piolhos na primeira oportunidade, não espere até que eles se reproduzam ativamente em sua cabeça.

    Pin
    Send
    Share
    Send