Problemas

Perda de cabelo em crianças: causas e o que fazer

Pin
Send
Share
Send

A calvície tende a preocupar adultos e idosos, mas às vezes ocorre em crianças. Calvície em crianças pode ocorrer na infância ou em uma idade mais avançada, mas antes da puberdade.

Uma enorme quantidade de pêlos no travesseiro após o sono, lacunas na coroa da cabeça, perda maciça de cabelo ao pentear - estes são apenas alguns dos possíveis sinais de calvície em crianças.

A forma mais comum de perda de cabelo em crianças é a calvície focal.

Causas da perda de cabelo em crianças

As principais causas de perda de cabelo incluem doenças congênitas ou hereditárias. Para perda de cabelo em crianças também pode levar a anomalias de hastes de cabelo, ringworms, levando a queda de cabelo.

Sem apoio dos pais, a calvície em crianças pode interferir na socialização.

As variedades mais freqüentes desta doença em crianças são a calvície focal e tricotilomania, que é expressa por intencional ou irresponsável cabelo puxando para fora.

Alopecia no curso dessas doenças é manifestada por manchas calvas redondas no couro cabeludo. Tricotilomania pode ser uma manifestação de distúrbios emocionais, bem como chupar o dedo ou roer unhas.

Outra causa de perda de cabelo em crianças é hipotrcose simplex - a doença é herdada de maneira autossômica dominante. Diagnosticado na infância. Pode ocorrer em ambos os sexos. Crianças comhipotrcose simplex desde o nascimento tem cabelo bastante esparso, às vezes normal.

No período da primeira infância, o cabelo fica muito grosso e grosso, e no momento da puberdade eles começam a cair excessivamente, a partir do topo da cabeça. Calvície completa ocorre, geralmente com a idade de cerca de 20 anos.

O motivo hipotrcose simplex é a forma irregular dos receptores na superfície dos folículos pilosos, resultando no bloqueio do crescimento dos pêlos.

Calvície focal em crianças

Quando a calvície focal diz respeito às crianças, parece-nos estranho, porque estamos acostumados ao fato de que pessoas maduras tendem a ficar calvas. Para uma criança, é importante nessa situação manter a calma e obter apoio em um momento difícil. Adotar um novo tipo diferente é uma maneira de superar um problema que é calvície de bebê.

A calvície focal não é uma doença infecciosa. Ele interfere na vida normal, na frequência escolar e brinca com outras crianças. Devemos entender que a perda de cabelo para uma criança não é apenas um problema estético. A criança deve saber que é amada, e a ausência de cabelos não o condena à exclusão de seus amigos.

Causas de calvície focal em crianças

A calvície focal em crianças tem várias causas e, portanto, requer abordagens não padronizadas para o tratamento. O desenvolvimento da calvície focal pode ser causado pela genética e prevalência desta doença na família. Algumas crianças podem reagir à queda de cabelo sob estresse severo, por exemplo, na escola ou no jardim de infância.

Muitas vezes, a calvície está associada a distúrbios do sistema imunológico, que por razões desconhecidas começa a atacar as próprias células do corpo. Então os folículos pilosos ficam muito pequenos.

Às vezes responsável por calvície focal eles têm doenças associadas, como alergias alimentares, hipofunção da tireoide ou doenças parasitárias. O tratamento da doença subjacente geralmente leva ao crescimento do cabelo.

O processo de calvície focal em crianças

O processo de calvície focal é completamente imprevisível. A doença só pode se espalhar para a cabeça ou outras partes do corpo.

Na cabeça existem pontos separados e calvos, às vezes chega-se a completar a perda de cabelo. Muitas vezes, o crescimento do cabelo é restaurado espontaneamente, espontaneamente, sem a introdução do tratamento.

Tratamento de calvície focal em crianças

Métodos de tratamento da calvície focal são para estimular os folículos pilosos. Aplicar farmacoterapia e métodos naturais: massagear o couro cabeludo, acupuntura, estimulação por radiação solar, tratamento térmico, homeopatia, ervas, óleo de peixe, banho com mostarda ou com solução de aspirina, óleo de prímula, borragem, linhaça e groselha preta.

Para manter o crescimento do cabelo são boas preparações de aloe vera no creme para lubrificação da cabeça ou como soluções para beber. Comprimidos de zinco também devem ser tomados (sementes de abóbora são uma fonte natural de zinco).

É muito importante que no processo tratamento de calvície focal em crianças, formam as condições apropriadas para elas. Uma sensação de aceitação ajudará a aliviar o choque da perda de cabelo.

Aqui estão algumas dicas sobre o que os pais podem fazer durante o tratamento:

  • O principal é não permitir que a criança se isole do mundo. Você deve tentar contatá-lo com amigos e conhecidos.
  • Tente garantir que a criança não desista de seus interesses anteriores, por causa da calvície. Seu hobby é muito importante, ajuda-o a esquecer as mudanças na aparência.
  • Deixe a criança decidir se mascara sua doença. Se ele quiser de alguma forma disfarçar a alopecia, especialmente ao sair de casa - dê-lhe liberdade.
  • Para ocultar a calvície, chapéus, lenços de cabeça ou até mesmo perucas estão bem estabelecidos. No verão, no entanto, eles se tornam bastante desconfortáveis, especialmente para uma criança.
  • Lembre-se de conversar com os professores sobre o problema antes que a criança vá para as aulas em um headdress. Em algumas escolas, isso pode levar o professor a comentar, se ele não sabe que o motivo é a calvície em uma criança.
  • A informação é melhor que nenhuma informação. Tente com seu filho para aprender o máximo possível sobre o que é a calvície.
  • Deixe seu filho se arrepender da perda de cabelo. Esta é uma reação natural e não deve ser suprimida. No entanto, tendo experimentado essa tristeza, você precisa ir mais longe. Deste ponto em diante você deve tentar pensar sobre o bem. Um senso de autoestima e distanciamento de sua própria aparência ajudará seu filho a lidar em um momento tão difícil para ele.

Lembre-se! A calvície da criança não é o fim do mundo! Se você mantiver isso em mente, será mais fácil para a criança entender isso.

Calvície de telógeno em crianças

Perda de cabelo difusa causada por distúrbios do ciclo de folículo piloso. Esta é a causa não inflamatória mais comum. calvície não cicatricial em crianças.

Causas de perda de cabelo telógeno pode ser: doenças infecciosas com febre, drogas e produtos químicos (beta-bloqueadores, anticonvulsivantes, anticoagulantes, retinóides, vitamina A), distúrbios hormonais, deficiências nutricionais, doenças da pele e do tecido conjuntivo, eritrodermia, síndrome de absorção , Aids, carga de estresse.

A calvície de telógeno inclui anaphena síndrome do cabelo enfraquecido, acrodermatite enteropática e síndrome de Menkes. A acrodermatite enteropática é uma doença geneticamente determinada. O corpo do paciente não pode absorver zinco do trato gastrointestinal. Os sintomas da doença são perceptíveis após o nascimento do bebê ou após o término da amamentação. Um eritema aparece na pele com um contorno distinto.

A síndrome de Menkes também é uma doença hereditária que ocorre muito raramente, associada ao cromossomo X. É caracterizada por alterações cutâneas, dentre elas a hipopigmentação, manifestada por inúmeras falhas na estrutura capilar, por exemplo, corte transversal ou torção do cabelo.

Como resultado desse fenômeno, pêlos, cílios e sobrancelhas tornam-se fofos e caem. O prognóstico é pobre, as crianças morrem, geralmente com a idade de 2-5 anos.

Causas fisiológicas

Nas crianças, assim como nos adultos, a linha do cabelo é renovada. O cabelo passa por dois estágios - crescimento e repouso. O estágio de crescimento dura cerca de 3 anos e o restante (parada de crescimento) dura de 1 a 6 meses. Velhas varetas permanecem nos folículos até que novas apareçam e depois caiam. Normalmente, até 15% do cabelo está em repouso. Sua perda não é evidente: alguns pêlos que caem durante a penteação ou lavagem são considerados regularidades.

Alterações nos níveis hormonais ou estresse são fatores que podem interromper o crescimento de uma grande quantidade de cabelo ao mesmo tempo. Depois de algum tempo, começa a fase de crescimento de novas barras e uma rejeição maciça e perceptível das antigas. Como isso se manifesta nas crianças?

Perda de cabelo em bebês com menos de 1 ano

Os bebês nascem com uma queda suave na cabeça. Durante os primeiros 6 meses, os pêlos felpudos caem. Isto é devido a uma diminuição acentuada no nível de hormônios no corpo. Pela mesma razão, há uma perda significativa de cabelo após o parto nas próprias mães.

A careca na cabeça do bebê

Os cabelos nos recém-nascidos não só caem, mas também se projetam, formando uma linha fina na parte posterior da cabeça e nas laterais da cabeça. Pais inexperientes podem associar tais fenômenos ao desenvolvimento do raquitismo. No entanto, esta doença não pode ser julgada por apenas uma característica: deve haver outras, por exemplo, os ossos do crânio do bebê tornam-se moles e finos.

Há outra explicação para por que os pontos calvos aparecem. Uma criança pequena passa a maior parte do tempo deitada e virando a cabeça. Constantemente entrando em contato com o travesseiro, o cabelo do bebê está gasto, ou, como as pessoas dizem, se soltam.

Aos 6 meses, eles começam a crescer novamente, e os remendos calvos desaparecem. Alterando a espessura e o diâmetro das hastes: a penugem é substituída por cabelos intermediários. Eles diferem dos adultos em densidade e pigmentação. O cabelo das crianças é fino, macio e menos colorido.

Perda de cabelo em crianças de 4 a 5 anos

O próximo período fisiológico em que a perda de cabelo é considerada normal é em uma idade de 4-5 anos. Neste momento, as alterações hormonais ocorrem no corpo, e isso se reflete na condição do cabelo.

A estrutura do cabelo das crianças pode mudar: as madeixas encaracoladas são alinhadas ou vice-versa, as linhas retas começam a enrolar e a cor torna-se mais escura. Inicia o processo de converter o cabelo das crianças em adultos (terminal). A substituição final ocorrerá na adolescência. As hastes de cabelo terminais são muito mais densas e mais duras.

Em alguns casos, a perda de cabelo em crianças de 4 a 5 anos passa despercebida, em outros - mais intensamente, de modo que ao pentear no cume existem fragmentos inteiros. Se a situação preocupa os pais, eles podem registrar a criança para uma consulta com o tricologista das crianças. Também vale a pena consultar com um médico se o cabelo cai fora em uma idade mais adiantada - 2-3 anos.

Perda de cabelo com a idade de 6-8 anos

Aos 7 anos de idade (para algumas crianças aos 6 anos de idade) começa um novo épico: entrar na escola. Esse tempo está associado a um aumento no estresse físico e psicológico. Adaptação à nova rotina diária com aulas de 45 minutos e dever de casa, equipe desconhecida, responsabilidade disciplinar - estas são as causas do estresse.

Na presença de tensão nervosa, o corpo produz hormônios do estresse. Sob a ação dessas substâncias, os músculos ligados aos folículos pilosos se contraem. Quando espremido, a comida é quebrada e as raízes são danificadas, fazendo com que o cabelo morra e comece a cair.

O período de adaptação pode ser longo. A tarefa das mães e dos pais é apoiar um garotinho. A criança precisa de atenção dos pais, bons conselhos, descanso adequado e nutrição equilibrada.

Perda de cabelo patológica

Às vezes as crianças perdem o cabelo por causa de doenças. Tais situações não podem ser chamadas inofensivas, porque se você não intervém a tempo, a criança enfrenta não só o afinamento dos fios, mas a calvície parcial e completa da cabeça. Crianças mais velhas tal situação pode causar trauma psicológico grave. As seguintes patologias podem causar perda de cabelo significativa:

    Micose em uma criança

Micose (microsporia) - Doença cutânea contagiosa causada por certos tipos de fungos. Ao danificar a pele, a microsporia forma manchas redondas ou ovais cobertas com crostas ou escamas. Grandes focos se formam na cabeça com o cabelo quebrado a uma altura de 2-4 mm. O tratamento da micose da parte pilosa é prolongado, com o uso de drogas para uso local e interno.

  • Alopecia Focal (Reprodutiva) - perda de cabelo progressiva com a formação de grandes manchas calvas. O processo de calvície é intenso: os focos podem aparecer em poucas horas. O couro cabeludo fica liso, sem alterações na epiderme e em quaisquer resíduos de cabelo. Esta condição pode ser o resultado de distúrbios hiperativos, aumento do nervosismo e reação alérgica a alimentos. Com tratamento oportuno ao doutor, o tratamento de alopecia areata em crianças é bem sucedido.
  • Alopecia telogênica - uma condição na qual as hastes, que estão no estágio de repouso, caem, mas o crescimento de novos cabelos não ocorre. Trigger calvície pode: gripe, febre alta, estresse emocional grave, hipervitaminose (em particular, um excesso de vitamina A), intervenção cirúrgica com o uso de anestesia. 2-3 meses após a ação de provocadores, há uma perda maciça e um forte afinamento do cabelo. Com o tempo, a situação se normaliza e os fios voltam a crescer.
  • Tricotilomania - um estado obsessivo em que a criança puxa o próprio cabelo. Este distúrbio está associado à tensão nervosa prolongada, vários problemas emocionais. Tricotilomania em crianças ocorre mais freqüentemente entre as idades de 2 e 6 anos. O hábito de arrancar o cabelo leva à calvície parcial ou total. Os pais devem se concentrar no estado psicológico do bebê: descobrir por que ele está nervoso e ansioso. Na maioria dos casos, a tricotilomania desaparece sozinha.
  • Perda de cabelo intensiva pode ser um dos sinais de raquitismo, ocorrem no fundo de doenças do trato gastrointestinal, fígado ou rins, indicam distúrbios endócrinos. As complicações podem ocorrer devido a uma deficiência de vitaminas e oligoelementos, em particular a biotina (vitamina B7) e o zinco.

    O que o Dr. Komarovsky diz

    Em seu programa, o famoso doutor Komarovsky menciona várias outras causas de perda de cabelo em crianças. Quanto aos bebês, ele observa que o superaquecimento crônico do couro cabeludo contribui para os problemas, a saber, o amor de mães e avós por chapéus. Muitos adultos raciocinam assim: “Os cabelos das crianças não conseguem se aquecer, portanto o bebê precisa usar um chapéu. Caso contrário, sua cabeça irá congelar.

    Komarovsky desmascara esse mito, explicando que, em adultos, um quarto de todo o sangue ejetado do coração vai para a circulação do cérebro. Em crianças, esse processo é ainda mais ativo, por isso é difícil congelar a cabeça do bebê. Komarovsky recomenda remover a tampa e permitir que o couro cabeludo respire.

    Outro fator que leva à perda de cabelo é a lesão das lâmpadas. Yevgeny O. enfatiza o fato bem conhecido: pentear freqüente, tranças apertadas, rabos, lavagem diária com sabonete ou xampus - essas ações interrompem a circulação sanguínea, danificam os folículos pilosos e contribuem para o desenvolvimento da alopecia por tração.

    Tratamento e Prevenção

    O que fazer se uma criança está escalando o cabelo? Como a perda patológica dos filamentos pode ser um sinal de um distúrbio grave no corpo, é necessário consultar os médicos. Você pode começar uma visita ao médico com um pediatra, se necessário, ele irá enviar o bebê para exame a outros especialistas.

    As causas da calvície estão no campo do estudo da endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, dermatologia, psicossomática. Diagnóstico pode incluir tricoscopia (exame visual do cabelo com um dispositivo especial), diagnósticos de computador. Com base nos resultados do exame, é prescrito o tratamento com medicamentos locais e sistêmicos, bem como manipulações de hardware.

    Por sua parte, os pais precisam tomar medidas práticas. Em seu poder:

    • equilibrar a nutrição do bebê,
    • compõem um regime de dia
    • minimizar as conseqüências de situações estressantes e, se possível, proteger de situações novas,
    • fornecer o cuidado apropriado do cabelo, pegar shampoos macios, pentes com cerdas naturais),
    • abandonar penteados apertados.

    Uma massagem suave na cabeça ajudará a aliviar a tensão e o nervosismo, além de melhorar o fornecimento de sangue aos folículos pilosos.

    Receitas populares

    As crianças podem usar máscaras e decocções para fortalecer e melhorar o crescimento do cabelo. O principal é usar ingredientes naturais nas composições, evitando aditivos sintéticos. Aqui estão algumas receitas:

    1. Aqueça um pouco 2 colheres de sopa. l óleo de peixe, misture com 1 gema de ovo de galinha, aplique uma máscara no cabelo, espalhando-se por todo o comprimento e aqueça com uma toalha. Após 30 minutos, a composição deve ser lavada com xampu. Esta máscara é feita não mais que 2 vezes por semana.
    2. Escolha uma folha de aloe carnuda, moa-a com um liquidificador e esfregue o gruel nas raízes do cabelo. Uma hora depois, a máscara deve ser lavada com água morna.
    3. Umedeça os fios com kefir quente e cubra a cabeça com celofane e uma toalha felpuda. Após 30 a 60 minutos, lave o cabelo. Você pode mergulhar no pão preto de polpa de iogurte. Esta máscara é excelente para vitamina, nutre e fortalece os bulbos.

    Após a lavagem, recomenda-se enxaguar o cabelo com decocção vegetal. Camomila, sálvia, raiz de bardana, calêndula, urtiga, casca de salgueiro são adequados para este fim. Selecionando ingredientes naturais, você precisa ter certeza de que eles não prejudicam a saúde do bebê. É melhor usar produtos domésticos, pois há conservantes na loja. Não use componentes para os quais a criança possa desenvolver alergias. Pais atentos levarão em conta esses pontos.

    Perda como uma variante da norma

    Nem sempre a perda de cabelo intensa indica a presença de patologia. Existem três períodos na vida de uma criança quando ele é mais afetado por esse fenômeno:

    • Pela primeira vez, os pais se deparam com uma maciça perda de cabelo quando o bebê atinge a idade de vários meses. Este é um processo tão forte e ativo que muitas vezes aparece careca. Não tenha medo. Durante este período, há uma substituição do cabelo velino, com o qual a criança nasceu, com crianças comuns. Depois de um tempo, o penteado voltará ao normal.
    • Na idade de 4 a 5 anos, os cabelos das “crianças” mudam para “adultos”, então a perda aumenta. Para algumas crianças, esse processo passa quase despercebido, para outros, pelo contrário, é muito intenso.
    • Quando uma criança começa a freqüentar a escola, sua rotina diária muda muito, os deveres e responsabilidades aparecem, ele é cercado por uma nova equipe. Algumas crianças sofrem quase sem dor, outras têm reações diferentes ao estresse. Uma das opções - perda de cabelo forte na cabeça. O corpo requer muita força e economiza quase tudo.

    Se o cabelo estiver subindo muito e o bebê tiver pontos de calvície, você ainda deve procurar orientação médica para obter mais conselhos, para que ele possa aconselhar o que fazer.

    Ou é patologia?

    Nem sempre as causas da perda de cabelo em crianças são inofensivas. Às vezes, o processo não pode parar sozinho. Existem muitas outras razões pelas quais o penteado se deteriora. Neste caso, você precisa saber, porque o cabelo está subindo muito. Então você deve tomar medidas para eliminar a causa. O que pode causar perda de cabelo em crianças?

    • Cuidado errado. A lavagem muito frequente da cabeça pode perturbar a camada protetora natural, por isso a pele começará a descascar e coçar.
    • Produtos inadequados para os cabelos podem causar alergias.
    • Faixas de cabelo muito apertadas e penteados complicados podem danificar os folículos, por isso não é recomendado fazê-los. Por causa disso, a nutrição dos cabelos é perturbada e logo eles caem.
    • Falta de vitaminas e oligoelementos.
    • Estresses graves e doenças neuróticas levam à vasoconstrição, por causa disso, a nutrição do cabelo é perturbada e eles caem.
    • Algumas crianças têm o hábito de enrolar cachos nos dedos ou puxar os cabelos, muitas vezes nas mãos de todo o fio.

    Além disso, a perda de cabelo pode ser um sintoma de várias doenças:

    • hipotireoidismo
    • micose
    • raquitismo
    • dermatite
    • diabetes mellitus
    • alterações hormonais,
    • reacções alérgicas
    • alopecia total ou focal,
    • infecções bacteriológicas (fúngicas),
    • miasma telógeno.

    Além disso, uma criança pode perder o cabelo pesadamente após a cirurgia e a doença. Por exemplo, crianças com câncer e aquelas que passaram por quimioterapia estão completamente calvas.

    O que fazer?

    Se uma criança tiver perda de cabelo grave dentro de alguns dias, é necessário consultar um médico. Primeiro, o bebê será examinado por um terapeuta. Se este não for um fenómeno relacionado com a idade, ele irá prescrever uma série de exames para determinar a causa da doença.

    O bebê deve ser mostrado ao tricologista. Este médico é especialista em problemas de saúde. Após todos os exames e análises, os médicos serão capazes de estabelecer o motivo pelo qual o cabelo da criança cai. Em seguida, o tratamento será prescrito que é adequado para a doença específica. Se o problema for causado por distúrbios nervosos, a criança precisará do conselho de um psicólogo. Nada de errado com isso. E, mais importante, os pais não devem se envolver em autotratamento da criança. Isso pode piorar a condição do seu cabelo.

    Aqueles que não podem se sentar e assistir o bebê careca, você pode dar alguns conselhos. Estas medidas simples ajudarão a manter o cabelo saudável e não causarão danos. Eles também podem ser usados ​​para evitar problemas. Então, o que fazer quando os loops caem?

    • Comida fortificada reforçada. E aqui estamos falando não de tomar vitaminas e comprimidos sintéticos, mas de uma dieta mais variada, que inclui vegetais frescos, frutas e bagas. Kashi também são muito úteis, então eles devem estar presentes no menu chad.
    • Cuidado adequado. Para lavagem, você deve usar apenas produtos naturais que não causam alergias e irritações. Procedimentos de banho devem ser feitos não mais que 2 vezes por semana no inverno e 3 no verão. Caso contrário, é possível danificar a camada protetora natural.
    • Raspar uma cabeça careca não vai fazer o cabelo mais grosso, mas pode danificar os folículos pilosos. Como resultado, a situação só piorará.
    • Não faça penteados complexos e apertados, não aperte demais os fios.
    • Não use drogas sem primeiro consultar um médico.
    • Uma massagem leve na cabeça irá beneficiar a criança. Somente durante o procedimento, é impossível pressionar com força a pele para não arrancar acidentalmente os pêlos e não danificar os folículos. Massagem deve ser movimentos circulares suaves das bordas para o centro. Isso irá melhorar o fluxo sanguíneo e a nutrição das raízes do cabelo.
    • Você pode usar remédios populares para lavar a cabeça. Por exemplo, enxaguar com camomila ou decocção de urtiga é eficaz. É importante - eles não podem ser feitos se a criança estiver propensa a alergias.
    • O mesmo se aplica às máscaras nutricionais. Além disso, os produtos de petróleo não podem ser mantidos na cabeça por mais de 5-10 minutos. Lave-os bem e com cuidado.
    • Se a razão é estressante, então é necessário ajudar a criança a se acalmar, lidar com um choque nervoso, conversar com ele, ouvir, criar condições para um bom sono profundo.

    A perda severa de cabelo em crianças pode ser uma séria causa de preocupação, então você deve consultar um especialista e não se automedicar ou esperar que o problema desapareça por si mesmo.

    Por que os bebês perdem o cabelo?

    Os primeiros cabelos das migalhas aparecem antes de seu nascimento. As mechas tribais se ramificam com o tempo, então você não deve ter medo de manchas na parte de trás da cabeça. Mudança de cabelo depende do crescimento do corpo da criança e dura desde a infância até a criança de 9 a 11 anos.

    Perda de cabelo intensiva em crianças não é um fenômeno típico, mas é atualmente muito comum. Cada caso é individual, para entender quando uma visita imediata ao tricólogo é necessária, e quando há uma renovação natural do cabelo, o conhecimento das causas da queda de cabelo ajudará.

    Causas da perda de cabelo natural em diferentes idades

    A primeira queda de cabelo ocorre 2 ou 3 meses após o nascimento, a penugem na cabeça do bebê é frouxamente presa aos ninhos foliculares e começa a cair. Neste caso, não há motivo para preocupação, logo o bebê vai crescer cabelo forte e saudável.

    Acredita-se que se os cabelos fracos forem raspados ou cortados, o cabelo grosso crescerá. No entanto, esta é uma ilusão completa, tudo depende da mudança natural de cabelo, este processo não pode ser acelerado.

    Você não deve se preocupar com seus pais, mesmo com a perda de cabelo a curto prazo de migalhas de 3 anos de idade. Perda devido a alterações hormonais no corpo das crianças.

    Além de substituir os dentes primários do bebê por indígenas, há também uma mudança em seus cabelos. Quando uma criança faz 4-5 anos de idade, o topo e a parte de trás da cabeça podem diminuir visivelmente devido à mudança natural dos cabelos. A vida útil do cabelo localizado na frente da cabeça é exatamente igual a esse período de tempo. Os fios que estão no topo e na parte de trás da minha cabeça mudam um pouco depois - em 6-10 anos.

    Estado estressante da criança

    A perda de cabelo aos 6-8 anos de idade é frequentemente associada a causas psicológicas, em particular - sobrecarga do sistema nervoso. Percebe-se que quanto mais emocional a criança, maior a probabilidade de enfrentar o problema da queda de cabelo.

    Por volta dos 7 anos de idade, as crianças vão à escola pela primeira vez, não apenas o ambiente familiar, mas também a rotina diária. O estresse mental afeta a circulação sanguínea, como resultado do qual os folículos são pinçados, recebendo uma quantidade menor de nutrientes, por causa disso, os cabelos ficam quebradiços e caem. Como regra geral, após um período de adaptação, o problema desaparece.

    Além disso, os adolescentes estão estressados ​​quando suas famílias têm uma atmosfera psicoemocional doentia, os pais se divorciam, escandalizam ou pressionam as crianças, exigindo excessivamente. Talvez a criança esteja muito cansada e não durma o suficiente. Todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento da alopecia.

    Várias doenças

    Os pais devem ter um cuidado especial ao perder o cabelo de uma criança de 10 anos. Essa idade não está associada à alteração hormonal do organismo, e a causa da perda pode ser desequilíbrio nutricional, infestação por vermes, medicação, falta de vitaminas, microelementos ou hipotireoidismo.

    Além disso, independentemente da idade, é impossível adiar a visita ao médico se a alopecia afetar as áreas extensas da cabeça e a área em torno do contorno do rosto. A perda de cabelo pode ser causada por várias doenças:

    • trato gastrintestinal,
    • dermatose
    • infecções,
    • predisposição genética
    • infecção fúngica da pele,
    • cirurgia com anestesia,
    • uma quantidade excessiva de provitamina A,
    • raquitismo devido a dieta desequilibrada,
    • distúrbios hormonais
    • diabetes mellitus
    • oncologia,
    • reações alérgicas a medicamentos, produtos químicos domésticos.

    Quais métodos diagnósticos são usados?

    Assim que os pais descobriram uma perda intensa de pêlos na criança, não é necessário hesitar em consultar um médico. O tratamento precoce tem um prognóstico mais favorável.

    Para descobrir as razões pelas quais o cabelo da criança cai na cabeça, é necessário fazer um exame extensivo. O diagnóstico da calvície infantil é feito pelos seguintes especialistas: dermatologista, neurologista, tricologista, endocrinologista e gastroenterologista.

    Métodos diagnósticos obrigatórios incluem tricograma, fototricograma e diagnóstico por computador. Se um especialista suspeita da presença de alopecia cicatricial, bem como em situações clinicamente pouco claras, recorre ao exame histológico, raspagem de escamas cutâneas, reoencefalografia e biópsia. Além disso, o médico pode prescrever tais estudos:

    1. Exame do trato gastrointestinal. Inclui a verificação da presença da bactéria Helicobacter pylori no corpo da criança, invasão helmíntica ou disbiose, ultrassom e fibrogastroduodenoscopia.
    2. Micologista de consulta. Nomeado no caso de alopecia focal devido a microsporia ou tricofitia.
    3. O estudo dos hormônios da tireóide. Inclui a determinação de cortisol e ultra-som da glândula tireóide.
    4. Determinação do status de microelemento. O sangue e cabelo de crianças são verificados quanto à presença de oligoelementos, verifica-se que o bebê tem anticorpos contra fungos, helmintos, herpes, estreptococo.

    Métodos de tratamento

    Devido ao fato de que a alopecia em uma criança pode ser o resultado de uma doença grave, o auto-tratamento é proibido. Você não deve experimentar e usar apenas remédios populares, esfregando unguento caseiro no couro cabeludo de uma criança e esperando por um milagre. Você não pode fazer isso, porque o resultado será um resultado lamentável.

    Um médico qualificado pode selecionar o tratamento depois de descobrir a causa da doença. O processo terapêutico correto consiste em vários estágios que se complementam.

    A alopecia causada pelo estado psico-emocional grave de uma criança envolve trabalhar em relações de confiança com a família, às vezes é necessária a ajuda de um psicólogo. Em situações excepcionais, os médicos recomendam esperar e ficar em uma posição de espera, geralmente o cabelo é restaurado em seis meses. No entanto, isso é possível se não houver suspeita de privação, raquitismo ou lesões helmínticas.

    Drogarias

    Se o cabelo cai devido a avitaminosis, suplementos vitamínicos são prescritos (Pikovit, Vitrum, Alphabet, Supradin, Multitabs), com anemia, suplementos de ferro e nutrição adequada são prescritos. Shampoos, pomadas e cremes especiais (Clotrimazol, Mikoseptin, Mikokonazol, Ketoconazole, Nizoral e Pomada Sulfur-Salicílico) são usados ​​contra fungos, e antibióticos são usados ​​para doenças infecciosas.

    Se a causa principal da calvície é o raquitismo, a criança deve tomar vitamina D. As drogas mais comuns são Aquadetrim, Devisol, Videin. Em situações extremamente difíceis, Carnitina e Orotato de Potássio são usados ​​para tratamento.

    Boas críticas incluem injeções de medicamentos à base de placenta vegetal e aloe, bem como pomadas esteróides. O tratamento da tricotilomania em crianças inclui sessões com um psicoterapeuta e uso de sedativos.

    Medicina folclórica

    Há um grande número de receitas populares contra a perda de cabelo. No entanto, antes de usar tinturas e máscaras, é necessária a aprovação do pediatra. Remédios populares eficazes para restaurar o cabelo:

    1. A máscara de suco de aloe, rabanete e óleo de abacate. Os ingredientes são misturados em proporções iguais e aplicados ao couro cabeludo da criança durante o banho, enxaguar após 5 minutos.
    2. Óleo de bardana. Uma pequena quantidade de fundos é esfregada duas vezes por semana.
    3. Tintura de urtiga. Folhas de grama despeje duas xícaras de água fervente, deixe ferver por 5 minutos. Caldo é usado para lavar o cabelo.
    4. Suco de cebola. Moer o vegetal em um moedor de carne ou usando um liquidificador, aplique suco para as raízes do cabelo. Depois de meia hora você pode enxaguar com água morna. A argila branca é usada para eliminar o odor.
    5. Máscara de três tipos de óleos. Nas mesmas proporções mistura bardana, amêndoa e óleo de mamona. Esfregue uma mistura quente na pele, cubra a cabeça com um filme e uma toalha. Lavar em meia hora com um xampu suave.

    Fisioterapia

    Além do tratamento médico, a fisioterapia é recomendada na luta contra a calvície. Para o tratamento da alopecia pediátrica, são utilizados os seguintes métodos:

    • darsonvalization - o procedimento não é apenas seguro para crianças, mas também eficaz, o efeito vem devido à aceleração dos processos metabólicos,
    • estimulação a laser - adequado para crianças com mais de 12 anos, realizado com um pente especial com emissores,
    • fonoforese - o procedimento consiste na introdução de preparações fortificadas na camada da derme por meio de ultrassom, melhorando assim a circulação sanguínea, saturando a pele com oxigênio e regenerando-se mais rapidamente,
    • cryomassage - após a sessão, há uma corrida de sangue para a pele, o trabalho das glândulas sebáceas é normalizado, o crescimento do cabelo é estimulado.

    Medidas preventivas

    Os pais devem seguir as seguintes regras:

    • para controlar o equilíbrio da dieta da criança (carne, abóbora e suas sementes, nozes, cenouras, peixes do mar estão sempre no menu),
    • escolha cuidadosamente shampoos
    • fortalecer o sistema imunológico
    • garantir que a criança durma o suficiente e não tenha excesso de trabalho,
    • não trançar o cabelo apertado
    • proteger seu bebê de situações estressantes e aprender a lidar com problemas sem preocupações desnecessárias,
    • organizar a rotina do dia corretamente
    • doença de tratamento oportuno.

    É possível, em princípio?

    Porque não? Folículos pilosos de crianças funcionam da mesma forma que em um adulto. O cabelo está constantemente em fase de crescimento ativo, respectivamente, há um processo constante de atualização.

    Por exemplo, em bebês o cabelo cai na cabeça, quando a criança é substituída por cabelo normal. Como resultado, algumas crianças pequenas têm carecas na cabeça. Diante desse fenômeno, os pais não devem ficar alarmados, no entanto, às vezes, a perda de cabelo em crianças torna-se patológica, por isso é melhor mostrar o bebê a um pediatra ou a um pediatra.

    Como consertar a situação

    Se uma criança tiver queda de cabelo, é necessário identificar e eliminar a causa. Afinal, a perda excessiva de cabelo pode sinalizar o desenvolvimento de uma doença grave. Por exemplo, o diabetes requer intervenção médica imediata.

    Prevenção e tratamento do bebê-bebê

    As seguintes medidas preventivas podem ajudar a prevenir problemas de perda de cabelo:

    • Os fios precisam de cuidados adequados e delicados. Ao escolher um xampu, estude cuidadosamente a composição do produto. Shampoos hipoalergênicos que não contêm componentes químicos são adequados para crianças. Algumas mães fazem bebês lavarem seus cabelos diariamente. Esta é fundamentalmente a abordagem errada para o cuidado do cabelo. Dermatologistas aconselham que você faça isso não mais do que duas vezes por semana. No verão, a frequência de lavagem pode ser aumentada. Se você não seguir esta regra, a pele perde sua camada protetora natural. Por favor, note que você não pode raspar crianças pequenas. Assim, algumas mães estão tentando resolver o problema com fios líquidos. O procedimento de barbear danifica os folículos pilosos, portanto a situação pode se tornar mais crítica.

    • Nutrição balanceada. As mães sabem que é difícil fazer um bebê comer alimentos saudáveis. Alguns pais deixam as coisas por conta própria, e então se perguntam por que o cabelo de uma criança está subindo. Para preservar uma estrutura capilar saudável, a dieta do seu filho deve incluir: produtos lácteos, vegetais, cereais, peixe e carne. No período de outono-inverno, você pode compensar a falta de nutrientes no organismo, tomando complexos vitamínicos.
    • Estresse. Se a criança está sobrecarregada ou há uma atmosfera insalubre na família, isso pode provocar calvície temporária. Se você eliminar a causa, o cabelo começará a crescer no mesmo volume. Portanto, acompanhe de perto o estado psico-emocional do bebê.

    Alguns pais tentam tratar a alopecia infantil com técnicas adultas. Isso está errado. A maioria dos remédios de calvície para uso externo não são projetados para corpos de crianças. Mesmo uma massagem na cabeça que fortaleça a estrutura da vertente deve ser feita por um especialista em crianças.

    Dica! Se seu bebê tem o hábito de enrolar um fio de cabelo em seu dedo, ele está em risco. Esta ação prejudica os folículos pilosos, o que leva à calvície.

    Para combater a calvície infantil, você pode usar remédios populares. Trichologists recomendam fazer máscaras em kefir, óleo de amêndoa ou caldo de camomila. Por favor, note que os ingredientes naturais podem provocar uma reação alérgica, por isso não manter a máscara na cabeça por mais de 10-20 minutos.

    Perda de cabelo em crianças de 5 anos

    Perda de cabelo gradual começa em 5 anos em crianças (às vezes acontece em 4 anos), que são substituídos por novos, mais fortes nas raízes. Este é um processo natural que ocorre em todas as crianças nessa idade. Não é necessário soar o alarme, pois é suspenso quando, praticamente, todo o cabelo é submetido a reposição (no período de 4-5 a 7 anos).

    Perda de cabelo em crianças de 10 anos

    Deve notar-se que a alopecia é característica de 4-5 a 10 anos. O período de desistência pode ser interrompido por um curto período de tempo. Esta pode ser a primavera quando o corpo precisa de vitaminas (a deficiência de vitamina sempre começa na primavera). A alopecia também acontece no outono, quando o corpo da criança se prepara para o inverno. Os cabelos novos são mais capazes de obter gorduras, vitaminas e nutrientes para fortalecer as raízes, o que é extremamente necessário na estação fria, quando o cabelo fica quebradiço.

    Com perda de cabelo intensa em crianças com a idade de 10 anos Recomenda-se inspecionar cuidadosamente o local da calvície. Alopecia com outras causas tem traços característicos.

    Desde alopecia natural em quantidades limitadas começa com 5 anos e esse processo dura toda a adolescência, perda de cabelo em crianças com a idade de 8 não deve causar muito pânicose não estiver associado a alguma doença.

    Prevenção de perda de cabelo

    A imunidade forte do organismo em desenvolvimento desempenha um papel crucial para o bebê. Isso também se aplica à qualidade do cabelo. Nutrição infantil - o principal elo da cadeia de ações preventivas. O estado nutricional do estado imunológico da criança depende e, portanto, a disponibilidade de quantidades suficientes de vitaminas.

    Existem muitas ferramentas que ajudam a evitar dificuldades e não levam a alopecia a um estado negligenciado. Remédios populares que atuam como tratamento e prevenção são muito populares. Decocção de hera é amplamente utilizada, aplicada após a lavagem do cabelo do bebê. Fortalece as raízes, nutre o tecido capilar com vitaminas essenciais, previne o ressecamento dos cabelos.

    Recomenda-se usar Nizoral 2 vezes dentro de 10-15 dias, durante o período de griseofulvina aplicado dentro do medicamento (prescrito pelo médico por 2 meses).

    Em recém-nascidos e crianças no primeiro ano de vida

    Todas as crianças pequenas são, de alguma forma, as mesmas: todas elas exploram ativamente o mundo e estão todas predispostas a desenvolver raquitismo, especialmente aquelas que nasceram no outono e não receberam luz UV suficiente nos primeiros meses de vida.

    Portanto, uma criança tem duas razões principais pelas quais os pelos na parte de trás da cabeça podem ficar muito finos:

    • fricção constante do fato de que a criança vira a cabeça,
    • perda de cabelo como uma das manifestações do raquitismo.

    Foto: Alopecia Genética em Crianças

    Existem formas congênitas de calvície, causadas por defeitos genéticos. Geralmente o cabelo cai e pára de crescer na cabeça - isso é alopecia total. Na face e em todo o corpo - alopecia universal. A alopecia total também leva à perda de sobrancelhas e cílios.

    Na idade de berçário

    Algumas crianças têm entre 1 e 2 anos de idade, menos frequentemente até aos 3 anos de idade, têm o hábito de acariciar constantemente a cabeça ou puxar o próprio cabelo. Este hábito do número de tais hábitos característicos para a criança, como chupar o polegar ou mamilos, a necessidade de puxar o cobertor. Normalmente, esse hábito pode ser ignorado.

    Mas se movimentos repetitivos levarem ao aumento da perda de cabelo, o cabelo pode ser cortado mais curto, de modo que eles sejam submetidos a menos estresse mecânico. Tal comportamento pode persistir em 3 a 5 anos, mas este é um motivo para contatar um psicólogo infantil para descobrir a causa e eliminar o problema.

    Em crianças com 3 anos ou mais

    Nessa idade, a criança começa a interagir ativamente com outras crianças da equipe das crianças, com animais fora da cidade. Assim, a ocorrência mais frequente de doenças fúngicas em crianças, pode levar ao surgimento de centros arredondados de calvície. Estes incluem:

    • couro cabeludo microsporia,
    • Líquen de cisalhamento.

    Diagnosticar a doença, encontrando o micélio do fungo na raspagem da superfície da pele da lareira. As doenças fúngicas são tratadas com xampus e pomadas antifúngicos, em casos graves, tomando medicamentos antifúngicos por via oral.

    Na mesma idade, os primeiros casos de alopecia por tração começam a aparecer, pois as mães tentam escovar melhor a criança no jardim de infância, e muitas vezes tensionam demais os cabelos, juntando-os em rabos ou fazendo tranças muito apertadas.

    Alopecia areata em crianças (nidificação) também aparece em crianças com 3 anos ou mais.

    Foto: alopecia focal do menino

    Até o momento, não há um único estudo que possa explicar as causas da doença.

    Os seguintes fatos falam a favor desta teoria:

    • centros de perda de cabelo com alopecia areata são formados rapidamente, geralmente dentro de 1 dia,
    • a pele nas lesões não é alterada: sem descamação, sinais de inflamação,
    • bom efeito dá o uso de glucocorticosteróides, que têm um efeito imunossupressor (suprimir a atividade do sistema imunológico).

    Com o tempo, os centros de perda de cabelo podem se fundir e levar à alopecia total.

    Tratamento de alopecia areata, pode ser prescrito e ajustado dependendo do efeito visível apenas o médico. O resultado do tratamento pode ser muito diferente: em algumas pessoas o cabelo é completamente restaurado, em outros a doença pode progredir gradualmente apesar da terapia ser realizada.

    Pseudopelada de Broca - Outra forma de calvície focal, caracterizada não apenas pela queda de cabelo, mas também pela atrofia irreversível do couro cabeludo.

    Foto: a forma de calvície focal em crianças

    Ao contrário das micoses superficiais, não há crostas, cabelos quebrados e sinais de inflamação nas lesões. Ao contrário da alopecia areata, a pele nos focos torna-se mais fina, lisa e brilhante.

    Idade 6-7 anos

    Normalmente, nessa idade, as crianças vão à escola. As expectativas dos pais aumentam, respectivamente, aumenta a carga psicológica sobre os filhos, o que pode afetar sua saúde e bem-estar. Nessa idade, doenças como tricotilomania e alopecia telógena ocorrem.

    A tricotilomania é um distúrbio no qual a criança tem a necessidade de arrancar os cabelos.

    Independentemente, a criança não é capaz de controlar este hábito, portanto, a ajuda de um psiquiatra é geralmente necessária.

    Na maioria das vezes a calvície com tricotilomania é focal. O cabelo é quebrado a diferentes distâncias da pele. Focos de cabelo quebrado gradualmente em expansão.

    Muitas vezes, esse transtorno obsessivo-compulsivo não se limita apenas a arrancar o cabelo e é acompanhado pelo hábito de comer o cabelo. Por causa dessas crianças no estômago pode formar pedaços de cabelo não digerido.

    O distúrbio responde bem ao tratamento se for iniciado a tempo. O cabelo nas áreas lesadas é restaurado.

    Calvície de telógeno é a reação dos folículos pilosos para quaisquer problemas no corpo.

    Suas causas podem ser:

    • infestação por vermes,
    • qualquer doença, especialmente se for acompanhada de febre e intoxicação grave,
    • medicação (em crianças na maioria das vezes estas drogas são antibióticos),
    • overdose de vitamina A
    • anemia por deficiência de ferro,
    • estresse prolongado (a necessidade de se adaptar à escola e novas exigências para a criança),
    • comida pobre e monótona,
    • doença da tiróide.

    Calvície de telógeno em si não requer tratamento. É necessário identificar e eliminar a causa que causou isso. Normalmente, o cabelo começa a cair algumas semanas ou um mês após um efeito agudo no corpo.

    A duração pode ser de até 6 meses. Em seguida, leva algum tempo para os folículos capilares recuperarem seu funcionamento normal. Cerca de um ano após o início da calvície de telógeno, a densidade capilar é restaurada.

    Se a criança não tem doenças graves, e todas as causas significativas que podem causar a perda de cabelo são eliminadas, então você pode tomar nota das nossas recomendações simples para o cuidado adequado e prevenção da alopecia no futuro.

    Você sabia que, se o cabelo de uma criança não crescer até os dois anos de idade, a alopecia pode durar uma vida inteira? Quais são os tipos de calvície? Leia mais sobre isso no artigo - alopecia areata em crianças.

    Os sintomas característicos da alopecia em crianças são a perda de cabelo nas regiões frontal e occipital. Descubra quais remédios populares são conhecidos pela perda de cabelo das crianças neste endereço.

    Corta bem

    Cada criança gradualmente forma uma ideia de si mesmo. e nesta visão o cabelo tem um certo significado. Porque mesmo um corte de cabelo curto após um longo período de uso de cabelo comprido para uma criança pequena é desconfortável.

    Sendo careca raspada, a criança experimenta um duplo estresse: sua aparência muda e ele deixa de ser como as outras pessoas de seu ambiente, onde todo mundo caminha com o cabelo. Aumentar a espessura dessa técnica não ajuda, já que a quantidade de pêlos na pele do couro cabeludo, sua espessura e a vida média de cada pêlo são determinadas geneticamente e só podem ser ajustadas levemente pela nutrição e cuidados.

    Use máscaras de óleo

    Em crianças, o trabalho das glândulas sebáceas ainda é muito imperfeito, portanto a aplicação de máscaras de óleos é indesejável. O óleo pode ser misturado com água e um emulsificante (pode ser comprado nas lojas de componentes para a preparação de cosméticos domésticos).

    O efeito dessa máscara na pele e nos cabelos será o mesmo do óleo, mas não haverá obstrução e ruptura das glândulas sebáceas.

    Lavar bem o cabelo

    Muitas vezes, os pais modernos tendem a dar banho no bebê todos os dias. Isso é bom do ponto de vista da higiene e contribui para o sono rápido à noite. Normalmente, após o banho, um hidratante é usado para a pele do corpo. E o couro cabeludo permanece sem um filme gorduroso protetor. Isso pode levar a secagem significativa do couro cabeludo e deterioração do cabelo.

    A fim de evitar a secagem da pele da parte cabeluda, você precisa pegar xampu e spray para pentear o cabelo e usá-lo não mais que uma vez por semana, e em outros dias lavar o cabelo com decocção de ervas como camomila, alecrim, folhas de bétula, urtiga. O cabelo das crianças não é salgado tão rapidamente quanto o cabelo dos adultos, porque lavar com ervas será o bastante para uma limpeza completa.

    Siga a dieta da criança

    Haverá prejudiciais como alimentação excessiva e a escassez da dieta. Para cabelos saudáveis, é importante ter um suprimento adequado de proteína de alimentos, vitaminas e microelementos.

    Ajuda aqui será balanceado complexos vitamínico-minerais, selecionados pela idade e ingestão adicional de óleo de peixe.

    O óleo de peixe pode ser dado em cápsulas, porque o seu sabor desagradável não é agora um obstáculo para as crianças. O óleo de peixe contém ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 em concentrações ótimas. Estes ácidos são bons para a saúde do sistema cardiovascular, melhoram a condição da pele, cabelos e unhas.

    Foto: criança alopecia areata

    Faça máscaras hidratantes leves com pele seca e cabelo da criança perceptíveis

    A máscara mais simples, mais eficaz e segura para crianças é:

    • 1 colher de chá de suco de rabanete preto,
    • 1 colher de chá de suco de aloe (pode ser espremido na hora, pode estar pronto para fazer compras, mas sem álcool),
    • 1 colher de chá de óleo de abacate.

    Todos os componentes são misturados e aplicados no couro cabeludo da criança já no banho durante o banho. A máscara deve ser espalhada sobre o couro cabeludo com movimentos suaves de massagem e deixada por 5 minutos, depois o cabelo é lavado com xampu normal para bebês.

    Vídeo: Tricologia - segredos do cabelo problemático

    Outra opção de máscara é:

    • 1 colher de chá de nozes de cedro moídas em polpa,
    • 1 colher de chá de óleo de amêndoa (pode ser substituído por azeitona não refinada)
    • 1 colher de chá de leite.
    1. Mingau precisa ser misturado com leite.
    2. Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de leite.
    3. Mistura insistir 2 horas.
    4. Adicione a manteiga e misture.

    É ideal adicionar o fermento na ponta de uma faca a essa receita, mas o cheiro da levedura costuma ser muito desagradável para as crianças e elas podem se recusar a usar a máscara. A máscara é aplicada ao cabelo no banho da mesma maneira e deixada por 20 minutos, depois lavada com um xampu suave.

    Você não deve usar mostarda ou pimenta vermelha em máscaras, mesmo para a reprodução.

    Estes componentes são populares entre os adeptos das formas populares de cuidar do couro cabeludo e do cabelo. Mas tais produtos em crianças podem causar coceira insuportável e irritação na pele em vez do calor agradável familiar a adultos.

    A perda de cabelo após o parto é um processo que pode ser facilmente explicado do ponto de vista das mudanças que ocorreram no corpo feminino. Saiba tudo sobre a perda de cabelo após o parto.

    Hoje, máscaras para fortalecer o cabelo com perda de cabelo são muito populares. Como fazer máscaras caseiras, leia aqui.

    Quais são as formas e meios de calvície para os homens? Mais sobre isso neste artigo.

    Pin
    Send
    Share
    Send