Problemas

Inflamação do folículo piloso: sintomas, tratamento e efeitos

Pin
Send
Share
Send

Inflamação do folículo piloso é chamada foliculite. Esta é uma doença que ocorre no folículo devido à falha de patógenos fúngicos, bacterianos, virais e outros.
A causa do aparecimento da doença pode ser um enfraquecimento do sistema imunológico no contexto de hipotermia ou doença

Infecção focal do conteúdo da bolsa de cabelo, que pode afetar apenas a parte superior do folículo, ou se estender até a raiz, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Ao mesmo tempo, na superfície da pele aparece primeiro vermelhidão ao redor do cabelo e, em seguida, uma bolha com pus. Em alguns casos, este fenômeno é solitário, em outros uma pessoa tem muitas úlceras, e você pode falar sobre uma erupção cutânea.

A propagação da doença, sintomas

Na maioria das vezes, a doença é encontrada em países com clima quente e úmido. Nestas condições, os agentes infecciosos se multiplicam ativamente, de modo que a foliculite se tornou uma doença comum. Refere-se a piodermatite.

A foliculite da parte cabeluda do couro cabeludo é especialmente perigosa, pois é nesta área que o saco de cabelo é muito profundo. Agravada, a infecção pode levar a várias complicações.

Os sintomas de foliculite incluem:

  • vermelhidão local ao redor da base do cabelo,
  • a formação de pústulas purulentas,
  • no lugar das pústulas quebradas há feridas, que então ficam cobertas com uma crosta,
  • após a cura completa, uma cicatriz ou pigmento pode permanecer na pele,
  • coceira, dor na área de inflamação nas duas primeiras etapas.

Se a doença parece ser uma erupção cutânea, muitos folículos são afetados no corpo, então o paciente apresenta todos esses sintomas. Alguns focos estão apenas aparecendo, alguns já estão purulentos e estouraram, de antigas úlceras há cicatrizes, cicatrizes brancas ou manchas pigmentadas escuras.

Causas da foliculite e seus tipos

O processo procede da seguinte forma: a infecção entra no saco de cabelo e se desenvolve, causando inflamação dos folículos pilosos. No entanto, as razões pelas quais ele é ativado, muito. Primeiro de tudo, é o cuidado da pele higiênico inoportuna e imprópria.

Indiretamente afetar a queda no nível de imunidade local pode:

  1. Diabetes
  2. Nutrição desequilibrada.
  3. Um número de doenças sexualmente transmissíveis.
  4. Algumas doenças do sistema endócrino.
  5. Doenças auto-imunes.
  6. Doença hepática.
  7. Uso de corticosteróides e antibióticos.
  8. Superrefecimento do corpo.
  9. Microtrauma da pele.

A classificação da foliculite é realizada com base na qual os patógenos provocam inflamação do folículo piloso. Neste caso, muitas vezes é possível determinar o tipo da doença somente após o teste.

Bacteriano

Este é o tipo mais comum de doença, que por sua vez, em 90% dos casos, é causada por estafilococos dourados ou brancos. Foliculite Pseudomonadal e inflamação causada por bactérias gram-negativas.

Cogumelos do gênero Candida e dermatófitos freqüentemente afetam os folículos do couro cabeludo, barba e bigode, ou seja, áreas com sacos de cabelo profundos. Existem várias outras variedades de fungos que podem causar doenças.

Mais comumente causada pelo vírus do herpes. Ocorre em pacientes infectados com este patógeno comum.

Possíveis complicações da doença

As complicações dessa doença comum ocorrem quando o paciente não está envolvido no tratamento e não segue a higiene. Ao mesmo tempo, inflamações negligenciadas deixam cicatrizes brancas, que são absorvidas por um longo tempo.

Não notada, muitas vezes permanece a inflamação dos folículos pilosos na cabeça, que pode se tornar profunda e extensa.

A complicação mais comum é a ebulição, que pode ocorrer no local de um bulbo inflamado. Na pele mais espessa aparece inflamação 2-3 cm de espessura, que é caracterizada por densidade e dor.

Então uma haste necrótica aparece na forma de uma vesícula purulenta, às vezes bastante grande. Nos seres humanos, a temperatura pode subir, há sinais de intoxicação.

Uma fervura pode evoluir para um abcesso, que é caracterizado por uma grande quantidade de pus acumulado. Também pode formar carbuncle - vários furúnculos, que são formados nas áreas superficiais de necrose, pele morta preta.

Se o agente causador for um fungo, pode-se formar uma grande área afetada por dermatofitoses.

Há casos em que a foliculite provocou doenças mortais, como meningite, pneumonia e nefrite. Mas tais fenômenos são extremamente raros e normalmente surgem no contexto de um imunodeficiência sério.

Diagnóstico de foliculite

Quando se refere a um médico, um paciente é examinado, pois a doença apresenta sintomas pronunciados. Para característica de foliculite:

  • nas raízes das pústulas capilares são encontradas com pus,
  • há uma leve vermelhidão em torno de cada inflamação,
  • a erupção é caótica, tem acumulações.

Fazendo perguntas esclarecedoras sobre comorbidades, o momento da primeira erupção cutânea e outros sintomas, o especialista pode, com frequência, dar um palpite bastante confiável sobre o que causou a doença.

Para confirmar o diagnóstico, são realizados testes laboratoriais:

  1. Um esfregaço é tomado para a coloração de Gram.
  2. Um exame de sangue de uma veia para enzimas hepáticas, de um dedo para o nível de açúcar.
  3. A semeadura bacteriana do conteúdo de sacos purulentos faz-se.
  4. Em casos raros, é necessária uma biópsia de pele.

Ao mesmo tempo, o médico deve determinar com segurança que está lidando com essa doença em particular, e não com uma doença semelhante.

Os sintomas de foliculite também podem causar fenômenos como acne cor-de-rosa ou comum, vermelhidão de líquen, doença de Kirle, queratose folicular ou toxidermia. Às vezes, a inflamação do folículo geralmente tem uma natureza não infecciosa, por exemplo, devido a uma reação alérgica.

Tratamento da inflamação folicular

No caso em que a maior parte da erupção é superficial, não há focos de inflamação profunda, pomadas e compressas são prescritas como tratamento.

Meios eficazes com ácido salicílico, bem como álcool salicílico e cânfora. O tratamento com anti-sépticos também é necessário em casos em que supurações profundas são detectadas. Eles são abertos e lavados.

A autópsia independente de pústulas e pápulas é inaceitável! A intervenção analfabeta pode provocar um agravamento da situação, a disseminação da infecção nos tecidos adjacentes ao saco de cabelo. Além disso, na maioria das vezes leva ao aparecimento de cicatrizes no local do folículo inflamado.

Dependendo da causa da doença, antibióticos ou imunoestimulantes, podem ser necessários medicamentos antifúngicos. É possível complementar o tratamento da foliculite com fisioterapia, correção a laser. Efetivamente, exposição UV.

O tratamento simples é bastante eficaz, embora o paciente seja obrigado a cumprir todas as recomendações do médico:

  • não tome banhos quentes, não nade em reservatórios públicos, banhos e saunas,
  • não aperte a descarga purulenta, monitore a higiene,
  • Não use pele quente ou irritante.

Aplicar e métodos tradicionais de tratamento, que são baseados no efeito anti-inflamatório de preparações à base de plantas e a eliminação do desequilíbrio vitamínico-mineral.

Eles são usados ​​além de recomendações médicas.

Prevenção de doenças

Se você tem uma tendência à foliculite, você deve seguir as regras de higiene pessoal: trocar de roupa regularmente, lavar o cabelo e tomar um banho, depois de depilar ou barbear, limpe a pele com preparações contendo ácido salicílico.

Também é importante usar roupas confortáveis ​​de tecidos naturais, usar produtos de alta qualidade para pele e cabelo, e cosméticos.

Bom efeito dá aplicação externa de decocção de camomila, como esta planta reduz perfeitamente a inflamação.

Um papel significativo na prevenção é desempenhado pela manutenção de um estilo de vida saudável, uma dieta completa e variada.

Quando os sintomas aparecem, você deve consultar um dermatologista, pois é possível tratar a foliculite somente quando a causa da inflamação é estabelecida corretamente.

O autotratamento pode levar à transição da doença para uma condição crônica.

O que é um folículo piloso?

O folículo piloso é o poro que é o receptáculo da raiz do cabelo, onde a haste capilar é formada e a partir daí cresce.

Depende dele qual será a estrutura, cor e comprimento do cabelo. O folículo piloso está localizado na camada dérmica. Consiste nas seguintes partes:

  • bulbo do cabelo,
  • funil folicular,
  • vagina da raiz,
  • músculo de retenção.

Também se comunica com capilares, glândulas sudoríparas e sebáceas. Os capilares são responsáveis ​​pela nutrição, e as glândulas sebáceas por lubrificar o cabelo com o segredo sebáceo, que protege contra influências ambientais agressivas. Mas na ausência de higiene adequada ou excesso de produção de sebo, é a atividade da glândula sebácea que mais contribui para o processo inflamatório.

A proximidade dos folículos pilosos à superfície torna-os um alvo para infecções e vários fungos, especialmente se forem danificados durante o processo de depilação. Outra causa comum de inflamação é o bloqueio do ducto excretor de uma bolsa de cabelo com sujeira, partículas de pele morta ou secreções sebáceas endurecidas. Neste caso, o suor com um segredo oleoso não pode encontrar uma saída, acumulando no folículo piloso. E como você sabe, o sebo e o suor são um bom terreno para bactérias, fungos e vírus.

O processo inflamatório no folículo piloso é chamado de foliculite. É uma das variedades de pioderma - doenças purulentas da camada da pele causadas pela atividade de microorganismos.

Se apenas um folículo estiver inflamado, provavelmente falaremos sobre não-conformidade com a higiene, mas, no caso de vários, você já pode classificá-los como uma erupção cutânea. Isso significa que não é apenas uma questão de não conformidade com a higiene. As causas da inflamação do folículo piloso podem ser as seguintes:

  • reação alérgica
  • imunidade reduzida
  • resfriados
  • perturbações hormonais
  • infecção fúngica
  • diabetes mellitus
  • avitaminose,
  • violação do trato gastrointestinal.

Tais doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia, sífilis também são acompanhadas por foliculite.

A doença prossegue em várias etapas:

  1. Inflamação do saco de cabelo, ligeira vermelhidão ao redor do cabelo.
  2. Inflamação do saco de cabelo até a raiz, forma uma pústula que começa a se encher de pus.
  3. A inflamação afeta todo o folículo e as glândulas sudoríparas e sebáceas que se comunicam com ele, a olho nu uma quantidade notavelmente grande de pus nas pústulas.
  4. Uma foliculite simples é completada pelo fato de a inflamação estar desaparecendo ou por uma autópsia.
  5. No caso de um resultado desfavorável, evolui para uma foliculite complicada.

Mas você não deve contar com o fato de que o abcesso se abrirá e tudo passará. Se você não fizer isso a tempo e em condições estéreis, então a foliculite pode ser sobrecarregada por complicações, cicatrizes permanecerão.

A foliculite é classificada de acordo com vários critérios. Por gravidade dividida em:

Se esta for uma aparência leve ou média, depois de abrir as pústulas, a doença diminuirá.

De acordo com o tipo de microorganismos que causam inflamação, a foliculite é dividida nos seguintes tipos:

  • bacteriano,
  • infeccioso,
  • pseudomonad,
  • parasita
  • fungo,
  • viral.

De acordo com a localização no corpo:

  • genitais
  • couro cabeludo
  • bochechas e queixo em homens
  • cílios
  • axilas
  • o resto do corpo.

De acordo com o grau de dano pode ser superficial (não mais do que 5-7 mm) e profunda (10 mm). Pode ser profundo no caso de uma complicação superficial, ou pode ser assim inicialmente se for causado por uma infecção secundária. Neste caso, um nódulo doloroso aparece pela primeira vez do lado de fora. Após cerca de 5 dias, o abscesso em si é mostrado no lugar do nódulo.

Pela natureza do fluxo pode ser aguda e crônica. Aguda não tratada pode evoluir para crônica. Quando a inflamação afeta os folículos adjacentes novamente e novamente. E no mesmo folículo de vez em quando, a inflamação pode diminuir e inflamar-se.

Foliculite causada por barbear descuidado e desconsiderar a desinfecção depois de ser chamada de sicose.

Esta é essencialmente a mesma foliculite, mas uma localização mais específica. Os oftalmologistas chamam de hordeolum. Esta inflamação purulenta dos cílios do saco de cabelo. Acompanhado de vermelhidão da pele da pálpebra e formação de pústulas com pus. Uma formação bastante dolorosa devido à localização, muitas vezes é impossível até mesmo abrir o olho devido ao inchaço e pus.

A principal causa é o ingresso de Staphylococcus aureus no folículo piloso com imunidade reduzida.

É necessário aplicar com urgência - e não a um dermatologista, mas a um oftalmologista. Se uma autópsia é mostrada, é realizada exclusivamente no hospital. Como tratar a inflamação do folículo piloso no olho em casa? Tal ideia em casos sérios é extremamente irracional e está repleta de perda de visão.

Inflamação da cabeça

Como no caso da cevada, a bactéria Staphylococcus aureus é considerada a principal causa de inflamação do folículo piloso na cabeça. Mas seu portador é cerca de 20% da população total do planeta e nem todos sofrem de foliculite. Porque algo deve provocar foliculite. Isso geralmente é uma diminuição da imunidade ou negligência da higiene. Foliculite do couro cabeludo, causada por estafilococo, chamado ostiofollikulit.

Mas também pode ocorrer em pessoas idosas que sofrem de arteriosclerose cerebral. Eles são atormentados pela insuportável coceira da parte cabeluda do couro cabeludo, e infectam os folículos pilosos danificados pelo penteado.

Nos homens, é encontrado na cabeça que mina a foliculite de Hoffmann. É caracterizada por queda de cabelo na parte afetada e separação de pus de uma fístula aberta.

A inflamação do folículo piloso na cabeça é particularmente desagradável na medida em que é acompanhada por alopecia parcial. A área afetada é difícil de tratar com pomadas locais, se você não raspar o cabelo. E para muitos é bastante trágico. Em casos especialmente negligenciados, a foliculite deixa cicatrizes atrás dela, no lugar das quais o cabelo nunca crescerá. Portanto, é melhor tratá-lo completamente, não levando a complicações.

Pêlos encravados

Devido à depilação frequente e esfoliação de baixa qualidade do corpo em frente ao cabelo, não pode haver saída devido ao crescimento excessivo do folículo piloso. Nesse caso, muda de direção e começa a crescer para dentro. Como qualquer corpo estranho, causa inflamação. Se o cabelo não tiver crescido muito e a foliculite não tiver crescido em um estágio severo, às vezes é suficiente simplesmente conduzir uma esfoliação de alta qualidade do corpo. Em seguida, os cabelos estarão disponíveis para que possam ser apanhados com uma pinça e puxados para a superfície. É aconselhável realizar este procedimento com uma esteticista e certifique-se de que sob condições estéreis. Como não vai mais crescer neste caso, a inflamação também deve desaparecer. Se a foliculite conseguiu se desenvolver bastante, então você ainda precisa entrar em contato com um dermatologista.Ele vai abrir o folículo inflamado, drenar a cavidade e prescrever um tratamento padrão para esse caso.

O mais proeminente dos sintomas da inflamação do folículo piloso é a formação de uma bolha de pus ao redor do cabelo. A área ao redor será dolorosa, especialmente quando pressionada, propensa a hiperemia. Mas outros sintomas de diferentes tipos de foliculite podem variar.

Bacteriano freqüentemente afeta aqueles lugares que são expostos a navalhas ou fricção. Tem um carácter múltiplo e é acompanhado por comichão intolerável.

Infecciosa pode ser acompanhada de alopecia, é difícil tratamento externo, como o problema está dentro do corpo.

A foliculite de Hofmann forma uma área arredondada que muda sua cor para azul icterícia com conteúdo flutuante no interior. Para de crescer o cabelo, e quando pressionado, o pus é liberado.

Pseudomonad é caracterizado pelo fato de que os sintomas aparecem depois de tomar procedimentos de água, inclusive em casa. A razão principal é a infecção com um pau pyocyanic em lagoas e consórcios. O próprio contato com Pseudomonas aeruginosa não necessariamente acarretará foliculite pseudomonadal. Mas depois de tomar banho em lugares públicos, é melhor lavar o corpo com sabão antibacteriano. Mais comum em crianças.

Complicações

Na maioria dos casos, a foliculite não representa um sério risco. Mas se a doença é negligenciada, a causa raiz não é eliminada, ou o sistema imunológico enfraquece, complicações graves podem aparecer, como abscesso, furúnculo, cicatrizes, carbúnculo e alopecia do couro cabeludo.

Um abscesso é uma inflamação nas camadas profundas da derme que não tem pus para fora. A substituição gradual de tecidos normais com cavidades purulentas ocorre. Tem consequências muito graves e requer abertura urgente e drenagem da cavidade.

Carbúnculo é uma inflamação dos folículos pilosos, mas de forma aguda, acompanhada de necrose parcial dos tecidos afetados. Quando a inflamação do carbúnculo vai para as camadas mais profundas da derme. O espetáculo não é para os mais sensíveis e ameaça a inflamação dos tecidos moles localizados sob a derme. Acompanhado de intoxicação do corpo. Do latim carbunculus se traduz como "brasa". Esse nome foi recebido por causa de sua semelhança externa com uma queimadura.

A furunculose ou a formação de chirya também é uma complicação da foliculite. Este é um processo inflamatório que se espalha do folículo para o tecido conjuntivo e é acompanhado por lesões necróticas. É muito difícil curá-lo até o fim, e constantemente aparece novamente e novamente, especialmente em casos severos não passa em absoluto. Furunculose lançada pode danificar o rizoma do cabelo irrevogavelmente. E isso significa que, mesmo depois de o furúnculo passar, o cabelo deste lugar nunca crescerá. E também uma cicatriz bastante séria pode permanecer. Essas complicações são puramente estéticas e não acarretam riscos à saúde.

O que é foliculite

Foliculite - Lesão infecciosa das secções média e profunda do folículo piloso, levando à inflamação purulenta. A foliculite pode ter uma etiologia parasitária bacteriana, fúngica e viral. Manifesta-se pela aparição nos locais de crescimento capilar de pústulas únicas ou múltiplas, no centro das quais passa o cabelo. Pústulas abertas formam úlceras, sua cicatrização com uma lesão profunda do folículo piloso é acompanhada de cicatrizes. Diagnóstico de foliculite é realizada por dermatoscopia, baciloscopia e exame de pústulas destacáveis. O tratamento é realizado com soluções de corantes de anilina, anti-sépticos, uso local e sistêmico de drogas etiotrópicas: antibióticos, antimicóticos, aciclovir.

Juntamente com a hidradenite, a sicose, o estreptoderma e a impetigo-foliculite estreptocócica referem-se a doenças cutâneas purulentas (piodermite), cuja prevalência na população atinge 40%.

Nos países quentes, a incidência de foliculite é maior porque o próprio clima contribui para o desenvolvimento da infecção. Uma alta taxa de incidência também é observada entre os segmentos socialmente desfavorecidos da população que vive em condições insalubres.

Em alguns casos, a foliculite começa com ostiofollikulit - inflamação superficial do folículo piloso, excitando apenas a boca. A disseminação adicional da infecção até a profundidade do folículo leva à transformação da osteofoliculite em foliculite.

Epidemiologia Estatísticas

A foliculite é mais comum em países quentes, onde o clima favorece o desenvolvimento de doenças inflamatórias da pele. Além disso, esta doença é mais comum em camadas socialmente desfavoráveis ​​da sociedade, o que é facilitado por condições insalubres de vida.

Estatísticas precisas não são fornecidas, já que na maioria dos casos esses pacientes raramente procuram ajuda médica, preferindo se automedicar. No campo de visão de médicos são muitas vezes os pacientes que desenvolveram complicações no contexto da foliculite: phlegmon, abscesso ou linfadenite.

Sintomas de foliculite

A foliculite começa com vermelhidão e infiltração na área do folículo piloso. Em seguida, uma pústula cônica penetrada com pêlos é formada com conteúdo purulento no centro. Após sua abertura e liberação de pus, forma-se uma pequena úlcera coberta com uma crosta purulenta. Se todo o folículo for afetado, a hiperpigmentação ou cicatriz permanece na pele após a pele ser descascada. Foliculite mais superficial pode se resolver, não deixando rastros. O processo de desenvolvimento e resolução da inflamação de um folículo leva até 1 semana.

Na maioria das vezes a foliculite é múltipla por natureza. Seus elementos geralmente estão localizados nas áreas peludas da pele: na face, na cabeça, nas axilas, na virilha, nas pernas (principalmente nas mulheres depilando as pernas e coxas). A erupção é acompanhada de dor e coceira de gravidade variável. Na ausência de tratamento correto e de medidas higiênicas, a foliculite é complicada pelo desenvolvimento de furúnculos, carbúnculos, hidradenite, abscessos e flegmão.

Foliculite estafilocócica geralmente localizado em áreas de crescimento de pêlos eriçados, na maioria das vezes é o queixo e a pele ao redor da boca. Encontra-se principalmente em homens que raspam as barbas e os bigodes. Pode ser complicado pelo desenvolvimento de sicose.

Foliculite por Pseudomonas É popularmente chamado de “foliculite quente”, porque na maioria dos casos ocorre após tomar um banho quente com cloração insuficiente da água. Muitas vezes se desenvolve em pacientes submetidos a tratamento com antibióticos para acne. Clinicamente expressa em um aumento acentuado na acne, a aparência no rosto e parte superior do corpo perfurado com pústulas de cabelo.

Foliculite sifilítica (sífilis da acne) se desenvolve na sífilis secundária, acompanhada de alopecia não cicatricial na zona de crescimento da barba e bigode, bem como do couro cabeludo.

Foliculite gonorreica é uma complicação da gonorreia não tratada e de longa duração. Localização favorita - a pele do períneo nas mulheres e o prepúcio nos homens.

Foliculite por Candida Observado principalmente com curativos oclusivos, em pacientes acamados e com febre prolongada.

Foliculite dermatofítica caracterizado pelo aparecimento de alterações inflamatórias da camada córnea superficial da epiderme. O processo então gradualmente captura o folículo e a haste do cabelo. Pode ocorrer no fundo da tricofitia e favus, deixando alterações cicatriciais.

Foliculite herpética caracterizada pela formação de vesículas na boca dos folículos pilosos. Observado na pele do queixo e triângulo nasolabial, frequentemente em homens.

A foliculite, causada por demodicose, manifesta-se por vermelhidão da pele com a formação de pústulas características na boca dos folículos pilosos, em torno dos quais se observa uma descamação escamosa.

Impetigo Bockhart - Outra versão da foliculite. Desenvolve-se com maceração da pele. Na maioria das vezes ocorre com hiperidrose ou como resultado de terapia com compressas de aquecimento.

Tratamento de foliculite

A terapia de foliculite deve ser consistente com sua etiologia. Com a gênese bacteriana da foliculite, pomadas com antibióticos são prescritos, com drogas antifúngicas fúngicas, o tratamento da foliculite herpética é realizado com aciclovir.

No início da doença, o tratamento local e o tratamento de lesões com soluções de corantes de anilina (fukartsin, verde brilhante, azul de metileno) são suficientes. Para evitar a propagação da infecção em áreas saudáveis ​​da pele, eles são tratados com álcool salicílico ou bórico. UFO aplicado adicionalmente.

Casos de foliculite recorrente grave requerem terapia sistêmica. Para foliculite estafilocócica, cefalexina, dicloxacilina, eritromicina são prescritos dentro. O tratamento de formas graves de foliculite pseudomonádica é realizado com ciprofloxacina. Para foliculite por candida, fluconazol e itraconazol são usados, e para foliculite dermatofítica, é utilizada terbinafina. Ao mesmo tempo, eles realizam terapia para diabetes mellitus concomitante ou estados de imunodeficiência.

Como tratar a inflamação do folículo piloso

Na fase inicial da doença, o tratamento de pústulas com meios adequados é suficiente. Cânfora (2%) e álcool salicílico (1-2%), solução de verde brilhante (2%) ou azul de metileno, fucorcin são adequados para isso. Agora os géis, cremes e loções da série Klerasil são muito populares. Se a doença afeta as camadas mais profundas da pele e é acompanhada por acumulações purulentas significativas, é necessário abrir as bolhas, remover seu conteúdo e depois tratar com um dos agentes listados. Recomenda-se aplicar compressas ichthyol duas vezes ao dia.

Se a doença se tornou crônica e recai, é necessária uma terapia médica séria. Neste caso, antibióticos e sulfonamidas são prescritos. A terapia imunoestimuladora também é indicada.

Quando a inflamação dos folículos pilosos é observada nos braços, pernas, tronco, é impossível apertar as partes afetadas do corpo e espremer as bolhas, pois isso aumenta o risco de desenvolver furúnculos e até phlegmon. Investimento comprovado em raios ultravioleta. O curso geral é de 6 a 10 procedimentos. As sessões são prescritas todos os dias ou em dias alternados. Se ocorrer foliculite no contexto de diabetes mellitus, uma dieta corretiva é prescrita a fim de normalizar o metabolismo de carboidratos e reduzir o risco de recorrência da doença. Tratamento de foliculite estafilocócica envolve o uso de pomada Muportsin ou similar, uma recepção interna de cefalexina, dicloxacilina, eritromicina ou meticilina.

Em casos graves de uma lesão pseudomonadal, a ciprofloxacina é prescrita. Se o agente causador for bactérias gram-negativas, a terapia local com peróxido de benzoíla é necessária. Em caso de infecção fúngica, são necessários meios adequados, para uso interno - terbinafina, fluconazol, intracanosol. A foliculite herpética deve ser tratada com aciclovir.

Inflamação do folículo piloso na maioria dos casos tem um prognóstico favorável. Em caso de lesões graves e danos nas camadas mais profundas da pele, a pigmentação pode permanecer após a remoção da casca. As complicações da foliculite são raras e também tratadas com sucesso com métodos modernos.

Tratamento alternativo: uso de medicação

Dependendo da causa da inflamação, medidas adicionais podem ser recomendadas. Se a foliculite é causada pelo uso prolongado de drogas hormonais, elas são simplesmente canceladas. Claro, isso leva em conta os benefícios e possíveis riscos para o paciente. Além disso, os médicos prescrevem agentes antibacterianos que afetam o microorganismo. No entanto, antes disso, é necessário passar uma análise para identificar a sensibilidade a certos medicamentos. Muitas vezes, os médicos usam os seguintes medicamentos: Metronidazol, Naxojin, Cefotaxime e assim por diante. Lembre-se de que, sem análise prévia, o tratamento pode não ser eficaz.

Formas de prevenir doenças

Existe algum método que evite a inflamação do folículo piloso? Claro que sim. Para começar, você deve rever seu próprio estilo de vida e observar a higiene básica.

  • Limpe regularmente seu corpo com géis e esfoliantes especiais.
  • Tome um banho pelo menos uma vez por dia.
  • Tente não usar toalhas, lenços e roupas de outras pessoas.
  • Evite lagoas duvidosas, saunas e piscinas.
  • Se você está nadando, a água em um espaço fechado deve ser clorada. Ao mesmo tempo, seu pH deve ser pelo menos 8.
  • Evite usar roupas íntimas pesadas.
  • Evite o atrito severo da roupa na área das dobras cutâneas, por exemplo, na região da virilha.
  • Ao depilar e barbear, use sempre emolientes. Após o procedimento, aplique nas loções de amaciamento de álcool na pele. Eles ajudarão a desinfetar o tegumento e impedir que bactérias entrem na ferida.

Conclusão

É possível obter inflamação dos folículos capilares mesmo ao testar sondas em lojas de cosméticos. Por exemplo, rímel, que alguém testou antes de você, pode ser uma fonte de infecção dos folículos ciliares. Tratá-los é cada vez mais difícil, portanto você não deve se colocar em risco (saiba aqui como acordar os folículos capilares inativos).

A estrutura do cabelo e folículo piloso

O cabelo consiste de uma haste, que é visível acima da superfície da pele, e uma raiz, que está localizada na espessura da pele no folículo piloso. Este último está localizado na derme e no tecido adiposo subcutâneo, circundado por uma cápsula de tecido conjuntivo.

No fundo do folículo se expande. Neste lugar é o folículo piloso e papila do tecido conjuntivo, contendo nervos e vasos sanguíneos. No topo do folículo está sua boca, na qual fluem os fluxos sebáceo e suor (não em todo lugar).

Tal estrutura complexa contribui para o fato de que a inflamação pode ocorrer em diferentes partes dela e por razões bastante diversas. Reduzindo as propriedades de proteção da pele, transpiração excessiva, danos, arranhões, pêlos encravados, poluição, bloqueio de sebo - esta é uma pequena lista de causas que podem levar a uma doença desagradável.

Oclusão do folículo piloso e inflamação

Foliculite refere-se a doenças purulentas da pele. Às vezes é precedido por ostiofollicluitis, uma inflamação superficial que afeta apenas a boca do folículo.

Quase sempre a doença é provocada por bactérias, principalmente estafilococos. No entanto, podem ser pseudomonas, patógenos da gonorréia, sífilis, etc. As causas podem estar ocultas em uma infecção fúngica (por exemplo, dermatófitos, fungos do gênero Candida), vírus (simples, herpes zóster, molusco contagioso), parasitas (ácaro demodex). De acordo com patógenos, a inflamação é classificada em bacteriana, fúngica, viral, sifilítica e parasitária.

A infecção penetra através de pequenos ferimentos: escoriações, arranhões, escoriações, impregnação. As pessoas em risco de dermatoses pruriginosas (dermatite atópica, alérgica, eczema) estão em risco, pois estão constantemente penteando a pele e também sofrem de hiperidrose (transpiração excessiva).

A penetração da infecção contribui para a redução da função de barreira da pele e imunidade. Por exemplo, a probabilidade de desenvolver a doença é maior em pessoas com diabetes e imunodeficiência (infecção por HIV, terapia imunossupressora, doenças de longo prazo).A imunidade local é reduzida após o uso prolongado de glicocorticosteróides, bem como com a exposição regular a produtos químicos.

Sintomas de inflamação no folículo piloso

Patologia começa com vermelhidão e infiltração, em seguida, uma pústula é formada com pus, penetrada por pêlos felpudos. Após a abertura das pústulas, forma-se uma úlcera, coberta com uma crosta purulenta-sanguinolenta. Após a descarga da casca, cicatriz ou hiperpigmentação permanece. Os folículos superficiais são resolvidos sem consequências. Em média, o processo inflamatório dura cerca de uma semana.

Por via de regra, a doença é múltipla, afetando a cara, cabeça, axilas, virilha, pernas. Erupção cutânea acompanhada de coceira, às vezes dor.

Se não tratada, surge de um folículo inflamado ou furúnculo ou carbúnculo:

  • Inflamação estafilocócica - na maioria das vezes localizada no queixo e pele ao redor da boca. Mais comum em homens que raspam o bigode e a barba. Pode ser complicado por sicose,
  • Pseudomonas - ocorre após o banho quente com cloração deficiente da água, em pacientes com acne após antibioticoterapia. É expresso por um aumento nas erupções na face, parte superior do tronco,
  • Sifilítico - ocorre na sífilis secundária. Ele é acompanhado por alopécia não escassa na área da barba / bigode, couro cabeludo,
  • A doença gonorreica é uma consequência da ausência de tratamento com gonorréia. Localizada na zona perineal em mulheres e no prepúcio em homens,
  • Candida - ocorre ao aplicar curativos oclusivos, com febre alta, em pacientes acamados,
  • Dermatófito - é caracterizado pela inflamação inicial da camada córnea superficial da pele, afetando gradualmente o folículo e a haste capilar. Muitas vezes deixa cicatrizes e acompanha favus e tricofitose,
  • Herpética - caracterizada pela formação de vesículas na boca dos folículos. Na maioria das vezes afeta queixo, triângulo nasolabial,
  • Causada por demodicose - a pele fica vermelha, as pústulas são rodeadas por descamação,
  • Impetigo Bockhart - ocorre durante a maceração. Muitas vezes acompanhada de hiperidrose e se desenvolve após o uso de compressas de aquecimento.

Complicação da inflamação

O furúnculo aparece na ausência de tratamento adequado na fase inicial da inflamação. Vale a pena notar que a doença tem um longo curso e nem sempre é resolvida de forma independente, em alguns casos a intervenção cirúrgica é necessária.

Enquanto a fervura amadurece, é necessário tratar a pele com anti-sépticos. O médico pode cortá-lo com soluções antibióticas e novocaína. Também prescrito com drogas antibacterianas, UVA e UHF. Para aumentar a imunidade, terapia com ozônio, agentes fortificantes, autohemotransfusão, gamaglobulina pode ser necessária. Quando uma zona de flutuação é formada, o médico aplica uma bandagem especial para acelerar a saída da haste.

Talvez uma abertura independente do abcesso, ou a sua remoção cirúrgica.

Depois disso, a ferida é lavada com peróxido, enfaixado com unguento Vishnevsky, levomekolom, sintomitsinovoy, pomada ictiolítica ou eritromicina. Sob anestesia local, os furúnculos são abertos durante um abcesso, massas necróticas purulentas são removidas. A necessidade de antibióticos ocorre em furunculose crônica e múltipla, abscesso, redução da imunidade.

Como tratar um folículo piloso dolorido

O médico primeiro determina o estado do folículo e o patógeno, exclui a etiologia específica da patologia, identifica as doenças concomitantes que contribuem para a inflamação.

A dermatoscopia permite determinar a profundidade da lesão. É necessário levar um descolamento de semeadura bacteriológica e microscopia, examiná-lo para os fungos e treponema pálido. O diagnóstico de PCR elimina a gonorréia e a sífilis. Um exame de sangue para o açúcar, um imunograma, etc., pode ser atribuído.O diagnóstico diferencial também é necessário.

O tratamento corresponde à etiologia. Na presença de bactérias, pomadas antibacterianas são prescritas, no caso de lesões fúngicas, agentes antifúngicos, a forma herpética requer a indicação de aciclovir.

Nos estágios iniciais, a terapia local é suficiente. Lesões adicionalmente tratadas com corantes de anilina (pr. Zelenka). Para prevenir a propagação da infecção, a pele saudável é tratada com álcool bórico ou salicílico. OVNI pode ser atribuído.

Em casos graves, a terapia sistêmica é necessária. Na presença de estafilococos prescrever eritromicina, cefalexina, dicloxacilina no interior.

O tipo pseudomonado grave é tratado com ciprofloxacina. Nas lesões candidíase, requer treacinazol e fluconazol, sendo necessária a presença de terbinafina nas lesões dermatófitas.

Cisto folicular - uma malformação do folículo piloso

Nesse caso, há uma lesão benigna semelhante a tumor. Pode ser inata ou pode ocorrer muito mais tarde. Por via de regra, a doença é herdada.

O tratamento de um cisto envolve sua remoção. Se a formação é insignificante e não causa desconforto, não toca, só é mostrado o controle em dinâmica. No entanto, a remoção de um cisto do folículo piloso, mesmo de tamanho pequeno, é necessária em caso de inflamação.

A formação junto com a cápsula pode ser removida através de uma incisão na pele ou por meio de sua esfoliação com a ajuda de um laser. Se você não excisar todos os tecidos patológicos, ocorrerá uma recaída da doença.

Antes de prosseguir com a operação, você precisa aliviar a inflamação. Se o cisto for acompanhado de um abscesso purulento, é necessário abrir e instalar a drenagem.

A fim de eliminar a inflamação dos folículos capilares, é necessário evitar lesões na cabeça e outras partes do corpo, para monitorar a higiene, para lidar com arranhões e cortes com meios apropriados.

O que é isso?

A foliculite é uma doença infecciosa caracterizada por inflamação purulenta que afeta os folículos pilosos das secções média e profunda. A doença tem uma causa diferente: parasitária, viral, fúngica e bacteriana. As manifestações características da foliculite são múltiplas ou únicas pústulas que aparecem nos locais de crescimento capilar através das quais o cabelo passa.

Causas do desenvolvimento

A inflamação dos folículos pilosos é iniciada por microorganismos patogênicos: fungos, carrapatos, vírus e bactérias. Torna-se a residência desses organismos devido a fatores externos ou devido a problemas de saúde humana.

Assim, as causas da foliculite condicionalmente divididas em:

  • exógena (circunstâncias externas),
  • endógena (doenças que criam condições ótimas para a vida de organismos patogênicos).

Entre fatores endógenos observe:

  • doença hepática
  • obesidade
  • hemoglobina baixa
  • diabetes mellitus
  • desnutrição, devido a que o corpo é deficiente em certas substâncias.

Causas exógenas incluem:

  • altas temperaturas ambientes
  • hipotermia,
  • ferimentos na pele (rachaduras ou microfissuras),
  • roupas escolhidas incorretamente (feitas de materiais “não respiratórios” e (ou) sintéticos, apertados),
  • contaminação da pele causada por falta de higiene ou trabalho humano específico (trabalho no solo, atividades que requerem contato com certos reagentes, produtos químicos (mecânico, funcionário de reparo automático, etc.).

Às vezes, a foliculite é desencadeada por causas estranhas, à primeira vista, como: cárie, amigdalite, gengivite, faringite, doença periodontal.

Parece, como pode um bulbo de cabelo em um braço ficar inflamado por causa de uma dor na boca ou garganta? O ponto aqui é nos patógenos localizados na boca, na garganta. Sangue eles se espalham por todo o corpo, sem passar pelas mãos. A imunidade enfraquecida não é capaz de colocar uma barreira confiável em torno de órgãos saudáveis: bactérias (vírus) atingem os folículos pilosos e se estabelecem lá.

Sintomas de foliculite

Os sintomas da foliculite dependerão do tipo de foliculite que você desenvolveu. Por exemplo, com o tipo de superfície de pústulas pode atingir tamanhos de até 0,5 mm de diâmetro e ser indolor ao toque. Por via de regra, em volta deles há uma área inflamatória da cor rosa, às vezes com uma coloração avermelhada na pele. Aproximadamente no terceiro dia, os abscessos são encolhidos e cobertos com uma crosta acastanhada, deixando um leve descascamento para trás. Também pode haver o aparecimento de pigmentação na pele.

A forma profunda da foliculite é manifestada por um dano mais grave ao folículo piloso. Na pele podem aparecer nódulos avermelhados de até 1 cm de diâmetro, caracterizados por dor. Na sua superfície é um abscesso, que é perfurado com um fio de cabelo. O abcesso pode abrir-se principalmente dentro de alguns dias, fica coberto de uma crosta e o nódulo inflamatório desaparece com o tempo.

As principais queixas que um paciente com foliculite apresenta são dor e coceira. Em alguns casos, pode haver um aumento dos gânglios linfáticos que estão localizados perto da área da inflamação. O paciente também pode se preocupar com um defeito cosmético na pele que permanece após a foliculite. Isso pode ser pigmentação excessiva e cicatrizes.

A foliculite estafilocócica manifesta-se no período inicial como um processo de inflamação ao redor do cabelo, iniciando o desenvolvimento de osteofoliculite ou impetigo estafilocócico. Estas são pequenas formas e tamanhos de pústulas com paredes densas que são perfuradas no centro por um fio de cabelo. Poucos dias depois, a pústula resseca, com a formação de uma crosta amarela em forma de cone, que é rejeitada em pouco tempo.

Quando as condições não são boas para o paciente, surgem sensações dolorosas na área afetada, o que especialmente incomoda o paciente com um grande número de foliculites, com infiltração pronunciada. Devido ao envolvimento no processo inflamatório do tecido que envolve o folículo e a fusão de elementos específicos das lesões, aparecem mais profundamente, com a existência a longo prazo de um tipo de staphylodermia, um carbúnculo, um furúnculo, etc.

No diagnóstico de uma doença como a foliculite, um papel importante está relacionado ao exame do paciente. A erupção da foliculite é muito característica e permite que você faça um diagnóstico corretamente. Medidas adicionais da pesquisa ajudarão a identificar com precisão a causa que poderia levar ao desenvolvimento da doença.

Características de vários tipos de foliculite

Existem muitas variedades de foliculite e, portanto, é aconselhável, do ponto de vista prático, considerar separadamente as características de cada uma delas.

  1. Foliculite herpética. Assim como o estafilococo, é mais comum em homens de barbear na área do triângulo nasolabial e no queixo.
  2. Foliculite transmitida por carrapatos. Desenvolve-se após uma picada de carrapato, leva mais tempo do que outras variedades, requer tratamento específico da doença subjacente (se o carrapato é um risco epidemiológico).
  3. Foliculite eosinofílica. É observado apenas em um grupo isolado de pacientes (infectados pelo HIV).
  4. Foliculite por Candida. Este tipo de foliculite ocorre, por via de regra, abaixo de coberturas oclusivas. O risco de desenvolver foliculite aumenta com o uso local de uma bandagem de drogas do grupo de corticosteróides. Além disso, o risco de doença é maior em pacientes acamados e em pacientes febris de longo prazo.
  5. Foliculite estafilocócica. Característica para áreas onde cresce o cabelo eriçado (triângulo nasolabial, queixo). Ocorre principalmente em homens de barbear. Em casos graves, quando ocorre a morte dos folículos pilosos, após o término do processo inflamatório, formam-se cicatrizes do tecido conjuntivo.
  6. Sifileto de acne. Este tipo de foliculite é devido à sífilis. É caracterizada pelo fato de que os folículos inflamados se tornam de cor vermelha desbotada, em alguns casos organizados em grupos. A eliminação desta patologia só é possível no tratamento da doença subjacente por meios específicos.
  7. A foliculite por bactérias Gram-negativas desenvolve-se em pacientes imunocomprometidos que estão em uso de drogas antibacterianas há muito tempo devido à acne. Caracterizado pelo fato de que a condição do paciente se deteriora acentuadamente, o que se manifesta no fortalecimento da acne. A formação de abcessos é possível.
  8. A foliculite pseudomonadal é causada pelo patógeno Pseudomonas aeruginosa. Este tipo de foliculite também é conhecido por outro nome - foliculite “banho quente”, pois geralmente ocorre após tomar banho com água quente, que não foi suficientemente clorada.
  9. A foliculite causada por fungos pertencentes ao gênero Pityrosporum é característica de um clima tropical e subtropical. É caracterizada por uma erupção cutânea de caráter monomórfico (pápulas e pústulas), que está localizado na boca dos folículos. Em tais pacientes, os arranhões são encontrados com localização nos ombros, costas, face e pescoço.
  10. Foliculite causada por dermatófitos. Esta infecção é caracterizada por um início a partir da camada superior da epiderme, após o que o processo inflamatório captura a boca dos folículos e, em seguida, os fios de cabelo. Uma complicação neste caso é dermatofitose do couro cabeludo.
  11. A foliculite gonorreica é mais rara em comparação com outros tipos desta doença. O local de sua localização é o prepúcio dos homens e a região das virilhas das mulheres. Ocorre com gonorreia a longo prazo e não tratada. Ao examinar o conteúdo das pústulas nesses pacientes, revelou gonococos em grandes quantidades.
  12. A foliculite profissional desenvolve-se em pessoas de certas profissões e está associada à exposição a produtos químicos irritantes da pele. Neste tipo de doença, as erupções geralmente estão localizadas no dorso das mãos, bem como nas superfícies extensoras dos antebraços.
  13. O impetigo Bockhart (impetigo Bockhardt), apesar de seu nome, pertence, no entanto, ao grupo das foliculites. Neste caso, surgem pústulas superficiais hemisféricas, que podem variar em tamanho, desde uma semente de papoula até uma lentilha. Pústulas são penetradas com pêlos felpudos, organizados em grupos. A razão para o desenvolvimento desta foliculite é a transpiração excessiva e a maceração da pele, que é uma consequência do uso de compressas aquecidas.
  14. A foliculite depilatória da pele lisa é outro tipo de doença que ocorre principalmente em países quentes. A incidência é mais suscetível aos homens de meia-idade. A simetria da lesão também é característica desta espécie de foliculite. Folículos inflamados aparecem uniformemente na pele das extremidades inferiores. Após a foliculite ter sido removida, cicatrizes foliculares características permanecem na pele.

Como tratar a foliculite?

Único osteofolliculitis pode passar por conta própria, sem tratamento adicional. Para evitar complicações, você pode usar agentes antissépticos para a higiene da pele.

Em casos mais graves, use os seguintes medicamentos:

  1. Pomadas bactericidas e soluções ressecam a pele, aliviar a inflamação: Methyluracil, Betadine, Miramistin, pomada de zinco. Aplicar 1-3 vezes ao dia
  2. Antibióticos localmente, duas vezes ao dia - efeitos no staphylococcus (eritromicina, pomada de sinomicina, Levomekol)
  3. Esfregar a pele com soluções alcoólicas (álcool bórico, salicílico, de cânfora, "Zelenka", azul de metileno),
  4. Drogas antialérgicas para reduzir a coceira - Suprastin, Claritin, Lomilan,
  5. Ichthyol puro aplica-se com uma camada fina no grande folliculitis, um penso anti-séptico aplica-se no topo (modifique uma vez por dia),
  6. Fisioterapia: UV, UHF, terapia a laser.

Métodos comprovados e receitas da medicina tradicional:

  1. Compressas, curativos calmantes com cardo. Ferva 50 gramas de raiz em 0,5 litros de água durante meia hora. Uma hora depois, estirpe. Use a decocção diariamente.
  2. Caldo de camomila farmacêutica - um remédio valioso para a inflamação. Por litro de água - 1 colher de sopa. l flores. Zaarte, deixe fermentar por 30 minutos, coe. Realize o procedimento de manhã, à tarde e na hora de dormir.
  3. Tatarnik espinhoso. Excelente alivia a inflamação. Esmagar as folhas, libra, coloque mingau nos sites de erupção. Espere 30 minutos.
  4. Braçadeiras com woodruff perfumado. As folhas frescas do revestimento cobrem as úlceras. Realize o procedimento 2 vezes ao dia.
  5. Infusão de dente de leão. Raízes, folhas, enxaguar, picar, 2 colheres de sopa. l matérias-primas despeje 1 colher de sopa. ferver a água, deixe ferver por 10-15 minutos. Presente por meia hora, coe o filtro. Beba um quarto de xícara 3 vezes ao dia.
  6. Decocção de bardana. Despeje uma colherada de raiz picada com 0,5 litros de água. Ferva 10 minutos, deixe fermentar por uma hora, tensão. Tome uma decocção de cura duas vezes por dia antes das refeições.
  7. Aplicações eficazes. Prepare uma decocção: despeje 2 colheres de sopa. água 200 g de frutos silvestres cor de rosa, a mesma quantidade de viburnum, adicione 100 g de urtiga, 10 g de cascas de noz verde. Mantenha o fogo por 10 minutos. Decocção infundida dia. Misture 50 g de queijo fresco e mel. Dilua a mistura de queijo cottage e mel com caldo, faça aplicações 3 vezes durante o dia por 15 a 20 minutos.

Se a lesão for grande, medicamentos antimicrobianos são prescritos oralmente - Eritromicina, Azitromicina, Cefalexina, Amoxicilina. Antes de usar qualquer um desses fundos, consulte seu médico!

Durante o tratamento, evite contato com a água, não visite a sauna, piscina ou chuveiro.

A dieta não é necessária quando a foliculite ocorre. Mas há doenças concomitantes em que o ajuste da dieta é necessário. Pacientes que sofrem de obesidade ou diabetes devem seguir uma dieta baixa em carboidratos.

É importante seguir as seguintes regras da dieta:

  1. O consumo de gorduras animais deve ser limitado.
  2. Evite produtos de farinha, especiarias, chocolate, doces, álcool, café forte e chá da dieta.
  3. Coma o maior número possível de vegetais frescos para fornecer ao seu corpo a quantidade necessária de fibras. Você também pode comer farelo.
  4. Deve ser incluído na dieta uma quantidade suficiente de proteína, incluindo origem animal. Preferência deve ser dada aos tipos de carne magra, como carne de vitela, frango e peru.
  5. Vale a pena comer mais alimentos ricos em vitaminas. Especialmente útil para ser cenoura, beterraba, roseira brava, mirtilo.

O que é uma foliculite

Que tal doença existe, poucos sabem. Muitas vezes afeta pessoas de certas especialidades, por exemplo, mineiros, mineiros, serralheiros, trabalhadores do petróleo, porque existem todos os pré-requisitos para o desenvolvimento da patologia. Mas quase ninguém está imune a essa doença.

O processo inflamatório que afeta os folículos pilosos leva ao desenvolvimento de foliculite, que requer tratamento obrigatório.

A foliculite na pele é um processo inflamatório purulento nas seções superiores do folículo piloso.. Uma pápula forma-se mais frequentemente na cor rosa, no centro dela um abcesso forma-se gradualmente, pelo qual o cabelo passa. Se a patologia é formada na face ou outras partes do corpo, mas não na cabeça, então o cabelo pode não ser visível.

Todo o processo de desenvolvimento da patologia leva vários dias, e depois forma-se uma crosta que, muitas vezes, desaparece sozinha.

Precisa saber. Se você não eliminar os fatores que provocam o desenvolvimento da foliculite, a doença pode se transformar em uma forma crônica.

A foliculite pertence ao grupo da pioderma, que é mais frequentemente causada por estafilococos, fungos e alguns vírus.

Fatores provocativos da doença

Inflamação do folículo piloso pode ocorrer por várias razões. Para começar o tratamento, você precisa descobrir o que causou a doença. Na maioria das vezes provocadores podem ser:

  • Violação da integridade da epiderme após o barbear nos homens, depilação, lesões mecânicas.

Muitas mulheres, cuidando de si mesmas e conseguindo uma pele lisa e perfeita, e não suspeitam que possam desencadear o desenvolvimento da patologia da pele

  • Longa estadia em altas ou baixas temperaturas.
  • Violação de higiene pessoal.
  • Imunidade fraca.
  • Hiperidrose.
  • Envenenamento crônico.
  • Falta de vitaminas e minerais.
  • Aumento da transpiração
  • A presença de dermatite ou eczema.

Você também pode chamar os fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de inflamação do folículo piloso:

  • Diabetes
  • Erupção das fraldas nas dobras (na maioria das vezes ocorrem em climas quentes).
  • Uso de drogas corticosteróides.
  • Terapia com agentes antibacterianos.
  • Imunodeficiência.
  • Exposição de produtos químicos à pele, como lubrificantes, querosene.

A exposição contínua do lubrificante à pele leva ao bloqueio dos poros, o que pode levar à doença inflamatória dos folículos pilosos

Classificação de patologia

Dependendo da gravidade da lesão, a foliculite estafilocócica é dividida em duas formas:

  1. Forma de superfície: osteofoliculite, foliculite superficial, declinando foliculite.
  1. Foliculite profunda: furúnculo, carbúnculo, enfraquecendo a foliculite de Hoffmann.

Com formas profundas de foliculite, após o tratamento, cicatrizes permanecem na pele.

A foliculite estafilocócica geralmente está localizada no queixo, ao redor dos olhos. Frequentemente afeta homens que soltam barba e bigode.

Há outra classificação desta doença segundo a etiologia:

  1. Foliculite fúngica muitas vezes provocada por fungos do gênero Candida. Pode ser localizada nos ombros, costas, às vezes no rosto e pescoço.
  2. Viral. É freqüentemente encontrado em homens no queixo e na área do triângulo nasolabial.
  3. Sifilítica. É muitas vezes localizado no couro cabeludo, na região da barba e bigode nos homens.
  4. Parasítico.
  5. Pseudomonad. Ela geralmente se desenvolve depois de um banho quente, se a água não for suficientemente clorada. Pode afetar pacientes que estão passando por tratamento com antibióticos.

Nós tratamos drogas foliculite

Se a doença é leve, você pode fazer com drogas locais.por exemplo:

  • Para a foliculite estafilocócica, tratar as áreas afetadas com pomadas antibacterianas, por exemplo, Mupirocina. Isso deve ser feito 2 vezes ao dia.

Se a patologia é provocada por estafilococos, então não se pode dispensar agentes antibacterianos.

  • Se a doença é causada por bactérias Gram-negativas, o uso de peróxido de benzoíla é indicado topicamente.
  • Foliculite herpética pode ser tratada com pomada de aciclovir.
  • Em qualquer forma da doença, aplique anti-sépticos locais, por exemplo, Fukortsin, Clorexidina.

Precisa saber. Para evitar a propagação da infecção à pele saudável, é necessário processá-las com álcool bórico ou salicílico.

Na presença de foliculite, é necessário tratar áreas adjacentes para evitar a disseminação da patologia.

Se o tratamento da inflamação do folículo piloso não é passível de tratamento com meios locais, então você terá que recorrer a tomar medicamentos antibacterianos por via oral.

Os antibióticos também são prescritos se:

  1. A doença se tornou crônica.
  2. Existe inflamação dos gânglios linfáticos.
  3. O processo se espalha rapidamente para áreas adjacentes.

Se a infecção é causada por estafilococo, então prescreva:

  • Cefalexina até 4 vezes por dia.

A foliculite estafilocócica não será capaz de vencer sem agentes antibacterianos modernos

  • Eritromicina.
  • Minociclina se Staphylococcus é resistente a outros medicamentos.

A foliculite pseudomonafica, que ocorre de forma grave, requer a administração de 500 mg de Ciprofloxacina 2 vezes ao dia.

Quando foliculite fúngica é prescrita dentro:

A droga é selecionada dependendo do tipo de bactéria. Em caso de foliculite herpética, os agentes antivirais são prescritos no interior.

Qualquer tratamento deve necessariamente envolver a eliminação de um fator de provocação, por exemplo, se a diabete agrava o curso da foliculite, então é necessário conduzir sua terapia.

Em patologia grave, a terapia sistêmica é necessária.

Precisa saber. Qualquer forma de foliculite durante a terapia requer excluir a lavagem das áreas afetadas com água e tomar banhos quentes.

Durante o tratamento, deve ser lembrado que um banho quente pode complicar o curso do processo inflamatório.

Tratamentos fisioterapêuticos

Fisioterapia pode ajudar significativamente no tratamento da foliculite. A fisioterapia tem os seguintes efeitos:

  • Remova o processo inflamatório.
  • Inibir o crescimento de microorganismos patogênicos.
  • Aumentar a imunidade
  • Ative a formação de vitamina D na pele.

Os seguintes métodos são mais comumente usados:

  1. Exposição a lesões com ondas ultravioleta curtas.
  2. UFO Geral.
  3. Terapia UHF de baixa intensidade.
  4. Tratamento com laser.

A fisioterapia será uma grande ajuda no tratamento da foliculite. Seus métodos vão acelerar a cura, aliviar a inflamação.

  1. Magnetoterapia.
  2. Seco a quente.

Uso de medicina tradicional

A foliculite de Hoffman e outras formas podem ser tratadas com remédios tradicionais, mas devem complementar a terapia medicamentosa básica e não se esqueça de concordar com seu médico.

As seguintes receitas provaram ser eficazes:

  1. Aplicação de decocção de camomila. Alivia a inflamação perfeitamente.

A camomila se distingue por suas propriedades anti-sépticas, de modo que sua decocção pode ser usada com segurança para lavagem na presença de quaisquer lesões inflamatórias na pele.

  1. Dentro de você pode tomar uma decocção de raiz de bardana ou dente de leão. Para preparar o medicamento, você precisa tomar uma colher de sopa de matérias-primas e despeje 0,5 litros de água, deixe ferver por 10 minutos. Após 2 horas de infusão, tomar 50 ml 2 vezes ao dia.
  2. Para compressas nas áreas afetadas você pode usar as folhas do cardo, infelizmente, este método só pode ser usado no verão. As folhas devem ser esmagadas e aplicadas nos locais inflamados.
  3. Para compressas, banhos e curativos, você pode usar uma decocção da raiz do cardo. Para fazer isso, você precisa de 50 gramas de matéria-prima seca, despeje meio litro de água e deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos, e depois infundir por 2 horas.

Previsão e prevenção da doença

Na maioria das vezes, é completamente possível derrotar completamente a doença se a terapia for iniciada em tempo hábil. Se houver foliculite profunda, cicatrizes e locais de pigmentação podem se formar no local do abscesso..

Se a terapia for escolhida corretamente, então é possível lidar com a patologia em poucos dias. Mas a falta do tratamento eficaz e o não-complacência com as recomendações do doutor é preocupante com o desenvolvimento de complicações:

  • Furunculose
  • Abcesso
  • Linfadenite.
  • A foliculite pode resultar em dermatofitose do couro cabeludo.
  • As complicações mais sérias incluem meningite..

Para medidas preventivas incluem:

  1. Higiene pessoal.
  2. Seleção adequada de produtos para cuidados com a pele e cabelos.

Para a prevenção de doenças de pele, é muito importante escolher os produtos corretos para o cabelo e para a pele.

  1. Use cosméticos especiais durante o barbear.
  2. Use anti-séptico quando mesmo pequenas abrasões e danos aparecem na pele.
  3. Não abuse do sabão antibacteriano, ele não só mata as bactérias patogênicas, mas também quebra a barreira protetora.
  4. Realizar o tratamento oportuno de doenças que podem desencadear o desenvolvimento de foliculite.

Qualquer doença é mais fácil de tratar no início do desenvolvimento da patologia. Isso afeta diretamente a foliculite. O tratamento deve ser selecionado por um especialista levando em conta a causa da doença, então a eficácia da terapia será de 100%.

Quadro clínico

Os sinais gerais da doença são causados ​​pelas propriedades dos próprios estafilococos. No centro das pústulas, muitas vezes aparecem cabelos. Estas formações têm uma forma hemisférica ou cónica e paredes espessas.

Com uma foliculite superficial, a ferida parece um pequeno frasco com uma borda vermelha brilhante. No centro da lesão é um cabelo. O desenvolvimento da doença começa com aumento da sensibilidade e vermelhidão da pele, em seguida, ocorre inchaço. Depois de alguns dias, o conteúdo do abscesso desaparece e sua superfície seca. A foliculite superficial é frequentemente localizada nos quadris, pescoço, pernas, antebraços e face.

Um tipo profundo de doença implica penetração de microorganismos nocivos profundamente no bulbo. Ao mesmo tempo, os nódulos aparecem no início do cabelo, transformando-se em úlceras. Depois de uma semana e meia, a bolha seca, deixando para trás uma pequena cicatriz. Muitas vezes, as lesões são observadas no pescoço e no couro cabeludo.

Foliculite crônica é geralmente acompanhado pelo aparecimento regular de novas formações. A doença geralmente ocorre em locais propensos a lesões e fricção permanentes.

Métodos de tratamento

Quanto ao tratamento da foliculite, deve ser complexo e incluir:

  • ajuste dietético
  • higiene,
  • tratamento da pele afetada com preparações anti-sépticas,
  • o uso de drogas para uso interno e drogas locais
  • fisioterapia,
  • fitoterapia
  • tratamento de doenças concomitantes.

O tratamento da foliculite é determinado por um dermatologista. O autotratamento, neste caso, pode não apenas se tornar ineficaz, mas também levar a complicações mais sérias.

A foliculite nas costas é preferencialmente tratada com soluções anti-sépticas: álcool salicílico, ácido bórico e permanganato de potássio. Use e preparações locais, por exemplo, cremes antibacterianos.

O tratamento em casa pode ser combinado com fitoterapia. O rosto deve ser limpo com tintura de banana, erva de São João e énula. Folhas de bétula podem ser usadas para fazer tinturas para lavar.

As consequências do inoportuno ou tratamento inadequado da foliculite - O desenvolvimento de infecção nas camadas profundas da epiderme com a formação de um abscesso, carbúnculos e furúnculos. Essas doenças podem ser perigosas não apenas para a saúde do paciente, mas também para sua vida. Portanto, foliculite sob o braço ou em algum outro local deve ser tratada a tempo, sem esquecer as medidas preventivas.

Tipos, formas e estágios

A classificação da foliculite depende dos motivos pelos quais os tipos de doença são distinguidos.

Dependendo da causa do processo de inflamação:

  • bacteriano,
  • fungo,
  • sifilítico,
  • parasita
  • viral.

De acordo com o grau de lesões na pele:

  • foliculite superficial - formam-se pequenos abcessos na pele, que ficam crostosos ao longo de dois dias,
  • inflamação profunda dos folículos - formam-se pústulas muito dolorosas na pele, que ficam crostas por cinco dias.

De acordo com a presença de complicações do desenvolvimento do processo inflamatório:

Sintomas e sinais

Alerta sobre o desenvolvimento do processo inflamatório do folículo piloso pode seguintes sintomas:

  • vermelhidão ao redor do cabelo com a formação adicional de um abscesso,
  • infiltração e pus nas pústulas,
  • inflamação esférica ou em forma de cone da pele,
  • linfonodos aumentados
  • coceira e vermelhidão da pele, persistindo após a abertura do abscesso.

Nos primeiros sinais de inflamação, você deve consultar um dermatologista. Somente a consulta médica oportuna e o tratamento bem escolhido oferecem uma garantia de recuperação total.

Tenha cuidado! Ignorar o problema pode causar o desenvolvimento de complicações graves de foliculite: furúnculos, abscessos, cicatrizes foliculares.

Métodos de tratamento

O tratamento do complexo folicular, envolve o uso dos seguintes métodos:

  1. Procedimentos de fisioterapia. É possível intensificar o processo de restauração dos tecidos danificados e prevenir o desenvolvimento de inflamação em áreas saudáveis ​​da pele usando o método de irradiação UV.
  2. Métodos tradicionais de tratamento. Trate bem a pele afetada com suco de banana ou caldo de camomila. Dentro de tomar uma decocção de dente de leão. Para 50 g de material seco, você precisa tomar 200 ml de água fervente. Seque as folhas cozidas no vapor, insista e tome o dia em uma colher de sopa.
  3. Terapia medicamentosa. Dependendo do microorganismo que causou o processo inflamatório, o paciente é mostrado os seguintes medicamentos:
  • Eritromicina, meticilina - com foliculite estafilocócica,
  • Terbinafina ou Itrakanazol - com infecções fúngicas,
  • Aciclovir - com inflamação do tipo herpético.

Simultaneamente com as pílulas, a área afetada é tratada com pomadas antibióticas. Terapia medicamentosa de suporte - tomar complexos vitamínicos, imunoestimulantes.

Medidas preventivas

Aderindo às regras elementares de prevenção, é possível não só acelerar o processo de cura, mas também prevenir o desenvolvimento do processo inflamatório no futuro:

  • Observe atentamente a higiene do corpo.
  • Não use roupas de desbaste de pele.
  • seguir as regras do sexo protegido,
  • fortalecer a imunidade (alimentação saudável, desistir de maus hábitos),
  • monitorar sua saúde e, se necessário, consultar um médico em tempo hábil,
  • na medida do possível limite o contato com substâncias tóxicas químicas.

O prognóstico para a completa eliminação da foliculite é favorável. Mas só abaixo da condição do tratamento oportuno ao doutor, competentemente executou o tratamento e a obediência com as regras da prevenção.

Vídeos úteis

Foliculite por Candida: sintomas e diagnóstico da doença, especialmente tratamento e prevenção.

Qual é a foliculite da parte cabeluda da cabeça e do corpo?

Pin
Send
Share
Send