Cuidado

Raiz de bardana: propriedades medicinais

Pin
Send
Share
Send

Por que a bardana é tão útil para as pessoas? As folhas e raízes da bardana contêm vitaminas A, grupos B, C, D, E, óleos essenciais, proteínas e amido.

Na raiz da planta - polissacarídeo inulina, proteína, óleo graxo, ácido esteárico e palmintovoy, estigmasterol, sitosterol, amargo e taninos.

A inulina, que está contida nas raízes de bardana, não digere enzimas digestivas humanas, por isso é usada como substituto do açúcar e amido no diabetes mellitus. Além disso, os cientistas descobriram que o extrato de sementes de bardana pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

As sementes de bardana também são úteis - elas contêm glicosídeos que se decompõem em glicose e articelina.

As preparações das raízes das folhas e das sementes de bardana são usadas como agente colerético, bactericida e antidiabético. Eles estimulam o reparo tecidual, melhoram a fórmula do sangue, ativam a atividade do trato digestivo, normalizam o metabolismo.

As raízes de bardana podem ser usadas como um diurético para edema e cálculos vesicais, como um diaforético e antipirético para resfriados, como um anestésico para reumatismo, gota, hemorróidas, ciática, radiculite.

De acordo com alguns dados, as preparações de bardana dão um resultado positivo no tratamento de tumores malignos - o Lignan aglycon da arctigenina tem uma atividade antitumoral - uma substância contida nas raízes e nas folhas da planta.

Exteriormente preparações de bardana podem ser usadas para tratar feridas, queimaduras, furúnculos e algumas doenças de pele.

Na medicina popular e oficial, as raízes de bardana produzem óleo de bardana, útil para o reumatismo e a gota, bem como decocções, tinturas e tinturas para álcool, que são usadas para tratar doenças internas.

Suco fresco das folhas de bardana pode remover verrugas, usadas para cicatrização de feridas com sarna.

Uma decocção de raiz de bardana lavar a cabeça para fortalecer as raízes do cabelo e aumentar o seu crescimento.

O óleo de bardana obtido a partir de raízes de bardana é esfregado nas raízes do cabelo, o cabelo é manchado com ele, usado para lubrificar acne, furúnculos e eczema. O óleo pode ser usado sozinho ou em misturas com outros óleos essenciais.

Nós colhemos matérias-primas

É melhor recolher matérias-primas medicinais em locais situados longe de auto-estradas movimentadas, empresas industriais e agrícolas e grandes povoações.

A maior quantidade de nutrientes encontrados nas raízes das plantas com idade superior a três anos, são coletados no período do final do verão ao final do outono. As folhas podem ser coletadas no início ou no meio do verão antes da floração, e as sementes no momento ou no final da floração.

Folhas e raízes são coletadas pela manhã, são lavadas, as raízes são cortadas em pequenos pedaços e secas sob um dossel ou em um forno a 50 graus.

Matérias-primas secas são armazenadas em local seco e quente, a vida útil é de 1-2 anos.

Para a preparação de infusões, tinturas e decocções da casa, você pode comprar matérias-primas e phytoapps, não é caro, enquanto sua qualidade é verificada em laboratórios.

Oferecemos-lhe várias receitas para fazer preparações de bardana para o tratamento de doenças internas e externas, bem como para a preparação de produtos capilares.

Remédio para a calvície e caspa, para melhorar o crescimento do cabelo. Primeiro faça uma mistura de 0,5 colher de chá. óleo de manjericão, lavanda e alecrim.

Tome 1 colher de sopa. óleo de bardana e 1 colher de sopa. gel de aloe vera, misture-os, adicione 5 gotas de uma mistura de alecrim, manjericão e lavanda - misture os ingredientes novamente. Esfregue a mistura no couro cabeludo, espalhe o cabelo por todo o comprimento, envolva a cabeça com um filme e uma toalha, deixe por 2-3 horas, depois enxágüe. Esta máscara de cabelo irá fortalecer as raízes do cabelo, dar-lhes brilho e volume, nutrir com vitaminas e minerais, ajudar a se livrar da caspa.

Máscara para fortalecer o cabelo. Misture óleo de bardana e pimenta em pó na proporção de 10x1, esfregue nas raízes do cabelo, deixe por 15 minutos, lave com xampu e água morna. Para enxaguar o cabelo, você pode fazer uma decocção de folhas de bardana.

Máscara para cabelos quebradiços. Tome 3 colheres de sopa. óleo de bardana, 1 colher de chá cacau natural, 2 gemas de ovo, 1 colher de chá. óleos com vitaminas A e E. Faça uma massa homogênea, aplique-a na cabeça e no cabelo, envolva-a com um filme e uma toalha, lave-a após duas horas. Para aumentar o efeito, faça uma enxaguadela de raízes ou folhas de bardana - depois de 2-3 meses desse tratamento, uma cabeleira luxuriante pode aparecer no local de vegetação miserável. Mas, deve ser lembrado que as doenças internas e as condições gerais do corpo são refletidas na condição do cabelo, por isso, se houver problemas sérios com o cabelo, procure a causa no interior.

Decocção de raiz de bardana para o cabelo. 2 colheres de sopa. pedaços secos de raiz de bardana despeje 200 ml de água fervente, deixe ferver por 10-15 minutos, deixe fermentar por 3 horas, estirpe. Use a decocção para enxaguar após a lavagem. O procedimento para o tratamento de cabelo e se livrar da caspa deve ser realizado 2 vezes por semana.

Uma decocção de bardana para cabelo. Tome 2-3 folhas frescas ou 5 colheres de sopa. matérias-primas secas e despeje 1,5 litros de água. Coloque no fogo, leve para ferver, retire do fogo e deixe por 1 hora. Em seguida, coe e use para enxaguar após a lavagem. No tratamento de decocção de cabelo de folhas de bardana pode ser usado em combinação com máscaras de óleo de bardana e outros óleos essenciais adequados para este fim.

Infusão de folhas de bardana. Enxaguar o cabelo não necessariamente ferver, é o suficiente para fazer uma infusão. Pegue as matérias-primas no valor indicado na receita anterior e preencha com 2 litros de água quente. Insistir 5 horas, depois coe e use como indicado.

Suco de bardana para o cabelo. O suco é espremido de folhas e raízes frescas, diluído com água em uma proporção de 1x2 e esfregado no couro cabeludo 2 vezes por semana após a lavagem. Lave o suco não é necessário.

Creme de raiz de bardana para cabelos finos, secos e danificados. Passar a raiz de bardana através de um moedor de carne, tome 3 colheres de sopa, despeje um copo de água e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, retire do fogo, esfriar, coe, adicione 5 colheres de sopa. óleo de espinheiro mar. Esfregue a mistura nas raízes do cabelo, enrole a cabeça com um envoltório e uma toalha, lave após 15 minutos com xampu normal. O tratamento deve ser realizado 2 vezes por semana.

Máscara de cabelo. Tome 2 colheres de sopa. pedaços ou pó de raiz de bardana, preparar um copo de água quente, deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo, fresco e tensão. Rale 1 cebola, esprema o suco, adicione o caldo. Adicione 1 colher de chá. álcool ou vodka, misture, aplique nos cabelos, esfregue no couro cabeludo. Lave com shampoo após 30 minutos.

Uma decocção das folhas do cardo e bardana contra a caspa e para a lavagem de feridas e feridas purulentas. 1 colher de sopa as folhas de cada planta precisa derramar 200 ml de água fervente e deixe ferver por 5 minutos, em seguida, esfriar, tensão, use como pretendido.

A radiculite é tratada com folhas frescas de bardana, escaldadas com água fervente. Aplicam-se a pontos doloridos na forma de calor, fazendo uma camada de 5-6 folhas. Top embrulhado com papel para compressas ou filme, embrulhado com um pano quente, de preferência de lã.

Máscara para cabelos fracos e finos. Faça uma mistura de 1 colher de sopa. óleo de bardana, 1 gema crua, 2 colheres de chá. suco de cebola, 2 colheres de chá sabonete líquido, 1 colher de chá mel Esfregue a mistura nas raízes do cabelo, enrole com um filme e uma toalha. Lavar após 1,5 a 2 horas com xampu.

Massagem com suco de bardana para o crescimento do cabelo. Esprema o suco de raiz fresca ou folhas frescas de bardana, misture com mamona, bardana, óleo de amêndoa ou óleo de jojoba. Umedeça as pontas dos dedos com óleo e massageie o couro cabeludo. O procedimento irá fortalecer as raízes do cabelo, melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo e também eliminar a caspa.

Máscara com banha. Tome 3 colheres de sopa. pedaços de raiz de bardana, despeje 100 ml de água, coloque em fogo baixo. Ferva até que o líquido tenha evaporado para metade. Retire do fogo, coe, adicione 5 colheres de sopa. Smaltsa e aqueça em banho-maria por 2 horas. Em seguida, esfrie e use a mistura para esfregar no couro cabeludo.

Contra-indicações

Quanto às contra-indicações ao uso de drogas da bardana do cabelo - não há tantos deles. Acredita-se que a bardana não pode ser usada para alergias e idiossincrasias, bem como para o tratamento de cabelos oleosos. No entanto, preparações de bardana podem normalizar o metabolismo da gordura do couro cabeludo e das glândulas sebáceas do cabelo. Quando esteticistas de cabelo oleoso recomendam fazer decocções das raízes ou folhas de flores de bardana e calêndula. Matérias-primas são tomadas na proporção de 1x2 (1 parte de bardana, 2 partes de calêndula), o caldo é feito da mesma maneira que outros caldos.

Mesmo se você perceber que a bardana não é adequada para o seu cabelo, os procedimentos 1-2 não trarão muito dano, e nunca é tarde demais para recusá-los e encontrar um meio mais adequado para você.

Para que serve a bardana?

Muitos consideram a bardana uma erva daninha, nem mesmo sabendo de suas propriedades curativas. Mas a raiz dessa planta foi usada com sucesso por nossas bisavós. Hoje é o século 21, mas as receitas de bardana ainda são relevantes.

E, a verdade, a composição química da bardana torna possível aplicá-la amplamente tanto para fins terapêuticos como profiláticos. Extrato de raiz, pomada à base de suco, decocção frondosa - tudo isso pode ser encontrado na composição de preparações cosméticas modernas. E os remédios caseiros (pomadas, decocções, lavagens e máscaras) não são inferiores aos nomes das marcas. Com a ajuda deles, você pode fortalecer a raiz do cabelo, saturar os fios com força vital e dar-lhes elasticidade e brilho. O uso regular de fundos da raiz de bardana reforçará a estrutura do cabelo, impedirá a sua perda e impedirá a dissecação das extremidades.

A singularidade desta ferramenta é devido à sua composição:

  • Inulina - é responsável pelo brilho e suavidade do cabelo,
  • Óleos essenciais - tratar a seborréia, estimular o crescimento,
  • Óleos gordurosos - os cabelos envolvem um filme especial que os protege de influências ambientais agressivas e evita a poluição rápida dos cabelos,
  • Taninos - fortalecem o folículo piloso, o que impede que os fios caiam,
  • Estigmasterina e sitosterol - substâncias activas que restauram células congeladas ou danificadas,
  • Amargura - tem um efeito desinfetante, nutritivo e antiinflamatório,
  • Proteína - uma substância que faz parte do cabelo e ajuda a se recuperar,
  • Ácidos graxos palmítico e esteárico - hidratar os fios secos,
  • Vitaminas P, A, C, E e B, bem como uma série de substâncias minerais - estimulam o metabolismo e a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Você ainda não sabe por que seu cabelo cai? 5 grandes erros:

Receitas caseiras à base de bardana

Raiz de bardana da perda de cabelo está presente em muitas receitas populares. Escolha qualquer um deles e cuide do seu cabelo.

  • Raiz de bardana (esmagada) - 1 colher de sopa. colher,
  • Água - 1 l
  • Inflorescências Calêndula ou urtiga - 2 colheres de sopa. colheres
  • Raiz cálamo (opcional) - 1 colher de sopa. uma colher.

  1. Moer a raiz lavada.
  2. Encha com água a ferver.
  3. Cozinhe um quarto de hora.
  4. Nós filtramos o caldo por uma peneira.
  5. Use para enxaguar os fios, e também esfregou na epiderme.
  6. Repita não mais que 2 vezes por semana.

  • Raiz de bardana (esmagada) - 4 partes,
  • Conhaque - 1 parte,
  • Suco de cebola - 1 parte,
  • Água - 1 l.

  1. Moer a raiz lavada.
  2. Encha com água a ferver.
  3. Cozinhe um quarto de hora.
  4. Nós filtramos o caldo por uma peneira.
  5. Despeje conhaque e suco de cebola.
  6. Use para enxaguar fios.

Algumas dicas mais úteis:

  • Raiz de bardana -1 parte,
  • Yarrow - 1 parte,
  • Água - 1 l
  • Urtiga - 1 parte
  • Hop - 1 parte

  1. Moer a raiz lavada.
  2. Nós conectamos isto com salto, urtiga e yarrow.
  3. Ferva por 10 minutos com vapor de água.
  4. Arrefecer o caldo a uma temperatura aceitável.
  5. Lave o cabelo no final do xampu.

  • Raízes de bardana - 2-3 peças,
  • Álcool (para preservação),
  • Água

  1. Nós lavamos as raízes da bardana com água.
  2. Esfregue-os em um ralador fino.
  3. Esprema o suco por meio de uma peneira ou gaze. Isso deve ser feito muito rapidamente para evitar a oxidação da massa esfregada.
  4. Se você vai preservar o suco resultante, misture com álcool (1: 1).
  5. Se você estiver preparando uma solução para um uso, dilua-a com a mesma quantidade de água limpa.
  6. Esfregue na pele 2-3 vezes em 7 dias.

  • Óleo de bardana - 3 colheres de sopa. l.
  • Conhaque - 1 colher de chá,
  • Gemas - 2 peças,
  • Mel líquido - 2 colheres de chá.

  1. Misture tudo em uma tigela.
  2. Masque fiapos molhados.
  3. Nós esfregamos isto em uma zona de raiz.
  4. Enrole sua cabeça em celofane e um lenço.
  5. Depois de 3 horas minha cabeça com xampu.
  6. Use uma máscara antes de cada lavagem.

Você estará interessado em:

  • Raiz de bardana (seca e triturada) - 75 gr.
  • Azeite ou óleo de girassol - 200 ml.

  1. Encha a raiz de bardana picada com óleo.
  2. Colocamos o recipiente com o líquido em um armário escuro exatamente por um dia.
  3. Nós aquecemos a mistura por 20 minutos em fogo silencioso.
  4. Nós filtramos o caldo quente.
  5. Óleo esfregado no couro cabeludo 2-3 vezes por semana.
  6. Lavar com shampoo.
  7. Lavamos as fechaduras com uma solução de vinagre, isso evita a oleosidade.

  • Casca de salgueiro branco - 1 parte,
  • Raiz de bardana - 1 parte,
  • Água - 1 l.

  1. Nós lavamos as raízes da bardana com água.
  2. Grate-os ralados.
  3. Misture com casca de salgueiro picado.
  4. Encha com água a ferver.
  5. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
  6. Resfrie o caldo e use como condicionador.

Regras para coletar raízes de bardana

Para fazer enxágües e máscaras caseiras, você precisará de uma raiz jovem de bardana (1-2 anos). Segundo os especialistas, é necessário cavar no final do outono ou início da primavera. No primeiro caso, as folhas começam a murchar, permitindo que todas as substâncias benéficas se concentrem na raiz. No segundo, as folhas simplesmente não têm tempo para florescer e tomar toda a força vital para si mesmas. Se a planta já floresceu, não haverá muito uso dela.

Antes de fazer cosméticos, a raiz deve ser enxaguada sob água corrente (fria), sem esfregar a camada superior. Se sua pele não tolera nenhum componente, descarte esta planta em favor de outra.

Use as propriedades curativas da bardana e desfrute do cabelo espesso e forte.

Descrição da planta

Bardana é uma planta herbácea bienal pertencente à família Astrov. A bardana tem uma raiz fusiforme espessa e ramificada, que pode atingir 60 cm de comprimento e possui uma poderosa haste reta com ranhuras longitudinais, muitas vezes de cor avermelhada e com numerosas ramificações.

As folhas verdes da bardana são muito grandes, geralmente em forma de coração ou coração-oval, têm um padrão de grade. O lado superior das folhas pode ser coberto com pêlos curtos. Uma bardana tem lindas flores lilás-púrpura de forma esférica com ganchos peculiares, graças às quais a frase “Agarre-se como uma bardana” apareceu entre as pessoas. Plante flores de maio a junho. Neste momento, o pólen é coletado por abelhas, e você pode obter mel muito perfumado, saboroso e saudável.

Recolha e preparação de matérias-primas

As preparações medicinais podem fazer-se absolutamente de qualquer parte da bardana, mas mais muitas vezes a medicina de raiz usa-se na medicina popular. É colhida nos primeiros meses do outono (com a planta deve ser o primeiro ano de vida) ou em abril-maio ​​(se a planta é o segundo ano de vida). Antes do início do período de floração, a raiz de bardana é a mais suculenta e carnuda e contém o suprimento máximo de todos os nutrientes. As folhas podem ser colhidas desde o início do verão até meados de setembro, após o período de floração.

Depois que as raízes foram cavadas, elas devem ser limpas do chão, cortadas da parte aérea da planta, lavadas com água, descascadas e cortadas em pequenos pedaços. Casacos muito grossos podem ser cortados longitudinalmente em dois ou três pedaços. Então as raízes preparadas devem ser completamente secas ao ar livre, espalhando-as em uma camada fina.Se usarmos secagem especial, a temperatura deve chegar a 50 graus Celsius. A matéria prima colhida pode ser armazenada por até 5 anos e tem um sabor adocicado.

Ao colher folhas, elas precisam ser liberadas dos talos e também secas completamente. Frutos de bardana são colhidos à medida que amadurecem em agosto-setembro. A vida útil das sementes é de 3 anos.

Substâncias que contêm bardana

A raiz curativa da bardana é uma fonte real de substâncias úteis para o corpo humano: taninos, alcalóides, polissacarídeos, óleos essenciais, óleos graxos, ácidos orgânicos. As folhas, entre outras coisas, contêm uma grande quantidade de vitamina C. Graças aos nutrientes, a bardana é usada na medicina, para o autotratamento caseiro, para fins cosméticos: máscaras de suco de folhas são para pele problemática, raiz de bardana é para cabelos. Desde tempos imemoriais, esta planta tem sido usada para tratar o trato gastrointestinal e doenças da pele, bem como o fortalecimento geral do sistema imunológico.

Raiz de bardana - propriedades curativas

Entre as muitas propriedades benéficas desta planta, deve-se observar o seguinte:

- melhora a função do aparelho digestivo, do pâncreas, do fígado, da vesícula biliar e dos intestinos,

- melhora o metabolismo geral,

- promove a cicatrização de feridas,

- tem um efeito anticarcinogénico, abrandando assim o crescimento de tumores,

- remove as toxinas do corpo com picadas de cobras e insetos venenosos, quando envenena com drogas que contêm mercúrio.

Pessoas com diabetes também se beneficiam da raiz de bardana, cujas propriedades curativas contribuem para a produção de insulina. Uma decocção de raízes de bardana também é prescrita para gastrite e úlcera péptica, constipação, bem como para edema, helmintíase, menstruação atrasada. Raiz de bardana também é usada para tratar a acne, privação e furunculose. As propriedades curativas desta planta ajudam na cura de feridas purulentas, hemorragias, queimaduras, úlceras, escaras, tumores.

Formas de dosagem e dosagem

1. Caldo da raiz da bardana: 1 colher de sopa. l (10 gramas) de material seco esmagado despeje 200 ml de água fervente, deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo ou 30 minutos em banho-maria. Deixe esfriar, coe e adicione água fervida para fazer 200 ml. Tome morno 2-3 vezes ao dia por meia xícara. Ótimo para melhorar o sistema digestivo e purificação do sangue.

2. Ao criar óleo de bardana, também é utilizada a raiz de bardana, cujas propriedades curativas ajudam a fortalecer o cabelo e a melhorar a pele. As raízes do bardana precisam insistir no azeite por até cinco dias.

3. Para fazer uma pomada de bardana, você precisa ralar 50 gramas de raízes frescas em um ralador fino e misturá-las com 50 gramas de gordura de porco.

4. Uma decocção das raízes para uso externo é geralmente preparada da seguinte maneira. Tome meio litro de água fervente por 20 gramas de matérias-primas. Coloque no fogo e deixe ferver por cerca de 15 minutos, coe quando fresco. A raiz de bardana preparada de acordo com esta receita é de perda de cabelo. Esta decocção é ótima para estimular o crescimento do cabelo.

Raiz de bardana para cabelo

Sobre as propriedades curativas da bardana conhecida desde os tempos antigos. Até as nossas avós usavam a raiz de bardana para fazer o seu cabelo brilhar, força e elasticidade. Afinal, o que quer que você diga, e os cabelos bonitos e saudáveis, sempre se tornam objeto de atenção geral. Como aplicar esta planta milagrosa às belezas modernas?

Você pode usar decocções, pomadas ou máscaras, que são baseadas na raiz de bardana. Para o cabelo, esta será uma verdadeira dieta vitamínica. O enxágue sistemático de cabelos, mesmo com uma decocção fraca de bardana, lhes dará vitalidade e melhorará seu crescimento.

Óleo de pêlo de bardana

Talvez este seja o único óleo que contém todos os nutrientes necessários: vitaminas A, C, E, PP, ferro, manganês e zinco, além de ácidos graxos saturados e proteínas. Este óleo pode ser comprado na loja ou cozinhar em casa. A coisa principal - à mão foi raiz de bardana. Para o cabelo (revisões de uma ferramenta maravilhosa - completamente entusiasta) a seguinte receita para o óleo de bardana é grande.

Rale 70 gramas de raízes de bardana moídas. Adicione 200 g de qualquer óleo vegetal (amêndoa ou azeite é o melhor). A mistura deve ser deixada por alguns dias em um local escuro e depois aquecida em banho-maria por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e coe. O óleo deve ser esfregado no cabelo limpo e úmido.

Lavagens curativas

Uma decocção de raiz de bardana para o cabelo é uma das formas mais populares de usar esta planta em casa. Devido ao enxaguamento regular, o cabelo fraco irá ganhar brilho, força e elasticidade.

Para preparar o caldo, o suficiente 1 colher de sopa de raiz picada de bardana, que é derramado com um copo de água fervente. A solução resultante é colocada em fogo lento por 6-10 minutos. O caldo resfriado é filtrado. Depois de um mês de uso regular, você verá por si mesmo como a raiz de bardana é útil para o cabelo. Revisões em várias fontes de informação também garantem excelentes resultados.

Bardana e suco de cebola para o crescimento do cabelo

Os amantes da medicina tradicional estão bem conscientes de que você pode usar a raiz de bardana para o crescimento do cabelo. O suco desta planta também resiste à calvície prematura. É muito difícil obter o suco purificado de bardana em casa, mas mesmo assim você pode usá-lo para preparar um excelente agente de cura.

Para isso, uma colher de sopa de raízes esmagadas é derramada com água fervente, colocada no fogo e fervida até que metade do volume original de líquido permaneça. O restante do caldo deve ser escorrido e espremer bem o mingau de bardana e misturar com o suco de cebola (2: 1). Esta decocção deve ser esfregada com movimentos de massagem no couro cabeludo um par de vezes por semana durante pelo menos um mês e meio.

Especialista em controle de gordura

De que outra forma você pode usar a raiz de bardana para o cabelo? O uso desta planta ajudará a lidar com o problema da hiperfunção das glândulas sebáceas da cabeça, devido a que o cabelo cresce muito rápido. Raízes trituradas são misturadas com flores de calêndula em combinação 1: 2. A mistura é derramada com um litro de água e levada a ferver, em seguida, imediatamente desligado e deixado em infusão. Esta ferramenta é ideal para fortalecer o cabelo propenso a gordura.

Raiz de bardana para queda de cabelo

Quando o cabelo cai mal, a raiz de bardana ajudará a lidar com o problema. Para fazer isso, use suco fresco e uma decocção de raiz seca. Você pode comprar matérias-primas em qualquer farmácia, mas se você puder, é melhor prepará-lo sozinho. O uso regular (2-3 vezes por semana) deste medicamento interrompe a perda, fortalece os folículos capilares e simultaneamente elimina o couro cabeludo de problemas como secura excessiva e caspa, que são rapidamente cabelo oleoso.

Raiz de bardana para o crescimento do cabelo

Quando o cabelo parece desbotado, a trança, que tinha sido orgulhosa recentemente, parecia uma cauda de rato, é hora de começar o tratamento de cabelo com raiz de bardana. Para fazer isso, no verão, use a parte do solo da planta, mas o melhor resultado pode ser alcançado se você usar rizoma. Pode ser fresco ou seco. Usando regularmente todos os tipos de máscaras, óleos e enxágüe, depois de um mês você pode ver como o cabelo entrou em crescimento, ficou mais espesso e o brilho apareceu. Assim, atua na camada de queratina da inulina da substância capilar, que faz parte de agentes terapêuticos.

Quando coletar raiz de bardana para cabelos?

Raiz de bardana para fortalecer o cabelo é usada durante todo o ano, tanto para fins terapêuticos e profiláticos. Para preparar matérias-primas para uso futuro, você precisa cuidar disso com antecedência. A melhor época para isso é considerada a primavera (abril a maio), quando a planta ainda não tem cor e não floresce, e o outono, quando a bardana entra em hibernação (setembro a outubro). Ao mesmo tempo, você precisa saber que cavar a raiz de bardana para o cabelo, você precisa de um que não tenha mais de um ano. Plantas mais velhas não têm tantos nutrientes em sua composição, assim como os jovens.

As raízes são cavadas, lavadas com água, finamente picadas e secas ao ar livre até estarem completamente secas, e então armazenadas em um saco de lona ou recipiente de vidro com uma tampa bem fechada. Se o rizoma não estiver seco, o molde estragará todos os esforços. Raiz seca armazenada não mais de 1 ano. No verão, você pode usar não apenas a raiz, mas também as folhas com inflorescências. Deles ferva o caldo de enxaguadura e faça uma infusão.

Como usar a raiz de bardana para o cabelo?

É muito importante que a raiz de bardana para o cabelo, cujo uso tem um efeito positivo na sua densidade e aparência, seja usada regularmente. O curso do tratamento não é menos de um mês, e a profilaxia executa-se cada duas semanas com uma ruptura de semana todo o ano. Se a necessidade de usar drogas da raiz da bardana colhida para o cabelo desaparecer, você pode fazer uma pausa mensal e então retomar o procedimento. Para aprender a preparar a raiz de bardana para enxaguar os cabelos, você pode aprender com a literatura ou ver as receitas de tinturas e máscaras na Internet.

Decocção de raiz de bardana para cabelo

Para aqueles que não sabem como preparar raiz de bardana para cabelo, Existem várias instruções, após o que é fácil preparar em casa uma decocção para enxaguar. Você pode usar tanto raízes cortadas a seco quanto matérias-primas frescas - em ambos os casos, o efeito será igualmente positivo. É importante usar o caldo resfriado imediatamente após a preparação, sem colhê-lo para uso futuro.

  • raiz esmagada - 2-3 colheres de sopa,
  • água - 1 xícara.

Preparação e uso:

  1. Despeje a matéria prima da água.
  2. Coloque em fogo lento e deixe ferver por mais 10 minutos após a fervura.
  3. Deixe descansar por 30 minutos, depois coe.
  4. Lavar o cabelo lavado.

Raiz de bardana - tintura para cabelo

Existem receitas especiais com raiz de bardana para perda de cabelo., que implicam auto-cozimento com intervenção mínima. Estes são os chamados métodos “preguiçosos”. A concentração de nutrientes ativos neles não é menor do que no caldo tradicional. Aplique a tintura com a mesma regularidade de sempre.

  • raiz de bardana - 2-3 colheres de sopa,
  • água - 1 litro.

Preparação e uso:

  1. Despeje água fervente sobre a matéria-prima.
  2. Envolva uma lata de infusão em uma toalha por várias horas.
  3. Strain.
  4. Lave o cabelo após a lavagem durante 5 a 10 minutos.

Óleo de raiz de bardana para cabelo

Um remédio tão popular como a raiz de bardana, cujas receitas são simples e acessíveis, pode ser preparada na forma de óleo de bardana, porque a bardana é a mesma bardana. Este medicamento melhora significativamente a estrutura do cabelo ao longo de todo o comprimento e tem um efeito positivo no crescimento do cabelo. Qualquer um que decida preparar seu próprio óleo milagroso deve estar preparado para o fato de que o processo de lavar a composição do cabelo é trabalhoso.

Receita de bardana

  • raiz de bardana picada fresca - 3 colheres de sopa,
  • água - 300 ml
  • Óleo de espinheiro mar - 5 colheres de sopa,
  • manteiga - 1 colher de sopa.

Preparação e uso:

  1. Ferva a água e a raiz de bardana por 15 minutos.
  2. Deixe esfriar e coe.
  3. Adicione o óleo de espinheiro mar, e se o cabelo é muito seco e quebradiço - também cremoso.
  4. Esfregue as raízes do cabelo, deixando 20 minutos.
  5. Lavar com shampoo.

Máscara de cabelo de raiz de bardana

Um remédio tão barato como a raiz de bardana para o cabelo, cuja receita é simples, pode ser usada com sucesso com o excesso de pêlos oleosos. Combatendo esse problema em paralelo, você pode ter certeza de que a bardana, como curadora natural, torna o cabelo não apenas saudável, mas também obediente. Mulheres que sofrem de cabelo muito fofo, ao mesmo tempo recebem saúde e beleza e obediência.

Máscara de Receita da Montanha Burdock

  • raiz de bardana - 2 colheres de sopa,
  • água - 250 ml
  • soro - 1 xícara.

Preparação e uso:

  1. Coloque a bardana na água, leve para ferver e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.
  2. Infundir sob tampa fechada até esfriar.
  3. Raízes inchadas espremer e coe o caldo.
  4. Adicione soro.
  5. Aplique a mistura em uma forma aquecida em raízes de cabelo limpo, enquanto massageia o couro cabeludo.
  6. Máscara deixada no cabelo para secar, depois lave com água e xampu.

Bardana para o cabelo. O que é útil?

A bardana tem uma composição química rica que tem um efeito benéfico na condição do cabelo, além de ajudar a curar tantas doenças do couro cabeludo e do cabelo. Além de outros componentes, a planta contém vitaminas B, que são muito importantes para cabelos saudáveis. Bardana também é amplamente usada para tratar várias doenças de pele, como eczema, acne, líquen, furúnculos, etc.

Nossas avós e bisavós não conheciam toda essa sabedoria, mas isso não as impediu de fazer uso amplo de bardana e ter cabelos lindos, saudáveis ​​e grossos até uma idade muito avançada.

Então, por que a bardana é boa para o cabelo? Ele:

  • fortalece a estrutura do cabelo
  • tem um efeito tônico e estimulante sobre as raízes do cabelo,
  • Promove o crescimento do cabelo
  • inibe o processo de cair
  • lutando com a calvície,
  • contribui para a terminação da quebra do cabelo e o desaparecimento de pontas duplas,
  • trata inflamação e irritação do couro cabeludo,
  • renova e rejuvenesce as células da pele da cabeça,
  • alivia a coceira
  • é um meio para combater a caspa,
  • combate a seborréia,
  • normaliza o equilíbrio de gordura do couro cabeludo,
  • ajuda com o envelhecimento precoce,
  • dá vitalidade ao cabelo.

Graças à bardana, o cabelo ganha brilho, elasticidade, torna-se espesso, forte, liso, sedoso, volumoso e mais obediente, menos confuso e mais fácil de pentear. Além disso, o cabelo torna-se resistente a efeitos adversos externos, por exemplo, a temperaturas baixas ou altas.

Resolvendo problemas com nosso cabelo com bardana

Bardana e óleo de bardana (óleo de bardana) também é usado para os seguintes problemas capilares:

  • enfraquecido
  • gorduroso
  • secar
  • danificado,
  • safado
  • fraco e desbastado
  • cabelo de crescimento lento, etc.

Bardana, como um meio para o cabelo, é necessário para todos: tanto aqueles que têm problemas com o cabelo, como para preservar a beleza do cabelo saudável.

Bardana para o cabelo. Aplicação. Receitas

Bardana é amplamente utilizado para o cuidado do cabelo. Decocções e infusões de raiz de bardana, infusão das folhas de uma planta, tintura de raiz de bardana em vodka, bem como suco de folhas ou raiz de bardana são usados. Estes fundos são usados ​​para enxaguar o cabelo após a hortelã, esfregando nas raízes do cabelo, fazer máscaras. A bardana é usada sozinha e em combinação com outros componentes. Em cada caso, suas próprias regras de procedimento.

Mas o que você deve prestar atenção é a tolerância individual. Normalmente, as preparações de bardana são bem toleradas, mas ainda há pessoas que têm reações alérgicas a esta planta. Também na composição para os procedimentos podem incluir outros componentes que são alérgenos para você.

Portanto, em qualquer caso, antes de realizar o procedimento desejado, você deve realizar um teste de tolerância. Para fazer isso, prepare o composto que você vai usar e aplique-o na dobra do braço na parte interna do cotovelo. Deixe por cerca de 30 a 60 minutos e depois enxágüe. Aguarde 24 horas: se não houver manifestações desagradáveis ​​no site de aplicação, como vermelhidão, coceira, etc, então você pode usar esta receita com segurança.

Condicionadores de cabelo

O uso mais simples de uma bardana para cabelo é usar sua decocção ou infusão como condicionador depois de lavar o cabelo. Para esses fins, geralmente use as raízes da planta, mas você pode usar as folhas. E as raízes são mais corretas, na minha opinião, para usar na forma de uma decocção e as folhas para insistir.

Uma decocção das raízes e uma infusão de folhas de bardana é usada como um condicionador depois de lavar a cabeça depois que o cabelo foi bem lavado do xampu. Não lave o caldo ou a infusão.Deixe o cabelo secar naturalmente.

Decocção de folhas de bardana para cabelo

Um interessante, na minha opinião, é uma receita, onde uma decocção de folhas de bardana, casca de maçã e folhas de bétula é usada como uma lavagem de cabelo.

Limpeza (casca) de três maçãs despeje 1 litro. ferver água, leve para ferver e deixe ferver por 10 minutos. em um pequeno incêndio. Adicione 2 folhas de bardana triturada e 3-4 colheres de sopa. folhas de bétula. Deixe ferver e deixe ferver por mais 10 minutos. Retire o caldo do fogo, cubra, envolva e deixe fermentar até esfriar. Coe, despeje o líquido com água fervida para o volume original.

Decocção de bardana para cabelos oleosos

Uma boa ferramenta para a normalização das glândulas sebáceas do couro cabeludo é enxaguar o cabelo com uma decocção de bardana e calêndula.

O caldo é preparado a partir da proporção de 1: 2 (1 colher de sopa de raízes de bardana e 2 colheres de sopa de flores de calêndula). Primeiro, prepare uma decocção de raiz de bardana à taxa de 1 colher de sopa. raízes em 1 l. água, como descrevi acima. Retire os pratos do fogo, adicione 2 colheres de sopa. Flores de calêndula, cubra, isole e deixe esfriar. Pressionar uma raiz e uma grama, trazer o líquido ao volume inicial com a água fervida.

Esfregando o couro cabeludo com uma decocção de bardana

Decocções de bardana também são boas para esfregar o couro cabeludo. Esses procedimentos têm um efeito terapêutico mais pronunciado do que o simples enxágue.

Para esses fins, use uma decocção mais concentrada do que para enxaguar. O cabelo deve estar limpo e seco. O procedimento é realizado com um pedaço de algodão, que é impregnado em um líquido quente e umedece as raízes e o couro cabeludo, massageando-os. Não enxágue o caldo, deixe o cabelo secar naturalmente. O procedimento é realizado todos os dias ou em dias alternados, o curso do tratamento é de 2 semanas / mês.

Para fortalecer e crescer o cabelo

Mais recentemente, falamos sobre os benefícios do kefir, iogurte e soro para cabelos no meu artigo Kefir hair mask. Proponho combinar as propriedades terapêuticas da raiz de bardana e do soro comum. Prepare uma máscara de cabelo de bardana para fortalecer e crescer o cabelo.

2 colheres de sopa. raiz de bardana picada despeje 250 ml. água fria, leve para ferver e deixe ferver em fogo pequeno por 30 minutos. Retire do fogo, cubra, aqueça e insista até esfriar. Esprema as raízes. Para o caldo resultante adicione 1 colher de sopa. soro. Pré-aqueça antes de usar.

A mistura é aplicada nas raízes dos cabelos limpos e secos com movimentos de massagem. Deixe o cabelo secar e depois lave com shampoo.

Para cabelos secos, rachados e danificados

2 colheres de sopa. raiz de bardana despeje 250 ml. água fria, leve para ferver e deixe ferver na menor luz por 30 minutos. Retire do fogo, cubra, envolva e insista para esfriar. Esprema as raízes. Para o líquido resultante, adicione 5 colheres de sopa. Óleo de espinheiro mar, que pode ser comprado na farmácia. Misture tudo bem.

A mistura é aplicada no cabelo bagunçado: primeiro nas raízes, com movimentos de massagem, e depois espalhada por todo o comprimento do cabelo. Cubra a cabeça com polietileno. A duração do procedimento é de 40 a 50 minutos. Esta máscara é feita 2-3 vezes por semana.

Para mais informações sobre cuidados com os cabelos com óleo de bardana (óleo de raiz de bardana) você pode ler no meu artigo Óleo de cabelo de bardana.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Chá de bardana Propriedades e benefícios (Julho 2024).